Вы находитесь на странице: 1из 16

A partir da data em que uma pessoa filia-se ao Regime Geral de Previdncia Social (RGPS) e contribui mensalmente para a Previdncia

Social, ela considerada um segurado. No entanto, a ausncia de contribuies por um determinado tempo, conforme o caso, acarreta a perda da qualidade de segurado, impedindo a concesso dos benefcios oferecidos pela Previdncia Social.

A Perda da qualidade de segurado ocorre quando o segurado deixa de contribuir para a Previdncia. Assim, um certo segurado no ter direito a um benefcio por incapacidade, por exemplo, ainda que j tenha 20 anos de contribuio, mas perdeu a qualidade de segurado por deixar de contribuir por um perodo maior do que o permitido pela lei para a manuteno desta qualidade. E neste sentido a deciso do Tribunal a seguir: Processo: AC 2007.01.99.030135-1/GO; - DJ.: 13/04/2009 Relator: Desemb. Federal Carlos Moreira Alves Ementa: PREVIDENCIRIO. APOSENTADORIA POR INVALIDEZ. PERDA DA QUALIDADE DE SEGURADA (ART. 15, II, DA LEI 8.213/91). AUSNCIA DE REQUISITO ESSENCIAL CONCESSO DO BENEFCIO. 1. Para concesso do benefcio de aposentadoria por invalidez mister que o requerente detenha a qualidade de segurado, comprove a incapacidade exigida e o preenchimento do perodo de carncia (art. 15, II, da Lei 8.213/91). 2. Tendo a autora contribudo como costureira autnoma de 01.08.1990 a 01.04.1999, e no havendo prova nos autos de que tenha contribudo a partir de ento, invivel a concesso do benefcio de aposentadoria por invalidez, por ter ela perdido a sua qualidade de segurada da Previdncia Social. 3. Apelao a que se nega provimento.

Mas a legislao estabelece perodos em que o segurado mantm a qualidade de segurado apesar de no estar contribuindo mensalmente, a chamada manuteno da qualidade de segurado ou perodo de graa. Durante este perodo estabelecido pela lei, conforme o caso, o segurado e seus dependentes continuam amparados pelo RGPS.

Assim, o segurado mantm a qualidade de segurado, mesmo no estando contribuindo mensalmente, nos casos estabelecidos no art. 15 da Lei 8.213/91. So eles: a) sem limite de prazo para quem est em gozo de benfico - quando uma pessoa estiver recebendo auxlio-doena, por exemplo, ser mantida a sua qualidade de segurado para todos os fins, por prazo indeterminado; b) at 12 (doze) meses aps a cessao das contribuies, o segurado que deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela previdncia Social ou estiver suspenso ou licenciado sem remunerao - sendo que este prazo poder ser prorrogado para at 24 (vinte e quatro) meses se o segurado j tiver pago mais de 120 (cento e vinte) contribuies mensais sem interrupo que acarrete a perda da qualidade de segurado. Os prazos acima sero acrescidos em 12 (doze) meses para o segurado desempregado, desde que comprovada essa situao pelo registro no rgo prprio do Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social; Para melhor definir os prazos da alnea "b" temos: - para o segurado com menos de 120 contibuies - prazo de 12 meses aps deixar de exercer atividade laborativa, podendo ser de 24 meses no caso de comprovar que aps os primeiros12 meses permanece na situao de desemprego; - para o segurado com mais de 120 contribuies, sem a perda da qualidade de segurado prazo de 24 meses aps deixar de exercer atividade laborativa, podendo ser de 36 meses no caso de comprovar que aps os primeiros 24 meses permanece na situao de desemprego;

c) at 12 (doze) meses aps cessar a segregao, o segurado acometido de doena de segregao compulsria - ou seja, aps o trmino de doena que exija a internao em separado ou a impossibilidade de contato com outras pessoas, conforme normas de vigilncia sanitria, o segurado ter um perodo de 12 meses de manuteno da qualidade de segurado, sem a necessidade de pagamento de contribuies. Importante observar que este perodo contado aps a cessao da segregao, vez que antes o segurado j estava mantido na qualidade de segurado porque estava em gozo de benefcio;

d) at 12 (doze) meses aps o livramento, o segurado retido ou recluso - o caso em que os

dependentes do segurado estavam em gozo do auxlio-recluso, e aps a concesso da liberdade, o ex-recluso ser mantido na condio de segurado por um prazo de 12 meses sem o recolhimento de contribuies. Essa regra s vale para o indivduo que era segurado antes do cumprimento da pena;

e) at 3 (trs) meses aps o licenciamento, o segurado incorporado s foras Armadas para prestar servio militar; f) at 6 (seis) meses aps a cessao das contribuies, o segurado facultativo.

Exemplificando os prazos acima: 1 - Maria estava trabalhando com carteira assinada h mais de 10 anos na empresa YY e foi demitida. Ao completar dois anos que estava desempregada, ela se inscreveu no Ministrio do trabalho esta situao. Ao completar 2 anos e meio de desemprego ela adoeceu e aps 6 meses ela faleceu. Neste caso, Maria teria direito ao auxlio-doena durante os seis meses e os seus dependentes tero direito penso por morte. que, no caso dela, que tinha mais de 120 contribuies, sem interrupo, e comprovou a situao de desemprego, a qualidade de segurada foi mantida por 36 meses (3 anos).

Exemplo 2 - Lcia, dona-de-casa, contribua h mais de 7 anos para a Previdncia Social, como segurada facultativa. Mas ficou sem dinheiro e parou de contribuir por um perodo de 8 meses, no final deste perodo ela ficou muito doente por um longo perodo. Neste caso, Lcia no ter direito ao auxlio-doena, pois perdeu a qualidade de segurada, em razo de ter expirado o prazo de seis meses em que seria mantida esta qualidade. Exemplo 3 - Jos estava trabalhando e foi preso por 3 anos. Aps 10 meses que estava solto e desempregado, ele faleceu. Os seus dependentes tero direito penso por morte, pois o bito ocorreu dentro do perodo (12 meses) em que h manuteno da qualidade de segurado do preso, aps o livramento.

A perda da qualidade de segurado ocorrer no dia seguinte ao do trmino do prazo fixado no Plano de Custeio da Seguridade Social para recolhimento da contribuio referente ao ms imediatamente posterior ao do final dos prazos fixados no artigo 15 da Lei n 8.213/91 e seus pargrafos.

Exemplo:

Um segurado com menos de 120 contribuies ficou desempregado no dia 31/01/2008, em janeiro de 2009 ele comprovou junto ao Ministrio do Trabalho que permanecia a situao de desemprego. O seu perodo de graa terminaria no dia 31/01/2010 (24 meses), mas ele ter a qualidade de segurado mantida at o dia 15 de maro de 2010. Pois, para no perder a qualidade de segurado, este indivduo ter que fazer o recolhimento da contribuio referente ao ms de fevereiro/2010, que vencer no dia 15 de maro. Assim, no caso de expirar o perodo de graa, e a pessoa ainda estiver sem emprego, dever filiar-se como contribuinte facultativo e recolher uma contribuio para manter-se na qualidade de segurado, do contrrio, deixar de ser segurado. A perda da qualidade de segurado no se aplica concesso dos benefcios cujos requisitos tenham sido preenchidos, conforme a legislao vigente poca do cumprimento destes requisitos, em respeito ao direito adquirido. o caso, por exemplo, da penso por morte __ o segurado faleceu aps a perda da qualidade de segurado, no entanto, j havia cumprido todos os requisitos para a concesso da aposentadoria por idade. Assim, os seus dependentes tero direito penso devido ao direito adquirido. Mas, se no exemplo anterior, o segurado, na data do bito, necessitava de mais um ano para completar a carncia ou a idade mnima exigida para a concesso da aposentadoria por idade e j havida perdido a qualidade de segurado quando faleceu, os seus dependentes no tero direito penso por morte, pois no houve direito adquirido ao benefcio de aposentadoria antes do falecimento.

Quando o indivduo perde a qualidade de segurado, as contribuies anteriores s sero computadas para efeito de carncia exigida para a concesso de um benefcio depois que o segurado contar, a partir de uma nova filiao Previdncia Social, com, no mnimo, um tero do nmero de contribuies exigidas para a concesso do benefcio pleiteado. Exemplo: Um segurado com mais de um ano de contribuio, deixou de contribuir por mais de dois anos e perdeu a qualidade de segurado. Voltou a contribuir aps este perodo e dois meses depois ficou incapacitado para o trabalho. Ele no ter direito ao auxlio-doena porque no cumpriu com 1/3 (4 meses) da carncia exigida aps a perda da qualidade de segurado.

importante observar que existem casos em que no ser considerada a perda da qualidade de segurado para a concesso do benefcio, so eles, a aposentadoria por idade, por tempo de contribuio e especial, conforme alteraes feitas pela MP n 83/2002, convertida na

Lei n 10.666/2003. este o entendimento dos Tribunais, a seguir: AC 2001.33.00.009927-7/BA; Publicao: 17/03/2009 Relator: DESEMB. FEDERAL CARLOS OLAVO Ementa: PREVIDENCIRIO. BENEFCIO DE APOSENTADORIA POR IDADE. INEXIGIBILIDADE DO CUMPRIMENTO SIMULTNEO DOS REQUISITOS LEGAIS. LEI N 10.666/2003 (ART. 3, 1). (...) 2. A Lei n 10.666/2003 colocou fim s discusses at ento existentes acerca do atendimento simultneo desses requisitos, ao dispor que a perda da qualidade de segurado no prejudicar a concesso da aposentadoria por idade, desde que o segurado conte com, no mnimo, o tempo de contribuio correspondente ao exigido para efeito de carncia na data do requerimento do benefcio (art. 3, 1). 3. Assim, preenchidos os requisitos legais em relao idade e carncia, ainda que no implementados simultaneamente, devida a concesso do benefcio de aposentadoria por idade, sendo irrelevante a perda da qualidade de segurado. (...)

INSS - manuteno e perda da qualidade de segurado


01- Manuteno da qualidade de segurado O contexto da manuteno e perda da qualidade de segurado controverso, entre a aplicao determinada pelo INSS e os ensinamentos de alguns juristas e/ou dotrinadores. O RGPS - (Regime Geral de Previdncia Social) possui institutos prprios, assim como outros ramos do direito. Apresentando alguns institutos preliminares que serviro de pilares para a determinao do perodo de manuteno e perda da qualidade de segurado, temos: 1.1- Filiao: A filiao Previdncia Social na qualidade de segurado obrigatrio decorre automaticamente do exerccio de atividade remunerada abrangida pelo RGPS.1.2- Inscrio: A inscrio o ato material da filiao ao RGPS e resulta da comprovao dos dados pessoais.1.3- Contribuio: o ato pelo qual o contribuinte (empregado,

empregado domstico, contribuinte individual, trabalhador avulso) recolhe sua contribuio ou a empresa a retm e arrecada a favor da Receita Federal do Brasil; situao especfica do o empregado, o trabalhador avulso e o contribuinte individual que presta servios pessoas jurdicas, esse a partir de 04/2003 por fora da Lei N. 10.666 DOU 09/05/2003. Entretanto, temos mais dois tipos de categorias de segurado com situaes atpicas, ou sejam: 1.4- Segurado Facultativo: A filiao nessa qualidade representa ato volitivo, gerando efeito somente a partir da inscrio e do primeiro recolhimento em dia, no podendo retroagir e no permitindo o pagamento de contribuies relativas a competncias anteriores data da inscrio. 1.5- Ao segurado especial, o produtor, o parceiro, o meeiro e o arrendatrio rurais, o pescador artesanal e seus assemelhados, que exeram suas atividades, individualmente ou em regime de economia familiar, com ou sem auxlio eventual de terceiros, bem como seus respectivos cnjuges ou companheiros e filhos maiores de dezesseis anos de idade ou a eles equiparados, desde que trabalhem comprovadamente com o grupo familiar respectivo, (Art. 9, Inc. VII, Dec. 3.048 DOU 07/05/1999) resta comprovar o exerccio de atividade rural, ainda que de forma descontnua. (Art. 39, Inc. I, Lei N. 8.213 DOU: 25/07/1991). 1.6- O RPS (Regulamento da Previdncia Social) Decreto N. 3.048/1999, dispe que: durante os prazos estabelecidos no Art. 13, o segurado conserva todos os seus direitos perante a previdncia social. Art.13. Mantm a qualidade de segurado, independentemente de contribuies: I - sem limite de prazo, quem est em gozo de benefcio; II - at doze meses aps a cessao de benefcio por incapacidade ou aps a cessao das contribuies, o segurado que deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela previdncia social ou estiver suspenso ou licenciado sem remunerao; III - at doze meses aps cessar a segregao, o segurado acometido de doena de segregao compulsria; IV - at doze meses aps o livramento, o segurado detido ou recluso; V - at trs meses aps o licenciamento, o segurado incorporado s Foras Armadas para prestar servio militar; e

VI - at seis meses aps a cessao das contribuies, o segurado facultativo. 1 O prazo do inciso II ser prorrogado para at vinte e quatro meses, se o segurado j tiver pago mais de cento e vinte contribuies mensais sem interrupo que acarrete a perda da qualidade de segurado. 2 O prazo do inciso II ou do 1 ser acrescido de doze meses para o segurado desempregado, desde que comprovada essa situao por registro no rgo prprio do Ministrio do Trabalho e Emprego. 3 Durante os prazos deste artigo, o segurado conserva todos os seus direitos perante a previdncia social. 4 Aplica-se o disposto no inciso II do caput e no 1 ao segurado que se desvincular de regime prprio de previdncia social. (Pargrafo acrescentado pelo Decreto n 3.265, de 29/11/99) 5 A perda da qualidade de segurado no ser considerada para a concesso das aposentadorias por tempo de contribuio e especial. (Pargrafo acrescentado pelo Decreto n 4.729, de 9/06/2003) 6 Aplica-se o disposto no 5 aposentadoria por idade, desde que o segurado conte com, no mnimo, o nmero de contribuies mensais exigido para efeito de carncia na data do requerimento do benefcio. (Pargrafo acrescentado pelo Decreto n 4.729, de 9/06/2003). 1.6.1- Fazendo uma analise literal do que dispe o Art. 13, teremos os seguintes perodos de manuteno da qualidade de segurado: Exemplo: Categoria Empregado Perodo do vnculo: 01/01/2005 a 12/2005 Perodo de Manuteno da Qualidade de Segurado: 01/2006 a 12/2006 Se o segurado possuia mais de 120(cento e vinte) contribuies mensais sem interrupo que acarrete a perda da qualidade de segurado, a manuteo dessa qualidade seria de 01/01/2006 a 12/2007. Para o segurado desempregado, desde que comprovada essa situao por registro no rgo prprio do Ministrio do Trabalho e Emprego, o perodo de manuteno da qualidade de segurado seria: 01/2006 a 12/2007 ou 01/2006 a 12/2008. 02- Perda da qualidade de segurado O reconhecimento da perda da qualidade de segurado no termo final dos prazos fixados no art. 13 ocorrer no dia seguinte ao do vencimento da contribuio do contribuinte individual relativa ao ms

imediatamente posterior ao trmino daqueles prazos. (Art. 14, Dec. 3.048, redao dada pelo Decreto n 4.032, de 26/11/2001). A partir da ponderao desse artigo e com posterior a aplicao do instituto da filiao, temos trs correntes de interpretaes a seguir: 2.1- (PRIMEIRA) - Considerando o exemplo do subitem 1.6.1, em que o segurado teve como manuteno da qualidade o perodo de 01/2006 a 12/2006, para que no perdesse essa qualidade teria que retornar atividade no ms de 01/2007 como empregado, ou recolher a contribuio na categoria de contribuinte individual ou facultativo, a competncia de 01/2006 at 15/02/2006; se isso no aconteceu, ratificase a perda da qualidade de segurado, conservando como manuteno da qualidade de segurado somente o perodo de 01/2006 a 12/2006.Essa corrente de interpretao, tem a finalidade de verificar a observao do cumprimento de 1/3 da carncia ou no aos demais benefcios (Pargrafo nico do Art. 24, Lei N. 8.213 DOU: 25/07/1991), exceto s aposentadorias por Idade, Tempo de Contribuio e Especial, a partir de 09/05/2005, com a publicao da Lei N. 10.666 DOU 09/05/2003. 2.2- (SEGUNDA) - Se o segurado comprovar atravs de documentao hbil que houve nova filiao no RGPS (reingresso) dentro no ms de 01/2007, e no quitou a contribuio no prazo estabelecido, no h a perda da qualidade de segurado, e sim, que o segurado devedor do RGPS.(Direito Previdencirio Fbio Azmbitte Ibrahim, disposta na pgina 462, pargrafo quatro, do livro Curso de Direito Previdencirio, 10 edio - 2007, Ed. Impetus. (O Clebre Advogado especialista em Direito Previdencirio Wladimir Novais Martinez faz a apresentao do livro citado). 2.3- (TERCEIRA) - A combinar o art. 13 com o Art. 14, h de admitir-se uma interpretao extensiva, ou seja; o perodo de manuteno da qualidade de segurado seria de 01/2006 a 15/02/2007. (Direito Previdencirio Fbio Azmbitte Ibrahim, disposta na pgina 462, pargrafo dois, do livro Curso de Direito Previdencirio, 10 edio 2007, Ed. Impetus). 2.3.1- Um exemplo tpico para a Terceira Corrente quando do requerimento de um Auxlio-de-Doena, em uma data em que o segurado j perdeu a qualidade de segurado e que, o Perto do INSS fixa a data de incio da incapacidade em 01/12/2007. Estando o mesmo incapaz a partir de 01/01/2007, no h obrigatoriedade do recolhimento da contribuio; se indeferido o benefcio, teremos um paradoxo na legislao previdenciria.

PERDA DA QUALIDADE DE SEGURADO


O assunto debatido no presente artigo a desfiliao previdenciria, ou seja, enquanto o segurado detm a qualidade de segurado, est coberto frente s necessidades sociais previstas em lei. Perdendo esta condio, nada mais poder exigir perante o sistema. Cumpre esclarecer que a perda dos direitos estende-se tambm aos dependentes do segurado. Para entendermos melhor primeiro necessrio esclarecer como se d a filiao. Para os segurados obrigatrios, ou seja, aqueles que exercem atividades remuneratrias, ainda que por conta prpria, a filiao automtica. A filiao pode ser tambm voluntria, nos casos dos segurados facultativos, sendo que o inicio da filiao se d com o primeiro recolhimento. Basicamente, o momento exato da perda da qualidade de segurado ocorrer no dia 16 do segundo ms seguinte ao trmino dos prazos dos perodos de graa. Este prazo existe em razo de o recolhimento previdencirio ser feito no ms seguinte da competncia. O efeito imediato da perda da qualidade de segurado a perda de todos os direitos inerentes a essa condio. Por exemplo, se um empregado deixa de exercer atividade por mais de 5 anos e vem a sofrer acidente, nada poder demandar perante ao INSS, ainda que tenha contribudo por anos antes do trmino de sua ltima atividade remunerada. Cumpre esclarecer que os segurados que deixam de efetuar suas contribuies mensais no perdem, necessariamente, a qualidade de segurado. Isto porque, se o trabalhador continua a exercer uma atividade remuneratria e apenas deixar de contribuir este no deixou de ser segurado e sim est inadimplente perante ao sistema. Esta questo ainda bastante controversa, visto que, existem entendimentos que no havendo recolhimentos durante longos perodos, a perda da qualidade seria uma consequncia. O artigo 201 da Constituio Federal estabelece que a previdncia social tem carter contributivo e de filiao obrigatria. Como o sistema tem carter contributivo, de se imaginar que aqueles segurados que por algum motivo deixarem de contribuir para o sistema, automaticamente estariam desamparados em relao s prestaes previdencirias. Porm, o artigo 13 do Decreto 3.048/99, enumera seis situaes onde o segurado mantm todos seus direitos, independentemente de contribuies: Mantm a qualidade de segurado: *Sem limite de prazo, quem estiver recebendo benefcio; *At 12 meses aps cessar o benefcio por incapacidade ou o pagamento das contribuies mensais. Esse prazo pode ser prorrogado para at 24 meses, se o trabalhador j tiver pago mais de 120 contribuies mensais sem interrupo que acarrete perda da qualidade de segurado Para o trabalhador desempregado, os prazos anteriores sero acrescidos de mais 12 meses, desde que comprovada a situao por registro no Ministrio do Trabalho e Emprego: *At 12 meses aps cessar a segregao, para o segurado acometido de doena de segregao compulsria;

*At 12 meses aps o livramento, para o segurado preso; *At trs meses aps o licenciamento, para o segurado incorporado s Foras Armadas; *At seis meses aps interrompido o pagamento, para o segurado facultativo. Ressaltasse que o artigo 3 da Lei 10.666/2003 estabelece que a perda da qualidade de segurado no ser considerada para a concesso das aposentadorias por tempo de contribuio e especial. Tambm no ser considerada para a aposentadoria por idade, desde que o segurado conte com a carncia e idade mnima exigidas, eis que a aposentadoria por tempo de contribuio independe da condio de segurado. No obstante, para que o indivduo possa beneficiar-se da aposentao, dever preencher o requisito da idade mnima. No que tange aposentadoria por idade, dois requisitos se impem, quais sejam, a carncia exigida pelo artigo 142 e a idade mnima estabelecida pelo artigo 48. O mencionado artigo 3 da Lei 10.666/2003, em seu 1, dispe que na hiptese de aposentadoria por idade a perda da qualidade de segurado no ser considerada para a concesso, exigindo-se que se tenha contribudo ao menos pelo tempo equivalente carncia exigida. O mesmo ocorre nos casos de penso por morte. Aos dependentes de quem, tendo perdido a qualidade de segurado, contribuiu por 29 anos e faleceu com 64 anos, ao mesmo tempo em que teriam direito ao benefcio caso a morte ocorresse com 65 anos, mesmo que somente por 15 anos tivesse contribudo. Neste tanto, o art. 102, da Lei n 8.213/91, e o art. 240, do Decreto n 611/92, assim dispem: Art. 102 - A perda da qualidade de segurado aps o preenchimento de todos os requisitos exigveis para a concesso de aposentadoria ou penso no importa em extino do direito a esses benefcios. Art. 240 - A perda da qualidade de segurado no implica a extino do direito aposentadoria ou penso, para cuja obteno tenham sido preenchidos todos os requisitos. O entendimento das nossas Cortes no rumo de que: "A penso por morte, benefcio cuja concesso independe de carncia, e que pode ser concedido mesmo aps a perda da qualidade de segurado, no exige prova do exerccio de atividade laborativa nos ltimos trs anos"

Escrito por Maringela Guerreiro Milhoranza Sex, 25 de Maro de 2011 22:26

I - Intrito Todo o elenco dos direitos fundamentais inscritos na Constituio brasileira de 1988 direito objetivo. Em sentido estrito, os direitos fundamentais sociais se funcionalizam como direitos prestacionais e como direitos de defesa, dirigidos a todos os sujeitos (singulares ou plurais) enquanto conformados sua concretude, desde uma igualdade substantiva. Na Constituio brasileira, os direitos sociais esto localizados no Captulo II do Ttulo II; sendo que o Ttulo II da Constituio lista os direitos e garantias fundamentais. O Estatuto Constitucional de 1988 consagrou a seguridade como um direito fundamental[1] da pessoa humana, vale dizer, a Carta alm de contemplar a seguridade como bem jurdico passvel de tutela constitucional, consagrou a previdncia como direito fundamental, concedendo-lhe uma qualificada proteo jurdica. No Brasil, a previdncia comporta dois regimes bsicos: 1- o Regime Geral de Previdncia Social - RGPS e 2- os Regimes Prprios de Previdncia de Servidores Pblicos - RPPS. Conforme magistrio de Fbio Zambitte Ibrahim[2], em paralelo aos regimes bsicos, h o regime complementar. O regime complementar ao RGPS privado, enquanto o complementar ao RPPS pblico, sendo em ambas as hipteses o ingresso voluntrio, tendo como escopo ampliar rendimentos quando da aposentao. Destarte, imperioso frisar que o regime complementar ao RGPS possui o segmento aberto e fechado. O segmento aberto de previdncia complementar

mantido pelas entidades abertas EAPC, que so constitudas sob a forma de sociedades annimas e tm por objetivo instituir e operar planos de benefcios de carter previdencirio, acessveis a quaisquer pessoas fsicas. Esta a principal caracterstica deste segmento ser aberto a qualquer pessoa fsica, independente de profisso, residncia ou idade (...) J as entidades fechadas de previdncia complementar EFPC, ao contrrio das abertas, so somente acessveis aos empregados de uma empresa ou grupo de empresas, ou, ainda, aos associados ou membros de pessoas jurdicas de carter profissional, classista ou setorial.[3] A Previdncia, desde a promulgao da Constituio Federal de 1988, direito fundamental social previsto no caput do art. 6, vale dizer, A previdncia social direito fundamental social assegurado a todos os trabalhadores, o qual visa garantia de recursos nas situaes em que no podero ser obtidos pelos prprios trabalhadores, em virtude de incapacidade laboral (efetiva ou presumida). No entanto, reveste-se tambm em dever, uma vez que exige a contraprestao direta do segurado para que ele e/ou seus dependentes possam fazer jus s prestaes previdencirias.[4] Portanto, para que algum crie vnculo com a Previdncia Social se faz necessrio que exista, alm da contribuio, a filiao e a inscrio do contribuinte nos cadastros da Previdncia. Nesse sentido, a filiao pode ser definida como o ato de vinculao do trabalhador ao RGPS. Segundo Sergio Pinto Martins[5], a filiao a relao jurdica estabelecida pelas pessoas que contribuem para a Previdncia Social, gerando direitos e obrigaes. Diz, ainda, Sergio Pinto Martins[6] que o simples ingresso em atividade abrangida pelo Regime Geral de Previdncia Social determina a filiao automtica a esse regime. Conforme disciplina o art. 20 do decreto 3048/99, Filiao o vnculo que se estabelece entre pessoas que contribuem para a previdncia social e esta, do qual decorrem direitos e obrigaes. A filiao previdncia social decorre automaticamente do exerccio de atividade remunerada para os segurados obrigatrios, observado o disposto no 2, e da inscrio formalizada com o pagamento da primeira contribuio para o segurado facultativo. Conforme o art. 17, II, da Instruo Normativa n. 971/2009, considerada matrcula a identificao dos sujeitos passivos perante a Previdncia Social, podendo ser o nmero do: a) Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica (CNPJ) para empresas e equiparados a ele ou obrigados; ou b) Cadastro Especfico do INSS (CEI) para equiparados empresa desobrigados da inscrio no CNPJ, obra de construo civil, produtor rural, contribuinte individual, segurado especial, consrcio de produtores rurais, titular de cartrio, adquirente de produo rural e empregados domstico, nos termos do art. 19 da Instruo Normativa n. 971/2009. Por outro lado, a inscrio o ato administrativo no qual o segurado procede seu registro e de seus dependentes perante o INSS. (...) A inscrio o ato do registro do segurado no mbito interno do INSS. [7] Portanto, a inscrio pode ser conceituada como o ato pelo qual o segurado cadastrado no RGPS. Se for segurado facultativo, a filiao ocorrer com a inscrio e o pagamento da primeira contribuio. Se for contribuinte individual, segurado especial ou segurado facultativo, a inscrio ser feita diretamente no INSS. O art. 18 do decreto 3048/99 diz que considerada a inscrio do segurado, para os efeitos da previdncia social, o ato pelo qual o segurado cadastrado no Regime Geral de Previdncia Social, mediante comprovao dos dados pessoais e de outros elementos necessrios e teis a sua caracterizao, observado o disposto no art. 330 e pargrafo nico do prprio decreto. J o art. 17, III, da Instruo Normativa n. 971/2009, diz que considerada inscrio do segurado o Nmero de Identificao do Trabalhador (NIT) perante a Previdncia Social. Estando devidamente filiado e matriculado junto Previdncia Social emerge ao trabalhador a manuteno do vnculo de segurado sem que haja contribuies, conforme dispe o art. 15 da Lei n. 8213/91. A esse perodo de manuteno do vnculo sem contribuies, a jurisprudncia denominou de perodo de graa. Via de regra, o que mantida a qualidade de segurado, ou seja, este perodo de graa no vale nem como carncia e nem como tempo de contribuio[8]. Vamos, ento, neste ensaio, examinar as hipteses legais em que h a extenso da cobertura previdenciria, independentemente de contribuies Previdncia Social. II Manuteno da qualidade de segurado, sem limite de prazo, para quem est em gozo de benefcio Segundo o inciso I do art. 15 da lei n. 8213/91, quem est em gozo de qualquer benefcio de natureza previdenciria no perde o vnculo com a Previdncia e, por conseguinte, mantm a qualidade de segurado, sem limite de prazo. Podemos citar, como exemplo, a situao em que o segurado foi acometido de doena incapacitante e fez jus ao benefcio do auxlio doena, podendo, inclusive, requerer a aposentadoria por invalidez desde que comprovada, mediante laudo pericial do INSS, a incapacidade total e permanente para o trabalho. Nesse sentido, reza a jurisprudncia: PREVIDENCIRIO - APOSENTADORIA POR INVALIDEZ - INOCORRNCIA DA PERDA DA QUALIDADE DE SEGURADO - COMPROVAO DA INCAPACIDADE PELO INSS - TERMO INICIAL - CORREO MONETRIA CUSTAS - JUROS - HONORRIOS - APELAO PARCIALMENTE PROVIDA - SENTENA REFORMADA. 1. No perde a qualidade de segurado, o trabalhador que deixa de recolher as contribuies previdencirias em razo da doena incapacitante (STJ - REsp n 543.629/SP, Min. Hamilton Carvalhido, DJ I de 24/05/2004; e AgRg no REsp 721.570/SE, Rel. Ministro GILSON DIPP, DJ I de 13.06.2005 p. 344). 2. Comprovada, ademais, a incapacidade total e permanente para o trabalho (Cardiopatia grave), mediante laudo pericial do INSS e pelos demais relatrios mdicos juntados aos autos, devida a aposentadoria por invalidez, nos termos do art. 42, caput, e 2, in fine, da Lei 8.213/91. 3. O benefcio de aposentadoria por invalidez devido a partir da data do pedido administrativo,

ou seja, 06/03/1998, em razo de haver sido formulado aps 30 (trinta) dias do afastamento do trabalho. 4. As verbas em atraso devem ser corrigidas monetariamente nos termos da Lei n 6.899/81, a partir do vencimento de cada parcela, e Smulas de ns 43 e 148 do eg. STJ, aplicando-se os ndices legais de correo. 5. Juros devidos razo de 1% ao ms, a partir da citao, considerada a natureza alimentar da dvida. Precedentes do STJ (RESP 314181/AL, Quinta Turma, Rel. Min. Felix Fisher, in DJ de 05/11/2001, pg. 133, unnime; AGRESP 289543/RS, Quinta Turma, Rel. Min. Jorge Scartezzini, in DJ 19/11/2001, pg 307, unnime). 6. Honorrios advocatcios pelo INSS, fixados em 10% (dez por cento) sobre o valor das parcelas vencidas na data de prolao do acrdo (Smula 111 do STJ). 7. Apelao parcialmente provida. Sentena reformada. (TRF1 R. - AC 200134000129592 DF - 1 T. - Rel. Des. Fed. Luiz Gonzaga Barbosa Moreira - DJU 31.07.2006) III - Manuteno da qualidade de segurado, at 12 (doze) meses aps a cessao das contribuies, o segurado que deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela Previdncia Social ou estiver suspenso ou licenciado sem remunerao Consoante dispe o inciso II do art. 15 da lei n. 8213/91, o segurado que deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela Previdncia Social ou estiver suspenso ou licenciado sem remunerao, mantm a qualidade de segurado at 12 (doze) meses aps a cessao das contribuies. Esta a hiptese, por exemplo, do segurado que perde o emprego e fica desempregado. Marina Vasques Duarte[9], ao analisar o tema, enfatiza que O prazo de doze meses pode ser prorrogado para at 24 meses (observe-se, no so mais 24 meses, mas mais 12 alm daquele previsto no inciso II) se o segurado j tiver pago mais de 120 contribuies mensais sem interrupo que acarrete a perda da qualidade de segurado ( 1). Este prazo de 24 meses ou, ainda, o prazo de 12 meses poder ser prorrogado por mais 12 meses se o segurado estiver desempregado conforme determina a reao do 2 do art. 15 da Lei n. 8213/91. AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL. PENSO POR MORTE. MANUTENO DA QUALIDADE DE SEGURADO. COMPROVANTE DE SEGURO-DESEMPREGO. DIREITO EXTENSO DO PERODO DE GRAA. PREENCHIMENTO DOS REQUISITOS LEGAIS. AGRAVO IMPROVIDO. 1. A qualidade de segurado indica a existncia de vnculo entre o trabalhador e a Previdncia Social, cabendo ao art. 15 da Lei n 8.213/91 estabelecer condies para que ele mantenha tal qualidade no chamado perodo de graa, no qual h a extenso da cobertura previdenciria, independentemente de contribuies. 2. Para se beneficiar do acrscimo elencado no 2 do citado dispositivo, que acrescenta 12 (doze) meses ao mencionado perodo, indispensvel que o segurado comprove sua situao de desemprego perante rgo prprio do Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social. 3. Tendo o ex-segurado recebido o benefcio de seguro-desemprego, que, por sua vez, tem a finalidade de promover a assistncia financeira temporria do trabalhador desempregado, sendo proposto e processado perante os Postos do Ministrio do Trabalho e Emprego, atende ao comando legal de registro da situao de desemprego no rgo competente . 4. Ocorrendo o bito durante o chamado "perodo de graa", no h falar em perda da qualidade de segurado do de cujus, razo pela qual seus dependentes fazem jus penso por morte. 5. Deciso monocrtica mantida por seus prprios fundamentos. Agravo regimental improvido. (STJ AgRgRD-REsp 439.021 - RJ - Proc. 2002/0063869-7 - 6 T. - Rel Min Maria Thereza De Assis Moura - DJ 06.10.2008) Em verdade, para que faa jus ao acrscimo elencado no 2, imperioso que o segurado comprove a sua situao de desemprego perante o rgo especfico do Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social, conforme depreende-se da leitura da ementa alhures colacionada. IV - Manuteno da qualidade de segurado, at 12 (doze) meses aps cessar a segregao, o segurado acometido de doena de segregao compulsria; Mantm a qualidade de segurado, at 12 de meses aps cessar a segregao, o segurado que foi acometido de doena de segregao compulsria. Como exemplo de doena de segregao compulsria, Daniel Machado da Rocha e Jos Paulo Baltazar Jnior[10] trazem a hansenase. Inclusive, para estes autores, o legislador quis deixar claro que o prazo s comear a correr aps o retorno do segurado ao convvio de sua comunidade.[11] Seja como for, imperioso frisar que h a manuteno da qualidade de segurado, no caso de acometimento de doena de segregao compulsria. Nesse mesmo sentido, tem se manifestado a jurisprudncia do STJ: AGRAVO INTERNO. PREVIDENCIRIO. APOSENTADORIA POR INVALIDEZ. MOLSTIA INCAPACITANTE. PERDA DA QUALIDADE DE SEGURADO. INOCORRNCIA. PRECEDENTES. 1. A matria em debate no demanda o reexame de provas, vedado pela enunciado n 7 da Smula deste Tribunal, uma vez que se trata, apenas, de valorao do conjunto probatrio dos autos. 2. firme nesta Corte o entendimento no sentido da manuteno da qualidade de segurado, no caso de acometimento de doena de segregao compulsria, ex vi do artigo 15, III, da Lei 8.213/91. 3. Agravo ao qual se nega provimento. (STJ - AgRg-REsp 944.617 - SP - Proc. 2007/0089890-8 6 T. - Rel. Min. Celso Limongi - DJ 29.03.2010 V - Manuteno da qualidade de segurado, at 12 (doze) meses aps o livramento, o segurado retido ou recluso; O segurado retido ou recluso mantm a qualidade de segurado at 12 meses aps o seu livramento. Portanto, durante a reteno ou a recluso, o segurado que mantinha esta qualidade no momento do seu encarceramento,

conservar intacta a sua qualidade de segurado.[12] VI - Manuteno da qualidade de segurado, at 3 (trs) meses aps o licenciamento, o segurado incorporado s Foras Armadas para prestar servio militar; O segurado incorporado s Foras Armadas para prestar servio militar mantm a qualidade de segurado, at 3 (trs) meses aps o seu licenciamento. Este inciso procurou resguardar a manuteno do vnculo quando os segurados que tiveram o seu contrato de trabalho suspenso em razo do servio Ptria tm o direito de ser reintegrados empresa com todas as vantagens como se a prestao no tivesse sido suspensa.[13] VII - Manuteno da qualidade de segurado, at 6 (seis) meses aps a cessao das contribuies, o segurado facultativo. No tpico, vale relembrar a classificao dos segurados da previdncia social. De acordo com Sergio Pinto Martins[14], ns podemos dividir os segurados em quatro grandes grupos: * os segurados obrigatrios comuns; * os segurados obrigatrios individuais; * os segurados obrigatrios especiais e, por fim, * os segurados facultativos. Podemos resumir esta classificao de acordo com o esquema abaixo: 1- Segurados Obrigatrios Comuns a. b. c. Empregado Art. 3 da CLT e Art. 11, I, Lei 8213/91 Empregado Domstico Art. 11, II, Lei 8213/91 Trabalhador Avulso Art. 11, VI, Lei 8213/91

2- Segurados Obrigatrios Individuais ou Contribuintes Individuais a) Autnomos Art. 11, V, h, Lei 8213/91 b) Eventuais Art. 11, V, g, Lei 8213/91 c) Equiparados a Autnomos Art. 11, V, c, Lei 8213/91 d) Empresrios - Art. 966 CC 3- Segurados Obrigatrios Especiais Art. 11, VII, Lei 8213/91 4- Segurados Facultativos - Como segurados facultativos, temos toda e qualquer pessoa maior de dezesseis anos de idade que no exera atividade remunerada que a enquadre como segurado obrigatrio da previdncia social.[15] Relativamente aos segurados facultativos, cumpre referir que A qualidade de segurado facultativo surge da manifestao de vontade da criao do vnculo previdencirio.[16] Para Sergio Pinto Martins[17], Segurado facultativo a pessoa fsica que no tem obrigao legal de se inscrever no sistema e de recolher a contribuio previdenciria, mas o faz para poder contar tempo de contribuio. O art. 11 do Decreto 3048/99 elenca, taxativamente, quais so os segurados facultativos da Previdncia Social. Entre tantos, cita-se os seguintes exemplos de quem pode filiar-se facultativamente[18]: a) dona-de-casa; b) o sndico de condomnio, quando no remunerado; c) o estudante; d) o brasileiro que acompanha cnjuge que trabalha no exterior; e) aquele que deixou de ser segurado obrigatrio da Previdncia Social, como o desempregado; f) o bolsista e o estagirio e g) o presidirio que no exera atividade remunerada nem esteja vinculado a qualquer regime da previdncia social. Pois bem, o inciso VI do art. 15 da lei n. 8213/91 prev que o segurado facultativo mantm a qualidade de segurado at seis meses aps a cessao das suas contribuies para a previdncia social. Maringela Guerreiro Milhoranza - Doutoranda em Direito pela PUCRS, Mestre em Direito pela PUC/RS, Especialista em Direito Processual Civil pela PUC/RS, Professora de Direito Previdencirio e Direito

Sua pergunta mais parece um questionrio para alguma prova de direito previdencirio. Para a primeira pergunta a resposta SIM, para a segunda resposta, depende de qual benefcio vc ir pleitear. Muitas pessoas somente voltam a contribuir aps descobrir ser portador de alguma doena ou sofrer algum acidente que o deixe com sequelas, se o INSS descobrir, adeus benefcio. - Qulaidade de segurado aquela exigida do trabalhador com registro em carteira ou contribuinte individual que tenha contribuido, pelo

menos, com o nmero de contribuies mnimas exigidas pelo INSS para concesso de algum benefcio. - CARNCIA: Perodo de carncia o nmero mnimo de contribuies mensais indispensveis para que o beneficirio faa jus ao benefcio, consideradas a partir do transcurso do primeiro dia dos meses de suas competncias. - Havendo perda da qualidade de segurado, as contribuies anteriores a essa data s sero computadas para efeito de carncia depois que o segurado contar, a partir da nova filiao Previdncia Social, com, no mnimo, 1/3 (um tero) do nmero de contribuies exigidas para o cumprimento da carncia definida para o benefcio a ser requerido. - Para cmputo do perodo de carncia, sero consideradas as contribuies referentes ao perodo a partir da data da filiao ao Regime Geral de Previdncia Social, no caso dos segurados empregados e trabalhadores avulsos ou realizadas a contar da data do efetivo pagamento da primeira contribuio sem atraso, no sendo consideradas para este fim as contribuies recolhidas com atraso referentes a competncias anteriores, no caso dos segurados empregado domstico, contribuinte individual, especial e facultativo.

Perodo de graa Quando a pessoa est recolhendo contribuies para o INSS, ela est coberta, isto , se acontecer qualquer imprevisto (ficar doente, falecer, etc), ela receber algum benefcio previdencirio. Isso se chama qualidade de segurado. Alguns benefcios precisam de um nmero mnimo de contribuies para que o segurado possa ter direito a eles (isso se chama carncia). O auxlio-doena e a aposentadoria por invalidez, por exemplo, precisam de 12 contribuies. Porm, se for acidente ou doena do trabalho, basta uma nica contribuio. No caso de penso por morte, tambm no tem carncia (basta a qualidade de segurado). Quando a pessoa perde o emprego ou deixa de recolher contribuies para o INSS, no perde imediatamente a qualidade de segurado. Ela ainda continua coberta por um certo perodo. Esse perodo em que ela fica amparada mesmo sem contribuir chama-se perodo de graa. Veja como funciona: 1) Quando estiver em gozo de benefcio (por exemplo, recebendo auxliodoena), no h limite de prazo, mantendo a qualidade de segurado. 2) Quando cessar o benefcio por incapacidade (ou seja, parar de receber o

auxlio-doena) o segurado continua coberto por at 12 meses. 3) Se for segurado facultativo (ou seja, aquele que no exerce atividade remunerada como a dona de casa), estar coberto por at 6 meses aps a cessao das contribuies. 4) Os demais segurados (autnomo, empregado, domstico, etc), quando param de recolher contribuies mantm a qualidade por at 12 meses. 5) Caso a pessoa tenha sido segregada (ex.: internada compulsoriamente por hansenase), o perodo de cobertura vai at 12 meses aps sair da segregao. 6) O ex-preso fica coberto por at 12 meses aps o livramento. 7) Na hiptese de prestao de servio para as Foras Armadas, 3 meses. Ressalta-se que esse prazo pode ser aumentado em 12 meses para o segurado em situao de desemprego involuntrio (mandado embora, por exemplo). Quem j tiver mais de 120 contribuies mensais, o prazo de cobertura pelo INSS prorroga-se em mais 12 meses. Assim, o prazo de cobertura pelo INSS, pode em alguns casos, passar de 36 meses. Mas a lei vai um pouco mais alm (Art. 15, 4, Lei 8.213/91) e diz que o prazo realmente comea a contar quase 2,5 meses depois. Portanto: Situao At 120 contribuies Mais de 120 contribuies Em gozo de benefcio Recluso Facultativo Segurado Especial Servio Militar Perodo de Graa (perde a qualidade de segurado em) Dia 16 do 14 ms. Dia 16 do 26 ms. Dia 16 do 14 ou 26 ms. Dia 16 do 14 ms. Dia 16 do 8 ms Dia 16 do 14 ms Dia 16 do 5 ms

A qualidade e a carncia nos benefcios da Previdncia.

Вам также может понравиться