Вы находитесь на странице: 1из 11

Escola Secundria Dr.

Jorge Augusto Correia Tavira

Portugus 10 ano SEQUNCIA DE APRENDIZAGEM: Cames Lrico 1. Relao da designao poesia lrica com o mito de Orfeu Orfeu

Prof.: Ana Cristina Matias

Alexandre Son, Os Lamentos de Orfeu, Paris, Museu dOrsay

Filho do rei da Trcia, Eagro, e da musa Calope, Orfeu o maior poeta lendrio da Grcia. Cumulado com os dons de Apolo, ele recebeu, como presente do deus, uma lira de sete cordas qual, segundo se diz, ele acrescentou mais duas, em lembrana das nove Musas, as irms da me. Tirava deste instrumento notas to comoventes e melodiosas, que os rios paravam, os rochedos seguiam-no, as rvores paravam os seus murmrios. Tinha tambm a faculdade de capturar os animais ferozes. Os Argonautas serviram-se dos seus talentos na expedio. Com a doura e beleza da sua voz, Orfeu soube acalmar as guas agitadas, ultrapassou a seduo das Sirenes e adormeceu o drago da Clquida. Viajou no Egito e iniciou-se nos mistrios de Osris, em quem se devia inspirar para fundar os mistrios rficos de Elusis. No regresso da expedio dos Argonautas, ele estabeleceu-se na Trcia, onde tomou a ninfa Eurdice por esposa. Um dia, a jovem mulher, para escapar s propostas do pastor Aristeu, fugiu e foi mordida por uma serpente; morreu no mesmo instante. Louco de dor, Orfeu obteve de Zeus a permisso para ir encontr-la nos Infernos e traz-la de volta para a terra. Com a lira, ele acalmou o Crbero feroz, apaziguou, por um momento, as Frias e arrancou a esposa morte. Mas fora-lhe imposta a condio de no olhar para a esposa antes que esta se encontrasse no mundo dos vivos. No momento em que chegava s portas do Inferno, ele voltou a cabea para ver se Eurdice o seguia. No mesmo momento, ela perdeu os sentidos, para sempre. De volta Trcia, Orfeu permaneceu fiel esposa desaparecida e desprezou o amor das mulheres do seu pas que, irritadas, o despedaaram. A sua cabea, atirada ao Hebro, foi recolhida em Lesbos. A lira foi colocada, por Zeus, entre as constelaes, a pedido de Apolo e das Musas; estas, por seu lado, concederam aos seus membros esparsos uma sepultura no sop do Olimpo.
Jol Schmidt, Dicionrio de Mitologia Grega e Latina, Ed. 70

Aquele instrumento ledo deixei da vida passada, dizendo: - Msica amada, deixo-vos neste arvoredo memria consagrada. Frauta minha que, tangendo, os montes fazeis vir para onde estveis, correndo; e as guas, que iam decendo, tornavam logo a subir: Jamais vos no ouviro os tigres, que se amansavam, e as ovelhas, que pastavam, das ervas se fartaro que por vos ouvir deixavam.

J no fareis docemente em rosas tomar abrolhos na ribeira florescente; nem poreis freio corrente, e mais, se for dos meus olhos. No movereis a espessura, nem podereis j trazer atrs vs a fonte pura, pois no pudestes mover desconcertos da ventura.
Lus de Cames, "Sbolos rios"

2 - Caractersticas do texto lrico A poesia lrica no se enraza no anseio ou na necessidade de descrever o real emprico, fsico e social, circunstante ao eu lrico, nem no desejo de representar sujeitos independentes deste mesmo eu ou de contar uma ao em que se oponham o mundo e o homem ou os homens entre si. Enraza-se, em contrapartida, na revelao e no aprofundamento do eu lrico [], tendendo sempre esta revelao a identificar-se com a revelao do homem e do ser [eu.]. O acontecimento exterior, quando est presente num texto lrico, permanece sempre literalmente como um pretexto em relao estrutura e ao significado desse texto: o episdio e a circunstncia exteriores podem funcionar como elementos impulsionadores e catalticos da produo textual, mas a essencialidade do poema consistir, graas fulgurao da palavra, na emoo, nas vozes ntimas, na meditao, na ressonncia mtica e simblica, enfim, que tal episdio ou tal circunstncia suscitam na subjectividade do poeta. Por motivos anlogos, o texto lrico no comporta descries semntica e funcionalmente semelhantes s de um texto narrativo. [...] A chamada poesia descritiva s liricamente vlida, quando transcende um inventrio e uma nomenclatura de seres, coisas e eventos, quando utiliza a descrio como um suporte do universo simblico do poema. [...] Estes carateres fundamentais do texto lrico esto diretamente relacionados com o carter esttico do modo lrico, em contraste com o carter dinmico do modo narrativo e do modo dramtico. Com efeito, o fluir da temporalidade, em que se inserem as personagens e os acontecimentos dos textos narrativos e dramticos, alheio ao universo lrico: o poeta como que se imobiliza, enquanto instncia do discurso, sobre uma ideia, uma emoo, uma sensao, etc., no se ocupando do circunstancialismo gentico, do encadeamento causal ou cronolgico desses estados da subjetividade. No significa quanto acabamos de afirmar que o tempo como problema do homem - o tempo como problema metafsico e existencial, como fator de mudana, eroso e aniquilamento dos seres e das coisas - esteja ausente do universo semntico dos textos integrveis no modo lrico. Bem, pelo contrrio, [...] o sentimento e a angstia da efemeridade da vida e do homem constituem tema obsidiante de toda a lrica ocidental. [...] Embora o modo lrico se possa manifestar em textos em prosa - como acontece com textos integrveis em subgneros hbridos como o poema em prosa, o romance lrico, a chamada narrativa potica e o drama lrico -, [...] [o] verso constitui [...] o elemento distintivo do texto potico [...].
Vtor Manuel de Aguiar e Silva, Teoria e Metodologia Literrias, Lisboa, Universidade Aberta, 1990, pp. 193-194.

3 - Texto lrico e disposio grfica A disposio grfica - em particular, na sua realizao tipogrfica - exerce no texto lrico uma funo semitica fundamental. O leitor, ao abrir um livro e ao ver um texto com linhas desiguais e mais curtas do que seria normal em relao mancha tipogrfica adequada pgina, com espaos brancos a avultarem no incio e no fim de cada linha e a separarem uma linha de outra linha ou um conjunto de linhas de outro conjunto de linhas, compreende logo que se trata de um texto em verso, bastando estas marcas externas da "poeticidade" para suscitarem nele uma determinada expectativa e estabelecerem uma determinada orientao do processo da leitura. Os tipografismos relevantes no texto lrico podem concernir a correlao dos grupos sintagmticos impressos com os espaos brancos da pgina, as relaes espaciais estabelecidas entre as linhas impressas, o tipo de letra utilizada, o emprego de maisculas e de minsculas, a utilizao de grafismos no tipogrficos, etc. Alguns destes tipografismos esto correlacionados com as regras e as convenes mtricas - os espaos brancos na margem esquerda e na margem direita da pgina individuam cada verso, os espaos brancos a toda a largura da pgina delimitam cada estrofe ou cada sequncia de versos, etc. - , mas outros parecem ter uma funo semitica autnoma em relao quer s estruturas lingusticas quer s regras e convenes mtricas, exercendo-se essa funo sobre a globalidade da estrutura textual.[] 2

Se a produo e a receo dos carateres do texto lrico [] pressupem a performance oral do poema - mesmo que processada apenas interiormente atravs de uma leitura silenciosa -, a produo e a receo dos tipografismos [...] pressupem a compreenso e a fruio do texto lrico como texto escrito, como objeto espacial graficamente constitudo, cuja decodificao implica necessariamente atos percecionais de natureza visual. No texto lrico, como em nenhum outro texto da chamada "literatura escrita", avulta a simbiose da lngua escrita e da lngua falada e por isso o texto lrico, na materialidade dos seus signos, se pode aproximar tanto quer da msica quer da pintura.
Vtor Manuel de Aguiar e Silva. Teoria da Literatura, 8. ed., Coimbra, Livraria Almedina, pp.593-595

4 - Poesia e msica A palavra grega mousike possui um significado muito amplo e complexo: designa toda a atividade espiritual inspirada e guiada pelas Musas, mas designa, em particular, a msica propriamente dita, a poesia e a dana. [] A poesia e a msica eram artes que, na antiga Grcia, usufruam de um estatuto espiritual e cultural superior: originavam estados de xtase e provocavam o rapto da mente, ao invs de artes como a escultura e a pintura, sobre as quais, significativamente, as Musas no estendiam a sua proteo. Orfeu, o msico e o poeta que, com o seu canto, amansava as feras, animava as pedras, fazia mover as rvores e pacificava os homens, o smbolo mtico desta profunda unio entre as duas artes. [] Na Grcia, a poesia mlica ou lrica era acompanhada por instrumentos musicais diversos (lira, ctara, flauta) e cantada por uma s pessoa (lrica mondica) ou por um coro (lrica coral). A poesia medieval trovadoresca, na Provena, na Frana do Norte, na Galiza, em Portugal, na Alemanha, era igualmente indissocivel da msica e, muitas vezes, da dana. [] A diferenciao entre o texto potico e o texto musical [] iniciou-se com a emergncia da poesia escrita e o correlativo declnio da poesia oralmente comunicada. A diferenciao intensificouse com a difuso da poesia atravs do livro impresso. Desde as primeiras dcadas do sculo XVI, as obras poticas circulam em cancioneiros manuscritos ou em letra impressa, isto , dirigem-se a leitores que realizam a sua leitura como um ato privado. A nova e revolucionria tecnologia de comunicao que a imprensa privilegia a viso e no o ouvido e origina profundas alteraes na produo, na transmisso e na receo dos textos. Por outro lado, os poetas do Renascimento veiculam muitas vezes, nas suas obras, doutrinas morais, filosficas e religiosas, preocupando-se de tal modo com o significado racional dos seus textos que, nalguns casos, procuram mesmo eliminar os efeitos musicais, como a rima, que poderiam, em seu entender, prejudicar aquele significado racional. [] Todavia, com o Romantismo e, depois, com o Simbolismo e o Modernismo, a relao da poesia com a msica voltou a ser muito profunda, tendo mesmo a msica alcanado o estatuto de arte por excelncia: a msica a arte que exprime o inexprimvel, que diz o inefvel, a voz primordial do homem. Tanto a intimidade do eu como a infinitude do universo se exprimem na msica como em nenhuma arte. [] No texto literrio, os sons, na sua materialidade, com o seu timbre, as suas combinaes e repeties, originam fenmenos que podem ser caracterizados como fenmenos de fono-estesia e que se assemelham muito a fenmenos musicais. [] O ritmo constitui um aspeto fundamental do texto literrio e representa um dos fatores que mais aproximam a literatura da msica. []
Vtor Manuel de Aguiar e Silva, Teoria e Metodologia Literrias, Lisboa, Universidade Aberta, 1990, pp. 173-175.

5. Sobre a biografia de Cames 5.1. Cames (Lus Vaz de) Poeta portugus (Lisboa?, c. 1525-1580). O pouco que, com base documental segura, se conhece da sua vida tem dado lugar a uma biografia onde a lenda tomou em grande parte o lugar da histria. Nascido provavelmente em Lisboa, roda de 1524, pertencia a uma famlia da pequena nobreza, de origem galega, que viera para Portugal em tempos do rei D. Fernando e se espalhara depois por vrias terras do reino, em especial Lisboa e Coimbra. Dos seus estudos pouco tambm se conhece, embora as referncias que deixou na sua obra a esta segunda cidade permitam conjecturar que a tenha adquirido boa parte do seu notvel cabedal cultural, talvez sombra do Mosteiro de Santa Cruz, onde tinha parentes, ainda que os dados cronolgicos disponveis ofeream algumas dificuldades afirmao, corrente em alguns bigrafos, de que a sua formao contara com o patrocnio de D. Bento de Cames, prior geral dos Crzios. A lhe correriam dias de suave encanto, ao sabor das paixes fagueiras da primeira juventude, sem que possamos, no entanto, identificar o objeto delas. Entre 1542 e 1545 deve ter-se deixado atrair pelo apelo de Lisboa, trocando os estudos pelo ambiente de culta galanteria que ento se respirava na corte de D. Joo III, depressa conquistando fama de bom poeta, com a contrapartida de despeitos e invejas que a sua superioridade e o seu feitio altivo e brigo no deixariam de suscitar. Diz a fantasia de alguns bigrafos que, por isso e por se ter atrevido a levantar os olhos de amor para a infanta D. Maria, teria cado em desgraa, a ponto de ser desterrado para Constncia. De tal situao, porm, no h o menor fundamento documental. Ligado provavelmente poderosa casa do conde de Linhares, D. Francisco de Noronha, talvez na qualidade de precetor do filho D. Antnio, seguiria para Ceuta roda de 1549 e por l ficaria at 1551. Tal aventura era ento comum na carreira militar dos jovens da sua condio. Dela ficaria lembrana explcita na elegia Aquela que de amor descomedido, mas dela lhe resultaria tambm a perda de um dos olhos, pela fria rara de Marte. De regresso a Lisboa, no tarda em retomar a vida bomia. No admira por isso que no dia do Corpo de Deus se tenha envolvido em encarniada rixa, durante a qual feriu um moo do Pao chamado Gonalo Borges. Preso no tronco da cidade, libertado por carta rgia de perdo de 7-3-1552, embarcando para a ndia na armada de Ferno lvares Cabral, que largou de Lisboa a 24 desse mesmo ms. Mal chegado a Goa, toma parte na expedio organizada pelo vice-rei D. Afonso de Noronha contra o rei de Chembe. A viagem e a esta primeira expedio fez demorada referncia na elegia O Poeta Simnides falando. Entre fevereiro e novembro de 1554 embarcou na armada que, sob o comando de D. Fernando de Meneses, patrulhou o mar Vermelho, a sentindo a amargura da saudade e do desamparo que lhe ditariam a cano Junto de um seco, fero e estril monte. Algum tempo depois, e certamente na inteno de lhe melhorar a vida, o governador Francisco Barreto, para quem escreveria o Auto de Filodemo, nomeava-o provedor-mor dos defuntos nas partes da China. No seria exemplar o seu comportamento em terras do Extremo-Oriente, visto que, ao regressar do Japo, Leonel de Sousa encontra razes 4

para o trazer compulsivamente para Goa. Na viagem de regresso, por fins de 1558 ou princpios de 1559, naufraga na foz do rio Mekong, salvando apenas o manuscrito d' Os Lusadas, ento j certamente em adiantada fase de elaborao (cf. Lus., X, 128). No desastre teria perecido tambm uma moa chinesa que trazia como companheira, dando-lhe motivos srie de sonetos a Dinamene. possvel que datem igualmente dessa poca ou tenham nascido dessa dolorosa experincia as redondilhas Sbolos rios. Por entre penosas dificuldades chega a Goa, antes de setembro de 1560. A sua situao era to precria que pede a proteo do vice-rei D. Constantino de Bragana, num longo poema em oitavas, cujo efeito deve ter sido nulo. Passado algum tempo, e aproveitando as excelentes relaes que tem com o novo vice-rei, D. Francisco Coutinho, dirigelhe vrias splicas em verso para que o mande libertar da priso, onde estava encarcerado por dvidas. Em 1567, induzido talvez por promessas de Pedro Barreto Rolim, vem para Moambique, onde, passados dois anos, Diogo de Couto o vem encontrar to pobre que vivia da generosidade dos amigos. Trabalhava ento - refere o cronista na Dcada 8. da sia, segundo o manuscrito da Biblioteca Pblica do Porto - na reviso do texto d' Os Lusadas e na composio de um livro mui douto, de muita erudio, que intitulou Parnaso de Lus de Cames, porque continha muita poesia, filosofia e outras cincias, obra que lhe teria sido roubada para nunca mais aparecer. Chegado a Lisboa, consagra todos os cuidados impresso da epopeia, para o que contou com o patrocnio de D. Manuel de Portugal, como se infere da ode A quem daro de Pindo as moradoras. A publicao do volume, em 1572, alguma coisa melhorou as suas condies de vida, graas a uma tena de 15 000 ris, que D. Sebastio lhe concede por alvar de 28-81572. Em 1578 v partir para o Norte de frica as esperanas e vanglrias do rei e do seu exrcito, que a derrota em breve afogaria em lgrimas de morte e de luto nos areais de Alccer Quibir. A 10-6-1580, mergulhado no pesadelo daquela apagada e vil tristeza que, ensombrando a Ptria, lhe ensombrava a alma, Cames morria numa pobre casa da Calada de Santana, sendo enterrado em campa rasa, na igreja de um convento de freiras, que lhe estava vizinha Encerrava-se uma vida pelo mundo em pedaos repartida, que os erros, a m fortuna e o amor ardente tinham transformado num angustioso dissdio interior e num permanente desencontro do indivduo com toda uma sociedade em crise. Mas o bicho da terra vil e to pequeno que a vivera nos acasos da errncia e no desconforto da sua constante inadaptao realidade comezinha das coisas e dos homens, criara em poesia, merc dessa penosa experincia, a mais alta e bela expresso algum dia alcanada para o drama de ser portugus.
Anbal de Castro, Cames (Lus Vaz de), in Biblos, Enciclopdia Verbo das Literaturas de Lngua Portuguesa, vol. I, Lisboa/S. Paulo, Verbo, 1995

5.2. Cames e as altas torres

(Ler texto no Manual de Portugus 10ano, Santillana, pp. 164-165). 5.3 Sonetos camonianos

Ah! minha Dinamene! Assi deixaste quem no deixara nunca de querer-te? Ah! Ninfa! J no posso ver-te, to asinha esta vida desprezaste! Como j para sempre te apartaste de quem to longe estava de perder-te? Puderam estas ondas defender-te, que no visses quem tanto magoaste? Nem falar-te somente a dura morte me deixou, que to cedo o negro manto em teus olhos deitado consentiste! mar, Cu, minha escura sorte! que pena sentirei, que valha tanto, que inda tenho por pouco o viver triste? Lus de Cames

Ondados fios de ouro reluzente, que, agora da mo bela recolhidos, agora sobre as rosas1 estendidos, fazeis que sua graa se acrescente; Olhos que vos moveis to docemente, em mil divinos raios incendidos, se de c me levais alma e sentidos, que fora, se de vs no fora ausente? Honesto riso, que entre mr fineza de prolas e corais nasce e parece2, se na alma em doces ecos no o ouvisse, Se, imaginando s tanta beleza, de si em nova glria a alma se esquece, que far quando a vir? Ah! quem a visse! Lus de Cames

1 2

rosas: faces cor de rosa parece: aparece

6.Textos sobre a poesia lrica camoniana 6.1 Contextualizao da lrica camoniana


Cames foi indubitavelmente marcado pelo Renascimento; a sua irredutvel originalidade no o impediu de se integrar profundamente no seu tempo nessa poca maravilhosa de descobertas do novo mundo, do mundo antigo, do prprio homem; poca de uma extrema riqueza cultural onde se exprimiram as mais diversas e frequentemente contraditrias tendncias. Tambm no domnio da potica o Renascimento se desentranha numa grande efervescncia crtica e numa abundante teorizao literria. A faina na descoberta de obras da Antiguidade e a aplicao dos mtodos da filologia um produto do humanismo revelam a reflexo da cultura antiga sobre as coisas literrias: a Potica de Aristteles, diversos dilogos de Plato e a tradio neoplatnica que incide sobre o tema, o ensaio Sobre o Sublime, atribudo a Longino, e a Arte Potica de Horcio. Todos estes textos diferentes entre si tm uma base comum: concebem a obra literria como imitao (mimese), conceito que marca indelevelmente toda a atividade literria da poca. difcil no nosso tempo que acima de tudo aprecia na arte a originalidade (alis, um preconceito romntico) compreende o que significa uma esttica da imitao, a qual nos temas, nos gneros, no estilo, etc., procura identificar-se com um modelo, aceitando um conjunto de regras e preceitos que orientam o seu procedimento. [] Neste complexo quadro de convenes e de regras, o poeta move-se com dois objetivos principais: imitar a natureza (e portanto ser verosmil, adequar-se realidade, pintar o verdadeiro); e imitar os modelos antigos, os clssicos, cujo exemplo exaltante enche de deslumbramento o artista do Renascimento e que procura seguir, aprendendo os seus ensinamentos ou quando a inspirao mais potente rivalizando com eles. No se pense contudo que este cdigo esttico limitava a capacidade inventiva do poeta. Mais tarde, isso acontecer durante o classicismo, quando a teoria da imitao se torna demasiado autoritria e rgida. Mas o sculo XVI muito mais movido pelo anseio da descoberta do que pela preocupao da norma; e a teoria da imitao ou mimese -, profundamente influenciada pelo neoplatonismo, visa muito menos a cpia servil das aparncias do que a captao das ideias (no sentido platnico), da beleza suprema. De qualquer forma em competio com os mestres ou aceitando o seu magistrio a lrica camoniana bem uma lrica de imitao: cultivou quase todos os gneros restaurados (a cloga, a elegia, o ode) e as formas fixas novas (sonetos, terceto, oitava rima, cano); traduziu ou adaptou muitos poemas de Petrarca, Bembo, Boscn, Garcilaso e outros, sem contudo deixar de lhes dar, mesmo s tradues, um cunho pessoal, uma vez que os contedos e as formas so aproveitadas no sentido da expresso da sua singularidade, e no no sentido da cpia do modelo; introduziu no seu texto versos de outros poetas que por muitas vezes manteve no original italiano ou castelhano, Fez uso abundante do arsenal mitolgico da Antiguidade o qual no deve ser visto como tendo apenas uma funo decorativa, mas tem de ser interpretado de acordo com as oblquas e inconscientes verdades que os mitos exprimem, permitindo a enunciao daquilo que s vezes mal o poeta suspeita.[] Para Cames, as convenes poticas e a sinceridade no so incompatveis (como alias nunca o so para os homens com personalidade forte). A sua poesia constitui uma prova de domnio absoluto dos materiais usados. Os cdigos poticos so uma linguagem que maneja, muitas vezes lutando com ela e transformando-a, forando-a a dizer o que jamais tinha sido dito (o que a poesia sempre faz quando poesia) de tal modo que o que resulta uma potica e uma poesia novas, inconfundveis, que, apesar disso, no deixam de ser uma expresso exemplar do dolce stil nuovo. Acontece que tambm Cames assume a sua nova potica com moderao, sem romper com a velha tradio lrica galaico-portuguesa. Ao contrrio do que faz Antnio Ferreira, que despreza a redondilha e a temtica trovadoresca, a obra de Cames apresenta a coexistncia dos velhos e dos novos gneros, dos velhos e novos metros, das velhas e das novas convenes literrias. A novidade da sua obra no se constitui em rutura, mas sim na continuidade e no aproveitamento de toda a tradio medieval peninsular, o que alis caracterstico da maioria das manifestaes do Renascimento Portugus. Maria Vitalina Leal de Matos, A Lrica de Lus de Cames, Ed. Comunicao, 1981

6.2 Caractersticas da lrica camoniana Na lrica camoniana predomina o tema do amor, cantado em todos os tons: ligeiro, espirituoso ou mesmo picante, em variaes que passam pelo madrigal e pelo elogio cortesanesco de tnica mais ou menos convencional, at ao tom srio (a maioria das composies) quando no trgico, complicando-se ento com a temtica da saudade, da insatisfao, da morte e com o sentimento do pecado. Alm dos temas amorosos salienta-se tambm o do desconcerto ou do absurdo (como hoje diramos). Temos ainda composies de temtica religiosa, mais ou menos motivadas por influncias bblicas; e finalmente poemas de circunstncia, quer para apresentar a obra de um contemporneo, quer para interceder generosamente por uma pobre mulher condenada ao degredo, quer para lembrar jocosamente uma dvida ou para pedir proteo contra um credor, quer ainda para convidar os amigos para uma ceia onde apenas comero trovas. Quanto s formas, a variedade da lrica camoniana no menor. Como S de Miranda, usou a redondilha [medida velha] com muita graa em composies de estilo semelhantes a textos do Cancioneiro Geral de Garcia de Resende, ou que num caso ou noutro - ainda guardam uma frescura que os aparenta com as cantigas dos trovadores. Mas, como natural, a maioria das composies adotam a medida nova que o Renascimento pe em voga e alguns dos subgneros lricos herdados da esttica clssica: o soneto, a oitava-rima, a cano, a ode, a elegia, a cloga. No conjunto da obra lrica, sente-se a fecunda influncia clssica: avultam, entre os poetas mais presentes, Virglio (sobretudo na maneira de ver a natureza); Ovdio (cujas Metamorfoses Cames recorda incessantemente) e Horcio (que entre outros temas, legou a Cames o da aurea mediocritas). Torna-se mais patente a influncia de Petrarca e dos petrarquistas que Cames traduz, glosa, parafraseia, aproveitando a seu modo, no sentido da sua forma mental, temas, tpicos, giros estilsticos que se tornaram a gramtica potica obrigatria da poesia amorosa do Renascimento. Alguns desses temas derivam j da poesia provenal e do romance corts: a mulher como ser superior, quase divino, de beleza inefvel; a atitude infinitamente reverente do amante perante a Senhora; o sentido da distncia que os separa; a morte por amor, etc., toda esta tradio atravessa a Vita Nuova de Dante e o dolce stil nuovo, para desabrochar na poesia de Petrarca que lhe d uma expresso mais amadurecida e aprofundada pela riqueza da anlise psicolgica, da captao dos mltiplos e subtis matizes da vida sentimental, onde frequentemente se enunciam impulsos contraditrios, desejos opostos; e tudo isto est em Petrarca marcado por um fundo travo de melancolia, proveniente de uma conscincia de pecado que no chega contudo a diluir um grande orgulho.
Maria Vitalina Leal de Matos, Introduo Poesia de Lus de Cames, ICALP.

6.3. Cames e a tradio do elogio feminino petrarquista Cames escreve a maior parte dos seus retratos em forma de soneto ou de cano e, s com isso, logo os coloca no horizonte da lrica petrarquista. O grande acervo de trovas maneira antiga que dele nos foi transmitido contm pelo contrrio apenas trs retratos de mulher, todos eles muito interessantes. O retrato da(s) mulher(es) que Cames descreve na maior parte dos sonetos e canes, mas tambm nas odes e elegias, bem familiar ao conhecedor da lrica petrarquista. Uma senhora desmesuradamente bela, nobre, s descritvel em imagens hiperblicas, leva tambm o amante camoniano a repetidas, variadas, porm no fundo iguais enumeraes das suas (fortemente convencionalizadas) qualidades. Cite-se, como exemplo, o conhecido e para Cames perfeitamente representativo soneto: Leda serenidade deleitosa, que representa em terra um paraso; entre rubis e perlas doce riso, debaixo d'ouro e neve, cor de rosa; presena moderada e graciosa, onde ensinando esto despejo e siso que se pode por arte e por aviso, como por natureza, ser fermosa; fala de quem a morte e a vida pende, rara, suave; enfim, Senhora, vossa; repouso nela alegre e comedido; estas as armas so com que me rende e me cativa Amor; mas no que possa despojar-me da glria de rendido. As metforas com as quais lbios, dentes, cabelos, testa e faces so descritas e - em virtude das metforas - preciosamente coisificadas, so sobejamente conhecidas. "Engenho, arte, doutrina", aquelas normas da poesia renascentista que Antnio Ferreira exigia programaticamente na sua conhecida carta a Diogo Bernardes, e que os autores portugueses do sculo XVI podiam adquirir em contacto com Ovdio, com Petrarca (), converte-as Cames precisamente nos retratos em brilhante artifcio. () As famosas trovas "Aquela cativa" mostram quo pouco de resto a impresso de autenticamente vivido est relacionada com a descrio 'autentificadora'. J o primeiro editor juntou a estas trovas o ttulo "a ua cativa com quem andava d'amores na ndia, chamada Brbora" e forneceu assim uma printerpretao biogrfica do poema, da qual mesmo o leitor moderno s a custo se pode desligar. Isto procede com certeza tambm do facto de aqui ser elogiada uma mulher que no s pela sua condio de cativa mas tambm pelo aspeto - olhos pretos, cabelos pretos, cara preta - se desvia nitidamente daquilo que parece de esperar como objeto num poema encomistico da Renascena. S uma vivncia autntica do poeta parece poder esclarecer tal liberdade. No entanto, como to amide acontece com Cames, no h documentos fidedignos que pudessem apoiar uma tal suposio. O que h que ter presente que aqui elogiada uma mulher fora do comum para a lrica da poca, mas que Cames, justamente para esta inovao, preferiu evidentemente recorrer aos processos do elogio feminino petrarquista. (...)
Klaus Dirscherl, Cadernos de Literatura, n. 11, Instituto Nacional de Investigao Cientfica, 1982

7 - Glossrio
Cantiga - Designao de certos poemas lricos, quase sempre de carter leve mas de fundo e forma diferentes consoante as pocas literrias. No sc. XV chamava-se cantiga ao gnero lrico curto, escrito em verso de sete slabas, ou menos frequentemente de cinco, alternando s vezes com quebrados de trs ou quatro slabas. Divide-se em mote e glosa. O mote, composto de quatro ou cinco versos, expunha o assunto sempre amoroso - do poema. Podia ser glosado pelo autor ou por outro. A glosa, que contava oito ou dez versos, retomava o assunto e desenvolvia-o, concretizava, pormenorizava, ou parafraseava; correspondia ao que em linguagem musical se chama variaes. Na maior parte das vezes, o ltimo verso do mote repetia-se, textual ou aproximadamente, no ltimo da glosa. No sc. XVI, a cantiga esteve menos em moda mas continuou a ser cultivada por grandes poetas como Bernardim Ribeiro ou Cames. Cultivaram-se ento as cantigas em que o mote era glosado em vrias voltas. A partir do Romantismo (sc. XIX), o termo foi tomado em sentido mais largo, e passou a aplicar-se a poemas muito dissemelhantes, mas sempre de assunto leve, de sabor acentuadamente popular, e de forma fcil, condizente. Dicionrio da Literatura Classicismo - O termo clssico, que est na raiz deste vocbulo, apresenta as seguintes acees: I) autor ou obra de primeira classe, superior; 2) autor que se l nas escolas (nas classes), porque considerado excelente; 3) autor grego ou latino, da Antiguidade, na medida em que se enquadra nos tipos anteriores; 4) autor que imita os clssicos greco-latinos. De modo genrico, a quarta aceo importa mais que as anteriores. [] O Classicismo constitui um movimento em que se tornou moda a supervalorizao dos escritores da Antiguidade greco-latina. Integrado no Humanismo e na Renascena, que propugnaram pela revivescncia da cultura greco-latina, o Classicismo espraiou-se pela Europa entre os sculos XV e XVII. A imitao dos Antigos [...], o princpio bsico dos clssicos [...] no significava servilismo ou cpia elementar; antes pressupunha o talento individual, a inspirao, a imaginao [...]; os autores haveriam de possuir [] a tcnica aprendida no convvio com os clssicos antigos (a arte) e o talento pessoal e intransfervel (o engenho). Dicionrio de Termos Literrios Epigrama composio potica de contedo irnico ou satrico. Petrarquismo - Corrente potica de imitao do Esparsa - Espcie de trova curta que, ao lado da cantiga e do vilancete, foi fundamental na potica do sc. XV. Encontra-se a cada passo no Cancioneiro Geral. Trata-se dum poema de fundo melanclico, composto em redondilha, e que consta geralmente dum mnimo de oito versos e um mximo de dezasseis. A diferena essencial entre a esparsa, dum lado, e a cantiga e o vi lancete do outro, reside em que, enquanto a matria destes ltimos se ordena em proposio e desenvolvimento (mote e glosa), a esparsa aborda diretamente o seu assunto, d-lhe forma epigramtica, e termina sem refro nem variaes. Dicionrio da Literatura Glosa - Estncia que retoma, desenvolvendo-o, o sentido dum dado tema, do qual repete um ou mais versos em posio certa. Este tema, a que se chama mote, consta duma estncia geralmente curta e quase sempre alheia. Dicionrio da Literatura Humanismo - I) Genericamente, o vocbulo designa toda a filosofia ou viso do mundo centrada na ideia do valor essencial e supremo do Homem. 2) De modo particular, aponta o movimento cultural desenvolvido inicialmente na Itlia, entre os sculos XIV e XV, logo difundido pela Europa e cuja influncia se manteve at ao sculo XVIII. Principiando com a descoberta dos textos greco-latinos, parcialmente esquecidos pelos escritores medievais, segue-se-lhe uma fase de traduo, decifrao e comentrio das obras antigas; por fim despertou o gosto de as imitar: havia nascido o Classicismo e a Renascena na qual se enquadrava. Dicionrio de Termos Literrios Medida velha e Medida nova - Duas tcnicas versificatrias em uso no sculo XVI: a primeira designa a tcnica tradicional (estruturas e metros utilizados pelos poetas do Cancioneiro Geral, como o vilancete. a cantiga, a esparsa, a redondilha menor e a redondilha maior); a segunda refere-se a recursos tcnicos importados de Itlia e introduzidos em Portugal por S de Miranda (um novo verso, o decasslabo e novas formas e subgneros, como o soneto, a cano. a sextina, a elegia. a cloga, a ode, a terza rima...). Glossrio de Termos Literrios Mote V. Glosa

Soneto - Foi S de Miranda (1495-1558), ao

10

poeta italiano Petrarca (1304-1374) que caracterizou a lrica europeia nos sculos XVXVI. No seu Canzoniere, Petrarca fala, de uma forma inovadora, da sua experincia amorosa: os mais ntimos movimentos da interioridade do amante so descritos com detalhe e subtileza. Laura, a amada, retratada como uma mulher loura e os seus dotes fsicos so enfatizados atravs de uma srie de imagens (os cabelos so ouro, a tez neve, os lbios coral, os dentes marfim). A sua beleza superior da natureza bem como de uma srie de entidades mitolgicas. No entanto, a maior beleza de Laura interior: a pureza angelical, a honestidade, a humildade, a cortesia e a gravidade, avultam entre os seus predicados anmicos. O tempo e o espao que enquadram a figura feminina so tambm convocados, no para serem descritos em pormenor, mas pelas ressonncias interiores que implicam. Ao tema da natureza associa-se uma certa voluptuosidade na dor. O estilo de Petrarca marcado pelo uso sistemtico da anttese, do oxmoro, ou de outras figuras de contraposio, dando expresso aos estados contraditrios e de incertezas experienciados pelo namorado. Panorama da Literatura Universal Redondilha - Verso de cinco slabas (redondilha menor) e de sete (redondilha maior). Renascimento - A palavra Renascimento remonta ao sculo XVI e denuncia, nos humanistas da poca, a orgulhosa convico de que, por um conhecimento mais exato e extenso da cultura greco-latina, as letras e as artes readquiririam o antigo esplendor. A Idade Mdia foi preparando, pouco a pouco, o Renascimento mas, por outro lado, no complexo de civilizao e cultura do sc. XVI persistem muitos elementos medievais. No entanto, a designao de Renascimento, por imperfeita que se nos afigure, continua a ser necessria para indicar uma poca dotada de individualidade prpria, caracterizada por um novo esprito crtico, um escrupuloso desejo de restituir os textos pureza original, um juvenil entusiasmo pela Antiguidade tomada em si mesma, uma confiana nova depositada no Homem - medida de todas as coisas. Em Portugal, o sc. XVI apresenta uma fisionomia particular. A grande contribuio portuguesa para o Renascimento foram os Descobrimentos, que desvendaram novos climas, e paisagens, e faunas, e floras, e costumes, alargando assim o conhecimento do Mundo e do Homem, dando alimento fome do extico, aguando o sentido do relativo, ostentando a primazia da observao e da experincia sobre o saber livresco. Dicionrio da Literatura

regressar de Itlia [em 1525], quem divulgou o soneto em Portugal. Cames assegurou-lhe o triunfo na literatura portuguesa. Formalmente, o soneto quinhentista portugus segue as regras dos seus modelos italianos. Dante (1265-1321) foi o primeiro grande poeta a cultivar o soneto, mas foi com Petrarca (1304-1374) que o soneto atingiu a forma que haveria de se tornar modelar em Itlia e em outros pases da Europa. Consta de catorze decasslabos (cadncia 6-10, ou, menos frequentemente, 4-8-10), geralmente graves, e ordenados em quatro estncias: duas quadras, trabalhadas sobre duas rimas pelo esquema ABBA - ABBA, que precedem dois tercetos; na sua forma mais perfeita, tambm estes se sujeitam a duas rimas s, obedecendo ao esquema CDC - CDC; mas so muito comuns os tercetos com trs rimas, seguindo o desenho CDE - CDE. O desenvolvimento da ideia subordina-se ao capricho das estrofes; faz-se por perodos que se contm rigorosamente nos limites destas, de forma que o fim de cada estncia marcado por uma pausa ntida. A composio acaba em beleza por um verso que encerra um pensamento elevado numa cadncia sem defeito. Desde o Renascimento at aos nossos dias, o soneto foi sempre cultivado, apenas se eclipsando com a primeira gerao romntica para reaparecer em fora com Antero de Quental e os parnasianos. O verso tpico do soneto continua a ser o decasslabo; mas aparecem sonetos em alexandrino, e os chamados sonetilhos em verso curto (com oito, seis e quatro slabas). Para alm dos autores citados, Bocage, no sc. XVIII, constitui outro nome de referncia entre os muitos poetas portugueses que compuseram sonetos. Dicionrio da Literatura Tema Ideia ou conceito, com carter universal, normalmente definido por um nome abstrato (o amor, a saudade, o cime, etc.), desenvolvido num discurso. Glossrio de Termos Literrios Trova Nome genrico dos poemas, ou melhor das canes que compunham os trovadores, e que, segundo o seu contedo ou a sua forma, passaram a ser conhecidas, sobretudo a partir dos fins da Idade Mdia, por designaes especiais: estribote, vilancete, esparsaAs composies de forma livre, que no entravam em nenhuma das categorias definidas, conservavam o nome de trovas pelo menos at fins do sc. XVII, especialmente se eram cantadas. Dicionrio da Literatura Vilancete composio com um mote de dois ou trs versos e uma ou mais voltas ou glosas de sete versos; o ltimo verso das voltas repete, com ou sem variantes, o ltimo verso do mote.

11

Вам также может понравиться