Вы находитесь на странице: 1из 2

ESCOLA SECUNDRIA DO MONTE DE CAPARICA CPTAL NVEL4 DISCIPLINA DE ANLISES QUMICAS MDULO 18 C Protocolo Experimental 2- Determinao da oxidabilidade de uma

a gua Prof: Vnia Vilela fevereiro 2013 Ano letivo 2012/2013

Determinao da oxidabilidade de uma gua pelo permanganato de potssio Volumetria de oxidao-reduo em meio cido e quente Nesta determinao, as substncias orgnicas, existentes na amostra, so oxidadas por excesso de permanganato de potssio a CO2 e H2O, em meio cido e a quente. Nesta situao verifica-se a reduo do permanganato a Mn2+. No final da digesto, o excesso de permanganato de potssio reduzido por um excesso de cido oxlico, sendo este excesso do cido oxlico quantificado por titulao com a soluo de permanganato de potssio. 5 C2042-(aq) + 2 MnO4-(aq) + 16 H+(aq)10 CO2(g) + 8 H20(l) + 2 Mn2+(aq) Experimentalmente adiciona-se cido sulfrico amostra, levando-a ebulio. Quando isto se verifica, adiciona-se o oxidante, permanganato de potssio, que ir oxidar a matria orgnica existente na amostra, deixando-a continuar em ebulio por mais 10 minutos. Deixase depois arrefecer e, em seguida, adiciona-se cido oxlico e agita-se at a soluo ficar incolor. O ltimo passo corresponde titulao com permanganato de potssio, sendo o ponto final da reao detetado pela mudana de colorao para rosa. Assim, a quantidade de permanganato de potssio adicionada na titulao equivalente quantidade de matria orgnica existentes oxidvel. Realiza-se ainda um ensaio em branco, com gua destilada, ao qual se aplica o mesmo procedimento da amostra. O seu objetivo quantificar a matria orgnica existente no material laboratorial e nos reagentes. Finalmente, o volume de titulante gasto na oxidao da matria orgnica determinado pela diferena entre o volume de titulante para o ensaio em branco e para a amostra.

Reagentes: - gua a analisar - Sol.aq. de H2SO4 1:3 - Sol.padro de KMnO4 0,005 mol dm-3 - Sol.padro de H2C2O4 0,005 mol dm-3

Procedimento experimental: 1. Pipetar 100,00 mL da gua a analisar para um balo de Erlenmeyer. Adicionar 10 mL de cido sulfrico. Aquecer at uma temperatura prxima do de ebulio. 2. Titular com a soluo-padro de permanganato de potssio. O ponto final da reao detetado aquando do aparecimento de colorao avermelhada. 3. Aquecer o contedo do balo de Erlenmeyer at ebulio, a qual se deve manter durante 10 minutos. No caso de a soluo descorar adicionar mais soluo de permanganato de modo a manter a colorao. 4. 5. Suspender o aquecimento. Titular com soluo-padro de cido oxlico. O ponto final da reao detetado quando o contedo do balo de Erlenmeyer ficar incolor.

6. Adicionar (da bureta) soluo-padro de permanganato de potssio at obter colorao rsea suave. Registar o volume total de soluo de permanganato gasto. 7. Realizar um ensaio em branco.

Tratamento de Resultados:

Calcular a quantidade total de ies permanganato usados.

Calcular a quantidade de ies oxalato gastos na titulao do io permanganato em excesso.

Determinar a quantidade de ies permanganato em excesso.

Calcular a quantidade de permanganato que reagiu com a matria orgnica existente na gua. Sabendo que a 1cm3 da soluo-padro de permanganato corresponde 0,1 mg de oxignio, calcular a massa de O2 consumida na oxidao da matria orgnica. Calcular a oxidabilidade da gua analisada, expressar em miligramas de O2 por litro de gua.

Вам также может понравиться