Вы находитесь на странице: 1из 7

3 B I M E S T R E 02.08.

2007 DIREITOS REAIS DE FRUIO

SUPERFCIE: Art. 1369 a 1377 cc. Trata-se de um direito real de fruio ou gozo sobre coisa alheia, de origem romana, pelo qual o proprietrio concede a outrem o direito de construir ou de plantar em seu terreno, por tempo determinado, mediante escritura pblica devidamente registrada no Cartrio de Registro de Imveis (cc, art.1369). O cdigo civil de 2002 aboliu a enfiteuse, substituindo-a pelo direito de superfcie gratuito ou oneroso. A lei 10.257 de 10 de Junho de 2001 (estatuto da cidade). Que regulamentou os artigos 182 e 183 da Constituio Federal, disciplinava o direito de superfcie, limitado, porm imvel Urbano, com o advento do novo cdigo civil de 2002 o mesmo derrogou este diploma legal passando a regular o direito de superfcie tanto de imvel rural como de imvel urbano nos seus artigos acima mencionados. Pelo novo instituto, uma pessoa cujo terreno no seja apropriado para a construo que pretende erigir pode, por exemplo, permutar o uso do solo, temporariamente. Mantendo a propriedade deste, com outra pessoa que possua terreno que atenda s suas necessidades, cedendo, por outro lado, a esta, que nele tem interesse, o direito de superfcie de seu imvel. Assim, o proprietrio de um terreno localizado na zona central, prprio para a edificao de um prdio de escritrios, mas que deseja investir na construo e montagem de uma industria, pode permutar o uso do solo de seu imvel com o de um terreno localizado na periferia da cidade cujo proprietrio tem interesse em construir um prdio de escritrios.

MODOS DE CONSTITUIO: O cdigo civil exige que o direito de superfcie se constitua por intermdio de escritura pblica devidamente registrada no Cartrio de Registro de Imveis. Em se tratando de negcio jurdico que envolve bem imvel, no poderia realmente ser dispensada a escritura pblica, solenidade necessria prpria validade do ato. A escritura pblica equipara-se a carta de sentena que for extrada de acordo homologado judicialmente que estipule a constituio de direito de superfcie. Pode este ser adquirido tambm por ato de ltima vontade, cujo ttulo o testamento. O direito hereditrio , com efeito, modo aquisitivo e transmissvel da propriedade e dos direitos reais sobre imveis. O registro do formal de partilha deve ser efetuado na matrcula do imvel. TRANSFERNCIA: Pelo artigo 1372 do cdigo civil o direito de superfcie se transfere a terceiros por morte do superficirio e aos seus herdeiros. Pelo artigo 1373 do cdigo civil existe o direito de preferncia em igualdade de condies, no caso de alienao, seja do imvel ou da superfcie, ao superficirio ou ao proprietrio, respectivamente. Este direito recproco em benefcio de ambos os titulares dos direitos. EXTINO DO DIREITO DE SUPERFCIE: Como o nosso cdigo civil estabelece a contratao por tempo determinado, extingue-se, portanto, com o advento do termo estabelecido no contrato. Extingue-se tambm por desvio de finalidade contratual, por exemplo, foi concedido o direito de construir um edifcio e o superficirio simplesmente o aluga para estacionamento, sem que haja sinais de incio da obra.

Extinta a concesso, a construo ou a plantao incorpora-se ao solo em definitivo. O art. 1376 do cdigo civil prev outro modo de extino da concesso superficiria: a desapropriao. Neste caso a indenizao cabe ao proprietrio e ao superficirio, no valor correspondente ao direito real de cada um. O dono do terreno recebe o equivalente ao seu valor, enquanto o superficirio indenizado pela construo ou plantao. O descumprimento das obrigaes e encargos impostos ao superficirio necessita ser comprovado em juzo, para que ocorra a resoluo por culpa deste. Devem estar previstos e devidamente delimitados no contrato para que possam regular as relaes dele originadas.

03.08.2007 SERVIDES PREDIAIS ARTS. 1378 A 1389 CC CONCEITO: art. 1378. Para que o proprietrio de um prdio possa dele utilizar-se amplamente, torna-se necessrio, muitas vezes, valer-se dos prdios vizinhos. As servides constituem, assim direitos, por efeito dos quais uns prdios servem a outros, da, podemos conceituar que: Constitui restrio imposta a um imvel, para uso e utilidade de outro pertencente a dono diverso. Trata-se de um direito real institudo em favor de um prdio (dominante) sobre outro (serviente) pertencente a dono diverso. CARACTERSTICAS:
1- A servido uma relao entre dois prdios distintos.

De um lado temos o prdio serviente, que sofre as restries em benefcio do outro, chamado dominante.
2- Os prdios devem pertencer a donos diversos, pois, se

forem do mesmo proprietrio, este simplesmente usar o que seu, sem que se estabelea uma servido. 3- Nas servides, serve a coisa e no o dono. Sua obrigao consiste na absteno ou no dever de suportar o exerccio da servido, pois em razo dela perde ele alguns dos seus direitos dominicais.
4- A servido no se presume, pois constitui-se mediante

declarao expressa dos proprietrios, ou por testamento, e subseqente registro no Cartrio de Registro de Imveis.
5- A

servido direito real, acessrio, de durao indefinida e indivisvel. real, porque incide diretamente sobre bens imveis, embora alheios, est munida de seqela e ao real e oponvel erga omnes. Acessrio, porque depende do direito de propriedade. Acompanha os

prdios quando alienados. De durao indefinida, porque perde sua caracterstica de servido quando estabelecida por tempo determinado. Indivisvel, porque no de desdobra em caso de diviso de prdio dominante ou do prdio serviente. CLASSIFICAO: A classificao mais importante das servides a que as distingue pelo EXERCCIO. Sob esse prisma podem ser CONTNUAS E DESCONTNUAS, APARENTES E NO APARENTES. Uma servido CONTNUA quando exercida independentemente de uma ao humana e, em geral, ininterruptamente. Exemplo tpico a de aqueduto. Em que as guas correm de um prdio a outro, sem necessidade da atuao das pessoas, ainda, as de passagem de cabos e tubulaes condutores de energia eltrica e de outros servios pblicos e iluminao e ventilao. Uma vez estabelecidas, subsistem e exercem-se independentemente de ato humano, ainda que na realidade possam deixar de ser praticadas ininterruptamente. Servido DESCONTNUA a que tem o seu exerccio condicionado a algum ato humano atual, como na de trnsito e na retirada d gua. Todas as servides que dependem do fato do homem so, necessariamente, descontnuas. APARENTE a servido que se manifesta por obras exteriores, visveis e permanentes, como a de passagem e a de aqueduto, em que o caminho e os condutos podem ser vistos. NO APARENTE a servido que no se revela por obras exteriores, como a de no edificar alm de certa altura ou de no construir em determinado local. MODOS DE CONSTITUIO: As servides podem ser constitudas de diversos modos, alguns deles esto previstos na lei (arts. 1378 a 1379 cc), enquanto outros resultam da doutrina e da jurisprudncia.

As Servides podem nascer de ATO HUMANO, previstas na lei tais como: 1. 2. 3. 4. Negcio Jurdico: causa mortis ou inter vivos Sentena proferida em ao de diviso. Usucapio Destinao do proprietrio.

Elas podem nascer tambm de FATO HUMANO, prevista na doutrina e na jurisprudncia: Servido de trnsito. A jurisprudncia revelou uma modalidade de constituio de servido aplicvel exclusivamente de trnsito, decorrente de Fato Humano. Tal entendimento encontra-se cristalizado na Smula 415 do Supremo Tribunal Federal, do seguinte teor: Servido de trnsito no titulada, mas tornada permanente, sobretudo pela natureza das obras realizadas, considera-se aparente, conferindo direito proteo possessria. Se o caminho no demarcado e visvel, ser encarada como mera tolerncia do dono do prdio serviente. AES QUE PROTEGEM AS SERVIDES:
1. Confessria: que visa obteno do reconhecimento judicial da 2.

3. 4.

5.

existncia de servido negada ou contestada. Negatria: destinada a possibilitar ao dono do prdio serviente a obteno de sentena que declare a inexistncia de servido ou de direito sua ampliao. Possessria: em favor do prdio dominante, que molestado ou esbulhado pelo proprietrio do prdio serviente. De nunciao de obra nova: J se decidiu, com efeito, que a servido d poder ao possuidor de impedir que a edificao de obra nova prejudique o seu prdio. De Usucapio: O exerccio incontestado e contnuo de uma servido aparente, por 10 anos, autoriza o interessado a registr-la

em seu nome no Cartrio de Registro de Imveis. Valendo-lhe como ttulo a sentena dada pelo juiz. EXTINO DAS SERVIDES: Salvo nas desapropriaes, a servido, uma vez registrada, s se extingue, com respeito a terceiros, quando cancelada. O artigo 1.388 do cdigo civil indica os casos em que o cancelamento pode ser deferido judicialmente, a pedido do dono do prdio serviente:
1. Pela Renncia, que deve ser expressa, mas admite-se que

possa ser tcita, quando, por exemplo, o dono do prdio dominante permite que o dono do prdio serviente faa nele obra incompatvel com o exerccio da servido. 2. Pela cessao para o prdio dominante, da utilidade que determinou a constituio da servido. 3. Pelo resgate, que s poder ocorrer quando convencionado. Extinguem-se, ainda as servides prediais, nos termos do art. 1.389 do cdigo civil: 1. Pela reunio dos dois prdios no domnio da mesma pessoa nesse caso opera-se a confuso. 2. Pela supresso das respectivas obras, por efeito de contrato ou de outro ttulo expresso. 3. Pelo no uso, durante dez anos contnuos.

Вам также может понравиться