Вы находитесь на странице: 1из 11

Blog do Jair Tiago: CISCO

http://jairtiago.blogspot.co.uk/search/label/CISCO

TI Descomplicada! Artigos, comentrios e passo a passo!

Blog do Jair Tiago


Home Curriculo Later Menu

Search

OK

CATEGORIAS
CARREIRA CISCO EDUCAO

CISCO. Mostrando postagens com marcador CISCO. Mostrar todas as postagens


PASSO A PASSO DO LINKSYS WRT160NL
Posted by Jair Tiago in CISCO, HARDWARE, REDES on quinta-feira, dezembro 16, 2010

GOOGLE HARDWARE MERCADO MICROSOFT REDES SEGURANA TICA PROFISSIONAL

LTIMAS NOTCIAS
Apple Google Microsoft Cisco Linux Tecnologia Segurana Mikrotik Educao

PASSO A PASSO
LINKSYS WRT160NL

CEO da Apple chama processo de acionista Globo.com O presidente-executivo da Apple, Tim Cook, chamou a ao judicial de David Einhorn contra a empresa de um show miditico, mas disse nesta tera-feira (12) que o Conselho da companhia est considerando cuidadosamente a proposta do gestor de ... Artigos relacionados Apple testa novo relgio de pulso com tela Christian Post em Portugus De acordo com os jornais norte-

CONFIGURAES BSICAS DO ACCESS POINT LINKSYS WRT160NL

americanos The New York Times e The Wall Street Journal, a Apple j est testando um novo modelo de relgio de pulso com tela curva. O relgio deve usar o mesmo sistema operacional do iPhone e iPad, iOS, e pode ser ... Artigos relacionados Apple e MS devem se explicar por preos Info Online Photopin. So Paulo - Apple, Microsoft e Adobe devem se apresentar a legisladores australianos para explicar os motivos que levam ao alto valor de produtos de TI em relao a outros mercados. O Comit de Infraestrutura e Comunicao comunicou nesta ... Google paga US$ 1 bilho Apple por ano IDG Now! Em um relatrio intitulado "o prximo Google o Google", o analista Scott Devitt, do Morgan Stanley, escreveu que ele acredita que a Apple e o Google fizeram um acordo de uma "taxa por dispositivo" em vez de um acordo de partilha de receitas, a fim de ...

1. PASSO:
Voc dever conectar seu (Computador ou Net/Notebook) ao AP atravs de um cabo de rede em uma de suas portas 04 portas ethernet, como mostrado na gura acima, so as portas com adesivo de cor azul.

1 de 11

12-02-2013 21:34

Blog do Jair Tiago: CISCO

http://jairtiago.blogspot.co.uk/search/label/CISCO

tecnologia

Feito isso, abra qualquer browser para acesso a internet, e digita o seguinte endereo: h@p://192.168.1.1 Ver que aparecer a tela abaixo, pedindo o usurio e a senha, que por padro Nome de usurio: admin Senha: admin

ARQUIVOS DO BLOG
Janeiro (1) Setembro (1) Junho (1) Maro (1) Janeiro (1) Dezembro (5) Novembro (1) Outubro (12) Setembro (25) Agosto (1) Janeiro (1)

MEUS SITES FAVORITOS


Guia do Hardware Technet Brasil Win Ajuda Blog CCNA - Maco Filippeti Artigos de Kanitz Under Linux Google

RECEBA MEUS POSTS


Postagens Comentrios Assim que colocar a senha, ir aparecer esta tela abaixo, onde iniciaremos a congurao do AP. Esta aba de Congurao, onde iremos alterar o idioma, e selecionar Portugus. Se seu modem de internet j esFver congurado como modo Router, pode deixar a Congurao de Internet no modo: Congurao autom ca DHCP Em Congurao de rede, observe que est como o Endereo: 192.168.1.1, pois essa a congurao padro dos equipamentos Linksys, entretanto se voc quiser alterar este endereamento, sinta-se a vontade. Pois tambm haver casos onde a interface Local de alguns modens podem est com o mesmo endereo da rede local do AP, e j sabendo que o endereo WAN do modem ser fornecido pelo Servidor DHCP do modem, o funcionamento perfeito deste equipamento no ir acontecer, porque tanto a Rede Lan quanto a Rede Wan, estariam com o mesmo endereo de Rede. o Se esse for o caso, ser necessrio a troca do endereo de Rede deste equipamento, para outro endereamento que no esteja entrando em conito com a Lan do Modem. Por exemplo: 192.168.10.1, esse seria um endereamento vlido. o Se for necessrio alterar o endereo da rede Lan do AP, tambm lembrar de alterar o endereo do Servidor DHCP que ca logo abaixo: Denio do servidor de DHCP.

ACERCA DEL BLOG

Outro ponto importante colocar os servidores DNS, para facilitar a consulta de resoluo de nome, no DNS est co 1: coloque 8.8.8.8, e no DNS est co 2: coloque o endereo do prprio AP 192.168.1.1 Logo aps Guardar Denies para salvar as conguraes realizadas.

2. PASSO:
Bom pessoal, j terminado as conguraoes bsicas da aba Congurao, iremos agora para a aba Sem os. Observamos que bem simples, onde deixaremos a congurao de forma manual, o Modo de rede: Misto, pois dessa forma poderemos trabalhar com todos os equipamentos disponveis no mercado hoje b/g/n, Nome de rede(SSID) o nome que voc ir dar a sua rede Wireless, no nosso exemplo foi colocado Blog do Jair Tiago, o Canal Largura: automFco, e a Difuso de SSID, por padro vem acFvado, que justamete a exibio do nome da sua rede.

2 de 11

12-02-2013 21:34

Blog do Jair Tiago: CISCO

http://jairtiago.blogspot.co.uk/search/label/CISCO

Logo aps Guardar Denies para salvar as conguraes realizadas.

3. PASSO:
Na aba Segurana em os, faremos a opo do Modo de segurana: WPA2-Personal, por ser um mtodo que prover um pouco mais de segurana, voltado para nosso exemplo, tendo em vista que este equipamento ser uFlizado em um Home Oce. Em Encriptao optaremos por TKIP ou AES, logo abaixo em Frase-passe: onde colocaremos a senha (no mnimo de 08 caracteres), usem a imaginao (letras, nmeros, caracteres especiais). Logo aps Guardar Denies para salvar as conguraes realizadas.

4. PASSO:
O lFmo passo pessoal, na aba Administrao, onde iremos alterar a senha de acesso padro do equipamento, lembra l em cima que o login e senha era admin. justamente essa senha que devemos alterar no campo Palavra-passe do router e no campo abaixo dele: Introduza novamente para conrmar: Pessoal por favor, nada de 123456, vamos tambm usar a imaginao aqui tambm t ;-)

3 de 11

12-02-2013 21:34

Blog do Jair Tiago: CISCO

http://jairtiago.blogspot.co.uk/search/label/CISCO

Logo aps Guardar Denies para salvar as conguraes realizadas.

Bom pessoal, se tudo ocorreu como planejado, deveria o seu PC ou Net/Notebook est funcionado perfeitamente, lgico que se voc esFver usando seu notebook com a rede sem o, dever fazer a autenFcao do Net/Notebook com o AP e colocar a Senha que voc mesmo deniu na congurao. Grande abrao a todos e espero ter cooperado mais uma vez com este simples passo-a-passo. Que Deus conFnue nos abenoando, Ele pode mudar sua vida! Blog do Jair Tiago 2 Comments

PASSO A PASSO COM PACKET TRACER


Posted by Jair Tiago in CISCO on segunda-feira, dezembro 06, 2010 PASSO A PASSO PACKET TRACER O objetivo desta prtica configurar esta pequena rede abaixo, fazendo com que todos os host's possam comunicar entre si, e todos possam chegar at o SERVIDOR HTTP, que por sinal j est configurado, apenas faltando configurar o Roteador FB, pois o ROTEADOR INTERNET configurando e suas rotas inseridas. - As conexes dos dispositivos tero que ser feita com os cabos corretos; - Todos os dispositivos devero ser configurados (com exceo do SERVIDOR E ROUTER INTERNET ); - Ter que ser realizado no Roteador FB as configuraes bsicas para o funcionamento da rede, com implementao de senhas, acesso a telnet, mudar nome do dispositivo, salvar as j est

4 de 11

12-02-2013 21:34

Blog do Jair Tiago: CISCO

http://jairtiago.blogspot.co.uk/search/label/CISCO

configuraes, atribuir endereo IP as interfaces, rotas estticas e visualizar alguns parmetros com o comando show. - As infertaces dos Roteadores tero o ltimo endereo vlido de cada Sub-rede; - Os PC's tero os endereos iniciais de cada Sub-rede, que est colocado de forma esttica. OBS:

-SENHA PADRO QUE SER QUE NOS ACESSOS (Console, Telnet e Exec Privilegiado): cisco -MENSAGEM DO BANNER: Este Equipamento est sendo monitorado pela Equipe de Segurana.

O primeiro passo fazer todas as conexes, para isso iremos relembrar onde ligo o Cabo Direto, e onde ligo o Cabo Crossover (Cruzado). Como lembrete, o uso comum est listado novamente: Use cabo direto para conectar: Use cabos crossover (cruzado) para conectar:

Switch a roteador Computador a switch Computador a hub

Switch a switch Switch a hub Hub a hub Roteador a roteador Computador a computador Computador a roteador

Ento o nosso cenrio ficar desta forma:

5 de 11

12-02-2013 21:34

Blog do Jair Tiago: CISCO

http://jairtiago.blogspot.co.uk/search/label/CISCO

Pessoal, um ponto muito importante o nome da interface que iremos configurar, pois como mostrado na figura acima, ao colocar o MOUSE em cima de cada PONTO, o PACKETRACER nos mostra o nome da respectiva interface, isso facilita muito no momento da configurao. Tambm podemos observar que todas conexes com o roteador FB esto em vermelho, significando que esto desativadas, aguardando uma configurao, que em breve estaremos realizando. Para podermos prosseguir no nosso PASSO-A-PASSO, deveremos dar um clique em cima do roteador FB onde exibir uma janela, onde logo aps clicaremos em CLI, nossa interface de linha de comando para configurao do mesmo.

A imagem acima exibida no primeiro acesso realizado em um Roteador NOVO, ou sem alguma configurao, s digitar no ou um ctrl+c.

6 de 11

12-02-2013 21:34

Blog do Jair Tiago: CISCO

http://jairtiago.blogspot.co.uk/search/label/CISCO

Na imagem acima exibida, vemos que foi realizado as configuraes bsicas do Roteador FB como (Troca do nome para FB, senha para console, Telnet e encriptao das mesmas, senha para exec privilegiado, mensagem de banner no incio do equipamento, e configurao das interfaces FastEthernet 0/0 e 1/0). Ao realizar estes procedimentos, notamos que os status das interfaces passam a ficar VERDES. OBS:

O endereo atribudo na interface fast0/0 do Roteador FB foi 10.0.0.126 e na interface fast1/0 10.0.0.254 foram estes, por eles serem os ltimos endereos vlidos de cada subrede.
O prximo passo agora configurar a interface serial e configurar os hosts nas subredes, o PC0 e PC1 da subrede 10.0.0.0/25, e PC2 e PC3 da subrede 10.0.0.128/25. Ao finalizar as configuraes propostas, deveremos fazer um teste de ping para verificar as conectividades.

Na imagem acima, podemos observar o comando copy running-config startup-config, este comando para salvar as configuraes realizadas.

Como mostrado nas figuras acima, ao clicar no dispositivo PC0 aberto uma janela, na qual clicamos no MENU DESKTOP, logo aps clicar em IP CONFIGURATION onde iremos adicionar manualmente o endereo IP, MSCARA, GATEWAY E DNS. Isso ser feito em todos os outros trs dispositivos, nos quais ficaro com as seguintes configuraes: DISPOSITIVO PCO PC1 PC2 PC3 IP 10.0.0.1 10.0.0.2 10.0.0.129 10.0.0.130 MSCARA 255.255.255.128 255.255.255.128 255.255.255.128 255.255.255.128 GATEWAY 10.0.0.126 10.0.0.126 10.0.0.254 10.0.0.254 DNS 10.0.0.126 10.0.0.126 10.0.0.254 10.0.0.254

Pronto pessoal, para finalizarmos nosso PASSO-A-PASSO, precisamos criar as rotas estticos para que toda a rede possa comunicar. Segue procedimento:

7 de 11

12-02-2013 21:34

Blog do Jair Tiago: CISCO

http://jairtiago.blogspot.co.uk/search/label/CISCO

Bom pessoal, se tudo foi feito como o planejado acima, toda a rede deveria estar se comunicando. Para verificar se realmente est ok, basta cliclar em PCO, WEB BROWSER, e colocar o ENDEREO DO SERVIDOR web 200.200.200.1, ir aparecer esta tela:

Um grande abrao a todos, e fiquem na Paz do Senhor Jesus! At a prxima!!! No Comments

Mudanas nos exames CCNA Voice e CCVP, e CCSP


Posted by Jair Tiago in CARREIRA, CISCO on quarta-feira, outubro 27, 2010
A Cisco recentemente anunciou mudanas significativas nas certificaes de carreira de voz (CCNA e CCVP), e na certificao de nvel Professional de Security. Em termos de nomenclatura, o CCVP passa a ser CCNP Voice, e o CCSP, CCNP Security - em linha com as outras certificaes da Cisco, como o CCNA e o CCIE. Em termos de contedo, a certificao CCNA Voice passa a abordar Cisco Voice and Unified Communications Administration (ICOMM). No que se refere s certificaes de nvel Professional, o CCNP Voice agora vai alm da infra de voz e passa a englobar habilidades relativas a integrao e troubleshooting de voice-mail e comunicaes unificadas, como o Cisco Unity Connection e o Cisco Unified Presence. O CCNP Security, por sua vez, passa a exigir habilidades tcnicas necessrias para garantir a performance da cybersegurana, obter elevados nveis de qualidade servio em segurana e estar em conformidade com padres de segurana globais.
Postado por: Marco Filippetti em Carreira, Cisco

No Comments

Congurando um Servidor DHCP no Roteador Cisco


Posted by Jair Tiago in CISCO on sbado, setembro 18, 2010 Segue um passo a passo de como configurar um Servidor DHCP rpido e simples em um Roteador Cisco.

Roteadores Cisco que executam o software IOS Cisco fornecem suporte completo para que um roteador atue como um servidor DHCP. O servidor DHCP do IOS Cisco atribui e gerencia endereos IP de conjuntos de endereos especificados dentro do roteador para clientes DHCP.

8 de 11

12-02-2013 21:34

Blog do Jair Tiago: CISCO

http://jairtiago.blogspot.co.uk/search/label/CISCO

Esta a topologia criada para a prtica:

Segue endereco para download do arquivo que iremos realizar no prtica no Packet Tracer j na Verso 3.0:

http://www.mediafire.com/?j9o00oi69s6wf3t

Os passos para configurar o roteador GATEWAY como um servidor DHCP so os seguintes:

Passo 1. Definir um intervalo de endereos que o DHCP no deve alocar. Esses endereos so endereos estticos geralmente reservados para a interface do roteador, endereo IP de gerenciamento de switch, servidores e impressoras de rede locais:

ip dhcp excluded-address 172.16.12.1 172.16.12.10 ip dhcp excluded-address 172.16.12.254

Passo 2. Criar o conjunto de endereos DHCP utilizando o comando ip dhcp pool, e configurar as especificidades do conjunto: ip dhcp pool FSM network 172.16.12.0 255.255.255.0 default-router 172.16.12.1 dns-server 172.16.12.2 E aqui esta nosso teste:

Se por acaso quiserem conferir como ficou a configurao do Roteador Gateway segue o endereo para download: http://www.mediafire.com/?8mydcw0oyykf100 Bom pessoal, bons estudo e at a prxima!

9 de 11

12-02-2013 21:34

Blog do Jair Tiago: CISCO

http://jairtiago.blogspot.co.uk/search/label/CISCO

No Comments

Packet Tracer v5.3


Posted by Jair Tiago in CISCO on tera-feira, setembro 14, 2010 Para aqueles que esto estudando para o CCNA ou para o CCNP, eis uma grata surpresa da Cisco! A verso 5.3 do Packet Tracer, em verses Windows e Linux! Muitas funcionalidades novas foram includas, como: suporte BGP (para vocs que esto estudando para o CCNP ou CCIP), call manager express e simulao de chamadas com telefones IP Cisco (sim, isso mesmo!), e muitas outras:
PPPoE Server (no router) e Client (no PC e router linksys simulados) Cisco IP Communicator no PC simulado Protocolos RTP e SCCP Power over Ethernet (PoE) Telefone analgico Call Manager Express FTP Server e Client POP e SMTP Linksys Wireless

O simulador vem repleto de labs exemplos (veja abaixo).

Encontrei at um lab com Cable Modems! Bom, essas so as novas adies! Alm disso, tudo o que j

10 de 11

12-02-2013 21:34

Blog do Jair Tiago: CISCO

http://jairtiago.blogspot.co.uk/search/label/CISCO

era suportado segue sendo, claro! E a, d para comear a brincar, ou no? Algumas telas:

Espero que gostem!

No Comments

Older Entries

2007-2010 jairtiago.blogspot.com. Tecnologia do Blogger.

Fusion theme by digitalnature | converted by Web Hosting Art Entries (RSS) and Comments (RSS) ^

11 de 11

12-02-2013 21:34

Вам также может понравиться