Вы находитесь на странице: 1из 22

Os malefcios do tabaco na infncia e na adolescncia Autor(es): Fonte: Publicado por: URL persistente: Accessed : Imprensa da Universidade de Coimbra http://hdl.handle.net/10316.

2/4806 20-Nov-2012 00:59:31 Fonseca, Antnio Castro; Simes, Maria da Conceio Taborda

A navegao consulta e descarregamento dos ttulos inseridos nas Bibliotecas Digitais UC Digitalis, UC Pombalina e UC Impactum, pressupem a aceitao plena e sem reservas dos Termos e Condies de Uso destas Bibliotecas Digitais, disponveis em http://digitalis.uc.pt/termos. Conforme exposto nos referidos Termos e Condies de Uso, o descarregamento de ttulos de acesso restrito requer uma licena vlida de autorizao devendo o utilizador aceder ao(s) documento(s) a partir de um endereo de IP da instituio detentora da supramencionada licena. Ao utilizador apenas permitido o descarregamento para uso pessoal, pelo que o emprego do(s) ttulo(s) descarregado(s) para outro fim, designadamente comercial, carece de autorizao do respetivo autor ou editor da obra. Na medida em que todas as obras da UC Digitalis se encontram protegidas pelo Cdigo do Direito de Autor e Direitos Conexos e demais legislao aplicvel, toda a cpia, parcial ou total, deste documento, nos casos em que legalmente admitida, dever conter ou fazer-se acompanhar por este aviso.

digitalis.uc.pt

ano 44-1, 2010


FACuLDADE DE PSiCoLoGiA E DE CiNCiAS DA EDuCAo uNiVERSiDADE DE CoiMBRA

pedagogia

revista portuguesa de

revista portuguesa de pedagogia

ano 44-1, 2010, 217-236

Os malefcios do tabaco na infncia e na adolescncia1


Antnio Castro Fonseca2 & Maria C. Taborda Simes Embora a literatura cientfica sobre as consequncias do consumo de tabaco nos jovens e nos adultos seja, hoje em dia, consideravelmente extensa, ela bastante reduzida no que se refere a crianas e pr-adolescentes. O objectivo deste artigo era examinar a evoluo do consumo de tabaco, desde a infncia at ao fim da adolescncia, devotando-se particular ateno aos efeitos negativos do consumo de tabaco de incio precoce. Adicionalmente, sero tambm apresentadas e discutidas diversas informaes sobre a prevalncia do consumo de tabaco e seus padres de desenvolvimento durante essas idades. Para tal utilizaram-se dados de um estudo longitudinal em que participou uma numerosa amostra de rapazes e raparigas da comunidade, que foi seguida desde os primeiros anos do ensino bsico at ao fim da escola secundria. Os resultados mostraram que o consumo de tabaco, embora raro, j ocorria nos primeiros anos de escolaridade, aumentando progressivamente com a idade para se tornar um fenmeno muito frequente no fim da adolescncia. Alm disso, os fumadores apresentavam mais problemas em quase todos os domnios aqui analisados, designadamente comportamentos anti-sociais, consumo de droga, problemas emocionais, fraco desempenho escolar e diversas outras formas de psicopatologia. Mas a maioria dessas diferenas desaparecia, uma vez controlados os efeitos de outros problemas da infncia (v.g. comportamento anti-social, problemas de ateno e hiperactividade). Tambm no se encontraram diferenas sistemticas entre fumadores de incio precoce e fumadores de incio tardio. Concluindo, as crianas e adolescentes que fumam parecem correr maiores riscos de futuros problemas em vrios domnios; todavia, em grande parte esses efeitos negativos podem ser explicados por outros factores da infncia que, habitualmente, andam associados com o fumar de incio precoce.

Introduo
geralmente aceite que o consumo de tabaco acarreta numerosos problemas para a sade dos fumadores (v.g. crises de asma, bronquite e rinite alrgicas, sinusite
Trabalho efectuado no mbito do projecto Desenvolvimento Humano e Comportamentos de Risco do Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra. FEDER/160-490:Poci2010, e do Projecto PTDC/ PSI-PED/10489/2008.
1 2

Faculdade de Psicologia e Cincias da Educao da Universidade de Coimbra.

218

ou pneumonias bacterianas) bem como importantes custos para a sociedade. Por exemplo, referindo-se aos EUA, Miller (2005) afirmava que fumar provocava mais mortes em cada ano () que o lcool, a cocana, a herona, a SIDA, o suicdio, o homicdio, os acidentes de viao e os incndios em conjunto. O envelhecimento da pele, a impotncia e a infertilidade, bem como diversas complicaes do feto (nos casos de tabagismo materno) ou a morte, so outras tantas consequncias referidas na literatura cientfica. Alm disso, para alguns autores, o fumar precoce (bem como o consumo de lcool e de canbis) constituiria o primeiro passo para o consumo de outras drogas mais duras (Kandel, 1980). Este quadro sombrio tem, alis, servido de justificao para definir medidas polticas destinadas a eliminar, circunscrever ou diminuir o consumo desta substncia, especialmente entre os mais jovens. No nosso pas, um bom exemplo desta tomada de conscincia dos malefcios do tabaco foi a recente aprovao da nova legislao que probe o fumar em lugares pblicos, bem como diversas campanhas de informao sobre os malefcios do tabaco, levadas a cabo em escolas, hospitais, centros de sade e vrias outras instituies. Este esforo a nvel da interveno tem sido, de resto, acompanhado, em vrios pases, por um aumento significativo do nmero de trabalhos de investigao sobre as causas, os padres de desenvolvimento e as consequncias adversas desse tipo de comportamento (Lynskey, 2006). Uma das concluses desses estudos a de que a maioria dos fumadores adultos se iniciou nesse tipo de consumo durante a adolescncia ou mesmo antes. Neste mesmo sentido, dados da Organizao Mundial de sade indicam que na Europa cerca de 80% dos adultos fumadores comearam a fumar antes dos 18 anos de idade (WHO, 2005a, 2005b).

O que leva os jovens a fumar? Um dos factores que mais parece contribuir para o consumo de tabaco nas crianas ou nos adolescentes parece ser a ocorrncia do mesmo tipo de conduta nos seus familiares ou nos colegas. Por exemplo, a probabilidade de um jovem comear a fumar de 90%, quando os seus melhores amigos fumam. Do mesmo modo, quando um dos pais fuma o risco de o filho fumar duplica; e esse risco triplica ou quadruplica quando os dois pais (ou um dos pais e um dos irmos) fumam (Rutishauser, 2007). A influncia da famlia pode resultar de uma disposio gentica que passa de pais para filhos, de um estilo educativo menos apropriado (v.g. demasiado autoritrio ou demasiado laxista) ou, ainda, de certas caractersticas do meio a que tanto as crianas como as suas famlias se encontram expostas. De qualquer modo, a influ-

rpp, ano 44-1, 2010

219

ncia da famlia e dos colegas um facto bem documentado em numerosos estudos (Bachman et al, 2008). Um outro conjunto importante de factores de risco tem a ver com diversas caractersticas da comunidade, designadamente o fcil acesso aos cigarros, o contacto directo com adultos que fumam ou ainda a ideia de que o fumar um sinal de adultez, de liberdade, de seduo ou, de um estilo de vida positivo e descontrado. Esses esteretipos tm, alis, sido habilmente explorados pelos especialistas de marketing que vem no grupo das crianas e dos adolescentes um novo mercado com enormes potencialidades. Finalmente, outros factores tm a ver com caractersticas do prprio indivduo: sintomas depressivos, ansiedade, problemas de ateno/hiperactividade, extraverso, tendncia a procurar situao de risco ou sensaes fortes, bem como diversas experincias de vida negativas (v.g. insucesso escolar, rejeio pelos colegas). Em muitos desses casos, o fumar (ou o consumo de outras substncias psicoactivas) pode funcionar como uma forma de lidar com o stresse e o mal-estar experimentados no dia a dia ou, ainda, como um meio de perder peso e melhorar a sua imagem corporal. Nesta perspectiva, o fumar tem sido considerado, muitas vezes, como uma forma de automedicao. De entre as vrias caractersticas individuais, uma parece particularmente relevante para aqui: a falta de perspectiva temporal a longo prazo tpica dos adolescentes. O facto de os problemas de sade fsica ou mental resultantes do fumar no aparecerem de imediato parece reforar a convico de uma certa invulnerabilidade nos jovens consumidores. Isso poder, por um lado, facilitar o consumo de tabaco, desde cedo, e por outro lado, dificultar o seu empenhamento em qualquer programa de interveno. Assim, se compreender melhor por que que os programas de tratamento, neste domnio, so frequentemente interrompidos ou produzem resultados bastante modestos (Abrantes, 2010). Em sntese, pode afirmar-se que a deciso de fumar resulta, geralmente, de um grande nmero de factores individuais e ambientais cuja influncia parece variar em funo da idade e do envolvimento do indivduo nesse comportamento. Esta ideia , alis, o elemento central de diversos modelos interaccionistas que procuram explicar o consumo do tabaco e a dependncia da nicotina.

Objectivo do estudo Apesar de, nas ltimas dcadas, ter aparecido um nmero considervel de investigaes sobre a extenso e as consequncias do consumo de tabaco em populaes

220

juvenis, poucos so os trabalhos que analisaram esse problema em idades mais baixas, designadamente na infncia e na pr-adolescncia (Mathers, Toumbourou, Catalano, Williams & Patton, 2006). O objectivo geral deste trabalho examinar a evoluo do consumo de tabaco (fumar) desde os ltimos anos da infncia at ao final da adolescncia, com nfase particular nos efeitos negativos do consumo de incio precoce. Utilizando dados de um estudo longitudinal portugus em curso, procura-se mais concretamente determinar: 1) a prevalncia do consumo de tabaco na infncia e na adolescncia; 2) o grau de estabilidade desse tipo de conduta, desde os primeiros anos do ensino bsico at ao fim da escola secundria; 3) as consequncias, a mdio prazo, do consumo precoce de tabaco, na rea emocional, de desempenho acadmico, relacionamento interpessoal e da psicopatologia em geral.

Metodologia
Os dados analisados neste artigo foram recolhidos no mbito de um estudo longitudinal, em curso na Universidade de Coimbra. Iniciado no ano lectivo de 1992-93, esta investigao destinava-se originalmente a examinar a prevalncia de comportamentos anti-sociais e de dificuldades de aprendizagem nas escolas pblicas de ensino bsico do concelho de Coimbra. Alguns anos depois, foi possvel contactar de novo e reavaliar a maioria desses alunos, durante a adolescncia, alargando-se o escopo do estudo a vrios outros aspectos do seu funcionamento. Em qualquer das fases do follow-up foram recolhidas informaes sobre o consumo do tabaco (fumar) e outros tipos de droga.

Participantes Inicialmente este estudo envolvia trs amostras representativas dos alunos que, em 1992/93, frequentavam escolas pblicas da regio de Coimbra (Simes et al., 1995). A primeira era constituda por alunos do 2 ano, a segunda por alunos do 4 ano e a terceira por alunos do 6 ano do Ensino Bsico. Os alunos do 2 ano (coorte mais jovem) foram avaliados mais trs vezes (respectivamente aos 11-12 anos, 14-15 anos e 17-18 anos de idade), enquanto que a coorte intermdia (ou seja, os alunos inicialmente no 4 ano) foram avaliados mais uma vez (aos 17-18 anos). A coorte mais velha (isto , os alunos do 6 ano) no foi, at agora, objecto de nenhum follow-up. Para efeitos deste trabalho utilizaram-se apenas os dados da coorte mais jovem, que inicialmente era comporta por 445 alunos (240 rapazes e 205 raparigas). O facto

rpp, ano 44-1, 2010

221

de terem sido avaliados diversas vezes no follow-up deveria permitir uma anlise mais detalhada e rigorosa da continuidade/descontinuidade do consumo do tabaco e, sobretudo, das suas consequncias em diferentes perodos da adolescncia. Apesar do longo intervalo (10 anos), decorrido entre a primeira e a ltima avaliao, a taxa de participao neste estudo manteve-se muito elevada. Especificamente, a percentagem de sujeitos que no follow-up no responderam pergunta sobre o fumar (i.e. a taxa de mortalidade ou missings) foi cerca de 10% da amostra, embora noutras variveis esse nmero fosse muito mais elevado.

Instrumentos Embora as medidas utilizadas variassem grandemente em funo dos objectivos da avaliao, em cada fase do estudo, algumas delas foram utilizadas, com ligeiras adaptaes, nas sucessivas recolhas de dados. Foi, por exemplo, o que sucedeu com algumas das medidas de consumo de droga e de comportamento anti-social. Qualquer destes instrumentos tinha sido objecto de um estudo de adaptao populao portuguesa. Consumo de Tabaco Os dados sobre o fumar e os factores que lhe esto associados foram recolhidos atravs de entrevistas e questionrios, estes ltimos preenchidos pelos prprios participantes. Especificamente, na avaliao do consumo de tabaco utilizou-se um item comum aos diversos perodos de avaliao das duas coortes. A resposta a essa pergunta (fumar cigarros ou cachimbo nos ltimos 12 meses) tinha trs alternativas, a que foi atribuda esta cotao: 0 (nunca), 1 (uma ou duas vezes) e 2 (vrias vezes). Apesar das crticas que lhe foram feitas, o mtodo de auto-avaliao, muito comum no domnio dos comportamentos desviantes, tem sido considerado vlido e fidedigno (Aebi & Jaquier, 2008; Jackson & Dickinson, 2004). Desempenho acadmico Diversas informaes, nem sempre equivalentes, sobre o desempenho acadmico dos participantes neste estudo foram tambm recolhidas nas sucessivas fases de avaliao: nmero de negativas nos ltimos 12 meses, repetncias, abandono escolar, concluso ou no do 12 ano dentro dos prazos esperados, vinculao aos professores e atitudes negativas em relao escola. Essa informao era fornecida pelos prprios alunos, durante uma entrevista na ltima avaliao, aos 17-18 anos de idade.

222

Outras medidas de adaptao pessoal e social no final da adolescncia Das outras medidas utilizadas nessa altura, as seguintes so particularmente relevantes para este estudo: comportamento anti-social e consumo de outras drogas (Loeber et al., 1998), problemas emocionais, tais como ansiedade e a depresso (Reynolds & Richmond, 1978; Birleson, 1981), ndice geral de psicopatologia (Achenbach, 1991), baixo auto-controlo (Gibbs & Giever, 1995; Grasmick et al., 1993) e percepo da vinculao aos pais (Armsden, 1987). A fim de melhor controlar se, de facto, h um efeito independente e especfico do consumo de tabaco no funcionamento dos indivduos, utilizaram-se tambm informaes fornecidas por pais e professores sobre as dificuldades escolares dos alunos. Essas informaes foram obtidas graas a uma lista de perguntas anexas aos questionrios de Achenbach (1991a; 1991b) para pais (CBCL) e professores (TRF), administrados aquando da primeira avaliao deste estudo, aos 7-8 anos de idade. Algumas dessas questes diziam respeito a problemas de aprendizagem ou de adaptao escola e permitiam um teste mais rigoroso e completo de eventuais consequncias negativas, a mdio prazo, do fumar sobre o desempenho acadmico na adolescncia.

Procedimento A realizao das entrevistas e a administrao dos questionrios foram feitas nos estabelecimentos de ensino frequentadas pelos participantes neste estudo, no horrio de uma das aulas, depois de obtidas as necessrias autorizaes dos pais, das escolas e dos prprios jovens. Aquando da primeira avaliao, essas medidas eram administradas turma inteira; no follow-up, esse trabalho era feito em pequenos grupos; no caso dos adolescentes que j tinham abandonado a escola ou que, na altura da recolha de dados, faltaram s aulas, a administrao das diversas provas decorreram, mais tarde, na sua casa, no local de trabalho, num caf, na viatura dos investigadores ou noutros stios previamente combinados. Quanto s informaes prestadas pelos adultos, estas foram recolhidas apenas na primeira avaliao, utilizando para esse efeito o questionrio de problemas da Criana de Achenbach (1991a; 1991b) na sua verso para pais (CBCL) e para Professores (TRF), bem como a verso revista da escala de Conners para professores (Goyette et al.,1978). Em folha anexa a esses questionrios, havia vrias questes sobre dados scio-demogrficos da famlia e sobre pontos fortes ou fracos do trabalho escolar do aluno.

rpp, ano 44-1, 2010

223

Os professores recebiam directamente os seus questionrios das mos dos investigadores, enquanto que os questionrios para os pais eram levados, em envelope fechado, para casa pelos prprios alunos, que mais tarde os traziam para a escola devidamente preenchidos num envelope igualmente fechado. Aos jovens que participaram nesta investigao, fora-lhes sempre que as informaes pedidas eram essenciais realizao deste estudo e que permaneceriam estritamente confidenciais. E para reforar essa garantia, no caso de a recolha de informaes ter lugar na escola, pedia-se sempre aos professores para se ausentarem enquanto os alunos preenchiam os questionrios.

Resultados
As anlises aqui apresentadas e discutidas dizem respeito prevalncia do consumo de tabaco nas diferentes fases deste estudo (incluindo a primeira avaliao aos 7-8 anos de idade), sua estabilidade durante a adolescncia e s suas consequncias negativas, em vrias reas do seu desenvolvimento.

Prevalncias No Grfico 1, podem ver-se as percentagens de participantes, separadamente para rapazes e raparigas da coorte mais jovem deste estudo, que admitiam ter fumado em cada fase do estudo. A primeira constatao que, j nos primeiros anos do
Grfico 1. Prevalncia do fumar em crianas e adolescentes.
60 50

Percentagem

40 30 20 10 0 7-8 anos 11-12 anos Idade 14-15 anos 17-18 anos

224

Ensino Bsico, havia casos de consumo de tabaco, registando-se depois um aumento progressivo at ao fim da adolescncia, de tal modo que, aos 17-18 anos, a maioria dos rapazes confessava ter fumado durante os ltimos 12 meses. Os resultados no eram muito diferentes no subgrupo das raparigas, onde cerca de 50% referia ter fumado no ltimo ano. Uma anlise mais detalhada das diferenas sexuais nesta coorte revelou que os rapazes admitiam fumar mais frequentemente do que as raparigas, tanto na primeira avaliao, aos 7-8 anos de idade [ c2 (1) = 6.67; p < .05 ], como na segunda aos 11-12 anos, [c2 (1) =7.75; p < .01] ou, na ltima avaliao, aos 17-18 anos de idade [c2 (1)=5.820; p < 05]. A nica excepo registou-se aos 14-15 anos de idade (terceira avaliao), em que se observou a tendncia oposta, embora a as diferenas sexuais no fossem estatisticamente significativas. Por sua vez, o Grfico 2 apresenta as prevalncias do fumar durante o ltimo ms, disponveis apenas na sua ltima avaliao desta coorte, aos 17-18 anos de idade. Esses resultados, que representam o consumo actual de tabaco no fim da adolescncia, continuam relativamente elevados, ocorrendo, de novo, muito mais frequentemente, nos rapazes do que nas raparigas. Trata-se, na maioria dos casos, de um consumo pouco intenso ou regular, geralmente menos de 5 cigarros nos ltimos 30 dias.
Grfico 2. Consumo actual de tabaco (ltimo ms).
50 40 Percentagem 30 20 10 0 17-18 anos Idade

Finalmente, no Grfico 3, encontram-se as frequncias dos jovens que admitiam fumar vrias vezes no ltimo ano. Tambm a se observa um aumento progressivo do consumo, com a idade, e as mesmas diferenas sexuais, j acima referidas. Particularmente relevante o facto de, aos 17-18 anos de idade, cerca de 35% dos rapazes que confessaram ter fumado vrias vezes durante o ltimo ano.

rpp, ano 44-1, 2010

225

Grfico 3. Fumar vrias vezes no ltimo ano (coorte mais jovem).


35 30 25 Percentagem 20 15 10 5 0

7-8 anos

11-12 anos Idade

14-15 anos

17-18anos

No conjunto, estes resultados mostram que, apesar das aces de informao levadas a cabo no nosso pas, alertando contra os malefcios do tabaco, e apesar de vrios relatrios a sugerir que se tem assistido nos ltimos anos a uma queda no consumo de tabaco em diversos pases (ESPAD, 20073; Matos, 2008), o fumar ainda um comportamento bastante generalizado entre os jovens. A sua prevalncia particularmente elevada a partir dos 15 anos de idade, o que coincide com o fim da escolaridade obrigatria e com o incio da idade legal para a compra de tabaco. Trata-se de um consumo bastante irregular, espordico ou pouco intenso. Efectivamente, como se depreende do Grfico 3, o consumo frequente (vrias vezes no ltimo ano) bastante raramente referido na infncia e na pr-adolescncia. Porm, a situao parece agravar-se consideravelmente por volta dos 17-18 anos de idade.

A estabilidade do consumo de tabaco No Grfico 4, podem ver-se as percentagens de participantes que, tendo admitido fumar em qualquer uma das trs primeiras avaliaes, referiam tambm fumar na ltima avaliao, mais tarde, aos 17-18 anos de idade.

O Estudo ESPAD/2007 foi levado a cabo em 35 pases europeus incluindo Portugal, e incidia sobre as prevalncias e os padres de consumo de lcool, tabaco e outras drogas entre os adolescentes que ento se encontravam a frequentar a escola e que completaram os 16 anos na altura em que decorreu o estudo.
3

226

Grfico 4. Estabilidade do consumo de tabaco dos 7-8 anos aos 17-18 anos de idade.
90 80 70 Percentagem 60 50 40 30 20 10 0 7-8 anos 11-12 anos Idade 14-15 anos

Como por a se pode verificar, h uma considervel estabilidade desse comportamento durante a adolescncia. Curiosamente, essa continuidade mais forte no grupo dos sujeitos que comearam a fumar j aos 7-8 anos de idade. Com efeito, 80% das crianas que, nessa idade, confessavam ter fumado alguma vez no ltimo ano continuavam a admitir o mesmo tipo de comportamento aos 17-18 anos. Essa estabilidade era bastante mais baixa em fases posteriores. Um tal resultado parece estar em sintonia com a ideia de que o consumo de incio precoce reflecte um problema mais grave de comportamento, enquanto que o comear a fumar mais tarde, na adolescncia, representaria um fenmeno passageiro de experimentao, tpico dessa idade. Resta, agora, esclarecer se essa continuidade resulta de algum trao da personalidade ou de outra caracterstica das crianas ou se um simples reflexo da estabilidade do meio em que esto inseridas, ou ainda da dependncia rpida causada pelo consumo de tabaco. Importa, no entanto, no esquecer que essa continuidade da infncia (7-8 anos) at aos ltimos anos da adolescncia diz respeito a nmeros muito pequenos de participantes, visto que, como anteriormente se assinalou, a grande maioria dos sujeitos afirmava ter comeado a fumar apenas a partir da pr-adolescncia ou da fase final da adolescncia. Alm disso, os mesmos dados revelam tambm que uma elevada percentagem de jovens que se iniciara no consumo de tabaco antes dos 16 anos no apresentava esse problema aos 17-18 anos de idade. Seria, por isso, interessante examinar se a mesma taxa elevada de continuidade aparece em estudos que envolvem nmeros mais elevados de participantes com consumo de incio precoce e que se prolonguem por mais tempo.

rpp, ano 44-1, 2010

227

As consequncias do consumo de tabaco na adolescncia Uma das questes centrais deste trabalho era examinar se o consumo do tabaco, designadamente o fumar de incio precoce, tinha importantes efeitos negativos no nvel de funcionamento ou de adaptao social dos participantes. Para tal, identificaram-se trs grupos de participantes, a saber: os que admitiam fumar numa ou noutra das trs primeiras avaliaes desta coorte (Incio precoce), os que nunca fumaram (Abstinentes) e os que fumaram s a partir dos 15 anos (Incio tardio). Os trs grupos foram depois comparados nas diversas medidas utilizadas na 4 avaliao deste estudo, aos 17-18 anos de idade. Os resultados da anlise da varincia encontram-se sintetizados no Quadro 1. Como por a se pode ver, os participantes que nunca fumaram (Abstinentes) apresentavam, aos 17-18 anos de idade, significativamente menos problemas em vrios domnios, designadamente ao nvel do comportamento anti-social, consumo de outras drogas, relacionamento com a famlia, baixo auto-controlo, nmero de colegas desviantes e psicopatologia geral. Porm, a maioria dessas diferenas desaparecia quando se controlava, atravs de uma anlise de covarincia, o efeito do comportamento anti-social e da hiperactividade/problemas de ateno ou o nvel escolar dos pais avaliados aos 7-8 anos de idade, bem como o baixo autocontrolo na fase intermdia da adolescncia. As nicas diferenas que, nesse caso, permaneciam diziam respeito ao consumo de droga (sem tabaco) e existncia de colegas delinquentes. Outro dado interessante deste quadro a ausncia de diferenas estatisticamente significativas entre os fumadores de incio precoce e de incio tardio.
Quadro 1. Consequncias, a mdio prazo, do fumar na infncia e na adolescncia. Mdia A Ansiedade Depresso Problemas de internalizao Problemas de ateno (YSR) Psicopatologia geral (YSR) Atitudes anti-sociais Problemas de externalizao Comportamento anti-social Religiosidade Comunicao com pais 9,49 7,17 12,25 4,63 32,69 4,15 7,20 3,39 2,51 21,87 P 10,84 8,48 13,68 5,98 39,90 5,83 10,05 5,67 2,31 19,79 T 10,82 9,20 13,12 5,22 38,30 5,07 9,42 6,05 2,11 21,02 p n.s. * n.s. ** ** *** *** *** ** * Comparaes Posthoc Scheff n.s. A<T n.s. A<P A<TeP A<P A<TeP A<TeP A>T A>P

228

Mdia A Alienao em relao aos pais Colegas desviantes Colegas que consomem drogas Baixo auto-controlo 10,81 4,98 4,44 40,24 P 13,06 7,97 7,11 45,80 T 12,94 7,01 6,33 42,98

p * *** *** ***

Comparaes Posthoc Scheff A<P A<TeP A<TeP A<P

* p < .05 ** p< .01 *** p< .001 A=Abstinentes; P=Consumo de incio precoce; T= Consumo de incio tardio

primeira vista isso sugere que, contrariamente ao que sucede noutros domnios, a idade de iniciao ao consumo de tabaco no necessariamente a indicao de um prognstico mais negativo. Por isso, nas anlises que a seguir se apresentam, estes dois subgrupos foram includos num s grupo de fumadores.

Os fumadores precoces tero mais dificuldades na escola? Dada a natureza longitudinal deste estudo, tornou-se possvel analisar se o consumo de tabaco afectaria negativamente o desempenho escolar dos jovens. Como se pode ver pelo Quadro 2, primeira vista estes dados sugerem que os fumadores apresentam mais repetncias, mais atitudes negativas relativamente escola e um nvel de escolaridade mais baixo do que os seus colegas no-fumadores. No se encontraram diferenas significativas entre o consumo de tabaco de incio precoce e o consumo de tabaco de incio tardio.
Quadro 2. Consequncias, a mdio prazo, do fumar no desempenho escolar.
Mdia A P T p Comparaes Posthoc Scheff

Atitudes contra a escola


Ano/Nvel de escolaridade Repetncias Nmero de negativas
* p < .05 ** p< .01

0,57
10,48

1,01
9,85

0,93 10,12 1,25


1,58

** * *
*

A<TeP A>P A<P


A<T

1,05
1,05

1,48
1,41

A=Abstinentes; P=Consumo de incio precoce; T= Consumo de incio tardio

Alm disso, as diferenas entre fumadores e no fumadores desaparecem quando se controla o efeito de outros problemas ou caractersticas dos adolescentes, tais

rpp, ano 44-1, 2010

229

como a hiperactividade ou o comportamento anti-social na infncia ou, ainda, o baixo autocontrolo e o nmero de colegas desviantes na adolescncia. Isso significa que, se existe um efeito do fumar sobre o desempenho escolar esse efeito mnimo e indirecto. Deste ponto de vista, os nossos dados parecem confirmar as concluses de outros estudos recentes sobre a mesma questo (Bachman et al., 2008).

Sero os jovens fumadores pessoas diferentes j na infncia? Para responder a esta questo, utilizaram-se os dados recolhidos na primeira avaliao da coorte mais jovem, ou seja, no seu 2 ano da escolaridade, quando os participantes tinham, em mdia, 7-8 anos de idade. Os resultados de uma comparao entre o grupo de fumadores e o dos no-fumadores, nos diversos domnios avaliados, revelaram algumas diferenas significativas, nessa idade. Concretamente, os abstinentes apresentavam scores mais baixos em comportamentos anti-sociais referidos pelos jovens e em problemas de externalizao referidos pelos pais e professores
Quadro 3. Sero os fumadores j diferentes aos 7-8 anos de idade? Mdia A Problemas de comportamento CBCL (pais) Problemas de externalizao CBCL (pais) Problemas de internalizao CBCL (pais) Problemas de comportamento TRF (professores) Problemas de externalizao TRF (professores) Problemas de internalizao TRF (professores) Dificuldades de Aprendizagem (pais) Dificuldades de Aprendizagem (professores) Comportamentos Anti-sociais (SRA) 33,38 9,63 9,56 22,02 4,97 7,33 0,53 0,74 1,95 P 39,12 12,80 10,33 26,10 8,25 6,98 0,35 0,60 3,16 T 36,42 11,89 9,96 23,24 6,60 6,62 0,58 0,85 2,84 p n.s. ** n.s. n.s. * n.s. n.s. n.s. * Comparaes Posthoc Scheff n.s. A<P n.s. n.s. A<P n.s. n.s. n.s. n.s.

* p < .05 ** p< .01 *** p< .001 A=Abstinentes; P=Consumo de incio precoce; T= Consumo de incio tardio SRA= Self Report Antisocial Behavior ; CBCL=Child Behavior Checklist; TRF= Teacher Report Form

230

Como se pode ver pelo Quadro 3, os fumadores apresentavam scores mais elevados em comportamentos anti-sociais referidos no questionrio de auto-avaliao(SRA) ou pelos pais (CBCL) e professores (TRF), bem como scores mais elevados nas medidas de psicopatologia geral preenchidas pelos pais (pontuao global no CBCL). Em contrapartida, os dois grupos no diferiam no que se refere aos problemas emocionais (internalizao) referidos por pais e professores, nem no ndice de psicopatologia geral referido pelos professores (TRF e Conners). As diferenas encontradas entre os dois grupos nas medidas de comportamento anti-social so consistentes com a ideia de que o consumo precoce de tabaco apenas mais um elemento de uma outra constelao mais vasta de problemas do comportamento da criana (Jessor, 1998; Lahey & Waldman, 2004).

Ser o consumo de tabaco o primeiro passo para o consumo de outras drogas, designadamente de drogas ilcitas? Para responder a essa questo, procurou-se determinar, atravs de uma anlise de varincia, se os indivduos que j fumavam antes dos 15 anos tambm apresentavam mais tarde um ndice mais elevado de consumo de outras drogas (excluindo desse ndice o consumo de tabaco) e sobretudo um score mais elevado na medida de drogas ilcitas do que os seus pares. Os resultados sintetizados no Quadro 4 mostram que, de facto, assim acontecia.
Quadro 4. Efeitos do consumo precoce de tabaco sobre o consumo de outras drogas. Mdia A Consumo de substncias (com excepo do tabaco) Consumo de droga ilcita 1,66 0,05 P 4,23 0,45 T 4,07 0,27 p *** *** Comparaes Posthoc Scheff A<TeP A<T<P

*** p< .001 A=Abstinentes; P=Consumo de incio precoce; T= Consumo de incio tardio

Porm, a interpretao destes resultados no fcil, pois j na primeira avaliao o fumar aparecia associado a vrias outras formas de consumo de droga, bem como de comportamento anti-social. E, quando se controlava o efeito dessas variveis da infncia, desaparecia o efeito do consumo precoce do tabaco no consumo de outras drogas no fim da adolescncia. Tais resultados so difceis de conciliar com a hiptese defendida por Kandel (1980), segundo a qual o consumo precoce de tabaco

rpp, ano 44-1, 2010

231

ou de outras drogas ilcitas constituiria o primeiro passo para o consumo posterior de drogas ilcitas. possvel que o fumar, desde a infncia, seja apenas uma das mltiplas expresses de um problema ou caracterizao anterior que, em funo da idade e das circunstncias, se traduzir em diferentes expresses ou sintomas.

Discusso e Concluses
Tradicionalmente, os nossos conhecimentos sobre o consumo de tabaco nas camadas juvenis e os respectivos modelos explicativos tm sido provenientes de estudos retrospectivos, nos quais se pergunta aos jovens e aos adultos em que idade fumaram os primeiros cigarros. Ora, como notam Jackson e Dickinson (2004), a prevalncia do comeo do fumar na infncia no pode ser estimada, com rigor, usando a avaliao retrospectiva na adolescncia ou com respondentes mais velhos (p.1054). Acresce, ainda, que muitos desses estudos no tiveram em conta os efeitos de variveis susceptveis de interferir na associao entre o fumar na infncia e subsequentes problemas de adaptao pessoal ou social. Torna-se, por isso, difcil de separar o que uma consequncias do consumo precoce do tabaco e o que resulta de outros problemas ou experincias de infncia (v.g. hiperactividade/problemas de ateno na criana). O objectivo deste artigo era, no essencial, levar a cabo uma caracterizao do consumo de tabaco desde a infncia at ao fim da adolescncia, prestando-se especial ateno sua prevalncia e s suas consequncias, a mdio ou longo prazo. As informaes neste mbito recolhidas e analisadas permitem retirar vrias concluses e colocar diversas questes. Em primeiro lugar, o consumo do tabaco continua a ser um fenmeno muito frequente, apesar das campanhas de informao dirigidas aos jovens (e aos adultos) sobre os seus malefcios. As prevalncias so elevadas, sobretudo aos 17-18 anos no grupo dos rapazes. De facto, nessa idade, cerca de 55% desses jovens admitia ter fumado alguma vez no ltimo ano, mais de 40% referia ter fumado no ltimo ms e mais de 30% confessava t-lo feito vrias vezes no ltimo ano. Em qualquer dos casos, os rapazes apresentavam geralmente uma maior prevalncia do fumar do que as raparigas nos diferentes momentos de avaliao ao longo da adolescncia. Note-se, todavia, que a evoluo do consumo de tabaco com a idade parecia semelhante nos dois sexos. Tais diferenas pareciam mais acentuadas quando se tratava de formas mais graves de consumo de tabaco. primeira vista, estas percentagens so um pouco mais elevadas do que as que tm sido referidas noutros estudos, mas convm

232

no esquecer que as metodologias utilizadas nos diferentes estudos nem sempre so equivalentes, o que dificulta a comparao dos resultados. Em segundo lugar, este tipo de conduta apresenta tambm uma considervel estabilidade durante toda a adolescncia. De facto, a maioria dos indivduos que consumiam tabaco antes dos 15 anos de idade continuava com esse mesmo tipo de comportamento aos 17-18 anos de idade (continuidade homotpica). Isso parece confirmar a crena de que o consumo de tabaco causa rapidamente a dependncia. Porm, os dados deste estudo no nos permitiram determinar se esse padro de continuidade (homotpica) reflecte um trao estvel da personalidade, uma continuidade (ao longo da adolescncia) dos factores do meio em que esses indivduos se inserem, ou uma interaco entre personalidade e meio. Para tal, seriam necessrias anlises estatsticas mais sofisticadas do que as aqui apresentadas, bem como um follow-up mais prolongado dos mesmos indivduos. Em terceiro lugar, o consumo de tabaco aparece associado a vrias outros problemas a longo prazo (continuidade heterotpica), nomeadamente comportamentos anti-sociais, problemas emocionais, ndices mais elevados de psicopatologia, colegas desviantes ou problemas na famlia e na escola. Isto est, de resto, em sintonia com as concluses de diversos outros estudos que tm salientado os malefcios do tabaco, a mdio e a longo prazo (Bachman et al., 2008; Hall, 2005). Um tal quadro difcil de conciliar com a ideia, muito generalizada, de que o fumar na infncia ou no incio da adolescncia um fenmeno normativo, que facilmente desaparece com o passar dos anos. Mas ao mesmo tempo, verificou-se que muitos desses efeitos desapareciam quando se controlava a aco de outras variveis (problemas j presentes na infncia) aquando da primeira avaliao destes jovens (v.g. hiperactividade/problemas de ateno, comportamentos anti-sociais, baixo autocontrolo, ou efeitos dos colegas desviantes). Como j anteriormente se salientou, tais resultados sugerem que o fumar e o consumo de outras substncias danosas, bem como diversos comportamentos anti-sociais, sero diferentes expresses de uma sndrome mais vasta, presente desde cedo na infncia, designadamente, uma sndrome de problemas de comportamento (Jessor, 1998; Lahey & Waldman, 2004). Em quarto lugar, salvo raras excepes, no se verificaram quaisquer diferenas significativas entre o fumar de incio precoce e o fumar de incio mais tardio e generalizado, nos ltimos anos da adolescncia. Parece, pois, que uma tipologia baseada na idade de aparecimento do problema (incio precoce vs incio tardio ou consumo persistente vs consumo limitado adolescncia) e consagrada noutras reas da psicopatologia da criana (v.g. no domnio da delinquncia) no se aplica ao domnio do consumo de tabaco. Seria interessante verificar, em futuras investigaes, se o mesmo padro de resultados aparece quando se trata de formas mais graves ou intensas de consumo

rpp, ano 44-1, 2010

233

de tabaco, designadamente nos casos de dependncia da nicotina ou nos casos de sndrome de abstinncia desta substncia, ou simplesmente quando os participantes deste estudo tiverem entrado plenamente na idade adulta. Finalmente, o facto de o consumo de tabaco na infncia e na adolescncia estar associado, desde o incio, a vrios outros problemas do comportamento e ter, a mdio prazo, numerosas consequncias negativas justifica que se implementem programas de preveno desde os primeiros anos de escolaridade. As diferenas encontradas, desde cedo, entre fumadores e no fumadores, fornecem algumas pistas teis para tais programas (v.g. promoo do sucesso escolar, tratamento da hiperactividade/ problemas de ateno ou preveno do comportamento anti-social) e sugerem que no bastam programas de interveno que coloquem a nfase apenas nos danos fsicos resultantes do consumo de tabaco.

Referncias bibliogrficas
Abrantes, A. (2010). Preveno e tratamento das perturbaes do consumo de droga na adolescncia. In A.C. Fonseca (Ed.) Crianas e Adolescentes. Coimbra: Almedina. (No prelo). Achenbach, T. M. (1991). Manual for the Youth Self-Report and 1991 Profile. Burlington: University of Vermont. Achenbach, T. M. (1991a). Manual for the Child Behavior Checklist/ 4-18 and 1991 Profile. Burlington: University of Vermont. Achenbach, T. M. (1991b). Manual for the Teacher Report Form and 1991 Profile. Burlington: University of Vermont. Aebi, M. F. & Jaquier, V. (2008). Les Sondages de Dlinquance autoreporte: origines, fiabilit et validit. Dviance et Socit, 32(2), pp. 205-227. Armsden, G. C. & Greenberg, M.T. (1987). The Inventory of Parent and Peer Attachment: Individual differences and their relationship to psychological well-being in adolescence. Journal of Youth and Adolescence, 16 (5), pp. 427-453. Bachman, J. G. OMalley, P. M., Shullenberg J. E. Johnston, L. D., Freedman-Doan, P. & Messersmith, E. E. (2008). The Education-Drug use connection. New York: Lawrence Erlbaum Associates/Taylor & Francis. Birleson, P. (1981). The validity of depressive disorder in childhood and the development of a self-rating scale: A research report. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 22, pp. 73-88. ESPAD (European School Survey on Alcohol and other drugs) (2007). Relatrio de 2007 Consumo de substncias entre os alunos de 35 pases europeus. Lisboa: Instituto da Droga e da Toxicodependncia.

234

Gibbs, J. J. & Giever, D. (1995). Self-control and its manifestation among university students: an empirical test of Gottfredson and Hirschis general theory. Justice Quarterly, 12, pp. 231-255. Goyette, C.H. , Conners, C.H. & Ulrich, R.F. (1978). Normative data on revisted Connersparents and teacher rating scales. Journal of Abnormal Child Psychology, 6, pp. 221-236. Grasmick, H. G., Tittle, C. R., Bursik, R. J. & Aneklev, B. J. (1993). Testing the core empirical implications of Gottfredson and Hirschis general theory of crime. Journal of Research in Crime and Delinquency, 30, pp. 5-30. Hall, W. (2006). Cannabis use in the mental health of young people. Australian and New Zealand Journal of Psychiatry, 40, pp. 105-113. Jackson, C. & Dickinson, D. (2004). Cigarette consumption during childhood and persistence of smoking through adolescence. Archive of Pediatric Adolescent Medicinie, 158, pp. 1050-1056. Jessor, R. (1998). New perspectives on Adolescent Risk Behavior. Cambridge University Press. Kandel, D. B. (1980). Drug and drinking behaviour among youth. Annual Review of Sociology, 6, pp. 235-285. Lahey, B.B. & Waldman, I.D. (2004). Predisposio para problemas do comportamento na infncia e na adolescncia: anlise de um modelo desenvolvimentista. In A.C. Fonseca (Ed.). Comportamento anti-social e crime: da infncia idade adulta (pp. 161-214). Coimbra: Almedina. Loeber, R., Farrington, D. P., Stouthamer-Loeber, M. & Van Kammen, W. B. (1998). Antisocial behaviour and mental health problems: explanatory factors in chilhood and adolescence. Nova Jersey: Lawrence Erlbaum Associates. Lynskey, M. (2006). Substance use and educational attainment. Addiction, 101(12), pp. 1684-1686. Mathers,M., Toumbourou, J.W., Catalano, R.F., Williams, J. & Patton, G.C. (2006). Consequences of youth tobacco use: a review of prospective behavioural studies. Addiction, 101, pp. 948-958. Matos, M.G. (2008). Consumo de Substncias: Estilo de Vida? procura de um estilo. Lisboa: Instituto da Droga e da Toxicodependncia. Miller, D.C. (2005). Adolescent Cigarette Smocking: A Longitudinal Analysis Through Young Adulthood. Washington: National Center for Education Statistics. Reynolds, C. R. & Richmond, B. O. (1978). What I think and feel: A revised measure of childrens manifest anxiety. Journal of Abnormal Child Psychology, 6, pp. 271-280. Rutishauser, Christoph (2007). Adolescents tabagiques: une maladie pdiatrique aux consquences long terme que peut faire le pdiatre? Paediatrica, 18 (4 ), pp. 40-43. Simes, A. et al. (1995). Um estudo dos distrbios do comportamento e dificuldades de aprendizagem no ensino bsico: Opes metodolgicas. Revista Portuguesa de Pedagogia, XXIX, (2), pp. 55-68. World Health Organization Tobacco Free Initiative. (2005a). Why is tobacco a public health priority? Retrieved January, 10, 2005, from http://www.who.int/tobacco/en/. World Health Organization Tobacco Free Initiative. (2005b). Regional databases (Eastern Mediterranean Region). Retrieved January, 10, 2005, from http://www.emro. who.int/TFI/CountryProfile-Part6.htm#table5.

rpp, ano 44-1, 2010

235

Abstract
Although the negative effects of youth and adult smoking is well documented this issue has been less often addressed in childhood and adolescence. This study aimed at examining to which extent young people with early onset smoking were at increased risk of poor psychosocial outcomes in late adolescence. Additionally, extensive information was provided regarding prevalence rates and patterns of development of smoking throughout adolescence. The data came from a study, in which a large cohort of community children were followed up from elementary school until the time they were expected to graduate from secondary school. The outcome measures included emotional problems, delinquency and antisocial behaviour, substance use, educational achievement, satisfaction with life, family dynamics and general psychopathology. Results showed that cigarette smoking was already reported in elementary school and increased progressively across adolescence to become almost normative at the age of 17-18 years. Moreover, those with early onset smoking were at an increased risk of antisocial behaviour, substance use (including smoking), emotional problems, school difficulties as well as in several domains of psychopathology. However, most of these differences disappeared when we controlled for other problems such as antisocial behaviour and attention problems/hyperactivity reported by teachers in elementary school. No consistent differences were found between those with early onset smoking and late onset smoking. In short, young people who engage in early smoking seem at an increased risk of subsequent forms of maladjustment; but, with few exceptions, such adverse outcomes are better explained by other childhood factors.

Rsum
La littrature scientifique sur les consquences ngatives du tabac chez les jeunes et les adultes est considrablement vaste; mais elle reste assez rduite pour les enfants et adolescents. Lobjectif de cette tude tait examiner jusqu quel point ces jeunes fumeurs ont des risques accrus dune volution ngative en plusieurs domaines de leur fonctionnement la fin de ladolescence. De plus, nous avons prsent des informations relatives aux taux de prvalence et tendances de consommation du tabac durant toute cette priode. Pour cela nous utilisions des donnes dune tude longitudinale, dans laquelle un large chantillon de garons et de filles tait accompagn ds lcole primaire jusquau lyce, la fin de ladolescence. Les rsultats ont montr quil y avait des lves qui fumaient dj dans les premires annes de lcole primaire, leur nombre augmentant avec lge,

236

pour devenir un phnomne trs frquent 17-18 ans. En outre, les fumeurs de dbut prcoce prsentaient plus de comportements antisociaux, consommation de drogue, problmes motionnels, difficults scolaires et psychopathologie gnrale en comparaison avec leurs collgues non fumeurs. Par contre, la majorit de ces diffrences entre les deux groupes disparaissait, lexception de la consommation de tabac, quand on contrlait les effets dautres problmes de lenfance (v.g. comportement antisocial, problmes dattention/ hyperactivit). En conclusion, les individus qui fument du tabac ont plus de risques de souffrir des consquences psychosociales ngatives vers la fin de ladolescence. Mais ces effets ngatifs sont, de faon gnrale, mieux expliqus par dautres facteurs de lenfance associs la consommation prcoce de tabac.

Вам также может понравиться