Вы находитесь на странице: 1из 2

Noes elementar es de lgica

Uma sentena declarativa uma sentena que apresenta um pensamento completo e que pode ser classificada como verdadeira ou falsa. Diante das consideraces acima podemos agora apresentar uma formulao precisa do que vem a ser um argumento. Um argumento um tipo de discurso que consiste de um conjunto de sentenas declarativas sendo que uma delas, denominada de concluso, e afirmada como sendo consequncia das outras sentenas declarativas que so ditas as premissas. Observao: Alguns autores preferem chamar as sentenas declarativas de proposices. Nesse texto, preferimos chamar sentena declarativa por somente sentena. Muitas vezes precisamos avaliar um argumento de forma mais aprofundada, mas nos deparamos com a seguinte pergunta: O que s ignifica dizer que um argumento e valido ? Somos tentados, em primeiro momento, a dizer que um argumento valido se a concluso consequncia lgica das premissas. No entanto, essa definio inadequada, pois apenas substitui o conceito de validade pelo de consequncia lgica. Considere agora um argumento parecido com o primeiro exemplo da Iista da seo anterior. Todo homem mentiroso. Scrates homem. Logo, Scrates rnentiroso. Nosso primeiro impulso considerar o argumento acima como invlido pois contm urna premissa que simplesmente falsa (no verdade que todo hornem seja mentiroso). No entanto, o que aconteceria se admitssemos que as premissas so ambas verdadeiras, isto e, que todos os homens so mentirosos e que Scrates hornem? Nesse caso, somos forados a admitir que Scrates mentiroso. precisamente esse raciocinio que nos leva noco de argumento vlido ou de consequncia lgica. Repare que ambos os argumentos sobre Scrates tm a mesma forma lgica expressa por: Todo h m. s h. Logo, s m. Sendo que estamos substituindo cada sentena por uma letra, ou seja, fazemos as seguintes substituies: h: classe dos homens. m: classe dos rnentirosos. s: refere-se a um homem. ( um objeto de uma classe) Qualquer argumento que tenha essa forma vlido, independentemente do que sejam as classes h e m e o objeto s. Pois se todos os objetos de classe h so objetos da classe m e se s um objeto de h, ento sabemos que s um objeto de m tambm. Esse esquema pode ser visualizado pela seguinte figura:

Somos, assim, levados seguinte definio de argumento vlido: Urn argumento vlido se toda situao que torne as premissas verdadeiras torne tambm a concluso verdadeira. Ou, de outro modo, um argumento vlido se no existe situao que torne as premissas verdadeiras e a concluso falsa. Vejamos como aplicar essa definio em casos concretos. 1.4 Deduo e induo Literatura. Em um famoso conto de Sir Arthur Conan Doyle, o brilhante detetive ingles Sherlock Holmes conclui, a partir da observao de que a mo direita de um cavalheiro era maior do que a esquerda, diante do estupefato olhar do Dr. Watson, que o homem em algum momento j fora urn trabalhador braal. claro que o argumento feito por Sherlock Holmes no um argumento vlido, no sentido de validade que vimos estudando. No entanto existe uma srie de argumentos que, embora no sendo vlidos, so muito teis nas atividades da vida diria e mesmo no contexto do conhecimento cientfico. So os argumentos indutivos. Um argumento dito indutivo quando a suposta verdade das premissas produz urn forte apoio para a verdade da concluso. Por outro lado, quando um argumento possui a inteno de que a suposta verdade das premissas implique necessariamente a verdade da concluso, dizemos que o argumento dedutivo. E somente nesse caso que aplicarnos a noo de validade discutida anteriorrnente. Argumentos indutivos podem ser fortes ou fracos dependendo do grau de apoio que as premissas fornecem conclusao. Exemplos 1. Joao possui do is fithos. Logo, Joao e casado. 2. Todos os corvos observados ate agora so negros. Logo, todos os corvos so negros. Uma caracteristica importante dos argumentos indutivos que o contedo expresso na concluso vai alm do contedo expresso nas premissas. Embora em matemtica argumentos indutivos no sejam utilizados, eles podem ajudar a aumentar o grau de confiana em certas proposies. Exemplo de Informatica: Computadores poderosos esto trabalhando para testar a conjectura de Goldbach que diz: "Todo numero par maior do que dois a soma de dois numeros primos". Esses computadores j verificaram que ela verdadeira para pares at urn trilho. Isso urn forte apoio indutivo para que o enunciado seja de fato verdadeiro para todos os nmeros.

Bibliografia
MDULO 2 do curso Anlise e Desenvolvimento de Sistemas. Londrina: Unopar, 2008. CHALITA, Gabriel. Vivendo a Filosofia. 2 ed. So Paulo: tica, 2005. LGICA. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%B3gica. Acesso em 16 mai 2009. INTRODUO lgica. Disponvel em http://www.inf.ufsc.br/ine5365/introlog.html. Acesso em 16 mai 2009. O QUE lgica. Disponvel em: http://www.brasilescola.com/filosofia/o-que-logica.htm. Acesso em 16 mai 2009. MATEMTICA: Noes elementares de Lgica. Disponvel em: www.moderna.com.br/moderna/.../em/.../construcao_significado.pdf. Acesso em 17 jan 2010. MATEMTICA: Noes elementares de Lgica. Disponvel em: www.scribd.com/.../Matematica-NocoesElementares-de-Logica. Acesso em 17 jan 2010.

Вам также может понравиться