Вы находитесь на странице: 1из 13

RELATRIO EXPERIMENTAL SOBRE O FUNCIONAMENTO DE UMA BOMBA HIDRULICA ASPIRANTE-PREMENTE, PRENSA HIDRULICA, A COMPROVAO EXPERIMENTAL DO EMPUXO E O PRINCPIO DE ARQUIMEDES

ARIADNY DA SILVA ARCAS CAROLINE ALVES BATISTA JSSICA RAMOS KELLY GOBBY LIDIANE LOUZADA

Cuiab-MT Fevereiro/2012

RELATRIO EXPERIMENTAL SOBRE O FUNCIONAMENTO DE UMA BOMBA HIDRULICA ASPIRANTE-PREMENTE, PRENSA HIDRULICA, A COMPROVAO EXPERIMENTAL DO EMPUXO E O PRINCPIO DE ARQUIMEDES

ARIADNY DA SILVA ARCAS CAROLINE ALVES BATISTA JSSICA RAMOS KELLY GOBBY LIDIANE LOUZADA

Este relatrio experimental parte da avaliao da disciplina de Fsica

experimental I, do curso de Engenharia de Alimentos, do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Cuiab Bela Vista; solicitado pelo Professor Jonas Spolador.

Cuiab-MT Fevereiro/2012

1.0 INTRODUO

A terra esta envolta por uma camada de gases, o ar, chamada de atmosfera. Como o ar tambm tem peso, ele exerce uma presso sobre a superfcie da terra, chamamos assim de presso atmosfrica. Este fenmeno ser melhor explicado pelo principio de Pascal. Os lquidos , assim como os slidos so difceis de comprimir, ou seja, o seu volume dificilmente pode ser alterado por variao de presso. Porm quando um lquido pressiona uma superfcie, h uma fora resultante dirigida perpendicularmente superfcie chamada de empuxo. O empuxo Principio da impermeabilidade da matria e o Principio de Pascal so tratados constantemente neste relatrio prtico como ferramenta de justificativa para explicar o funcionamento de um fluido sob presso, quando submetido a vrias situaes. Compreendendo seus conceitos podemos entender alguns procedimentos do dia-a-dia, como usar o freio hidrulico, se sentar em uma cadeira de dentista entre outros. Buscamos explicar este e outros fenmenos que envolvem fluidos, de forma simples e detalhada.

2.0 OBJETIVOS -Reconhecer o funcionamento de uma bomba hidrulica de mbolo; -Identificao do emprego das vlvulas em uma bomba hidrulica de mbolo; -Reconhecimento do funcionamento de uma bomba hidrulica de mbolo aspirante-premente; -Fundamentao que levam a aplicao da bomba hidrulica. -Reconhecimentos de que as presses nos lquidos so transmitem integralmente em todas as direes. -Utilizao de conceitos prticos e do Princpio de Pascal. -Identificar a presena do empuxo em funo da aparente diminuio da fora peso de um corpo submerso em um lquido durante a comprovao experimental do empuxo e reconhecimento do peso como uma fora. -Reconhecimento, experimental, da dependncia do empuxo em funo do volume do lquido deslocado e da densidade do lquido.

2.1 MATERIAIS NECESSRIOS 2.1.1 Bomba hidrulica apirante-premente e Prensa hidrulica. -01 Trip com sapatas niveladoras, haste metlica 500nm e fixador M5. -01 Painel posicionador com vlvulas de trs vias, mbolo maior e menos e manipulo. -01 Conjunto de vlvulas. -01 Manmetro com fundo de escala 2 Kgf/cm2. -200ml de gua potvel. -01 Copo de Becker com 200ml de gua potvel. -01 Pano para limpeza. -01 Paqumetro (utilizado somente na prensa hidrulica).

2.1.2 Empuxo, comprovao experimental e O princpio de Arquimedes -01 Cilindro de Arquimedes. -01 Dinammetro tubular de 2N. -01 Suporte com haste, trip e sapatas niveladoras. -01 Seringa de 20 ml sem agulha. -01 Copo com 250 ml de gua potvel.

2.2 MONTAGEM 2.2.1 Bomba hidrulica aspirante-premente e Prensa hidrulica. Executamos a montagem conforme figuras (1).

Onde: (a) Vlvula de isolamento. (b) Copo de Becker com gua. (c) Artria direita (d) mbolo/ Cmara menor. (e) Artria T. (f) Pisto menor. (g) mbolo/ Cmara maior. (h) Pisto maior. (i) Mangueira maior. (j) Mangueira menor.
Figura 1

2.2.2 Empuxo, comprovao experimental e o princpio de Arquimedes Executamos a montagem conforme a figura 2. (1) Brao. (2) Dinammetro tubular de 2N aferido na vertical. (3) Cilindro de Arquimedes. na vertical. (4) Copo de Becker com 250ml de gua. (5) Trip (6) Haste
Figura 2

2.3 PROCEDIMENTO 2.3.1 Bomba hidrulica aspirante-premente Aps a montagem de todos os materiais, isolamos a cmara representada na figura 1 pela letra (g) colocando a vlvula (a) na posio que permitiu o bloqueio da artria que envia gua para a cmara. Em seguida, (b) colocamos em um Becker 200ml de gua potvel e mergulhamos a mangueira maior (i) em seu interior. A mangueira menor (j) tambm foi colocada dentro do Becker (sem mergulhar na gua) para que gua circulante do sistema pudesse sair. Realizamos testes comprimindo o pisto menor (f) e analisamos a simulao do funcionamento de uma bomba hidrulica segundo o conceito de Principio de Pascal.

2.3.2 Prensa hidrulica Preparamos a prensa hidrulica conforme a figura 1. Novamente colocamos 200ml de gua no Becker e posicionamos a mangueira maior e menor conforme especificado no experimento anterior. Em (a) abrimos a vlvula colocando na posio que possibilitou a entrada de gua dentro do mbolo maior. Neste ponto constatamos o funcionamento da bomba aspirante premente. Em seguida com os dois mbolos recolhidos fechamos a sada superior da vlvula (a), programando para que o fluido no entrasse no mbolo maior (g), e apenas sasse pela artria lateral direita (c). Com o mbolo menor (d) comprimimos o mbolo enviando gua para as artrias. Com o paqumetro realizamos medies dos dimetros dos cilindros dos mbolos utilizados. Analisamos, questionamos os resultados encontrados e

empregamos as seguintes equaes matemticas: (01) (rea da Circunferncia do Circulo) (02) F2= (A2/A1). F1 (Presso) (03) P1= (F1/A1) (Presso) 2.3.3 Empuxo, comprovao experimental. Executamos a montagem do sistema conforme a figura 2. Aps a montagem, retiramos lentamente o mbolo de dentro do cilindro de Arquimedes e verificamos o ocorrido seguindo o princpio da impermeabilidade da matria.

Tambm experimentamos medir a fora produzida dentro e fora da gua contida no Becker, compreendendo a fora exercida pelo empuxo. Os clculos foram feitos considerando a acelerao da gravidade com sendo g10m/s2.

2.3.4 O princpio de Arquimedes Utilizamos a mesma estrutura do experimento do empuxo. Nesta etapa procuramos variar a profundidade de submerso do cilindro dentro do Becker com gua e justificar as diferentes alteraes de valores ocorridos quando exercida uma fora.

3.0 DISCUSSO 3.1 Bomba hidrulica aspirante-premente Para compreenso dos fenmenos fsicos, foi necessrio relembrar alguns conceitos. Os fluidos, por exemplo, caracterizado por apresentar capacidade de escoar e tomar forma do recipiente que o contm. Embora trabalhando com presses baixas, a presso exercida sobre um fluido e a transmisso integral da mesma, s pode ser obtida em fluidos incompressveis. Assim quando afirmamos que Os lquidos incompressveis transmitem integralmente as presses que suportam significa dizer que uma variao de presso em qualquer ponto de um fluido em repouso e em um recipiente, transmite-se integralmente para todos os ponto do fluido. Em outras palavras, a transmisso de energia se baseia na utilizao de um fluido sob presso, sendo conhecido como principio de Pascal. Quando falamos em bomba hidrulica apirante-premente, nos referimos a uma bomba premente que possuem um tubo de aspirao, por onde o fluido, inicialmente aspirado, passa dentro da bomba ao ser comprimido durante o movimento de descida do pisto e sai pelo tubo de ascenso, geralmente para uma altura acima do nvel em que a bomba se encontra. Premene significa na prtica que o mbolo empurra o lquido do corpo da bomba para um tubo lateral. J a bomba aspirante, o lquido sobe no corpo da bomba quando o mbolo sobe, por efeito da presso atmosfrica. Com movimentos lentos, subimos e descemos por trs vezes o pisto menor (f) e verificamos que o quanto maior a fora aplicada no mbolo, mais rpido o fluido circulava pelo sistema. Desta forma confirmamos que quando se exerce uma fora em um

fluido (no nosso caso a gua), essa fora transmitida para todo o sistema. Tambm foi possvel comprovar a incompressibilidade atravs do uso do nanmetro que durante as trs vezes em que executamos o movimento apresentou oscilaes variando entre 0,3 a 0,5 Kgf/cm3. A construo da bomba hidrulica aspirante-premente leva em conta a relao de dependncia entre a presso, a fora aplicada e a rea sobre a qual ela age. A relao entre as foras obtidas nas duas extremidades do cilindro maior e menor equivale relao entre suas reas. A bomba aspirante-premente empregada no dia-a-dia para se elevar um automvel em um posto, prensa de fardos, cadeiras de dentistas, freio hidrulico entre outros.

3.2 Prensa hidrulica A prensa hidrulica tambm utiliza o Principio de Pascal e de Stevin, pois uma representao de uma mquina que pode aumentar ou diminuir a fora conforme retas dos cilindros utilizados. A relao de transmisso na prensa hidrulica fornecida pela relao entre as seces dos mbolos (g) /(d) ou A2/A1 de tal forma que: F2= (A2/A1). F1. Utilizando como instrumento de medida o paqumetro, conseguimos medir o dimetro do mbolo cilndrico e calcular a rea da base do cilindro com base na frmula matemtica rea da circunferncia do circulo (01). Temos que: o raio e a rea do mbolo menor (d) so de 54,86mm e aproximadamente 9,45x103mm2 e do maior (g) de 126, 525mm e 50,29x103mm2. Com base no Principio de Pascal, temos a seguinte relao: F2= (A2/A1). F1 portanto F2=(50,29x103mm2/9,45x103mm2 ).F1 temos que F2 igual a aproximadamente 5,32xF1. A cada fora exercida em (g) corresponde a 5,32 vezes a fora de (d). Admitindo-se uma fora F1=10N atuando sobre o mbolo e utilizando o resultado obtido da relao anterior, temos que F2 ou o mbolo maior, igual a 53,2 N. Existe uma afirmao que diz: o que se ganha em foras se perde em distncia percorrida, ou seja: F2. d2 = F1. d1, esta afirmao conhecida com a lei urea da mecnica e em outras palavras significa dizer que mesmo com a aplicao de uma mquina simples para alterar a fora, o trabalho ser mantido com uma alterao proporcional na distncia.

Analisando a figura 1 constatamos na prtica que: - A vlvula (e) s deixa subir o lquido do recipiente de reserva (b) para Cilindro (d). - A vlvula (c) s permite a passagem deste lquido para o cilindro (g), impedindo o seu retorno. Ao aplicarmos uma fora F1 sobre o mbolo (f) com a rea de contato A1, comunicamos ao fluido hidrulico uma presso segundo a equao da presso (03). Deduzindo rapidamente temos que: P1=P2 o que implica que: (F1/A1) = (F2/A2), ou seja: F2= (A2/A1)F1. Se A2 < A1 temos que F2 ser aproximadamente o dobro de F1. Chega-se a este resultado da seguinte forma: se supusemos um valor hipottico para A2 e A1 como sendo de 10mm2 e 20mm2 respectivamente, e substituindo na equao da presso (02), encontramos F2=1/2 F1. Outro caso onde A2 = A1, temos que F1=F2, j que o resultado de A2/A1seria 1. Um ltimo caso poderia ocorrer, onde A2 > A1. A lei de Stevin, informa que dois pontos no mesmo nvel em um recipiente, estaro sujeitos mesma presso, atendendo s condies de equilbrio do lquido. Quando a superfcie de um lquido est sujeita ao da presso atmosfrica, deve-se levar em considerao esta presso que passa de para .

3.3 Empuxo, comprovao experimental A figura 2 representada por uma estrutura simples,constituida por um mbolo, cilindro de Arquimedes e um recipiente com gua onde criamos uma situao de empuxo. Na regio especificada por (3) tem um mbolo que quando puxado lentamente, seu volume externo a do mbolo

aproximadamente igual ao volume interno do recipiente, possibilitando que o cilindro deslize sobre o mbolo, contrariando a lei da inpenetrablidade. Esta lei atribuida qualidade da matria pela qual dois corpos no podem ocupar o mesmo espao ao mesmo tempo. O cilindro de Arquimedes juntamente com o mbolo pesam

PCFL=0,83N (peso do corpo fora do lquido). Mergulhando parte do mbolo juntamente com o cilindro no interior da massa lquida do copo de Becker foi encontrado P
ACDL=0,60N

(peso aparence do corpo dentro do lquido). Esta

aparente diminuio de peso ao mergulharmos o conjunto na gua, pode ser

interpretada com o surgimento de uma fora em sentido contrrio fora peso do mbolo exercida pela gua. Essa fora denominada de empuxo e sua intensidade proporcional ao volume do mbolo submerso. Numericamente, a intensidade do empuxo igual ao peso do volume do fluido deslocado. Uma observao importante que a nica maneira de diminuirmos o valor modular de uma fora F qualquer, atravs da aplicao de uma fora resultante FR com mesma direo, porm sentidos contrrios fora F. Esta fora direcionada para cima, consequncia do aumento da presso com a profundidade. As foras devido presso da gua, em qualquer lugar da superficie de um corpo, so exercidas perpendicularmente superficie, no havendo fora de empuxo agindo na posio horizontal ao corpo. A presso na parte inferior do cilindro maior do que na parte superior, porque aquela parte do cilindro mais funda. Assim, as foras dirigidas para cima atuantes no fundo do cilindro so maiores do que as foras que atuam para baixo no topo da mesma, o que produz uma fora resultante dirigida para cima. O empuxo uma fora, que age em sentido contrrio, e apresenta mdulo, direo e sentido. Usamos a expresso aparente diminuio sofrida pelo peso do corpo e no diminuio do peso do corpo, pois o corpo no tem seu peso diminuido, mas sua fora que atua sobre a superfce alterada, causando a sensao de que o corpo perdeu peso. Medindo o mdulo do empuxo quando submergirmos a metade do mbolo temos 0,51N.

3.4 O princpio de Arquimedes Utilizando gua, determinamos experimentalmente que o empuxo sofrido pelo mbolo e cilindro quando completamente submerso de 0,41N(este valor foi encontrado verificando o dinammetro nesta situao, j que o empuxo uma grandeza vetorial). Em seguida mantemos o mbolo submerso, recolhemos 20 ml de gua do copo e enchemos o cilindro. Observamos que o dinammetro apresentou uma leitura menor e o mbolo afundou ainda mais no copo de Becker com gua. Ao submergir, o mbolo desloca um volume de gua igual ao volume submerso, relembrando novamente a veracidade do princpio da

impenetrabilidade da matria. O mesmo acontece quando enchemos o cilindro,

o volume de gua colocada dentro dele, igual ao volume de gua deslocado pelo mbolo submerso. O peso do cilindro preenchido com gua de 0,87N. Comparando este valor com o volume da gua contida no cilindro com o volume do mbolo, percebemos que os mesmos so iguais. Tendo como referncia os valores dos pesos em diferentes situaes, possvel determinar o peso do volume de gua deslocado pelo mbolo quando completamente submerso, sendo de 0.83N(peso do corpo fora do lquido) 0.60N(peso aparence do corpo dentro do
lquido)

= 0.23N(peso do volume de gua deslocado).

Partindo do conceito de massa especifica, deduzimos:

Sendo: E= empuxo (N) P= peso (N) m=massa (g) g= acelerao da gravidade aproximadamente (10m/s2) d=densidade (Kg/m3) V= volume (L) = densidade especifica (Kg/m3)

5.0 CONCLUSO

Conclumos que, ao aplicarmos uma fora sobre um fluido, essa energia ser transferida em forma de presso tanto nos matrias lquidos quanto os gasosos. A presso da gua sobre um corpo tem a sua origem, quando o peso do fluido que est acima do corpo, como a gua e o ar, so comprimidos. O cilindro de Arquimedes foi o instrumento que utilizamos durante a prtica para a aplicao das leis de Pascal e Stevin. Tambm foi possvel analisar e questionar a lei da impenetrabilidade, que afirma que dois corpos no ocupam o mesmo lugar no espao, o que equivale a dizer que toda vez que vamos em direo a um objeto ou ele vem em nossa direo ou sofremos seus efeitos, se no nos desviarmos, ou provocar um choque e com isso corremos o risco de apresentar vrias leses. No cilindro de Arquimedes, tanto o cilindro quanto o mbolo, ocupam o mesmo lugar, de forma a deslizar um sobre o outro e produzir uma presso. Estatisticamente no foi possvel calcular o erro experimental, porm analisando os efeitos fsicos ocorridos, podemos dizer que alcanamos bons resultados conforme especificao de leis e conceitos. Em uma indstria, por exemplo, existem vrias aplicaes de presses hidrostticas, bombas hidrulicas, empuxo, encanamentos hidrulicos sob presso, entre outros equipamentos complexos, que foram estudados por ns, de forma simples e prtica em um painel hidrulico. A compreenso destes processos servir como base para o entendimento do funcionamento de vrios equipamentos de uso dirio, principalmente em uma indstria, bem como evitar possveis acidentes. .

6.0 REFERNCIAS:

GREF, Fsica 1, editora Edusp,So- Paulo(SP), 2002, pgina (179) BOSQUILHA, ALESSANDRA E PELLEGRINI, Minimanual Compacto de Fsica, Teoria e Pratica editora Rideel, 2edio, So-Paulo, 2003, pginas (136-142). HEWITT, PAUL G.Fsica Conceitual, editora Bookman,Porto-Alegre-RS,2008, 9edio, pginas (231-238). HALLIDAY,RESNICK e WALKER, Fundamentos da Fsica, volume 2, 8edio pginas (58-62). NUSSENZVEIG, H. Moyss, Fsica Bsica Fluidos, Oscilaes e Ondas, Calor. Editora Blucher, 4 edio, So-Paulo. Pginas (01-11). http://museu.fis.uc.pt/pneu.htm (acessado em 14 de fevereiro de 2012). http://pt.wikipedia.org/wiki/Moto_cont%C3%ADnuo fevereiro de 2012). (acessado em 14 de

http://victoruneb.files.wordpress.com/2011/03/dinc3a2mica-do-pontomaterial.pdf (acessado em 14 de fevereiro de 2012).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cilindro (acessado em 14 de fevereiro de 2012).

Вам также может понравиться