Вы находитесь на странице: 1из 7

MANTENEDORA

PLANO DE ENSINO

DISCIPLINA CDIGO NOME DIREITO DA INFORMTICA

CURSO DIREITO

SEMESTRE ELETIVA

CARGA HORRIA 40hs

COLEGIADO 2010.1

EMENTA Evoluo da Computao. Ferramentas de Busca na rea Jurdica. Elementos Digitais da rea Jurdica e Tpicos Especiais na Informtica Jurdica.

RELAES INTERDISCIPLINARES O direito da informtica na verdade uma parte da cincia jurdica responsvel por regulamentar a informtica, atuando, portando, em diversos ramos do direito, como no material e processual civil (assinatura digital, contratos no mundo virtual; registro de domnios; seguro de bens virtuais ou informatizados; responsabilidade civil, perturbaes

em geral, invaso da privacidade e destruio de propriedade virtual ou informatizada; provas ilcitas; direitos autorais sobre "software" e "hardware"; controle legal do contedo e forma dos "softwares"; competncia territorial; "juntada" regular de documentos; cincia e prazos; atividades irregulares no processo; composio judicial por meios eletrnicos, etc), penal (diferenciao dos crimes de informtica puros e impuros; valorao e pena; discusso acerca da tipicidade ou inaplicabilidade de dispositivos velhos em atividades realizadas por meio de aparelhagem eletrnica, classificao dos criminosos pelo tipo aplicvel, competncia territorial em crimes distncia, por exemplo), tributrio (tributao de atividades econmicas realizadas no mundo virtual, distino das atividades, aplicao ou no de certas normas tributrias; incidncia tributria territorial; regulamentao e legitimao da informtica como uma forma de pagamento, declarao de imposto, etc.) e at trabalhista (no "networking", ou trabalho realizado distncia atravs de instrumentos informatizados; incidncia legislativa em se tratando de "Networking" em diferentes pases), etc.

JUSTIFICATIVA O direito da informtica no um ramo autnomo, mas um conglomerado atpico dos mais variados campos legislativos, resultado de uma revoluo silenciosa da tecnologia. Embora a autonomia parea derivar das modificaes sociais que reclamam novos princpios e normas, a revoluo tecnolgica a mais recente fase da revoluo industrial, que se desenvolve para exigir nova postura frente s atividades sociais eminentemente inovadoras, cujo tratamento, apesar de se tornar especial em determinadas ocasies, no se distingue em essncia das outras atividades e estruturas existentes cujo tratamento se d pelas matrias clssicas do Direito moderno, da a sua importncia em estud-la atualmente.

OBJETIVOS

Gerais: Propiciar aos acadmicos a reflexo crtica referente ao contexto jurdico na rea da informtica sob uma perspectiva socioeconmica e cultural. Especficos: 1. Fornecer conceitos bsicos de Informtica, familiarizando os alunos com os respectivos termos tcnicos 2. Apresentar uma viso crtica sobre o uso das modernas tecnologias da informao e seu impacto na sociedade 3. Preparar o profissional do Direito para a utilizao do computador e da informtica nas atividades jurdicas 4. Identificar e apontar solues para os principais problemas jurdicos surgidos com o uso crescente da tecnologia da informao.

PROGRAMA UNIDADES CONTEDO PROGRAMTICO

I Evoluo da 1.1. Computador Digital: Histria Computao. 1.2. Computador e Sociedade. 1.2.1. Revoluo da Informao. 1.2.2. Sociedade da Informao. 1.2.3. Era da Informao. II Ferramentas 2.1. Ferramentas de Busca de Busca na rea 2.2. Pesquisa de legislao em meios eletrnicos. Jurdica 2.2. Pesquisa de doutrina em meios eletrnicos. 2.3. Pesquisa de jurisprudncia em meios eletrnicos. 2.4. Servios disponveis na internet na rea jurdica.

III

Elementos 3.1. Documento eletrnico. da rea 3.2. Contrato eletrnico. 3.3. Relaes de consumo em ambiente eletrnico. 3.4. Os meios eletrnicos e a tributao. 3.5. Direitos autorais em ambiente eletrnico. 3.6. Trabalho em ambiente eletrnico. 3.7. Informatizao do processo judicial.

Digitais Jurdica

IV

Tpicos 4.1. Criptografia. Assinatura digital. 4.3. Privacidade em ambiente eletrnico. 4.4. Computao Forense.

Especiais na rea 4.2. Crimes de informtica. Jurdica

METODOLOGIA DE ENSINO As atividades da disciplina envolvero: (a) aulas expositivas/dialogadas; (b) seminrios (c) debates dos temas; (d) avaliaes (e) utilizao de recursos prprios dos meios eletrnicos (formulrio eletrnico, e-mail, etc). No laboratrio de informtica sero desenvolvidas atividades prticas relacionadas com os vrios itens do programa tendo o aluno acesso a microcomputador, para seu uso, no horrio das aulas. As atividades prticas sero realizadas principalmente na internet.

AVALIAO

Sero utilizadas diferentes estratgias de avaliao:

1. Avaliao escrita objetiva e subjetiva; 2. Seminrios;


3. Debates; A Verificao Parcial resultar da somatria das atividades acima informadas e a pontuao total 10,0. A Verificao Semestral resultar da somatria das seguintes atividades: Avaliao escrita e outras atividades (debates, discusso de textos): 5,0 pontos Avaliao Transversal : 2,0 pontos Trabalho de Graduao Interdisciplinar: 3,0 pontos

REFERNCIAS BSICAS: CORRA, Gustavo Testa. Aspectos Jurdicos da Internet. So Paulo: Saraiva, 2000. CAPRON, H. L.; JONSON, J.A. Introduo Informtica. 8 edio. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. MANZANO, Jos Augusto Navarro Garcia. BROFFICE. ORG 2.0. So Paulo: Ed. rica, 2006. COMPLEMENTARES: BLUM, Renato Opice (organizador). Direito Eletrnico. A Internet e os Tribunais. EDIPRO, 2001. FOINA, Paulo Rogrio. Tecnologia de Informao-Planejamento e Gesto. So Paulo: Atlas, 2001.

LUCCA, Newton de (coordenador). Relevantes. So Paulo: EDIPRO, 2000.

Direito e Internet. Aspectos Jurdicos

MANZANO, Andr Luiz N.G.; MANZANO, Maria Izabel N.G. Estudo Dirigido de Informtica Bsica. So Paulo: Ed. rica, 2007. PECK, Patricia. Direito Digital. So Paulo: Saraiva, 2002. ROVER, Aires Jos (organizador). Direito, Sociedade e Informtica. Limites e Perspectivas da Vida Digital. Portugal: Boiteaux, 2000. SCHOUERI, Lus Eduardo (organizador). Internet. O Direito na Era Virtual. Rio de Janeiro: Forense, 2001.

PROFESSOR(A):

ASSINATURA:

COLEGIADO DO CURSO

ATA DE APROVAO N _________ ASSINATURAS:

FACULDADE ATUAL ____/____/____ COORDENADOR

Вам также может понравиться