Вы находитесь на странице: 1из 6

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE MINAS GERAIS

DFM DEPARTAMENTO DE FISICA E MATEMATICA

FISICA EXPERIMENTAL I

LANAMENTO DE UM PROJTIL

BRUNO ARAJO CASTRO BRUNO ELIAS PENA PEDRO AUGUSTO DO PRADO PIZARRO MACIEL (G11 Quarta-Feira 8:50)

DATA DA PRTICA 15/01/2013 DATA DE ENTREGA - 22/01/2013

BELO HORIZONTE

Introduo

Desde o inicio do estudo dos movimentos e dos fenmenos naturais que nos rodeiam, o movimento de projeteis sempre foi observado pelo homem com certa curiosidade e interesse. Um projtil qualquer corpo slido e de formato invarivel que se move no espao aps receber determinado impulso ou apenas ser desprezado fisicamente por outro corpo. Nesta pratica, estudaremos o movimento de um projtil em todas as suas formas. Combinando movimento vertical e horizontal, obtemos ento o que chamaremos de movimento obliquo de um projtil. O movimento de um projtil pode ser analisado, separadamente, na direo horizontal e na vertical, conforme proposto por Galileu em Dilogos sobre novas cincias. Desprezando-se as foras de atrito e analisando separadamente os diferentes fatores que afetam o movimento, sabemos que um projtil se move com velocidade constante na horizontal e com acelerao constante na vertical. Isso resulta em uma trajetria parablica. Tomando Vo como velocidade inicial e como o ngulo de sada do projtil formado com a horizontal, temos: Para o movimento horizontal (uniforme) o deslocamento dado por x(t) = Vo . cos . t, pois a componente horizontal da velocidade vem de V = Vo . cos. Para o movimento vertical (variado) o deslocamento dado por y(t) = Vo . sen . t gt/2, o qual a componente vertical da velocidade vem de V = Vo . sen. Ambas as frmulas esto em funo do tempo t e tomam g como mdia constante da acelerao da gravidade no planeta Terra.

Figura 1 Diversas velocidades e componentes ao longo de uma trajetria parablica

Junto a tal embasamento terico, a justificativa para a realizao da prtica em relao comprovao dos dados obtidos em um experimento de lanamento obliquo em relao aos clculos feitos a fim de adiantar tais resultados.

Figura 2 Canaleta utilizada para a realizao da experincia.

Equaes de Posio e Velocidade As equaes de posio e velocidade esto agrupadas de acordo com o tipo de movimento, alm de considerarmos a origem dos eixos de referncia na posio de lanamento da partcula, o que faria de x0 e y0 valores nulos. Vamos s equaes: 1. Movimento na direo x (MRU): 2. Movimento na direo y (MUV): Deslocamento: Velocidade: Torricelli:

Obteno de Alguns Resultados no Lanamento de Projtil Nossos resultados sero obtidos para uma referncia positiva sendo considerada para cima e origem no ponto de lanamento. Os resultados so: Altura mxima ymax. Por Torricelli e sabendo-se que vy nulo, ento, a altura mxima dada pela equao:

Tempo de subida ts. Partindo-se da equao de velocidade e sabendo-se quevy nulo, encontra-se para o tempo de subida, equao:

Alcance mximo R = xmax. O alcance mximo quando o tempo t igual ao tempo de queda tq. Sendo o tempo de queda o dobro do tempo de subida, pois y = 0 e usando-se a equao de movimento obtm-se o tempo de queda

e substituindo-se o tempo de queda na equao de movimento horizontal encontra-se

rearrumando tem-se para xmax

y em funo de x Devemos isolar o tempo na equao de movimento para o eixo x (3.16) e substitui-lo na equao de movimento para o eixo y encontrando-se

de onde se tem y em funo de x mostrado na equao

Objetivos

Prever como as condies iniciais afetam o caminho de um projtil (vrios objetos, ngulos, velocidade inicial, massa, dimetro, altura inicial, com e sem resistncia do ar); Explicar movimento de projtil comum com as prprias palavras (ngulo de lanamento, a velocidade inicial, altura inicial, o intervalo, a altura final, tempo); Registrar e analisar a trajetria de um projtil; Determinar o ngulo de lanamento, a velocidade inicial e o ponto de contato com o cho.

Material Utilizado Canaleta para lanamento; Anteparo retangular; Folha de papel em branco; Folha de papel-carbono; Esfera de ao; Rgua milimetrada.

Desenvolvimento

Aps realizarmos o arremesso da esfera diversas vezes tomando a mdia dos pontos ao longo da trajetria, lemos os valores e os inserimos no programa Origin que nos forneceu o seguinte grfico:

A partir do grfico, pode-se observar que a funo que se ajusta melhor leitura da trajetria do projtil da seguinte ordem: Y(x) = B2.x + B1.x + A

Sendo: A=0,22448 B1=1,01129 B2=-0,0281 Logo a equao ser: Y(x) = -0,0281.x + 1,01129.x + 0,22448 Como foi medida que a altura da canaleta equivale a 8,5 cm, inserimos esse valor na equao da seguinte forma: -8,5 = -0,028.x + 1,011.x + 0,225

Essa alterao nos fornecer o valor da distncia em X que o projtil percorrer, ou seja, a distncia horizontal at colidir com o cho. A distncia encontrada foi de 23,49 cm. Segundo comprovado em sala de aula, os valores do ngulo de lanamento e da velocidade inicial do projtil podem ser calculados da seguinte maneira: ngulo tg = B1 tg = 1,01129 = 45,32

Velocidade Inicial Vo = A Vo = 0,22448 cm/s

Concluso

Вам также может понравиться