Вы находитесь на странице: 1из 16

COLGIO SESI - PR ENSINO MDIO

O Fantasma do Espelho Karen Dolby

SO JOS DOS PINHAIS

2011 Eduardo Moreno de Souza

O Fantasma do Espelho

Trabalho apresentado como requisito para conceito na disciplina de Lngua Portuguesa do segundo ano do Ensino Mdio do Colgio SESI PR. Orientador(a): Jacielle Vila Verde

So Jos dos Pinhais, 2011 SUMRIO

1.Introduo................................................................................................ 3
2. Biografia.................................................................................................. 4 2.1 Vida........................................................................................................4 2.2 Obra........................................................................................................4 2.3 Definio do Enredo..............................................................................5 2.4 Narrador.................................................................................................5 2.5 Foco Narrativo.......................................................................................5 2.6 Personagens............................................................................................5 2.7 Espao....................................................................................................6 2.8 Tempo....................................................................................................6 2.9 Conflito..................................................................................................6 3. Resumo do Enredo.................................................................................. 7 3.1 Movimento Literrio..............................................................................9 3.2 Acordo Ortogrfico................................................................................9 Relao publicao e histria brasileira.......................................................11 Concluso.....................................................................................................14 Referncias.................................................................................................. 15

1.

INTRODUO
Cada livro tem a sua histria que faz o leitor viajar em sua imaginao como se fizesse

parte da prpria obra. Com este trabalho se procura mostrar a obra O Fantasma do Espelho de Karen Dolby, com esta trama que surpreende pela ousadia, em uma histria ambientada numa Manso cheia de mistrio e aventura. Ao investigar e descrever tal livro e informaes do autor ser possvel um melhor entendimento da histria e de seus aspectos, alm de conhecer um pouco mais sobre esta grande escritora.

2.

BIOGRAFIA Vida
No encontrada em nenhuma fonte.

2.1

2.2

Obra
As principais obras de Karen Dolby so:

Drago no Armrio Lucy e o Monstro do Mar The House of Shadows O Fantasma do Espelho

2.3 Definio do Enredo


no-linear, em vrios momentos se volta no tempo para contar o que aconteceu em determinado momento atrs.

2.4 Narrador
O narrador dos fatos descritos na histria narrador-observador, pois no participa da histria. Exemplo: Os trs examinaram com bastante ateno as fotos, fichas e plantas tcnicas que estavam na pasta. Pgina 26.

2.5 Foco Narrativo


O foco narrativo em 3 pessoa, com um narrador-observador, que tudo sabe sobre o enredo, os personagens e seus pensamentos. Exemplo: Ento Tric viu algo que fez o seu cabelo ficar em p. Pgina 14.

2.6 Personagens
Os personagens protagonistas so: Ana, Trico e Dudu que participam em toda a histria, e eles so amigos que estudam no mesmo colgio, que movidos pela curiosidade eles desenvolvem toda a trama da histria. Dr. Quito Teyro, um jovem cientista que, aparece no livro ligando todos os personagens com a sua grande inveno. Alm deles, h tambm os secundrios que so: Falanginha e Falangeta, irmos que esto procura de um invento que quando roubado por eles os deixariam ricos.

Exemplos: Continuar sendo Jean Drake. Pgina 74/ Captulo XIV.


Era uma noite de sexta-feira quando Trico, Ana e Dudu voltavam da escola. Pgina 3 Os trs garotos puderam afinal ouvir a explicao do Dr. Quito Teyro. Pgina 31. Falanginha e Falangeta estavam bem perto. Pgina 26.

2.7 Espao
real, na cidade, o principal cenrio do livro. No livro os espaos so: aberto, fechado e urbano.

Exemplos: Sua infncia na grande cidade no foi igual dos outros meninos.
Pgina 40. Enquanto se escondiam atrs de uns arbustos, Dudu tropeou e caiu na calada. Pgina 6. Mas foi ali, naquela sala, que a luz verde aparecera. Pgina 12.

2.8 Tempo
Cronolgico, sempre segue as horas.

Exemplo: Na manh seguinte, perto das dez horas estavam os trs amigos
reunidos. Pgina 6.

2.9 Conflito
Ocorre quando os trs amigos vm da escola e enxergam uma luz verde em uma Manso abandonada e tentam descobrir de onde ela surgira.

3. RESUMO DO ENREDO
Tudo comea quando trs amigos Trico, Ana e Dudu esto voltando do colgio quando enxergam uma luz verde em um dos cmodos da Manso Dimais, um lugar assombrado e abandonado h tempos, assim os trs amigos movidos pela curiosidade resolvem investigar o mistrio que perdurava h anos. No dia seguinte os trs amigos se renem e pulam o grande e reforado muro da propriedade, l encontram todas as entradas lacradas e ento ao observarem uma janela quebrada e cordas no quintal, e assim conseguem entrar mas com dificuldade, l dentro olham as salas e grandes corredores, parecendo quase um labirinto at encontrarem um guia com informaes, cmodos e passagens secretas existentes na Manso e assim com o guia eles vo procura do mistrio. Eles passam por vrios cmodos da Manso at que em um largo corredor um Fantasma surge e vai em direo aos intrusos da Manso, os trs saem correndo e se perdem porm despistam o fantasma e se reencontram algum tempo depois, e continuam, passam por bibliotecas, uma cozinha e corredores at que ao chegarem em uma escada onde escutam vozes prximas e vo checar quem era. Escondidos eles olham pela fresta de uma porta onde escutam toda a conversa. Tratava-se de dois irmos, Falanginha e Falangeta, que estavam na Manso para roubar o invento do Dr. Quito Teyro que estava na Manso escondendo seu invento que parecia aos olhos dos dois irmos algo muito importante. Aps eles irem embora da sala os trs amigos se veem em uma situao onde se acham obrigados a ajudar o Dr. Quito Teyro. Ento eles comeam a procur-lo at que em uma adega da Manso eles olham para uma parede aparentemente slida, uma fresta com uma luz verde, igual a que viram antes de entrar na Manso, e ento lanam um barril de vinho contra a parede que quebra revelando uma sala com uma mquina que emitia a misteriosa luz, eles entram e l conhecem o Dr. Quito Teyro que desconfiado que fossem algum atrs de sua mquina exige que contem o que queriam ali. Eles contam toda a histria maluca e convencem o Dr. De que estavam ali para ajud-lo, e ento o Dr. Quito Teyro conta a sua histria, e diz que ele quando completou dezesseis anos herdou a Manso de sua av que havia falecido, e ainda jovem j construra inventos como um nato cientista que agora tinha inventado a ITF uma mquina de tele transporte a qual os irmos Falange estavam atrs, ento ele se refugiou na Manso que parecia abandonada para se livrar dos dois ladres, que mais tarde o encontraram e agora estavam na Manso, e para se

livrar deles, ele comeou a se vestir de fantasma e assustar todos que aparecessem ali, assim esclarecendo o mistrio do fantasma. Ento Ana, Trico, Dudu e o Dr. Quito Teyro, arquitetam um plano, para se livrar dos irmos Falange, e ento eles correm para achar mais duas roupas de fantasma para Ana e Tric, e gazes para transformar Dudu em uma mmia. Assim eles estavam prontos para colocarem os Falange para correr, ento eles vo andando pela Manso inteira at que ao chegarem perto de um salo de dana forrado completamente de espelhos das paredes ao teto, e andando com cautela para no fazer algum barulho, e ento eles quando perto da porta entram com tudo e saem correndo atrs dos dois irmos que com o efeito dos espelhos se vem encurralados, e ainda com medo e o susto saem correndo, e assim dando esperana ao Dr. Quito Teyro que ficaria livre dos ladres, assim terminando a histria.

3.1 Movimento Literrio

O livro datado de 1989, portanto o seu movimento literrio no Brasil a literatura contempornea que tem como caracterstica a pluralidade, mistura de tendncias, a relativizao das certezas, a morte das utopias e a pluralidade temporal. Acredita ser esta uma tendncia cada vez mais forte na literatura brasileira contempornea.

3.2 Acordo Ortogrfico


12345Vem Mal-humorado Sexta-feira Bia Idia

Exemplos explicativos:
1- Eles vem ento que num dos cmodos da Manso havia uma luz verde. Pgina 4. 2- Trico estava mal-humorado. Pgina 18. 3- Era uma noite de sexta-feira quando Trico, Ana e Dudu voltavam da escola. Pgina 3. 4- Ento eles viram uma bia no quintal. Pgina 7. 5- Eles no tinham idia do perigo que estavam correndo. Pgina 41.

Como ficaria na nova regra:


1- Na palavra vem seria veem no novo acordo, pois no se usa mais o acento das palavras terminadas em em e o(s). 2- A palavra mal-humorado continua, pois palavras comeando com mal*, usa-se o hfen quando a palavra seguinte comear por vogal, h ou l. 3- A palavra sexta-feira continua, pois nas palavras compostas que no apresentam elementos de ligao se usa o hfen.

10

4- Na palavra bia seria bia, pois no se usa mais o acento dos ditongos abertos i e i das palavras.

5- Na palavra idia, perde o acento agudo, pois ditongos ei e oi da slaba tnica das palavras paroxtonas perdem ele.

Relao histrica brasileira econmica e poltica com o livro O Fantasma do Espelho

11

O livro datado de 1992, e neste processo apresenta-se uma prvia da situao brasileira no perodo antes, durante e depois de 1992. Este foi um momento muito importante para o Brasil, nele mais exatamente entre 1979 1985, quando Joo Batista de Oliveira Figueiredo sobe presidncia do Brasil, onde acontece o multipartidarismo que a partir de ento tem vrios partidos politicos no governo, onde ento o regime democrtico brasileiro faz a abertura poltica voltando democracia no pas esquecido pela forte represso de parte do governo militar anos antes. Ainda no governo de Figueiredo, o Brasil reduz a dependncia de petrleo do exterior, assim incentivando a busca de alternativas energticas brasileiras. Mais terde ocorreu o aumento das exportaes brasileiras e a poltica de reajustes salariais combate ao monstro da inflao , e o incentivo e financiamentos quase que totais para a agricultura. Tambm ocorreram as eleies diretas e secretas para os governantes em 1982. Mais tarde surgiu a Nova Repblica, a fase poltica brasileira que encerrou vinte anos de governos militares. Teve incio com a eleio de um civil, Tancredo de Almeida Neves. Entretanto, Tancredo Neves no veio a assumir, devido a problemas de sade e posterior complicao que o levaram a morte. Foi empossado seu vice, Jos Sarney entre 1985 -1990, que houve o incentivo de combate inflao que levou ao Plano Cruzado que teve as seguintes caractersticas: Substituio da moeda do Brasil de Cruzeiro para o Cruzado. Suspenso da correo monetria generalizada. A correo monetria provocava uma indexao quase completa da economia e realimentava a expectativa inflacionria. O congelamento de preos pelo prazo de um ano, que era fiscalizado por cidados que ostentavam, orgulhosos, bottons de fiscal do Sarney, depredavam estabelecimentos que aumentavam preos e chegaram dar voz de priso a gerentes de supermercados. Antecipao dos reajustes salariais, unificando a poca dos dissdios, inclusive com antecipao de 33% do salrio mnimo. Implantao da escala mvel de salrios ou "gatilho salarial", isto , correo automtica dos salrios sempre que a inflao acumulada pelo IPCA (ndice Nacional de Preos ao Consumidor Amplo ) ultrapassasse 20%,e foi institudo inicialmente com a finalidade de corrigir as demonstraes financeiras das companhias abertas. Nesse mesmo governo de Sarney, ocorreu a legalizao do Partido Comunista, o reatamento das relaes diplomticas com Cuba, e a famosa Constituio de 1988.

12

Com a sada de Sarney do Governo, entrou Fernando Collor de Mello que governou entre 1990-1992, ele estabeleceu o Plano Collor, que faria reformas econmicas e planos para estabilizao da inflao criados durante a presidncia de Fernando Collor de Mello (19901992), sendo o plano estendido at julho de 1993, quando foi substitudo pelo que vinha a ser o Plano Real, implantado apenas em 1994. O plano era oficialmente chamado Plano Brasil Novo, mas ele se tornou associado a figura de Collor, e ficou chamado popularmente por Plano Collor. O plano Collor foi institudo em 16 de Maro de 1990, um dia depois de Collor assumir a presidncia e combinava liberao fiscal e financeira com medidas consideradas radicais para estabilizao da inflao brasileira. As principais medidas de estabilizao da inflao foram acompanhadas de programas de reforma de comrcio externo, a Poltica Industrial e de Comrcio Exterior, mais conhecida como PICE, e um programa de privatizao intitulado Programa Nacional de Desestatizao, mais conhecido como PND. Em seu governo ocorreu muitas privatizaes e escndalos gerados pela corrupo, que levaram ao Impeachment de Collor que lhe levou cassao, e a ascenso do mineiro Itamar Franco de 1992-1994, que caracterizou-se, principalmente, pela estabilizao financeira. Atravs da implantao do Plano Real, que consistiu na mais ampla substituio monetria da histria. Alem disso, o Presidente Itamar deu prosseguimento poltica de privatizaes e de abertura de capital estrangeiro. Bastante popular, Itamar Franco consegue eleger seu sucessor, Fernando Henrique Cardoso, que era Ministro da Fazenda quando do lanamento do Plano Real. Fernando Henrique Cardoso governou o Brasil de 1994-2002, e suas principais marcas foram a consolidao do Plano Real, a introduo do programas de transferncia de renda como o Bolsa Escola, promoveu a modernizao do Estado, com reformas econmicas seguidas at os dias atuais e inmeras privatizaes para promover o desenvolvimento de setores antes monopolizados. Ao longo de seu mandato presidencial a economia brasileira se manteve estvel, em consequncia do controle da inflao conseguido com o Plano Real. Aps a sada da Presidncia de Fernando Henrique Cardoso, foi eleito em 2002 com mais de cinquenta milhes de votos, Luiz Incio Lula da Silva.

13

O oramento Nacional deve ser equilibrado. As dvidas pblicas devem ser reduzidas, a arrogncia das autoridades deve ser moderada e controlada. Os pagamentos a governos devem ser reduzidos, se a Nao no quiser ir falncia. As pessoas devem novamente aprender a trabalhar, em vez de viver por conta pblica. Marcus Tullius Roma, 55 a.C

CONCLUSO

14

O livro foi to emocionante quanto os outros que li esse ano, Karen Dolby foi uma tima escritora, me deixou muito curioso. Espero poder ler livros assim no prximo ano, realmente me fazem imaginar o que est acontecendo e como acontece. Valeu a pena ler. sempre bom ler uma fico de vez em quando para se aventurar e se estimular.

REFERNCIAS

15

http://minhaaldeiaglobal.blogspot.com/2009/09/itatiaia-historica-luis-carlos-de.html http://www.brasilescola.com/historiab/governo-fernando-henrique-cardoso.htm http://www.senado.gov.br/senadores/dinamico/paginst/senador4525a.asp http://pcdrivers.com.br/related/memorex+positivo http://www.livrariamelhoramentos.com.br/Guia_Reforma_Ortografica_Melhoramentos.pdf

Вам также может понравиться