Вы находитесь на странице: 1из 7

Passo a passo para Registrar a Marca

Jos Jardim Os designers, muitas vezes, ao desenvolver marca para empresa ou produto, so surpreendidos com solicitao, feita pelo cliente, de informaes relativas a procedimentos que devem ser adotados para que a marca seja registrada. aconselhvel que o designer saiba orientar seu cliente pelo caminho seguro que o conduzir ao registro de sua marca. Pretende-se apresentar, neste artigo, informaes gerais e um roteiro bsico para se obter o registro da marca, que, em essncia, significa fazer uso do famoso . importante que se saiba, primeiramente, que a entidade, no Brasil, responsvel pelos registros de marcas o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Trata-se de rgo subordinado ao Ministrio da Indstria, do Comrcio e do Turismo. O INPI tem sua sede localizada na cidade do Rio de Janeiro e possui Delegacias e Representaes em estados brasileiros.

MARCA
A definio de MARCA, segundo a legislao brasileira, " todo sinal distintivo, visualmente perceptvel, que identifica e distingue produtos e servios de outros anlogos, de procedncia diversa, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificaes tcnicas".

NATUREZA DA MARCA
A marca poder ter sua natureza classificada quanto ORIGEM e ao USO. No primeiro caso, esta poder ser definida como MARCA BRASILEIRA, se registrada por pessoa que vive no pas, ou como MARCA ESTRANGEIRA, se registrada por pessoa que no vive no pas e/ou se for depositada em pas vinculado a acordo ou tratado do qual o Brasil esteja integrado. Ainda sobre a natureza da marca, a classificao quanto a seu uso, poder ser enquadrada em um dos seguintes tipos, de acordo com

o INPI:
MARCAS DE PRODUTOS:

Servem para distingui-los de outros

idnticos ou semelhantes. Servem para distingui-los de outros idnticos ou semelhantes.


MARCAS DE SERVIOS:

Servem para identificar produtos ou servios de pessoas pertencentes a uma entidade.


MARCAS COLETIVAS:

Servem para representar o atestado de um servio ou produto, que cumprem determinadas normas ou especificaes tcnicas, envolvendo, normalmente, itens como qualidade, tipo de material e/ou metodologia.
MARCAS DE CERTIFICAO:

MARCA DE PRODUTO

MARCA DE SERVIO

MARCA COLETIVA

MARCA DE CERTIFICAO

APRESENTAO DA MARCA
A apresentao da marca, isto , a sua forma grfica, classificada de acordo com as suas caractersticas bsicas de construo e recebem, do INPI, as definies seguintes: Constituda por uma ou mais palavras no sentido amplo do alfabeto romano, compreendendo, tambm, os
NOMINATIVA:

neologismos e as combinaes de letras e/ou algarismos romanos e/ou arbicos. Constituda por desenho, imagem, figura ou qualquer forma estilizada de letra e nmero, isoladamente.
FIGURATIVA:

Constituda pela combinao de elementos nominativos e elementos figurativos ou de elementos nominativos, cuja grafia se apresente de forma estilizada.
MISTA:

Constituda pela forma plstica de produto ou de embalagem, cuja forma tenha capacidade distintiva em si mesma e esteja dissociada de qualquer efeito tcnico.
TRIDIMENSIONAL:

MARCA NOMINATIVA

MARCA FIGURATIVA

MARCA MISTA

MARCA TRIDIMENSIONAL

REGISTRO DA MARCA
muito comum, para o leigo, pensar que o registro do nome de uma empresa, na Junta Comercial ou rgo similar de sua cidade, j caracterize o registro da marca. No verdade. De acordo com a legislao vigente, a marca somente est registrada quando recebe a certificao do INPI, que ocorre somente, aps rigoroso processo que envolve buscas e exames. O sistema de registro de marca adotado pelo Brasil atributivo de direito, isto , a sua propriedade e o seu uso exclusivo s so

adquiridos pelo registro. O smbolo , utilizado para indicar que a marca est registrada, s dever ser utilizado, ento, partir do momento que se tenha em mos a certido, que garantir a proteo legal da marca. Observa-se que a legislao garante o direito de precedncia ao registro a toda pessoa que, de boa f, j usava no pas, h pelo menos seis meses, marca idntica ou semelhante, para a mesma atividade ou atividades afins. O pedido de registro da marca examinado com base nas normas legais estabelecidas pela Lei da Propriedade Industrial e nas resolues administrativas pertinentes. So registrveis como marca, os sinais distintivos visualmente perceptveis, no compreendidos nas proibies legais (art. 122 da LPI). A seguir apresenta-se as proposies evidenciadas em texto do INPI: a marca deve consistir em sinal visualmente perceptvel; os sinais visualmente perceptveis devem revestir-se de distintividade, para se prestarem a assinalar e distinguir produtos ou servios dos demais, de procedncia diversa; a marca pretendida no pode incidir em quaisquer proibies legais, seja em funo da sua prpria constituio, do seu carter de liceidade ou da sua condio de disponibilidade. Quanto s marcas que no podem ser registradas, os sinais impossibilitados de registro, esto compreendidos no art. 124 da LPI. Ressalta-se que a lei brasileira no protege os sinais sonoros, gustativos e olfativos. A marca pode ser registrada por uma pessoa fsica ou jurdica. No primeiro caso, necessrio que seja autnomo e apresente CPF e ISS relativo a sua habilitao profissional, que ser verificada junto ao rgo responsvel pelo registro desse profissional. No segundo caso (pessoa jurdica), necessria a apresentao do CGC e do Contrato Social da empresa. Para o registro de marca de produto ou servio, obrigatoriamente, dever haver compatibilizao entre os produtos ou servios indicados no requerimento, com aqueles produzidos/comercializados ou prestados pelo requerente. No caso da marca coletiva, os requerentes dos pedidos de registro podem exercer atividade distinta daquela exercida pelos membros da entidade. Os requerentes de registros de marca de certificao no podem exercer atividade relacionada diretamente com o produto ou servio a ser certificado.

UTILIZAO E VALIDADE
O registro da marca garante a seu titular direitos de utilizao em todo o territrio nacional, durante um perodo de dez anos, a partir da data de concesso do registro. No ltimo ano do vencimento desse prazo, caber ao titular requerer ao INPI a prorrogao, que dever ser protocolada. Esta prorrogao do registro ter vigncia por mais dez anos. Podero ser requeridas, sucessivamente, outras prorrogaes por perodos iguais de dez anos. Em caso de no haver pedido de prorrogao, ser extinto o registro e a marca estar, em princpio, disponvel. O proprietrio do registro da marca tem a obrigao de iniciar seu uso em prazo mximo de cinco anos, contados a partir da concesso do registro. No caso de determinada marca no estar em uso, poder ser requerida, por qualquer pessoa, a sua caducidade e caber ao proprietrio do registro provar a sua utilizao. So vrios os motivos que levam extino da concesso do registro da marca. Pode ocorrer pela expirao do prazo de vigncia, pela renncia (abandono voluntrio), pela caducidade (falta de uso) ou pela inobservncia do disposto no art. 217 da LPI.

O PASSO A PASSO
1. LOCAL: Para a realizao da busca prvia ou depsito da marca, o requerente dever dirigir-se sede do INPI, na Praa Mau, 7 na cidade do Rio de Janeiro ou a uma das suas Delegacias ou Representaes, no caso de outros estados. 2. BUSCA PRVIA: No obrigatria, mas recomendvel que se d esse primeiro passo antes de se iniciar o processo de registro, pois a busca prvia consiste em verificar se j existe depsito ou registro anterior na atividade que se deseja registrar a marca. Uma mesma marca poder ser depositada/registrada em diversas classes de atividades. cobrada uma taxa para a busca prvia em cada atividade e o valor varia de acordo com o tipo de marca (nominativa, figurativa, mista ou tridimensional). 3. FORMULRIO: Feita a busca e recebendo-se o "nada consta", pode-se partir para o PEDIDO DE REGISTRO da marca, que dever ser feito por meio de especfico formulrio. Neste formulrio so prestadas informaes e fornecidos dados sobre a

marca e o requerente. 4. DEPSITO: O formulrio corretamente preenchido, acompanhado dos documentos solicitados (conforme o caso) e do comprovante de recolhimento da taxa de depsito, devero ser apresentados ao INPI. 5. EXAME DO PEDIDO: Aps a apresentao do pedido, este ser submetido a exame formal preliminar e, se devidamente instrudo, ser protocolado e publicado na Revista da Propriedade Industrial (RPI), para apresentao de oposio, no prazo de sessenta dias; 6. EXIGNCIAS: Decorrido o prazo de oposio, caso seja ou no, interposta oposio, findo o prazo de manifestao, ser feito o exame da oposio ou oposies interpostas. Em decorrncia do exame, podero ser formuladas exigncias, que devero ser respondidas no prazo de sessenta dias. Se a exigncia no for respondida, o pedido ser definitivamente arquivado. Mas, sendo respondida a exigncia, ainda que a mesma no seja cumprida, ou contestada a sua formulao, dar-se- prosseguimento ao exame. Concludo o exame, ser proferida deciso, deferindo ou no o pedido de registro. 7. DECISO: A deciso do processo pode resultar no indeferimento do pedido e nesse caso, caber a apresentao de recurso, no prazo de sessenta dias. O julgamento do recurso caber ao Presidente do INPI e, mantendo-se o indeferimento, o processo ser encerrado. No caso do julgamento resultar no deferimento do pedido, devero ser realizados, ento, os pagamentos das taxas relativas expedio do certificado e proteo do primeiro decnio. O pagamento e a apresentao dos comprovantes das taxas pagas devero ocorrer no prazo de sessenta dias. 8. PUBLICAO/CERTIFICADO: Aps apresentao dos comprovantes de recolhimento das taxas, ser publicada a concesso do registro da marca na publicao RPI, que poder ser ainda revista, administrativamente, dentro do prazo de cento e oitenta dias. 9. ACOMPANHAMENTO: O andamento do processo deve ser acompanhado por meio da Revista da Propriedade Industrial - RPI (publicao oficial do INPI). A publicao pode ser obtida, em papel ou disquete, na sede do INPI, em suas Delegacias e

Representaes. 10. CUSTOS: So necessrios o recolhimento de trs taxas no decorrer do processo, para se obter o certificado de registro da marca em uma atividade. A primeira taxa (R$197,00) corresponde ao depsito do pedido, a segunda (R$329,00) relativa proteo do primeiro decnio, paga ao final do exame (caso no haja obstculos, como exigncias ou oposio ao pedido) e a terceira taxa (R$75,00) para a expedio do certificado de registro. Para microempresa e pessoa fsica, os valores so reduzidos em 50%, exceto a taxa de expedio do certificado. Os valores apresentados referem-se fevereiro de 1999. A obteno do registro de uma marca no um processo simples. Deve-se sugerir ao cliente a utilizao dos servios advocatcios de um escritrio especializado ou de agente de propriedade industrial. Entende-se que orientar o cliente, em determinados assuntos, um "plus" que se pode oferecer e que, certamente, consolidar o perfil tcnico do profissional. Ressalta-se, no entanto, que servios especficos, como o registro da marca, devem ser realizados por profissionais especializados. Jos Jardim Consultor e Coordenador de Ensino da Multimodus Editorao Eletrnica - www.multimodus.com.br.
TOPO

Вам также может понравиться