Вы находитесь на странице: 1из 4

Freud, S. (2006). Moral Sexual civilizada e doena nervosa moderna. In: obras completas verso standard, vol.9.

Imago Ed. Rio de Janeiro.(Trabalho original de 1908)

Moral Sexual Civilizada e doena nervosa moderna

O presente artigo, objeto desta resenha, foi publicado em maro de 1908, na Revista Sexual-probleme. Neste artigo, Freud procura discutir a questo da doena nervosa moderna e sua relao com a moderna vida civilizada. Em um primeiro momento, Freud apresenta a diferena entre a moral sexual natural e a civilizada discutida por Von Ehrenfels1 para dizer que a civilizao estabelece regras que normatizam a vida em sociedade e que estas regras ocasionam, em consequncia, diversos prejuzos ao indivduo. Dentre estes, e para Freud, o mais importante o aumento da doena nervosa. O autor apresenta, ento, alguns relatos de pesquisadores sobre o tema e conclui que todas as teorias apresentadas possuem deficincias, pois ignoram o que para ele o principal fator etiolgico das doenas nervosas: a represso nociva da moral sexual civilizada. Ele distingue dois grupos de distrbios nervosos: as neuroses e as psiconeuroses. Nas primeiras, os distrbios parecem ser de natureza txica e podem resultar de influncias nocivas na vida sexual e possvel, portanto, considerar o fator sexual como o fator bsico na sua causao. J no caso das psiconeuroses dependem da atuao de complexos ideativos inconscientes e mostrou-se que, de maneira geral, possuem um contedo sexual. Deste modo, todos os fatores que suprimem ou distorcem sua atividade e fins, prejudicando a vida sexual, devem ser vistos como fatores patognicos das psiconeuroses.

In: tica Sexual (1907)

As bases da nossa civilizao esto, para Freud, na supresso dos instintos, principalmente os sexuais. O autor discorre, ento, sobre o instinto sexual, que apresenta como sendo mais vigoroso e mais desenvolvido no homem que nos demais animais. Segundo Freud, o instinto sexual, na verdade, um conjunto de instintos componentes e podem ser satisfeitos, sem perder sua intensidade, desviando-se de seus objetivos primeiros para outra atividade que no sexual. Neste momento, Freud passa a analisar a evoluo do instinto sexual e distingue os trs estgios de civilizao: Um primeiro em que o instinto sexual pode se manifestar se sem represso e desconsiderando os fins reprodutivos; um segundo em que o instinto sexual voltado somente para a reproduo e um terceiro onde s se admite a reproduo legtima, isto , a reproduo fruto de uma relao monogmica. Este ltimo estgio corresponde moral sexual civilizada. Quais seriam, ento, os impactos sobre determinados indivduos exercidos por uma cultura que valoriza a sexualidade apenas no seu aspecto reprodutivo? Para Freud, nem todos atingem sua forma perfeita e completa, ocasionando assim dois tipos de desvios nocivos da sexualidade normal, os pervertidos e os invertidos. De acordo com o grau dessas pulses, pode-se ter a sublimao, se forem fracas; o da perverso e seu negativo, a neurose, se forem muito intensas. Nesse sentido, correto dizer que padres de civilizao impem a todos as mesmas exigncias morais a despeito das diferenas individuais, exigindo assim, uma idntica conduta sexual e que podem ser observada sem dificuldades por alguns, mas ser um pesado sacrifcio para outros. Freud, que at este momento, referia-se ao segundo estgio de civilizao, passa a discorrer sobre o terceiro estgio, colocando trs questes em destaque: a primeira que deveres o terceiro estgio exige do indivduo?, a segunda poderia a satisfao sexual legtima permitida oferecer uma compensao aceitvel pela renncia a todas as outras satisfaes? e por fim, qual a relao entre os possveis efeitos nocivos dessa renncia e seus proveitos no campo cultural?.

Para a primeira questo, Freud apresenta como resposta a abstinncia sexual at o casamento, o que obriga aqueles que no contraem um casamento legtimo a permanecerem abstinentes por toda a vida. Freud afirma que isto um problema, posto que dominar o instinto sexual por outro meio que no a sua satisfao, consome todas as foras do indivduo. J a segunda questo respondida por Freud como negativa, pois a nossa moral sexual restringe as relaes sexuais mesmo dentro do casamento, por vrios motivos como a sade da mulher e o medo das concepes indesejadas. Neste sentido, o matrimnio mostra-se inadequado como compensao de privao anteriores. Para a terceira questo, Freud admite ser incapaz de contrapor os ganhos aos prejuzos, mas certamente oferece mais argumentos causa das perdas. A abstinncia sexual no bom para os homens e nem para as mulheres, pois no a melhor preparao para o casamento. Alm disso, manter rapazes em abstinncia ao invs de desenvolver um carter enrgico e viril, torna-os conciliatrios e resignados. No caso das moas, uma educao que as impede de ocuparem-se intelectualmente de problemas sexuais as mantm tambm afastadas de interesses culturais. Por outro lado, as sadas encontradas para a abstinncia de relaes sexuais com o sexo oposto, tais como a masturbao e outras formas de atividade sexual, so, para Freud, nem um pouco inofensivos. Esses meios substitutivos de satisfao sexual predispem s numerosas formas de neurose e psicose. Em suma, a abstinncia sexual no prepara para o casamento; as prticas sexuais masturbatrias ou pervertidas levam homens e mulheres a uma reduzida capacidade ertica no casamento e, nessas circunstncias, geralmente neurose. Finalizando, Freud afirma que em geral no se concede s neuroses sua real importncia e que estas, independente de quais sejam sua extenso e sua vtima, sempre frustram os objetivos da civilizao. E coloca uma ltima questo a ser refletida: a nossa moral sexual civilizada vale o sacrifcio que nos impe, j que ainda somos to ligados ao prazer? E, modestamente, defende a

necessidade de uma reforma, indicando o importante papel que essa moral desempenha no incremento da doena nervosa moderna.

Вам также может понравиться