Вы находитесь на странице: 1из 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Instituto de Fsica Fsica Geral e Experimental II-E

Oscilador Forado

Docentes: Anderson Farias; Eder Fbio; Mariana Figueiredo.

Salvador 2012

INTRODUO As Oscilaes foradas so aquelas em que uma fora externa atua constantemente sobre o sistema oscilante. Considerando que uma fonte de excitao atue periodicamente com uma frequncia sobre um corpo, teremos duas frequncias angulares associadas a esta sistema: a frequncia natural de oscilao o e a frequncia angular externa . Todos os corpos aps sofrerem apenas um estmulo de uma fonte externa oscilam livremente com uma frequncia angular prpria chamada de frequncia natural de oscilao o. Esta frequncia depende das caractersticas do corpo, como por exemplo, a massa, a rigidez, o comprimento, a espessura e o material do qual constitudo. Inicialmente o corpo que excitado pela fonte externa (um gerador de frequncia) no responde ao estmulo de maneira satisfatria. Isto se deve a resistncia inicial do sistema em sair de sua posio de equilbrio. Alm disso, o aparelho eltrico utilizado leva certo intervalo de tempo para funcionar de forma regular. Assim, o sistema passa por um perodo transitrio at que as condies se tornem aproximadamente constantes. A fonte externa fornece energia para o sistema fazendo com que a amplitude do movimento oscilatrio se modifique a depender da frequncia emitida. A amplitude dada em funo da frequncia angular da fora propulsora, e atinge um pico quando a frequncia da fora propulsora possui um valor prximo da frequncia de oscilao natural o do sistema. Esse fenmeno denomina-se ressonncia, ou seja, quando um sistema oscila na sua amplitude mxima para determinadas frequncias. Quando um oscilador amortecido deixado livre suas oscilaes tendem a parar. Porm, podemos manter constante a amplitude aplicando uma fora que varie periodicamente, como dado perodo e frequncia fixa. Essa fora ocasional chamada de fora propulsora.

Fundamentao Terica A fonte externa fornece energia para o sistema fazendo com que a amplitude do movimento oscilatrio se modifique a depender da frequncia emitida. Quando, = o, G=Y. a amplitude tem seu valor mximo: ( )

Onde usamos a igualdade b=m. , b o coeficiente da fora de atrito, proporcional a velocidade instantnea da massa m Fo a fora aplicada pela fonte externa. Vemos, com essa expresso, que o oscilador se comporta como se fora de restaurao da mola no existisse (no h o fator na expresso) e seu movimento fosse influenciado apenas pela fora de atrito. Quando menor b, menor o atrito e maior a amplitude de oscilao. A condio = o , a condio de ressonncia do oscilador e o valor de em que isso ocorre, frequncia de ressonncia. No caso de (no h atrito), a amplitude torna-se infinita. Na pratica, entretanto, isso no ocorre, pois sempre existe atrito nos processos reais. O fator de qualidade Q e dado por: Ele indica a existncia de muito ou pouco atrito no sistema, ou seja, quando menor o valor Q maior ser o atrito no sistema, ou seja, quanto menor o valor de Q maior ser o atrito entre os componentes do sistema e vice-versa. A ressonncia tem um papel fundamental na natureza e nas aplicaes tecnolgicas. Por exemplo, um receptor de rdio ou televiso um circuito eltrico que funciona como um oscilador. Para sintonizar uma emissora, variamos a frequncia natural de oscilao do circuito o de modo que ele fique em ressonncia com a frequncia do sinal enviado pela emissora (cada uma delas opera emitindo ondas de televiso ou rdio com uma dada frequncia).

Outro exemplo consiste em evitar que construes como torres e pontes e at mesmo edifcios (que possuem uma frequncia natural de oscilao) no tenham problema por entrar em ressonncia com vibraes causadas por foras externas, tais como mars, ventos etc. como no podemos mudar a frequncia natural de vibrao dessas estruturas, procuramos evitar a ressonncia aumentando o atrito o que diminui o fator de qualidade e a amplitude da oscilao.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Material utilizado 1. 2. 3. 4. 5. 6. Alto-falante Gerador de udio frequncia Frequencmetro Raio de roda de bicicleta Rgua Hastes, bases e garras.

Objetivos O objetivo do experimento realizado determinar as curvas de ressonncia de uma haste metlica variando seu comprimento, e em cada caso determinar o fator de amortecimento . O objetivo tambm analisar o comportamento da frequncia natural de oscilao diante da variao do comprimento da haste encontrando, atravs do mtodo dos mnimos quadrados, a equao que relaciona essas duas grandezas

Procedimento O experimento realizado consistiu em variar o comprimento de uma haste, observando a correspondente variao na amplitude. Para cada

tamanho da barra encontrou-se aproximadamente a maior amplitude. A partir desse valor frequncia para o qual a amplitude mxima, encontrou-se dois pontos com frequncia maior e dois com a frequncia menos. Assim foi possvel construir grficos para analisar a relao das variveis.

Respostas das questes. 1) Cada sistema ter um frequncia de ressonncia distinta devido a posio centro de massa ser alterada e consequentemente, as constantes K, m e serem modificadas. Como na ressonncia a frequncia da fora externa aproximadamente igual a frequncia natural obteremos valores de , modificando o comprimento L

distintos.

2) Se o comprimento da haste tendesse ao infinito L ,


consequentemente seu momento de inercia tambm tender ao infinito, como as frequncias natural do sistema e da

fora externa tenderiam a zero o 0 e 0.

3) De acordo com a equao

( )
[( ) ]

caso a

frequncia da fora externa tendesse ao infinito , a amplitude de oscilao tenderia a zero. J no caso da frequncia da fora externa tender a zero A( ) 0, as oscilaes no existiriam, porque no teria a possibilidade de a frequncia da fora externa ser igual a frequncia natural do sistema j que

4) No. Pois no oscilador forado, o valor da frequncia externa


dar o valor de A( ), depende dos valores das constantes m, E Fo independe das condies iniciais.

, que .

5) Q=

o/ , com Q , = o/Q, ento 0.

6) Uma Opo seria a troca do alto falante para um de mesmo raio,


mesma frequncia de resposta, ou seja, mesmo material e de maior resposta ao ser excitado por uma corrente eltrica, ou seja, maior deflexo vertical.

Concluso O procedimento experimental realizado demonstrou que a alterao no comprimento da barra varia sua frequncia natural de oscilao e que, em um sistema de oscilao forada, a frequncia de ressonncia diferente para cada comprimento de barra. medida que o comprimento da barra aumenta, a frequncia de ressonncia diminui. Uma caracterstica importante observada que existe um ponto onde a amplitude mxima e, em torno deste ponto, aumentando-se ou diminuindo-se a frequncia de ressonncia, a amplitude passa a ter valores menores. Encontramos tambm a relao entre a frequncia de ressonncia o e o comprimento da haste L, e conclumos que quanto maior o comprimento da haste menor a frequncia de ressonncia da mesma.

Вам также может понравиться