Вы находитесь на странице: 1из 26

SERVIO PBLICO FEDERAL MINISTRIO DA EDUCAO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS

PORTARIA N 424/GR, DE 15 DE ABRIL DE 2010.

O REITOR PRO TEMPORE DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS, no uso das atribuies que lhe conferem os Artigos 11 e 14 da Lei n 11.892, de 29.12.2008, nomeado pela Portaria n 348/MEC, de 29.03.2010, publicada no D.O.U. de 30.03.2010, considerando a necessidade de atualizao das Normas de Organizao Didtica dessa instituio aos dispositivos da Lei n 11.892/2008 e tendo em vista o que consta no processo n 23041.001225/2010-82, resolve: Art. 1 Aprovar, na forma do anexo, as atualizaes nas Normas de Organizao Didtica do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Alagoas aos dispositivos da lei 11.892/2008. Art. 2 Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao.

IRINEU MRIO COLOMBO Reitor pro tempore

JORGE LEVINO SILVA Pr-Reitor de Ensino Substituto

ANEXO PORTARIA N424/GR DE 15 DE ABRIL DE 2010

Normas de Organizao Didtica do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de


Alagoas

Captulo I Da Natureza e das Finalidades


Art. 1 - O Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Alagoas IFAL, criado mediante transformao do Centro Federal de Educao Tecnolgica de Alagoas e da Escola Agrotcnica Federal de Satuba, atravs da Lei n 11.892, de 29 de dezembro de 2008, constitui-se em autarquia federal, vinculada ao Ministrio da Educao, detentora de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didticopedaggica e disciplinar.

1 - O IFAL uma instituio de educao superior, bsica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educao profissional e tecnolgica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugao de conhecimentos tcnicos e tecnolgicos com as suas prticas pedaggicas, nos termos da legislao.

2 - O IFAL regido pelos atos normativos mencionados no caput deste artigo; pela Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e pelos Decretos n 5.773, de 09 de maio de 2006, n 5.154, de 23 de julho de 2004 e n 5.840, de 13 de julho de 2006 e n 5.622, de 19 de dezembro de 2005, por seu Estatuto e Regimento e pela legislao em vigor.

Art. 2 - O IFAL tem por finalidade formar e qualificar profissionais no mbito da educao tecnolgica, nos diferentes nveis e modalidades de ensino, para os diversos setores da economia, bem como realizar pesquisa, preferencialmente aplicada, e contribuir para o desenvolvimento tecnolgico de novos processos, produtos e servios, em estreita articulao com os setores produtivos e com a sociedade, especialmente de abrangncia local e regional, oferecendo mecanismos para a educao continuada.

Captulo II Da Funo Social

Art. 3 - O IFAL tem como funo social promover educao cientfico-tecnolgica e humanstica tendo o trabalho como princpio educativo, visando formao do homem desenvolvido multilateralmente, que alie sua capacidade instrumental as capacidades de pensar, estudar, de criar, de dirigir e de estabelecer controles sociais sobre os dirigentes, de modo que permita ao homem cidado e trabalhador participar, ativamente e de forma tica, do processo de construo social, poltica e cultural, tendo ainda como referncias: a reduo

das desigualdades, o desenvolvimento scio-econmico, a vinculao educao bsica, e a escola pblica de qualidade.

Captulo III Das Caractersticas e Objetivos

Art. 4 - O IFAL tem como finalidades e caractersticas bsicas: I - ofertar educao profissional e tecnolgica, em todos os seus nveis e modalidades, formando e qualificando cidados com vistas na atuao profissional nos diversos setores da economia, com nfase no desenvolvimento socioeconmico local, regional e nacional; II - desenvolver a educao profissional e tecnolgica como processo educativo e investigativo de gerao e adaptao de solues tcnicas e tecnolgicas s demandas sociais e peculiaridades regionais; III - promover a integrao e a verticalizao da educao bsica educao profissional e educao superior, otimizando a infra-estrutura fsica, os quadros de pessoal e os recursos de gesto; IV - orientar sua oferta formativa em benefcio da consolidao e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, identificados com base no mapeamento das potencialidades de desenvolvimento socioeconmico e cultural no mbito de atuao do Instituto Federal; V - constituir-se em centro de excelncia na oferta do ensino de cincias, em geral, e de cincias aplicadas, em particular, estimulando o desenvolvimento de esprito crtico, voltado investigao emprica; VI - qualificar-se como centro de referncia no apoio oferta do ensino de cincias nas instituies pblicas de ensino, oferecendo capacitao tcnica e atualizao pedaggica aos docentes das redes pblicas de ensino; VII - desenvolver programas de extenso e de divulgao cientfica e tecnolgica; VIII - realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produo cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento cientfico e tecnolgico; IX - promover a produo, o desenvolvimento e a transferncia de tecnologias sociais, notadamente as voltadas preservao do meio ambiente. Art. 5 - O IFAL observadas as finalidades e caractersticas definidas no art. 4o, tem por objetivos: I - ministrar educao profissional tcnica de nvel mdio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o pblico da educao de jovens e adultos; II - ministrar cursos de formao inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitao, o aperfeioamento, a especializao e a atualizao de profissionais, em todos os nveis de escolaridade, nas reas da educao profissional e tecnolgica; III - realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de solues tcnicas e tecnolgicas, estendendo seus benefcios comunidade; IV - desenvolver atividades de extenso de acordo com os princpios e finalidades da educao profissional e tecnolgica, em articulao com o mundo do trabalho e os segmentos sociais, e com nfase na produo, desenvolvimento e difuso de conhecimentos cientficos e tecnolgicos; V - estimular e apoiar processos educativos que levem gerao de trabalho e renda e emancipao do cidado na perspectiva do desenvolvimento socioeconmico local e regional; e VI - ministrar em nvel de educao superior: a) cursos superiores de tecnologia visando formao de profissionais para os diferentes setores da economia;

b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formao pedaggica, com vistas a formao de professores para a educao bsica, sobretudo nas reas de cincias e matemtica, e para a educao profissional; c) cursos de bacharelado e engenharia, visando formao de profissionais para os diferentes setores da economia e reas do conhecimento; d) cursos de ps-graduao lato e stricto sensu e cursos de aperfeioamento, visando formao de especialistas nas diferentes reas do conhecimento; e e) cursos de ps-graduao stricto sensu de mestrado e doutorado, que contribuam para promover o estabelecimento de bases slidas em educao, cincia e tecnologia, com vistas no processo de gerao e inovao tecnolgica.

Art. 6 - O IFAL, observados os objetivos gerais definidos no artigo anterior, assume os seguintes objetivos especficos: I.Promover a formao humanstica, cientfica e tecnolgica, priorizando a capacidade de ler e escrever necessrias para compreenso do mundo e o desenvolvimento de capacidades cognitivas e operativas; II.Propiciar condies de incluso social das camadas historicamente excludas (por questes scioeconmicas, tnicas ou por limitaes psico-fisiolgicas, entre outras.), garantindo um ensino de qualidade que leve em conta as diferenas sociais e coletivas; III.Promover, ao longo da formao, a produo e o desenvolvimento da pesquisa cientfica e tecnolgica de forma integrada ao ensino, prioritariamente, com finalidade social.

Captulo IV Da Admisso aos Cursos

Art. 7 - A admisso aos cursos do IFAL far-se- por meio de processo seletivo, nas pocas previstas em Edital Pblico, que assegure ao candidato igualdade de condies para o acesso, de acordo com a misso precpua dessa instituio.

Art. 8 - A admisso aos cursos do IFAL dar-se-, tambm, sob a forma de transferncia e equivalncia, mediante a existncia de vagas, observando as disposies normativas de cada nvel de ensino.

Pargrafo nico - Podero existir outras formas de admisso ao IFAL em consonncia com os seus objetivos, mediante a constituio de convnios, parcerias e programas para a implementao da educao profissional.

Captulo V Da Transferncia, Equivalncia e Reopo.


Art. 9 O IFAL poder aceitar pedidos de transferncia, equivalncia e reopo, condicionados existncia de vagas e sujeitos adaptao curricular. Pargrafo nico Caber Pr-Reitoria de Ensino divulgar edital disciplinando os processos de reopo de curso e de ingresso por transferncia e equivalncia, conforme previsto no calendrio letivo.

Seo I Da Transferncia
Art. 10 O ingresso por transferncia poder ser concedido a alunos em curso similar ou rea afim, para prosseguimento de estudos em unidades de ensino do IFAL, condicionada disponibilidade de vagas, processo seletivo e anlise da compatibilidade curricular.

1 - O pedido de transferncia dever ser feito no perodo previsto em Calendrio Letivo, disciplinado em edital prprio.

2 - Poder ser admitida transferncia de alunos entre Unidades de Ensino do IFAL e/ou de alunos pertencentes Rede Federal de Educao Profissional e Tecnolgica, em um mesmo curso ou reas afins, desde que no tenha sido ultrapassado 75% do perodo letivo em andamento e, observada disponibilidade de vaga e compatibilidade curricular.

Art. 11 O IFAL aceitar transferncia ex officio, observando o disposto na legislao em vigor.


Pargrafo nico - A transferncia "ex officio" ser efetivada entre instituies vinculadas ao sistema pblico de ensino, em qualquer poca do ano e independente da existncia de vaga, quando se tratar de servidor pblico federal, civil ou militar ou seu dependente, comprovada a remoo ou transferncia de ofcio. Art. 12 A aceitao da transferncia de estudantes oriundos de estabelecimentos estrangeiros, inclusive queles amparados por acordos oficiais, depender do cumprimento, por parte do interessado, de todos os requisitos legais vigentes e das normas estabelecidas neste documento.

Seo II Da Equivalncia

Art. 13 - Ser admitido aos portadores de diploma o ingresso por equivalncia, nos cursos superiores ou tcnicos do IFAL, desde que constatada a existncia de vagas. Pargrafo nico requisito para ingresso por equivalncia possuir diploma no mesmo nvel de ensino do curso pretendido.

Seo III Da Reopo

Art. 14 - permitida ao aluno do IFAL a reopo para outro curso da mesma rea e/ou reas de conhecimentos afins, desde que constatada a existncia de vagas e compatibilidade curricular.

Pargrafo nico A reopo s poder ser pleiteada pelo aluno uma nica vez, a partir da concluso do primeiro perodo letivo, desde que o mesmo no tenha ultrapassado 75% do curso de origem. Art. 15 - As solicitaes de reopo sero analisadas pelo Colegiado de rea/curso pretendido, a partir de critrios estabelecidos em edital.

Pargrafo nico A anlise das solicitaes de reopo observar, tambm, os seguintes critrios:

I.Maior ndice de aproveitamento de estudos, possibilitando adequao srie mais adiantada; II.Maior coeficiente de rendimento escolar, nas disciplinas vinculadas ao curso pretendido; III.Menor ndice de abandono de disciplinas (reprovao por faltas) no Histrico Escolar. IV.No ter extinguido o prazo para a integralizao do curso de origem; Art. 16 - vedada a reopo aos alunos que tenham ingressado por equivalncia.

Captulo VI Da Matrcula, da Renovao, do Trancamento, da Rematrcula e do Cancelamento de Matrcula.

Seo I Da Matrcula

Art. 17 - A matrcula um ato obrigatrio para o ingresso nos cursos ofertados pelo IFAL e ser efetuada nas Unidades de Ensino, mediante requerimento prprio, o qual dever ser devidamente preenchido, assinado e a ele anexado os documentos exigidos, conforme divulgao em edital de processo seletivo.

1 - Sero considerados desistentes os candidatos aprovados em processo seletivo, que no efetuarem a matrcula dentro do prazo estipulado no edital.

2 - Ser nula de pleno direito matrcula realizada com documentos falsos ou adulterados, ficando o responsvel passvel de implicaes legais.

Art. 18 - Sero permitidas ao aluno at duas matrculas no IFAL, desde que em cursos de diferentes nveis de ensino, para as quais haja compatibilidade de horrios.

Seo II Da Renovao
Art. 19 O aluno dever, obrigatoriamente, renovar a matrcula a cada perodo letivo em data prevista no calendrio acadmico, na respectiva Unidade de Ensino.

1 Para realizar a renovao da matrcula o aluno deve estar em dia com a documentao escolar exigida.

2 - Mesmo quando faltar a prtica profissional e/ou trabalho de concluso de curso para integralizao do currculo, a renovao de matrcula obrigatria e imprescindvel.

Seo III
Do Trancamento de Matrcula

Art. 20 - O trancamento de matrcula poder ser concedido ao aluno na forma compulsria ou voluntria, desde que requeira dentro do prazo estabelecido no calendrio escolar.

Art. 21 - Entende-se por trancamento de matrcula compulsrio aquele em que o aluno necessite interromper os estudos nos seguintes casos, devidamente comprovados:

I.Convocao para o servio militar obrigatrio; II.Tratamento prolongado de sade; III.Gravidez de alto risco e ps-parto; IV.Inviabilidade de oferta do curso pela Instituio; V.Trabalho; VI.Mudana de domiclio realizada para outro municpio e que inviabilize a freqncia do aluno, requerendo, quando necessrio, anlise scio-econmica do Setor de Servio Social.

1 - O trancamento de matrcula compulsrio pode ser requerido em qualquer poca do perodo letivo, e no ser computado para efeito de contagem de tempo mximo de integralizao curricular; 2 - O trancamento compulsrio para os casos previstos nos incisos V e VI no poder ultrapassar 50% do tempo mnimo de integralizao do curso.
Art. 22 - Entende-se por trancamento de matrcula voluntrio aquele em que o estudante faz a opo pela interrupo dos estudos, somente sendo permitido ao aluno a partir do segundo perodo letivo de vnculo com a Instituio.

1 - O aluno poder requerer trancamento de matrcula na forma voluntria at 02 (duas) vezes durante o curso, sendo esse tempo contabilizado para efeito de clculo do prazo mximo para integralizao curricular.

2 - O trancamento de matrcula voluntrio dever ser efetuado at a data-limite prevista no calendrio acadmico de referncia. Art. 23 A solicitao de trancamento de matrcula dever ser feita mediante requerimento ao Diretor Geral da Unidade de Ensino, pelo prprio aluno, quando maior de idade, ou por seu representante legal, quando menor de idade;

1 - O trancamento de matrcula s ter validade por 01 (um) perodo letivo, devendo o aluno reabrir e renovar a matrcula na poca prevista no calendrio acadmico;

2 - Ao retomar as atividades acadmicas, o aluno freqentar integralmente o perodo letivo interrompido por ocasio do trancamento;
3 - Em caso de mudana da estrutura curricular e/ou extino do curso, o aluno ser integrado nova estrutura curricular ou a outro curso da mesma rea ou de rea afim.

Seo IV Do Cancelamento de Matrcula Art. 24 O cancelamento de matrcula poder ser feito mediante requerimento do aluno ou por iniciativa da Instituio.

1 - No caso de cancelamento de matrcula mediante requerimento do aluno, sendo este menor de idade, exigir-se-, tambm, a concordncia formal do responsvel legal.

2 - O cancelamento de matrcula por iniciativa da Instituio dar-se-: I.Por motivo disciplinar, e se efetivar mediante expedio de guia de transferncia, aps concluso de processo disciplinar em que o (a) estudante tenha oportunidade de ampla defesa; II.Por duas reprovaes no mesmo perodo letivo para os Cursos Tcnicos Integrados ao Ensino Mdio, desde que constatada a inexistncia de vaga e observado o tempo mximo de integralizao do curso; III.Por reprovao em todas as disciplinas em que estiver matriculado, por dois perodos letivos, consecutivos, quando se tratar de Curso Tcnico de nvel Mdio na forma Subseqente/Concomitante ou Curso de Graduao, desde que constatada a inexistncia de vaga e observado o tempo mximo de integralizao do curso; IV.Pela no efetivao dos atos de reabertura e/ou renovao da matrcula;

Seo V Da Rematrcula
Art. 25 Ser permitida ao aluno que teve matrcula cancelada, nos termos dos incisos II, III e IV do 2, do artigo 24, destas Normas de Organizao Didtica, a rematrcula no curso em que ingressou no IFAL, observando sua regulamentao.

1 - A rematrcula s ser permitida uma nica vez a cada aluno, e estar condicionada existncia de vagas no curso.

2 - A rematrcula no ser concedida quando o tempo previsto para a concluso ultrapassar o tempo mximo de integralizao do curso.

3 - A solicitao de rematrcula dever ser formalizada no protocolo central de cada Unidade de Ensino do IFAL, de acordo com o perodo previsto no calendrio escolar.

Captulo VII Da Organizao do Currculo


Art. 26 - O currculo do IFAL fundamenta-se: I.No trabalho como princpio educativo; II.Na educao para a incluso social; III.Na gesto democrtica e participativa; e IV.Na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extenso.

Art. 27 - A organizao curricular do IFAL, tendo o trabalho como princpio educativo, na perspectiva de responder aos pressupostos legais estabelecidos na Lei 9.394/96 para os diferentes nveis de ensino da educao brasileira, observar as seguintes premissas:

I.Articulao entre conhecimento bsico e especfico, a partir do processo de trabalho; II.Mobilizao dos conhecimentos para o exerccio da tica e cidadania; III.Construo de alternativa na produo coletiva do conhecimento; IV.Organizao do desenho curricular em reas de conhecimentos e atuao profissional; V.Verticalizao curricular entre os cursos tcnicos de nvel mdio da educao bsica e os cursos de graduao tecnolgica e bacharelado, em reas afins; VI.Adoo de formato curricular que melhor resguarde a identidade com a modalidade da oferta indicada; VII.Organizao dos contedos de ensino em reas de estudos de forma interdisciplinar; VIII.Tratamento dos contedos de ensino de modo contextualizado; IX.Adoo da pesquisa e da extenso como prticas permanentes e fonte de retroalimentao curricular, constituindo-se em base de consecuo da funo social da Instituio. X.Articulao entre Educao Bsica, Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio e de Graduao, observando os princpios democrticos de qualidade e eqidade em conformidade com o que preceitua o art. 205 da Constituio Federal e os artigos 2 e 3 da Lei n 9.394/96.

Art. 28 - As ofertas educacionais do IFAL sero organizadas atravs: dos cursos de formao inicial e continuada de trabalhadores; da educao profissional tcnica de nvel mdio nas formas integrada, subseqente e concomitante; do nvel mdio da educao bsica; da educao profissional de graduao tecnolgica, cursos de bacharelado, cursos de licenciatura e cursos de ps-graduao lato e stricto sensu, bem como dos programas especiais de formao pedaggica, nas reas cientficas e tecnolgicas.

Captulo VIII Do Processo Ensino-Aprendizagem

Art. 29 - O processo ensino-aprendizagem das diversas ofertas educacionais deve ser significativo, considerando as experincias e os conhecimentos prvios do aluno, para ampli-los, reorganiz-los e sistematiz-los, compreendendo princpios filosficos, metodolgicos, os quais proporcionem:

I.Um trabalho pedaggico voltado para a formao integral do cidado, referenciado por uma viso crtica de mundo, de sociedade, de educao, de cultura, de tecnologia e de ser humano; II.Um trabalho interdisciplinar e contextualizado, compatibilizando mtodos e tcnicas de ensino e pesquisa; III.Uma postura pedaggica que pressuponha mudanas de atitude para compreender que a ao educativa pode contribuir na transformao da sociedade, considerando as diferenas sociais pautadas no respeito diversidade e pluralidade de pensamento; IV.Uma compreenso de que os temas, problemas e preocupaes de interesse sociocultural esto vinculados aos contextos de produo de conhecimentos e da vida dos grupos sociais em que a comunidade acadmica est inserida e que as experincias socioculturais, tambm, constituir-se-o em contedos escolares de carter inter e transdisciplinar; V.Procedimentos que esto referenciados no projeto poltico-pedaggico institucional, a serem implementados por meio de prticas pedaggicas desenvolvidas por professores, equipe pedaggica, coordenadores de curso e dirigentes de cada Unidade de Ensino, coordenados pela Pr-Reitoria de Ensino.
Art. 30 Tendo por base as premissas indicadas no art. 29, o processo ensino-aprendizagem ser pautado: I.Na compreenso do aluno como sujeito construtor e reconstrutor do saber; II.Na atuao do professor como mediador da aprendizagem; III.Na seleo de contedos significativos, articulando os conhecimentos conceituais, atitudinais e procedimentais; IV.Na compreenso do conhecimento como algo inacabado e em permanente (re)construo; V.No desenvolvimento de um processo de avaliao, de forma contnua e cumulativa; VI.No dilogo como fonte de aprendizagem e interao.

Captulo IX Da Avaliao do Processo Ensino-Aprendizagem

Art. 31 - A avaliao do processo ensino-aprendizagem tem como parmetros: os princpios do projeto poltico-pedaggico, a funo social, os objetivos gerais e especficos do IFAL e o perfil de concluso de cada curso.

Art. 32 - O processo de avaliao da aprendizagem, no IFAL, estabelecer estratgias pedaggicas que assegurem uma prtica avaliativa a servio de uma ao democrtica includente, que viabilize a permanncia com sucesso do aluno nesta instituio.

Art. 33 - A avaliao da aprendizagem no IFAL ser realizada em funo dos objetivos expressos nos planos de cursos, considerando os aspectos cognitivos, afetivos, psicomotor e psicossociais do educando, apresentando-se em trs momentos: diagnstico, formativo e somativo.

1 - A avaliao de aprendizagem a que se refere o caput estabelecer, tambm, momentos coletivos de auto e hetero avaliao entre os sujeitos do processo ensino-aprendizagem, durante o perodo letivo.

2 - - Entende-se por perodo letivo a organizao curricular estabelecida por ano ou por

semestre, conforme Projeto do Curso.

Art. 34 - A avaliao do rendimento escolar observar os seguintes critrios:

I.Prevalncia dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos; II.Freqncia de, no mnimo, 75% (setenta e cinco por cento) do total da carga horria do conjunto dos componentes curriculares de cada srie/mdulo nos Cursos de Educao bsica; III.Freqncia igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) em cada componente curricular nos Cursos de Graduao; IV.Freqncia mnima de 75% da carga horria presencial de cada componente curricular nos cursos da modalidade a distncia; V.Obrigatoriedade de estudos de recuperao contnua e paralela ao perodo letivo, para os cursos de Educao Bsica; e VI.Estabelecimento de estratgias de recuperao, para os cursos de graduao.

Art. 35 Os resultados de aprendizagem dos alunos da Educao Bsica sero expressos numa escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, sendo considerado aprovado aquele que obtiver, no mnimo, 6,0 (seis) pontos nas mdias regulares em cada componente curricular ou, no mnimo, 5,0 (cinco) pontos, caso seja submetido recuperao final. Art. 36 - Os resultados de aprendizagem dos alunos dos Cursos de Graduao sero expressos numa escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, sendo considerado aprovado aquele que obtiver, em cada componente curricular, no mnimo, mdia semestral 7,0 (sete) ou no mnimo, mdia final 5,0 (cinco), caso seja submetido prova final.

Art. 37 - Para o registro das notas de cada perodo avaliativo a Instituio adotar o seguinte procedimento: a.inteiro b.inteiro + dcimos, com arredondamento para mais.

Art. 38 - Para o registro das mdias semestral/anual, conforme regime do curso, e Mdia Final a Instituio adotar o seguinte procedimento: a.inteiro b.inteiro + metade, seguindo os critrios de arredondamento abaixo: fraes iguais ou menores que 0,24: despreza mdias iguais ou maiores que 0,25: aproxima-se para 0,5 fraes iguais ou menores que 0,74: aproxima-se para 0,5 fraes iguais ou maiores que 0,75: aproxima-se para o inteiro imediatamente superior

Art. 39 assegurado o direito reviso de prova escrita, devendo ser solicitada num prazo mximo de 02 (dois) dias teis aps a entrega do resultado da mesma, desde que devidamente fundamentado e mediante requerimento a Diretoria de Ensino do campus. 1 Aps encaminhamento do pedido, a reviso ser realizada pelo professor em primeira instncia. 2 Caso o aluno considere insatisfatria a reviso em primeira instncia, poder solicitar nova reviso, a qual dever ser realizada por uma comisso designada pela Coordenao do Curso, formada por 02 (dois) professores da rea, preferencialmente da Instituio, sendo facultada a presena do Coordenador do Curso, do professor da disciplina e de um representante da equipe pedaggica. Art. 40 O IFAL adotar o Conselho de Classe como instncia deliberativa acerca do processo de ensino-aprendizagem para os cursos da Educao Bsica, nas suas diferentes modalidades de oferta.
1 - O Conselho de Classe final, de carter deliberativo, para efeito de promoo e reteno, analisar o desempenho escolar dos alunos que atendam s seguintes condies:

I.Ter freqncia mnima de 75% (setenta e cinco por cento) do total da carga horria do conjunto dos componentes curriculares de cada srie/mdulo;

II.Ter participao efetiva nos processos de recuperaes desenvolvidos no componente curricular objeto da apreciao;
III.Ter mdia final, mnima, de 4,0 (quatro) pontos em, no mximo, 03 (trs) componentes curriculares para os cursos integrados, exceto os na modalidade EJA.

IV. Ter mdia final, mnima, de 4,0 (quatro) pontos em todos os componentes curriculares, para os cursos da modalidade EJA e os cursos na forma Subsequente/Concomitante. V. Estar com pendncia para aprovao em apenas 01 (um) componente curricular, desde que tenha frequncia mnima de 75% e mdia final maior ou igual a 2,0 (dois) nesse componente curricular.
Art. 41 Dar-se- uma segunda oportunidade ao estudante que, por motivo superior, devidamente comprovado, deixar de realizar alguma avaliao, desde que seja apresentado requerimento junto ao setor competente em cada campus, no prazo de at 05 (cinco) dias teis, a contar da data de realizao da mesma. 1 Entende-se por motivos superiores: a.Doena; b.Morte na famlia; c.Acompanhamento de familiares com problemas de sade;

d.Trabalho; e. Prestao de servio militar; f.Viagens representando a Instituio de Ensino; g.Participao, como candidato, em concursos ou selees pblicas; h.Participao em eventos acadmicos; i.Problemas com transporte coletivo; j.Convocao judicial.

Art. 42 - O IFAL poder adotar, em seus cursos de Educao Bsica, progresso parcial como sistemtica de promoo de alunos, preservando a sequncia do currculo, a partir de regulamentao especfica instituda pelo Conselho Superior.

Seo I
Da Avaliao do Ensino Mdio e do Ensino Tcnico de Nvel Mdio Integrado Educao Bsica

Art. 43 - A avaliao do ensino-aprendizagem compreender todas as dimenses da formao do aluno nos aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor, devendo ser um processo integral, sistemtico e contnuo de anlise qualitativa, na construo/ apropriao dos conhecimentos pelos alunos.
Art. 44 - No processo ensino-aprendizagem, a avaliao deve assumir as funes: diagnstica, formativa e somativa, com o acompanhamento do Setor Pedaggico e Psicolgico, tendo por objetivos:

I.Investigar os avanos e dificuldades dos alunos no processo de aprendizagem e suas possveis causas. II.Oferecer subsdios para o professor refletir e reorientar sua prtica pedaggica, a fim de redimension-la, em funo de melhoria do processo de aprendizagem dos alunos. III.Definir a promoo escolar dos alunos. Art. 45 - A avaliao do rendimento escolar, para fins de promoo, processar-se- atravs de atividades tericas e prticas, aplicadas individualmente ou em grupo, dentre outras que permitam aferir o aprendizado do aluno. 1 - Para efeito de avaliao, ser o ano letivo dividido em 04 (quatro) perodos avaliativos. 2 - A avaliao de aprendizagem do aluno ser expressa numa escala de notas de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, em todos os componentes curriculares. 3 - As notas das avaliaes de cada perodo avaliativo (trabalhos tericos e prticos e/ou testes e provas) sero obrigatrias e o nmero de notas atribudas dever ser de, no mnimo, duas, com valor de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, cada, no podendo ser utilizado

nenhum mecanismo que implique em diminuio de seus valores quantitativos, inclusive a mdia anual. Art. 46 - A mdia de cada perodo avaliativo dever ser resultante das notas obtidas nas avaliaes do processo ensino-aprendizagem e ser expressa numa escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos. Art. 47 - O professor dever dar cincia turma, no incio do ano letivo, dos mecanismos que sero desenvolvidos na composio da nota de cada perodo, tais como: mdia ponderada, mdia aritmtica ou somatrio de pontos. Art. 48 - Ser considerado aprovado o aluno que obtiver mdia anual, igual ou superior a 6,0 (seis) e frequncia mnima de 75% da carga horria total do perodo letivo. Art. 49 - O clculo da mdia anual resultar da seguinte composio: MA= (MP1+MP2+MP3+MP4) 4 Onde: MA = Mdia Anual MP = Mdia do Perodo Avaliativo 4 = N de Perodos Art. 50 - Os estudos de recuperao sero desenvolvidos paralela e continuamente s aulas regulares, podendo ocorrer, tambm, em horrios alternativos a serem definidos conjuntamente pelo professor e coordenador do curso. 1 - Entende-se por estudos de recuperao paralela todas as atividades a serem desenvolvidas para sanar as dificuldades do processo ensino-aprendizagem, tais como: a.aula presencial; b.estudo dirigido; c.trabalhos extra-classe; d.atendimento individual ou em grupo, dentre outros. 2 - Ao aluno com nota do perodo avaliativo maior que 6,0 (seis) pontos e menor que 7,0 (sete) pontos, facultado o direito de participar do processo de recuperao. Art. 51 - A recuperao ocorrer de forma contnua e paralela no decorrer de todo o ano letivo, devendo os resultados das avaliaes de recuperao serem publicados ao final de cada perodo letivo.
1 - obrigatria a realizao de, no mnimo, 02 (dois) exames de recuperao ao longo do ano letivo, com publicao dos resultados ao final de cada semestre letivo.

2 - Caso sejam aplicados at 04 (quatro) exames os resultados devero ser publicados ao final de cada perodo avaliativo.

Art. 52 - O contedo das avaliaes de recuperao corresponder queles trabalhados no perodo avaliativo transcorrido em que o aluno obtiver a menor mdia e dever ser definido pelo professor, com acompanhamento da equipe pedaggica. Pargrafo nico No caso de o aluno ter obtido mdias iguais nos dois perodos avaliativos transcorridos, o contedo ser aquele correspondente ao ltimo perodo avaliativo. Art. 53 - A nota da recuperao do perodo avaliativo, em cada componente curricular, substituir a Mdia do Perodo Avaliativo em que o aluno obteve a menor mdia, caso seja maior. Art. 54 - assegurada ao aluno a recuperao final aps o trmino do segundo semestre letivo.
1 - So requisitos para ter acesso recuperao final de que trata o caput deste artigo, ter mdia anual maior ou igual a 4,0 (quatro) e menor que 6,0 (seis) no componente curricular, e frequncia igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) do total da carga horria do conjunto dos componentes curriculares de cada srie.

2 - O contedo da recuperao final dever ter abrangncia representativa daqueles mais relevantes desenvolvidos durante o ano letivo.

3 - Aps a recuperao final, ser considerado aprovado o aluno que obtiver freqncia igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) e mdia final 5,0 (cinco), resultante do clculo da mdia ponderada a seguir: MF = MA x 4 + RF x 6 10 Onde: MF: mdia final MA: mdia anual RF: recuperao final 6 e 4: pesos 10: somatrio dos pesos

Seo II Da Avaliao do Ensino Tcnico de Nvel Mdio Integrado Educao Bsica na Modalidade de Educao de Jovens e Adultos - EJA Art. 55 - A avaliao da aprendizagem, na modalidade EJA, tem por finalidade promover a melhoria da realidade educacional do estudante e, em seus aspectos qualitativos, compreende, alm da acumulao de conhecimentos: o diagnstico, a orientao e reorientao do processo de ensino-aprendizagem. Art. 56 - Sero considerados instrumentos de avaliao, dentre outros: atividades tericas e prticas construdas individualmente ou em grupo.

Art. 57 O rendimento escolar dos estudantes por componente curricular, obtido a partir dos processos de avaliao, ser expresso em nota, numa escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos.

Art. 58 - Cada Componente Curricular dever desenvolver, no mnimo, quatro alternativas de avaliao no decorrer do perodo letivo.
Pargrafo nico Constatando-se dificuldades de aprendizagem a partir de resultados de avaliaes parciais, devero ser implementados mecanismos de recuperao, com vistas melhoria do rendimento escolar do aluno, em cada componente curricular. Art. 59 Ser considerado aprovado o aluno que obtiver freqncia mnima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horria total do perodo letivo, e mdia global igual ou superior a 6,0 (seis) resultante da mdia aritmtica do conjunto dos componentes curriculares, desde que a mdia do perodo letivo de cada componente curricular no seja inferior a 4,0 (quatro), a partir do seguinte clculo: MG = MC1 + MC2 + MC3... NCCs MG Mdia Global; MC Mdia do Componente Curricular; NCCs Nmero de Componentes Curriculares. Art. 60 assegurada a recuperao final, em cada componente curricular, aps o trmino do semestre letivo, ao aluno que se enquadre em pelo menos uma das seguintes situaes: a) b) Mdia Global inferior a 6,0 (seis); ou Mdia inferior a 4,0 (quatro) em qualquer componente curricular.

1 - Caso a Mdia Global seja inferior a 6,0 (seis) o aluno ser submetido a recuperao final nos componentes curriculares cujo rendimento escolar tambm tenha sido inferior a 6,0 (seis). 2 - requisito, para ter acesso recuperao final de que trata o caput deste artigo, ter frequncia igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) em todo o perodo letivo.

3 - O contedo da recuperao final dever ter abrangncia representativa daqueles mais relevantes desenvolvidos durante o perodo letivo;

4 A nota da recuperao final, caso seja maior, substituir a Mdia do Componente Curricular obtido durante o perodo letivo. Art. 61 Aps a recuperao final de cada componente curricular, aplicar-se- o clculo indicado no artigo 57. Seo III
Da Avaliao do Ensino Tcnico de Nvel Mdio na Forma Subseqente/Concomitante

Art. 62 - A avaliao da aprendizagem nos Cursos Tcnicos, na forma Subsequente/concomitante, tem por finalidade promover a melhoria da realidade educacional do aluno, em seus aspectos qualitativos e quantitativos compreendendo, alm da acumulao de conhecimentos, o diagnstico, a orientao e reorientao do processo de ensino-aprendizagem. Art. 63 - Sero considerados instrumentos de avaliao os trabalhos tericos e prticos construdos individualmente ou em grupo. Pargrafo nico Os instrumentos de avaliao a serem utilizados devero ser explicitados no programa de cada componente curricular.

Art. 64 - Cada Componente Curricular dever desenvolver, no mnimo, duas alternativas de avaliao no decorrer do semestre letivo onde cada avaliao ter valor expresso numa escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos. 1 - Para efeito de avaliao, o semestre letivo ser dividido em dois perodos avaliativos. 2 - Quando ocorrer mais de uma avaliao dentro do perodo avaliativo, a mdia do componente curricular, nesse perodo ser resultante das notas obtidas nas avaliaes e ser expressa numa escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos.
Art. 65 - obrigatria a realizao de exame de recuperao aps o trmino de cada perodo avaliativo para o aluno que obteve mdia inferior a 6,0 (seis) em cada componente curricular.

Pargrafo nico - A nota da recuperao do perodo avaliativo, em cada componente curricular, substituir a nota do perodo avaliativo correspondente, caso seja maior. Art. 66 - O clculo da mdia semestral, de cada componente curricular, resultar da seguinte composio: MS= NP1+NP2 2 Onde: MS = Mdia Semestral; NP = Nota do Perodo Avaliativo; 2 = N de perodos.
Art. 67 Ser considerado aprovado o aluno que obtiver mdia semestral igual ou superior a 6,0 (seis), em cada componente curricular, e frequncia de 75% do total da carga horria do conjunto dos componentes curriculares do semestre.

Art. 68 assegurada ao aluno a recuperao final, aps o trmino do semestre letivo.

1 - So requisitos para ter acesso recuperao final de que trata o caput deste artigo, ter mdia semestral maior ou igual a 4,0 (quatro) e menor que 6,0 (seis) no componente curricular, e frequncia igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) do total da carga horria do conjunto dos componentes curriculares de cada semestre letivo.

2 - O contedo da recuperao final dever ter abrangncia representativa daqueles desenvolvidos no semestre letivo.
Art. 69 - Aps a recuperao final, ser considerado aprovado o aluno que obtiver frequncia igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) e mdia final 5,0 (cinco), resultante do clculo da mdia ponderada a seguir:

MF = MS x 4 + RF x 6 10 Onde: MF = Mdia Final; MS = Mdia Semestral; RF = Recuperao Final; 6 e 4 = pesos; 10 = somatrio dos pesos.
Seo IV Da Avaliao nos Cursos de Graduao

Art. 70 - O registro do rendimento acadmico nos cursos de graduao compreender a apurao da assiduidade e a avaliao do desempenho dos alunos em todos os componentes curriculares. Art. 71 Sero obrigatrias, no mnimo, duas verificaes de aprendizagem em cada componente curricular, durante o perodo letivo. Art. 72 Tanto nos Cursos presenciais quanto nos Cursos da modalidade distncia, ser concedida avaliao substitutiva, ao final do perodo, ao aluno que deixar de ser avaliado por ausncia. 1 - Ser concedida apenas 01 (uma) avaliao substitutiva para cada componente curricular. 2 - A avaliao substitutiva versar sobre o contedo programtico referente avaliao no realizada pelo aluno e ocorrer no perodo previsto no Calendrio Letivo. Art. 73 A frequncia s aulas e demais atividades acadmicas sero obrigatrias.
1 - O controle da frequncia contabiliza a presena dos alunos nas atividades programadas, das quais estar obrigado a participar de, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) da carga horria prevista no componente curricular.

2 - Nos cursos da modalidade de Educao Distncia - EAD, obrigatria a frequncia de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horria presencial.

Art. 74 Para efeito de aprovao, so observadas as seguintes condies: I.Obter mdia semestral (MS), por componente curricular, maior ou igual a 7,0 (sete), e frequncia mnima de 75% (setenta e cinco por cento).

II. Obter mdia final (MF) maior ou igual a 5,0 (cinco) e freqncia mnima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular no qual foi submetido prova final.

Art. 75 A mdia semestral, por componente curricular, corresponder mdia aritmtica das verificaes de aprendizagem realizadas durante o semestre e ser obtida atravs da equao:

MS = VA1 + VA2 7,0

Pargrafo nico: Para os cursos na


2

ONDE: MS = Mdia Semestral VA= Verificaes de aprendizagem

modalidade EAD, a VA1 corresponder a mdia das avaliaes a distncia e a VA2 a nota da avaliao presencial.

Art. 76 - Ser submetido prova final, por componente curricular, o aluno que obtiver mdia semestral maior ou igual a 4,0 (quatro) e menor que 7,0 (sete) e frequncia mnima de 75% (setenta e cinco por cento).

Art. 77 A Mdia Final, por componente curricular, ser obtida atravs da seguinte equao:

MF = MS + NPF 5,0 2 Onde:


MF = Mdia Final;

NPF = Nota da Prova Final; MS = Mdia Semestral. Captulo X Da Reoferta de Disciplina


Art. 78 - Poder ser admitida a reoferta de disciplinas nos diferentes cursos do IFAL, preservando a sequncia do currculo.

1 - A reoferta de que trata o caput poder ser desdobrada, de forma intensiva e/ou concomitante.

2 - Para os Cursos de Educao Profissional Integrada Educao Bsica, a reoferta s poder ser admitida na forma intensiva, preferencialmente, at o primeiro trimestre do perodo letivo seguinte.

3 - O estudante que no lograr xito na reoferta dever repetir o perodo letivo em que foi retido, ficando garantida a dispensa dos componentes curriculares cursados com sucesso. Captulo XI Do Aproveitamento de Estudos Art. 79 - Ser admitido o aproveitamento de estudos realizados no mesmo nvel de ensino, em cursos de educao profissional tcnica de nvel mdio e de Graduao na mesma rea de conhecimento/atuao profissional, para efeito de dispensa de disciplina(s). Pargrafo nico facultado ao aluno o aproveitamento de estudos realizados em nveis superiores ao pretendido, desde que no ultrapasse 50% da carga horria do curso, observando-se a identidade do valor formativo dos estudos realizados e o prazo mximo de 05 (cinco) anos de sua realizao.

Art. 80 - O aproveitamento de estudos para os Cursos de Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio, na forma integrada, apenas ser concedido quando realizados em Cursos Tcnicos, tambm integrados Educao Bsica, constatada identidade de valor formativo, e compatibilidade de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horria do componente curricular pretendido, observado o prazo de 05 (cinco) anos de sua realizao. Art. 81 - Nos casos de equivalncia, o aproveitamento de estudos far-se- quando o(s) componente(s) curricular (es) tiver (em) sido cursado(s) at 05 (cinco) anos.
Pargrafo nico - A exigncia de 05 (cinco) anos no se aplica para o aproveitamento de estudos solicitado por alunos transferidos, desde que a disciplina, objeto da solicitao de dispensa, tenha sido realizada no curso do qual se transferiu, resguardando-se identidade de valor formativo. Art. 82 De conformidade com o artigo 41, da Lei 9394/96, ser admitido o exame de competncias para efeito de aproveitamento de conhecimentos adquiridos em cursos e/ou experincia profissional com vistas dispensa de disciplinas.

Captulo XII

Do Atendimento Domiciliar Especial


Art. 83 - O atendimento domiciliar um processo que envolve tanto a famlia, quanto escola e possibilita a(o) estudante realizar atividades acadmicas em domiclio, quando houver impedimento de frequncia s aulas, sem prejuzo da sua vida acadmica.

Art. 84 - Ter direito ao atendimento domiciliar o(a) aluno(a) que necessitar ausentar-se das aulas por um perodo superior a 15 (quinze) e inferior a 90 (noventa) dias, nos seguintes casos: I.Se for portador de doena infecto-contagiosa; II.Se necessitar de tratamento de sade com o afastamento comprovado; III.Se necessitar acompanhar familiares em primeiro grau, com problemas de sade, e ficar comprovada a necessidade de assistncia intensiva; IV.Se houver licena gestante, a contar da data requerida.

Pargrafo nico - O atendimento domiciliar ser efetivado mediante atestado mdico, visado pelo setor mdico competente do IFAL, e, no caso do item III, com o parecer do Setor de Servio Social. Art. 85 Para efeito de concesso do atendimento domiciliar compete: I. Ao aluno ou aos seus familiares: a. - Preencher requerimento e anexar atestado mdico e/ou parecer do Setor de Servio Social; b. - Encaminhar o processo ao Departamento de Ensino, ao qual estiver vinculado, no prazo mximo de 05 (cinco) dias teis, a partir da data do seu afastamento.

II. Ao Departamento de Ensino:


a.Instruir o processo; b.Encaminhar o processo coordenadoria do curso.

III. Coordenao do Curso:


a.Comunicar a situao do aluno aos professores e envolv-los no planejamento, realizao e acompanhamento das atividades escolares; b.Manter contato direto com o aluno ou seu representante legal, para o encaminhamento das atividades;

c.Receber as atividades realizadas pelo aluno e encaminh-las aos professores.

Captulo XIII Da Pesquisa - Extenso

Art. 86 - O IFAL desenvolver o ensino, a pesquisa e a extenso como atividades indissociveis, contribuindo para o desenvolvimento sustentvel, local, regional e nacional, atravs da (re)construo de conhecimentos cientficos e tecnolgicos, da prestao de servios.

Pargrafo nico - Os processos de ensino, pesquisa e extenso de que trata o caput objetivam:

I. Viabilizar polticas que visem o desenvolvimento sustentvel nos mbitos local, regional e nacional, pautadas na responsabilidade social, e que reflitam na melhoria da quali dade de ensino;
II. Ampliar a competncia tcnica dos servidores docentes e tcnico-administrativos e dos discentes, no que tange pesquisa, extenso, prestao de servios e realizao de consultoria, ampliando a interao do IFAL com a sociedade; III. Envolver os servidores docentes, tcnico-administrativos e discentes em atividades de pesquisaextenso, a partir do Plano de Desenvolvimento Institucional; IV. Otimizar o uso da infra-estrutura e/ou dos equipamentos do IFAL; V. Estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares nas diversas reas de conhecimento; VI. Identificar demandas e realidades cientfico-tecnolgicas, como subsdios para a retroalimentao do currculo do IFAL; VII. Desenvolver pesquisas sobre aspectos especficos da Instituio, visando oferecer contribuies para a melhoria institucional. Art. 87 Os projetos de pesquisa-extenso do IFAL devero ser, obrigatoriamente, encaminhados pelas reas/cursos ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extenso.

Captulo XIV Da Prtica Profissional

Art. 88 A prtica profissional configurar-se- em um procedimento didtico-pedaggico

que contextualiza, articula e inter-relaciona os saberes apreendidos, relacionando teoria e prtica, a partir da atitude de desconstruo e (re)construo do conhecimento.

Art. 89- A prtica profissional dever ser desenvolvida no decorrer do curso, por meio de estgio curricular supervisionado ou de outras atividades como: projetos, estudos de caso, pesquisas individuais e/ou em grupo, prestao de servios, produo artstica, desenvolvimento de instrumentos, equipamentos, estgio curricular, trabalho de concluso de curso ou similares e efetivo exerccio profissional, em que o estudante possa relacionar teoria e prtica, a partir dos conhecimentos (re) construdos no respectivo curso.

1 - As atividades a serem desenvolvidas como prtica profissional sero definidas no plano de cada curso, contemplando a aplicao dos conhecimentos adquiridos durante o curso, buscando a unidade teoria/prtica, com vistas interveno no mundo do trabalho e na realidade social, de forma a contribuir para a soluo de problemas.

2 - As atividades de prtica profissional devero, preferencialmente, constituir-se em projeto, cujos resultados possam ser aplicados em benefcio do IFAL ou de outra Instituio/comunidade, objeto da atividade planejada.

3 - A realizao da prtica profissional poder ocorrer: a) A partir da segunda srie, quando se tratar de curso integrado educao

profissional com formato curricular seriado anual; b) A partir do terceiro semestre, quando se tratar de cursos na modalidade de

educao de jovens e adultos; c) A partir do primeiro semestre, quando se tratar de cursos na forma

subsequente/concomitante.

Art. 90 - A prtica profissional componente curricular obrigatrio nos cursos tcnicos de nvel mdio, sendo a aprovao na mesma condio necessria obteno do diploma.

Pargrafo nico - para os cursos de graduao a exigncia da prtica profissional como requisito para a obteno do diploma fica condicionada ao projeto do curso e ao marco normativo correlato.

Art. 91 - A carga horria, mnima, destinada prtica profissional ser de 400 (quatrocentas) horas para os Cursos Tcnicos de Nvel Mdio e 300 horas para os Cursos de Licenciatura. Art. 92 Ser atribuda prtica profissional uma pontuao de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), e o estudante ser aprovado com, no mnimo, 6,0 (seis) pontos para os cursos tcnicos de nvel mdio e, no mnimo, 7,0 (sete) pontos para os cursos de graduao. 1 Quando a prtica profissional envolver mltiplas atividades como projetos, estgio curricular ou outras formas previstas no plano de cada curso, sua nota ser a mdia aritmtica das notas atribudas a cada uma dessas atividades. 2 Caso o estudante no alcance a nota mnima de aprovao na prtica profissional, dever ser reorientado pelo professor, com o fim de realizar as necessrias adequaes/correes em um prazo mximo de at 30 (trinta) dias para nova avaliao. Art. 93 Nos cursos tcnicos de nvel mdio quando a Prtica Profissional for realizada por meio de estgio curricular supervisionado, a carga horria mxima ser de 400 (quatrocentas) horas.

1 - Ser facultado ao aluno que, aps concluir a carga horria destinada Prtica Profissional, requerer ampliao da carga horria designada para Estgio Supervisionado, at 400 (quatrocentas) horas.

2 - A ampliao da carga horria condicionada manuteno do vnculo escolar, ficando a concluso do curso adiada para aps a finalizao do Estgio Supervisionado, requisitado, facultativamente, pelo aluno. Art. 94 Estgio ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa preparao para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituies de educao superior, de educao profissional, de ensino mdio, da educao especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educao de jovens e adultos.

1 - Considera-se como estgio curricular supervisionado as atividades de cunho profissional, social e cultural proporcionadas aos estudantes pela participao em situao de vida e trabalho do seu meio, sendo realizadas na comunidade em geral, ou junto a pessoas jurdicas de direito pblico ou privado, sob a responsabilidade e coordenao da Instituio de Ensino.

2 - As atividades de extenso, de monitorias e de iniciao cientfica, desenvolvidas pelo estudante, somente podero ser equiparadas ao estgio em caso de previso no projeto pedaggico do curso. Art. 95 A prtica profissional quando desenvolvida sob a forma de estgio curricular supervisionado objetiva: I.Possibilitar ao estudante o exerccio da prtica profissional, aliando a teoria prtica, como parte integrante de sua formao; II.Facilitar o ingresso do estudante no mundo do trabalho; III.Promover a integrao do IFAL com a sociedade em geral e com o mundo do trabalho.

Art. 96 condio para o encaminhamento do aluno ao estgio curricular supervisionado a manuteno de vnculo ativo do mesmo com a Instituio e estar cadastrado no setor responsvel pelos estgios, na respectiva Unidade de Ensino. Art. 97 O estgio pode ser obtido atravs: I.do setor responsvel pelos estgios, na respectiva Unidade de Ensino; II.dos agentes de integrao; III.do prprio estudante. Art. 98 Para formalizar o estgio, faz-se necessrio: I.termo de compromisso assinado pela empresa ou instituio, pelo estagirio e pelo IFAL; II.plano de estgio assinado pela empresa (supervisor de estgio), pelo IFAL (professor orientador) e pelo prprio estagirio; III.notificao no sistema acadmico; IV.contrato de seguro em nome do estudante estagirio.

Art. 99 - Caber a coordenao do curso indicar professor(es) responsveis pela orientao e avaliao das atividades de prtica profissional/estgio, devendo ser reservado espao de tempo, na carga horria

semanal do professor, para a orientao das respectivas atividades. Art. 100 Aps a concluso do estgio, o estudante ter um prazo mximo de 60 (sessenta) dias para apresentar o relatrio ao seu professor orientador.

Captulo XV
Da Emisso de Certificados e Diplomas

Art. 101 - Os certificados de qualificao profissional sero emitidos pelas respectivas Unidades de Ensino, conforme legislao em vigor. Pargrafo nico Quando o curso de qualificao profissional for ofertado pela Pr-Reitoria de Extenso, caber a esta a emisso do certificado.

Art. 102 - Os Diplomas sero emitidos pelo campus no qual o aluno encontra-se vinculado e devero ser, obrigatoriamente, registrados pelo setor competente vinculado a Pr-Reitoria de Ensino.

Art. 103 Para a obteno do diploma de tcnico de nvel mdio obrigatria a aprovao na prtica profissional.
Pargrafo nico Para os cursos de graduao a aprovao na prtica profissional torna-se obrigatria, para obteno do diploma, quando estabelecida no projeto do curso e/ou marco normativo correlato.

Art. 104 - obrigatrio o registro dos cursos tcnicos de nvel mdio e/ou de formao inicial ou continuada de trabalhadores no Sistema Nacional de Informaes da Educao Profissional e Tecnolgica, do Ministrio da Educao.

Captulo XVI Das disposies gerais Art. 105 O IFAL, de conformidade com os princpios do seu Projeto Poltico Pedaggico, no que tange perspectiva de educao inclusiva, tem como uma das diretrizes fundamentais atender a todos os grupos que busquem a Instituio, independentemente de sua origem scio-econmica, convico poltica, gnero, orientao sexual, opo religiosa, etnia ou qualquer outro aspecto, que possa caracterizar a preferncia de um grupo em detrimento de outro(s).

Art. 106 - Com o objetivo de assegurar equilbrio entre os distintos segmentos scio-econmicos que procuram ter acesso s ofertas educacionais do IFAL, esta Instituio reservar, em todos os cursos, nos diferentes nveis ofertados comunidade, no mnimo, 50% (cinqenta por cento) das vagas para alunos provenientes da rede pblica de ensino. Art. 107 O prazo mximo de integralizao dos cursos ofertados pelo IFAL ser computado acrescentandose at 100% (cem por cento) do tempo indicado no projeto de cada curso para sua durao mnima.

Captulo XVII Das Disposies Transitrias e Finais

Art. 108 - Esta regulamentao tem abrangncia sobre todos os estudantes vinculados a Instituio, em qualquer um dos Cursos ofertados. Art. 109 Esta portaria entra em vigor na data de sua publicao, produzindo efeito a partir do incio do ano letivo de 2010. Art. 110 - Os casos omissos sero resolvidos pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extenso.

Macei - AL, 15 de abril de 2010.

Вам также может понравиться