Вы находитесь на странице: 1из 18

Trabalho apresentado no III ENECULT Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, realizado entre os dias 23 a 25 de maio de 2007, na Faculdade de Comunicao/UFBa,

, Salvador-Bahia-Brasil.

Polticas Culturais no Brasil: balano e perspectivas


Lia Calabre

No Brasil a relao entre o Estado e a cultura tem uma longa histria. Entretanto a elaborao de polticas para o setor, ou seja, a preocupao na preparao e realizao de aes de maior alcance, com um carter perene, datam do sculo XX.1 O estudo de tais polticas tambm um objeto de interesse recente. Sobre as dcadas de 1930 e 1940 existe um nmero razovel de trabalhos que tratam da ao do estado sobre a cultura. importante ressaltar que na maioria dos casos as aes no so necessariamente tratadas como polticas culturais. Segundo Eduardo Nivn Boln, a poltica cultural como uma ao global e organizada algo que surge no perodo ps-guerra, por volta da dcada de 1950. At ento, o que se verificava eram relaes, de tenso ou no, entre o campo do poltico e o da cultura e da arte em geral, gerando atos isolados. A institucionalizao da poltica cultural uma caracterstica dos tempos atuais. Um marco internacional na institucionalizao do campo da cultura foi o da criao, em 1959, do Ministrio de Assuntos Culturais da Frana, promovendo aes que se tornaram referencia para diversos pases ocidentais. Philippe Urfalino em um estudo sobre o que denomina de a inveno da poltica cultural da Frana chama a ateno para o fato de que a poltica cultural evolui a partir do somatrio de aes dos segmentos administrativos, dos organismos em geral e dos meios artsticos interessados e que, de certa

Foi a partir da dcada de 1930 que Estado brasileiro passou por um processo de reforma administrativa que tentou implantar polticas governamentais especficas e com alcance nacional para uma srie de setores. No recenseamento de 1940, por exemplo, a cultura mereceu a publicao de um volume especfico, com consideraes sobre as diversas reas de abrangncia.

forma, os estudos de poltica cultural contribuem para a constituio de uma espcie de histria da ideologia cultural do Estado. (Urfalino, 2004. p 10-11) Este artigo, na primeira parte, pretende resgatar sinteticamente a trajetria histrica da relao estado/cultura no campo das polticas culturais, com a ateno voltada para alguns momentos que podem ser considerados marcos nos processos de mudana. Em seguida so apresentadas algumas consideraes sobre o papel a ser cumprido pelas polticas culturais, acompanhadas de alguns dos desafios para a realizao das mesmas.

Recompondo a cena histrica

Durante o governo de Getlio Vargas (1930-1945) foram implementadas o que se pode chamar de primeiras polticas pblicas de cultura no Brasil. Nesse perodo, foi tomada uma srie de medidas, objetivando fornecer uma maior institucionalidade para o setor cultural. O exemplo mais clssico dessa ao est na rea de preservao do patrimnio material quando em 1937, foi criado o Servio do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (SPHAN). Desde a dcada de 1920, os intelectuais modernistas vinham realizando uma forte campanha em favor da preservao das cidades histricas, em especial daquelas pertencentes ao ciclo do ouro em Minas Gerais. Outras iniciativas federais do perodo so a criao do Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE) e do Instituto Nacional do Livro (INL). Em julho de 1938 foi criado o primeiro Conselho Nacional de Cultura, composto por sete membros. No volume sobre a Cultura Brasileira, publicado junto com o Recenseamento Geral do Brasil de 1940, o governo registrava a inteno de criar um rgo de pesquisa estatstica especfico para as reas de educao e cultura. Foi tambm merecedora de ateno especial pelo governo Vargas a rea da radiodifuso.2 O decreto-lei n 21.111, de 1932, regulamentou o setor, normatizando, inclusive, questes como a da veiculao de publicidade, da formao de tcnicos, da potncia de equipamentos, entre outras. (Calabre. 2003)
2

As reas de rdio e depois de televiso nunca estiveram sob a gesto dos ministrios da Educao ou da Cultura.

O perodo seguinte, entre 1945 e 1964, o grande desenvolvimento na rea cultural se deu no campo da iniciativa privada. Em 1953, o Ministrio da Educao e Sade foi desmembrado, surgindo os Ministrios da Sade (MS) e o da Educao e Cultura (MEC). O Estado no promoveu, nesse perodo, aes diretas de grande vulto no campo da cultura. Em linhas gerais a estrutura montada no perodo anterior foi mantida. Algumas instituies privadas como o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o Museu de Arte de So Paulo, a Fundao Bienal, entre outras, foram declaradas de utilidade pblica e passaram a receber subvenes do governo federal, porm sempre de maneira descontinuada, nada que se possa chamar de uma poltica de financiamento ou de manuteno de instituies culturais. Alguns grupos, como o Teatro Brasileiro de Comdia, tambm receberam auxlio financeiro do governo. Era o momento do crescimento e da consolidao dos meios de comunicao de massa do rdio e da televiso mais especificamente, mas tambm do cinema. O trmino da Segunda Guerra Mundial, em 1945, permitiu o retorno da produo de aparelhos de rdio e de equipamentos de transmisso. Ainda na dcada de 1940, o nmero de emissoras de rdio cresceu na ordem de 100%.3 Na dcada de 1950 a televiso chegava ao Brasil se popularizando rapidamente. No campo da produo artstica em geral, surgiam grupos que propunham a utilizao de novas linguagens aliada a uma maior autonomia no processo de criao. Em 1961, o presidente Jnio Quadros recriou o Conselho Nacional de Cultura, subordinado a presidncia da repblica e composto por comisses das reas artsticas e de alguns rgos do governo. A idia era a da instalao de um rgo responsvel pela elaborao de planos nacionais de cultura. Com as mudanas polticas do pas, j em 1962, o Conselho retorna para a subordinao do MEC, mantendo as suas atribuies. A partir de 1964, com o incio do governo militar os rumos da produo cultural so alterados, o Estado foi retomando o projeto de uma maior institucionalizao do campo da produo artstico-cultural. Durante a presidncia de Castelo Branco (1964-1967), surgiu nos quadros do governo a discusso sobre a necessidade da elaborao efetiva de uma poltica nacional de cultura. Em meados de 1966 foi formada uma comisso para estudar a reformulao do Conselho Nacional de Cultura de maneira a dot-lo de estrutura que o

Segundo os dados publicados nos Anurios Estatsticos do IBGE, entre os anos de 1940 e 1944 foram inauguradas 39 novas emissoras de rdio e no perodo de 1945 a 1949 foram 79 novas emissoras.

possibilitasse assumir o papel de elaborador de uma poltica cultural de alcance nacional. (Calabre. 2006) Em novembro de 1966, foi criado o Conselho Federal de Cultura - CFC, composto por 24 membros indicados pelo Presidente da Repblica. Alguns planos de cultura foram apresentados ao governo, em 1968, 1969 e 1973, mas nenhum deles foi integralmente posto em prtica. A questo central dos planos era a da recuperao das instituies nacionais tais como a Biblioteca Nacional, o Museu Nacional de Belas Artes, o Instituto Nacional do Livro, etc de maneira que pudessem passar a exercer o papel de construtores de polticas nacionais para suas respectivas reas. O CFC tinha a atribuio de analisar os pedidos de verba ao MEC instituindo uma poltica de apoio a uma srie de aes, papel exercido efetivamente at 1974. Durante muito tempo a estrutura do Ministrio esteve toda voltada para a rea de educao. O Departamento de Assuntos Culturais - DAC, dentro do MEC, foi criado somente em 1970, atravs do Decreto 66.967. No final governo do Presidente Mdici (1969-1974), durante a gesto do ministro Jarbas Passarinho (1969-1973), foi elaborado o Plano de Ao Cultural (PAC), apresentado pela imprensa da poca como um projeto de financiamento de eventos culturais. O PAC abrangia o setor de patrimnio, as atividades artsticas e culturais, prevendo ainda a capacitao de pessoal. Ocorria, ento, um processo de fortalecimento do papel da rea da cultura.4 Lanado em agosto de 1973, o Plano teve como meta a implementao de um ativo calendrio de eventos culturais patrocinados pelo Estado, com espetculos nas reas de msica, teatro, circo, folclore e cinema com circulao pelas diversas regies do pas, ou seja uma atuao no campo da promoo e difuso de atividades artstico-culturais. 5 A gesto do ministro Ney Braga, durante o governo Geisel (1974-1978), foi um perodo de efetivo fortalecimento da rea da cultura, com a criao de rgos estatais que passaram atuar em novas reas, tais como: o Conselho Nacional de Direito Autoral (CNDA), o Conselho Nacional de Cinema, a Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro e a Fundao Nacional de Arte (FUNARTE). Para Srgio Miceli o ministro Ney Braga conseguiu:
4

Os recursos financeiros do PAC vinham do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE). 5 Um dia para a cultura. In: Veja, p. 66-70. 15/08/1973.

... inserir o domnio da cultura entre as metas da poltica de desenvolvimento social do governo Geisel. Foi a nica vez na histria republicana que o governo formalizou um conjunto de diretrizes para orientar suas atividades na rea da cultura, prevendo ainda modalidades de colaborao entre os rgos federais e de outros ministrios, como por exemplo, o Arquivo Nacional do Ministrio da Justia e o Departamento Cultural do Ministrio das Relaes Exteriores, com secretarias estaduais e municipais de cultura, universidades, fundaes culturais e instituies privadas. ( Micelli, 1984.p. 75) A criao dos novos rgos cumpria parte das metas previstas na Poltica Nacional de Cultura, que tinha como objetivos principais: a reflexo sobre qual o teor da vida do homem brasileiro, passando preservao do patrimnio, ao incentivo criatividade, difuso da criao artstica e integrao, esta para permitir a fixao da personalidade cultural do Brasil, em harmonia com seus elementos formadores e regionais. A Poltica havia sido elaborada por um grupo de trabalho, a pedido do Ministro, contendo definies, fundamentos legais e traando as diretrizes de atuao do MEC.6 Nesse mesmo perodo tinha incio, fora do mbito do MEC, um projeto que resultou na criao do Centro Nacional de Referncia Cultural (CNRC). 7 O Ministrio da Indstria e Comrcio e o governo do Distrito Federal firmaram um convnio prevendo a formao de um grupo de trabalho, sob a direo de Alosio Magalhes, para estudar alguns aspectos e especificidades da cultura e do produto cultural brasileiro. Os principais objetivos do projeto eram o de propiciar o desenvolvimento econmico, a preservao cultural e a criao de uma identidade para os produtos brasileiros. Em 1976 o projeto foi definitivamente oficializado atravs de um convnio entre a Secretaria de Planejamento, o Ministrio das Relaes Exteriores, o Ministrio da Indstria e do Comrcio, a Universidade de Braslia e a Fundao Cultural do Distrito Federal. Em 1979, Alosio

O MEC j possua a Poltica Nacional Integrada da Educao e a Poltica Nacional de Educao Fsica e Desportos. A Poltica Nacional de Cultura estava inserida no projeto de elaborao de polticas especficas para as reas de competncia do MEC. 7 O CNRC deu origem, em 1979, a Fundao Nacional Pr-Memria.

criou, no mbito do MEC a Fundao Nacional Pr-Memria, ampliando o trabalho do CNRC. (Magalhes. 1997) No final da dcada de 1970 temos mais um momento destacado no processo de redirecionamento da poltica do Ministrio. O Departamento de Assuntos Culturais foi substitudo pela Secretaria de Assuntos Culturais, mais que uma simples troca de ttulos ocorreu uma clara diviso da atuao em duas vertentes distintas dentro de uma mesma secretaria: uma vertente patrimonial 8 e outra de produo, circulao e consumo da cultura. O papel da Secretaria ficava mais fortalecido dentro do MEC. Em 1981, Alosio Magalhes assumiu a direo da secretaria que passou a se chamar Secretaria de Cultura, sendo formada por duas subsecretarias: a de Assuntos Culturais - ligada a Funarte e a de Patrimnio ligada ao Iphan e a Fundao Pr-Memria. (Botelho.2000) O processo de institucionalizao do campo da cultura dentro das reas de atuao de governo ocorrido na dcada de 1970 no ficou restrito ao nvel federal. Nesse mesmo perodo o nmero de secretarias de cultura e de conselhos de cultura de estados e municpios tambm cresceu.
9

Em 1976, ocorreu o primeiro encontro de Secretrios

Estaduais de Cultura, dando origem a um frum de discusso que se mantm ativo e que muito contribuiu para reforar a idia da criao de um ministrio independente. Em 1985, durante o governo do Presidente Jos Sarney, foi criado o Ministrio da Cultura. Dentro dos rgos que compunham a Secretaria de Cultura muitos eram de opinio de que mais valia uma secretaria forte que um ministrio fraco. Um dos maiores defensores dessa idia foi Alosio Magalhes, que havia falecido em 1982. Logo de incio o Ministrio enfrentou muitos problemas, tanto de ordem financeira como administrativa. Faltava pessoal para cuidar do conjunto de atribuies que cabem a um Ministrio, recursos financeiros para a manuteno dos programas existentes e at mesmo espao fsico para a acomodao da nova estrutura. Ocorreu tambm um processo de substituio contnua na chefia da pasta. Jos Aparecido de Oliveira foi nomeado Ministro da Cultura, logo

Definida por Alosio Magalhes como aquela que est preocupada em saber guardar o j cristalizado de nossa cultura, buscando identificar esse patrimnio, recupera-lo, preserva-lo, revitaliz-lo, reverenci-lo e devolv-lo a comunidade a que pertena. (Magalhes, 1997. p.144) 9 As primeiras secretarias e conselhos de cultura datam da dcada de 1960.

substitudo por Alusio Pimenta, que por sua vez passou o cargo, em 1986, para Celso Furtado. Na tentativa de criar novas fontes de recursos para a impulsionar o campo de produo artstico-cultural foi promulgada a primeira lei de incentivos fiscais para a cultura. A Lei n 7.505, de 02 de junho de 1986, que ficou conhecida como Lei Sarney. O objetivo era o de buscar superar as dificuldades financeiras que o campo da administrao pblica federal da cultura sempre enfrentou. O oramento ficava em grande parte comprometido com a administrao do Ministrio e de seus rgos vinculados. A criao do novo Ministrio acabou por significar um menor aporte de recursos financeiros para a rea. Diferentemente da educao a cultura no conseguiu criar um fundo que no sofresse cortes oramentrios. Em 1990, sob o governo de Fernando Collor o Ministrio da Cultura foi extinto junto com diversos de seus rgos.10 A estrutura que naquele momento era insuficiente, ficou em situao insustentvel. Muitos dos funcionrios dos rgos extintos foram colocados em disponibilidade. Diversos projetos e programas foram suspensos. A Lei Sarney, que vinha apresentando alguns problemas na forma de aplicao tambm foi revogada. Entre maro de 1990 e dezembro de 1991, o governo federal no realizou investimentos na rea da cultura. A retirada do governo federal de cena faz com que uma maior parte das atividades culturais passassem a ser mantidas pelos estados e municpios.11 Em 23 de dezembro de 1991, foi promulgada a Lei 8.313, que instituiu o Programa Nacional de Apoio Cultura. A nova lei, que ficou conhecida como Lei Rouanet, era um aprimoramento da Lei Sarney e comeou, lentamente, a injetar novos recursos financeiros no setor atravs do mecanismo de renncia fiscal.
10

Foram extintos: a Fundao Nacional de Artes Cnicas FUNDACEN; a Fundao do cinema Brasileiro; a EMBRAFILME; a Fundao Nacional Prleitura, o Conselho Federal de Cultura o Conselho Consultivo do Sphan. A Fundao Pr-Memria e o SPHAN foram transformados em Instituto Brasileiro do Patrimnio Cultural e a FUNARTE em Instituto Brasileiro de arte e Cultura IBAC. 11 A Constituio de 1988 forneceu aos municpios uma maior autonomia, delegando aos mesmos algumas responsabilidades. Essa nova conjuntura poltica contribuiu para a ampliao da ao dos governos locais sobre as atividades culturais.

Em 1992, sob o governo de Itamar Franco, o Ministrio da Cultura foi recriado e, a partir da, tambm algumas de suas instituies como a FUNARTE. Em seguida, em 1993, foi criada uma lei de incentivo especfica para a rea do audiovisual, com foco especial no cinema, ampliando os percentuais de renncia a serem aplicados. Tinha incio o processo da conformao de uma nova poltica, mais voltada para as leis de mercado, na qual o Ministrio tinha cada vez menos poder de interferncia. A gesto do Ministro Francisco Weffort, sob a presidncia de Fernando Henrique Cardoso, foi o momento da consagrao desse novo modelo que transferiu para a iniciativa privada, atravs da lei de incentivo, o poder de deciso sobre o que deveria ou no receber recursos pblicos incentivados. Ao longo da gesto Weffort, a Lei Rouanet se tornou um importante instrumento de marketing cultural das empresas patrocinadoras. A Lei foi sofrendo algumas alteraes que foram subvertendo o projeto inicial de conseguir a parceira da iniciativa privada em investimentos na rea da cultura. As alteraes ampliaram um mecanismo de exceo, o do abatimento de 100% do capital investido pelo patrocinador. Em sntese isso significa que o capital investido pela empresa, que gera um retorno de marketing, todo constitudo por dinheiro pblico, aquele que seria pago de impostos. O resultado final o da aplicao de recursos que eram pblicos a partir de uma lgica do investidor do setor privado. Esta passou a ser a poltica cultural do Ministrio na gesto Weffort. O resultado de todo esse processo foi o de uma enorme concentrao na aplicao dos recursos. Um pequeno grupo de produtores e artistas renomados so os que mais conseguem obter patrocnio. Por outro lado grande parte desse patrocnio se mantm concentrado nas capitais da regio sudeste. As reas que fornecem aos seus patrocinadores pouco retorno de marketing so preteridas, criando tambm um processo de investimento desigual entre as diversas reas artstico-culturais, mesmo nos grandes centros urbanos. Essa foi a conjuntura herdada pelo Ministro Gilberto Gil, no governo do Presidente Lula.

Polticas pblicas de cultura: um campo em construo Partindo de um conceito de cultura que englobe o conjunto dos saberes e dos fazeres a relao estado e cultura passa a estar presente no conjunto dos rgos que compem o

governo. Logo, a elaborao de polticas deve partir da percepo da cultura como de bem da coletividade e da observao da interferncia nas prticas culturais enraizadas das aes levadas a cabo pelas mais diversas reas governamentais (sade, educao, meio-ambiente, planejamento urbano, entre outras).12 Durante muito tempo a ao do Estado ficou restrita a preservao daquilo que comporia o conjunto dos smbolos formadores da nacionalidade, tais como o patrimnio edificado e as obras artsticas ligadas cultura erudita (composies, escritos, pinturas, esculturas, etc.). O papel de guardio da memria nacional englobava atribuies de manuteno de um conjunto restrito de manifestaes artsticas. As manifestaes populares deveriam ser registradas e resgatadas dentro do que poderia ser classificado como o folclore nacional. 13 A partir da dcada de 1950 os organismos internacionais passam, gradativamente, a trabalhar com a noo de bens culturais, tornando usual a expresso patrimnio cultural. Em 1972, temos a Carta do Mxico em defesa do Patrimnio cultural, que apresenta a definio de patrimnio como o conjunto dos produtos artsticos, artesanais e tcnicos, das expresses literrias, lingsticas e musicais, dos usos e costumes de todos os povos e grupos tnicos do passado e do presente. Tambm nesse momento, dentro da conveno da UNESCO, a Bolvia lidera um movimento pela realizao de estudos que apontassem formas jurdicas de proteo s manifestaes da cultura tradicional e popular. Surgem em 1989, as Recomendaes sobre a Salvaguarda da Cultura Tradicional e Popular da UNESCO, um instrumento legal que fornece elementos para a identificao, a preservao e a continuidade dessa forma de patrimnio. Em 2000, temos no Brasil, a criao do Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial, dando incio ao processo de efetivao de um campo especfico de atuao dentro da rea de preservao de patrimnio.
12

Essas recomendaes se encontram presentes nos documentos internacionais da Unesco e so partilhadas por uma srie de estudiosos como Isaura Botelho, entre outros. 13 interessante observar que no momento da criao do Servio de Patrimnio Histrico e Artstico Nacional ainda no era usual o conceito de patrimnio cultural e que independente das recomendaes presente no projeto original de Mrio de Andrade, prevaleceu no decreto a viso de patrimnio histrico, material e artstico.

Em 2005, a Unesco props a adoo da Conveno para a Proteo e Promoo da Diversidade das Expresses Culturais, conhecida por Conveno da Diversidade. Seu texto reafirma as relaes entre cultura e desenvolvimento procurando criar uma nova plataforma para a cooperao internacional. Um dos seus aspectos mais destacados a reafirmao da soberania dos pases para elaborar suas polticas culturais, tendo em vista a proteo e promoo da diversidade das expresses culturais, buscando criar condies para que as culturas floresam e interajam com liberdade de uma forma que beneficie mutuamente as partes envolvidas. Depois de ratificada pelos pases membros da Unesco a Conveno entra em vigor em maro de 2007. Na dcada de 1990, novas questes se colocam para o campo da produo cultural. Tornam-se mais comuns os estudos e as discusses sobre as relaes entre economia e cultura. O campo da economia da cultura ainda visto com uma enorme desconfiana por diversos setores. No caso promoo da diversidade, por exemplo, esto envolvidos fortes interesses econmicos que dizem respeito ao comrcio internacional de bens e servios culturais. Segundo Pedro Tierra, no programa de governo elaborado na campanha do Presidente Lula a rea da economia da cultura abrange tanto a indstria de entretenimento como a produo e difuso das festas populares e objetos artesanais, ou seja, a rea capaz de gerar ativos econmicos independentemente de sua origem, suporte ou escala. (Tierra. 2005) Dentro dessa perspectiva o governo vem buscando produzir informaes que contribuam para tornar mais visveis esses ativos econmicos. Em 2004, o Ministrio da Cultura firmou um acordo de cooperao tcnica com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica com o objetivo de desenvolver uma base de informaes relacionada ao setor cultural a partir das pesquisas correntes produzidas pela instituio. A reunio de dados relacionados ao setor cultural tem como principais objetivos fomentar estudos, fornecer aos rgos governamentais e privados subsdios para elaborao de planos, aes e polticas e contribuir para a delimitao do que produto cultural e servio cultural. Em termos gerais podemos dizer que os primeiros quatro anos de gesto do Ministro Gil foram de construo real de um Ministrio da Cultura. Desde a criao em 1985, o rgo passou por uma srie de crises e processos de descontinuidade. A gesto do Ministro Weffort (oito anos) foi acompanhada por uma poltica de Estado mnimo, o que para um

ministrio que mal havia sido recriado trouxe enormes dificuldades operacionais. Ao terminar tal gesto o Minc tinha como principal atividade aprovar os processos que seriam financiados atravs da Lei de Incentivo Cultura. No primeiro ano da gesto do Ministro Gil, foi elaborado um plano de ampla reformulao da estrutura do Minc. Logo de incio foram previstas alteraes radicais na lei de incentivo.14 Antes de implementar as mudanas, o Ministrio realizou uma srie de consultas e fruns com participao de diversos segmentos da rea artstica e da sociedade em geral, onde ficaram evidenciadas tanto as distores acarretadas pela forma da aplicao da lei, quanto sua extrema importncia para o setor artstico-cultural. Estavam abertos os primeiros canais de dilogo entre o Minc e a sociedade civil. Internamente foi planejada a criao de secretarias, buscando uma racionalizao do trabalho que levasse a uma definio do papel do prprio Ministrio dentro do sistema de governo. Foram criadas as secretarias de Polticas Culturais, de Articulao Institucional, da Identidade e da Diversidade Cultural, de Programas e Projetos Culturais e a de Fomento a Cultura. Estava formada uma nova estrutura administrativa para dar suporte elaborao de novos projetos, aes e de polticas.

Desafios para o processo de implementao de poltica culturais Uma poltica cultural atualizada deve reconhecer a existncia da diversidade de pblicos, com as vises e interesses diferenciados que compem a contemporaneidade. No caso brasileiro, temos a premncia de reverter o processo de excluso, da maior parcela do pblico, das oportunidades de consumo e de criao culturais. Nestor Canclini utiliza o conceito de hibridizao cultural como uma ferramenta para demolir a concepo do mundo da cultura em trs camadas: culta, popular e massiva. O conceito de hibridizao abrange diversas mesclas interculturais, no apenas as raciais, que se costuma encaixar no termo mestiagem, ou as preponderantemente religiosas, categorizadas enquanto sincretismos.
14

Tais alteraes no ocorreram. O que houve foi a criao de alguns critrios e normas que permitissem uma melhor distribuio dos recursos, porm ainda muito longe do nvel ideal.

A promoo de polticas de carter mais universal tem como desafio, segundo Pierre Bourdieu, a questo de um processo de desigualdade natural das necessidades culturais. Para o socilogo francs necessrio ter cautela na aplicao mecnica e simplista de uma poltica de acesso. Ao analisar a questo do pblico dos museus de arte em diferentes cidades da Europa, ele alerta para o fato de que: ...se incontestvel que nossa sociedade oferece a todos a possibilidade pura de tirar proveito das obras expostas no museu, ocorre que somente alguns tm a possibilidade real de concretiz-la. Considerando que a aspirao prtica cultural varia como a prtica cultural e que a necessidade cultural reduplica medida que esta satisfeita, a falta de prtica acompanhada pela ausncia do sentimento dessa privao. (Bourdieu e Darbel. 2003, p. 69) A poltica de franqueamento das diversas atividades culturais ao conjunto da sociedade tem como desafio o compartilhamento dessas mltiplas linguagens com esse mesmo conjunto. Segundo Tereza Ventura, o desafio que se impe combinar processos culturais particulares com direitos de cidadania universais. (Ventura. 2005. p. 88) A ao na rea da cultura tem sido frequentemente vista atravs de uma viso limitada ao acontecimento episdico, ao evento, inclusive por muitos dos gestores da rea pblica. Qualquer processo de gesto requer diretrizes, planejamento, execuo e avaliao de resultados, e com a cultura no ocorre diferente. Um dos grandes desafios da gesto pblica da cultura na avaliao das aes implementadas tem relao com os objetivos e multiplicidade de efeitos buscados ou por ele alcanados. As aes pblicas tm que demonstrar minimamente coerncia entre o que se diz buscar e as aes postas em prtica. No existe relao direta de causa e efeito no campo da ao cultural, o que torna complexa a avaliao. Parte das aes interagem com o campo das mentalidades, das prticas culturais enraizadas, necessitando de um tempo mais longo para gerarem resultados visveis. Nesse caso o grande desafio o de criar projetos que no sejam desmontados a cada nova administrao, gerando um ciclo contnuo de desperdcio de recursos e de trabalho. Um dos possveis caminhos a serem seguidos nesse processo de construo de polticas de longo prazo o do envolvimento dos agentes atingidos por tais polticas. O pas

vive hoje um movimento contnuo de construo de projetos coletivos de gesto pblica nas mais variadas reas. So cada vez mais atuantes os conselhos que contam com a participao efetiva da sociedade civil. Os produtores, os agentes, os gestores culturais, os artistas, o pblico em geral, tambm vm buscando formas de participar e de interferir nos processos de decises no campo das polticas pblicas culturais. Ressurgem movimentos de valorizao das manifestaes culturais locais que incentivam tanto a redescoberta dos artistas da comunidade, como de novas formas de produo artstico-culturais. Aumentam as demandas por uma maior formao e especializao dos agentes culturais locais em todos os nveis, do arteso aos responsveis pelas atividades burocrticas, que devem implementar seus projetos buscando uma autonomia cultural. A base de um novo modelo de gesto est no reconhecimento da diversidade cultural dos distintos agentes sociais e na criao de canais de participao democrtica. A tendncia mundial aponta para a necessidade de uma maior racionalidade do uso dos recursos, buscando obter aes ou produtos (um centro de cultura, um museu, uma biblioteca, um curso de formao) capazes de se transformar em multiplicadores desses ativos culturais. a falncia do modelo de uma poltica de pulverizao de recursos, como foi o caso do Programa de Ao Cultural da dcada de 1970, que, mesmo cobrindo vastos espaos territoriais, no evitou a falta de integrao entre eventos que foram percebidos e vivenciados de maneira isolada, ou seja, mobilizou uma grande soma de recursos com um resultado pequeno, mas que ainda vem sendo insistentemente utilizado por algumas administraes. No caso brasileiro, encontramos, nos diversos nveis de governo, rgos responsveis pela gesto cultural. Em todos eles esto presentes os problemas da carncia de recursos. fundamental definir as relaes que podem e devem ser estabelecidas entre os vrios rgos pblicos de gesto cultural nos nveis federal, estadual e municipal, e destes com outras reas governamentais, com as instituies privadas e com a sociedade civil. Existe uma srie de competncias legais comuns entre a Unio, os estados e os municpios. Entre as quais podemos destacar a funo de proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histrico, artstico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais e os stios arqueolgicos. Uma conseqncia visvel disso a da existncia de uma srie instituies como museus, centros culturais, galerias de arte, bibliotecas, teatros, etc., sob

administrao indistinta da Unio, dos Estados e dos municpios.

Estas instituies

possuem acervos similares e promovem, muitas vezes, atividades idnticas sem ao menos buscar uma integrao, ou um planejamento partilhado. No existem polticas nacionais, por exemplo, de gesto desses acervos. No existe um lugar que centralize essas informaes permitindo ao governo um real conhecimento da atual situao, subsdio indispensvel para a elaborao de polticas. H a necessidade de realizar algumas partilhas de tarefas entre os diversos nveis de governo, evitando duplicidades ou, ao contrrio, omisso de aes, como comumente ocorre na rea dos bens tombados. A diversidade cultural coloca em pauta a questo da democratizao cultural. Um processo contnuo de democratizao cultural deve estar baseado em uma viso de cultura como fora social de interesse coletivo, que no pode ficar dependente das disposies do mercado. Numa democracia participativa a cultura deve ser encarada como expresso de cidadania, um dos objetivos de governo deve ser, ento, o da promoo das formas culturais de todos os grupos sociais, segundo as necessidades e desejos de cada um, procurando incentivar a participao popular no processo de criao cultural, promovendo modos de autogesto das iniciativas culturais. A cidadania democrtica e cultural contribui para a superao de desigualdades, para o reconhecimento das diferenas reais existentes entre os sujeitos em suas dimenses social e cultural. Ao valorizar as mltiplas prticas e demandas culturais, o Estado est permitindo a expresso da diversidade cultural.

Questes presentes e desafios para o futuro Podemos afirmar que hoje duas questes centrais compem a pauta das polticas de cultura: a da diversidade cultural e a da economia da cultura. As problemticas que as envolve tm uma srie de pontos interseccionados, alguns deles sero apresentados a seguir, acompanhados por possveis formas de atuao na elaborao de polticas. O primeiro ponto o da defesa da diversidade como elemento fundamental para a continuao da existncia das prprias sociedades e que comporta como proposies de poltica: Aquela que considera os vrios aspectos da diversidade, no se contentando, por exemplo, com a mera preservao do variado como na construo de um enorme

museu de objetos vivos, destinado ao prazer daqueles que so de fora daquela comunidade. Promoo da diversidade como lugar de dilogo constante entre grupos e no como lugar da formao de grupos isolados. Utilizao da questo da diversidade como bandeira fundamental contra o processo de globalizao uniformizadora. O segundo ponto o de que essencial a garantia e a defesa dos produtos e do mercado cultural, ou seja, o que diz respeito a forma de ao do Estado sobre o mercado de bens culturais, regulando os excessos e que pode ter como objetivos principais: Implementar aes que inibam a interveno mercadolgica devastadora (como, por exemplo, alteraes de calendrios e de tempo de durao) em festejos e celebraes tradicionais. Desenvolver aes que elevem o grau de autonomia de deciso dos grupos envolvidos sobre os bens e servios culturais. Adotar medidas que garantam um tratamento diferenciado entre os produtos culturais e os mercantis. O terceiro ponto o da implementao de uma maior abertura no intercmbio cultural internacional. A manuteno da diversidade no implica na gerao de um processo de isolamento cultural. H a necessidade da realizao de intercmbios diversos, em condies equilibradas e no a submisso ao tipo de relao que vem sendo imposta pelo crescente processo de globalizao. Para tanto podem ser elaboradas polticas que visem: Apoiar aes pautadas em relaes transnacionais, sem submisses ou dependncias. Criar polticas de defesa da circulao da produo cultural em nveis mundiais, elevando ao mximo a idia de diversidade. Ampliar o conceito de globalizao, diferenciando-o da dominao cultural norteamericana. Formular procedimentos que estimulem o efetivo cumprimento dos acordos internacionais no campo. Implementar de aes que coloquem cada vez mais a cultura como um dos elementos centrais nos acordos internacionais.

No quarto ponto est a necessidade de tratamento das manifestaes culturais como parte do patrimnio de um povo, que deve ser protegido frente a ameaas de natureza diversa e que necessita de polticas que contribuam para a: Elaborao de formas de ao quando por um motivo qualquer um grupo, tradio ou manifestao se veja ameaado de desintegrao e/ou desapario. Formulao procedimentos que recuperem a capacidade do Estado de regular, de proteger e fomentar a produo cultural. Promoo de aes com a conscincia de que cultivar a diversidade implica, sim, em abalar o conceito tradicional de nacionalidade. necessrio atualizar os marcos conceituais. O quinto ponto diz respeito importncia da integrao das aes de maneira interministerial. A diviso das reas em ministrios deveria ter a finalidade de aumentar a governabilidade e no de fracionar o Estado, dificultando sua ao. Este desafio est diretamente ligado a construo de novas prticas administrativas dentro do Estado, tais como a: Criao de uma prtica permanente de constituio de grupos interministeriais para atuao em polticas pblicas, mesmo setoriais que, de alguma maneira, afetem a rea da cultura. Elaborao de aes polticas conjuntas com a rea da educao. Uma questo que apresenta grandes desafios, tambm ligada ao relacionamento interministerial, a da circulao de contedos culturais atravs dos meios de comunicao de massa. Um ponto fundamental dentro de um projeto que objetiva a democracia cultural o do reconhecimento da importncia que os meios de comunicao assumiram na constituio das sociedades modernas e a posio central que eles ocupam na atualidade. O debate sobre comunicao e cultura estrutura-se, alm do mais, a partir da compreenso de que ambos so direitos humanos inalienveis, e assim devem ser encarados por qualquer governo ou governante. A problemtica que se coloca aqui a da ampliao do nvel de participao do conjunto da sociedade nos diversos nveis de gesto e de produo da cultura e nos canais de circulao dessa produo.

A gesto atual do Minc realizou avanos significativos no sentido de colocar a cultura dentro da agenda poltica do governo, fez com que ela deixasse de ter um papel praticamente decorativo entre as polticas governamentais. Porm, novas questes se colocam. As reformas realizadas forneceram as condies mnimas de funcionamento para o Ministrio. Esto abertos novos campos de atuao, nos quais os tcnicos da rea da cultura tm sido chamados para participar de alguns fruns de deciso. O grande desafio transformar esse complexo de aes em polticas que possam ter alguma garantia de continuidade nas prximas dcadas. Foram estabelecidos canais de dilogos com as administraes municipais e estaduais, com o objetivo de criar um Sistema Nacional de Cultura. Nesse mesmo processo esto envolvidos representantes da rea artstico-cultural e da sociedade civil em geral. A continuidade do processo implica em delimitao real de direitos e deveres de cada um dos grupos participantes, que devem se tornar parceiros e co-responsveis. Outra questo prioritria a da gesto da informao. A elaborao de polticas requer conhecimento sobre o tema. O planejamento demanda a existncia de um mnimo de dados. A criao de um Sistema Nacional de Cultural uma das possveis formas de garantir as parcerias necessrias para a construo de um Sistema Nacional de Informaes Culturais. A funo da elaborao de polticas pblicas na rea de cultura deve ser a de garantir plenas condies de desenvolvimento da mesma. O Estado no deve ser um produtor de cultura, mas pode e deve ter a funo de democratizar as reas de produo, distribuio e consumo. Cultura fator de desenvolvimento.

BIBLIOGRAFIA BOLN, Eduardo Nivn. La poltica cultural. Temas, problemas y oportunidades. Mxico: CONACULTA/FONCA. 2006. BOURDIEU, Pierre e DARBEL, Alain. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu pblico. So Paulo: Edusp/Zouk, 2003. BOTELHO, Isaura. Romance de Formao: FUNARTE e Poltica Cultural. 1976-1990. Rio de Janeiro: Edies Casa de Rui Barbosa, 2000.

CALABRE, Lia. Polticas pblicas culturais de 1924 a 1945: o rdio em destaque. Revista Estudos Histricos. Rio de Janeiro, n. 31p. 161-181 , 2003 ________. O Conselho Federal da Cultura, 1071-1974. In: Estudos Histricos, n. 37, janeiro-junho de 2006. p.81-98. CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas hbridas. So Paulo: Edusp, 1998. MAGALHES, Alosio. E Triunfo? A questo dos bens culturais no Brasil. Rio de Janeiro. Nova Fronteira; Fundao Roberto Marinho, 1997. MICELI, Srgio (org.). Estado e cultura no Brasil. So Paulo: Difel, 1984. TIERRA, Pedro. Notas para um debate sobre polticas pblicas de cultura e projeto nacional. In: Revista Rio de Janeiro, n. 15, jan-abr 2005. p. 141-148 URFALINO, Philippe. Linvention de la politique culturelle. Paris: Hachette Littratures, 2004. VENTURA, Tereza. Notas sobre poltica cultural contempornea. In: Revista Rio de Janeiro, n. 15, jan-abr 2005. p.77-89.

Lia Calabre, doutora em histria pela UFF, pesquisadora e chefe do setor de estudos em poltica cultural da Fundao Casa de Rui Barbosa. Organizadora dos livros Poltica cultural: dilogos indispensveis e Diversidade Cultural Brasileira, autora de diversos artigos tais como: O Conselho Federal de Cultura, 1971-1974 (Ver. Estudos Histricos) e Intelectuais e Poltica Cultural: O Conselho Federal de Cultura (Ver. Eletrnica Intellctus).

Вам также может понравиться