Вы находитесь на странице: 1из 4

Como fazer um relatrio passo a passo

A primeira coisa a fazer olhar para as linhas mestras do que pretendido e ter a certeza absoluta que compreende o que lhe pedido. Se no compreender totalmente o que tem de fazer no relatrio, tire todas as dvidas que tenha. Por um lado demonstrar empenhamento e tambm o ajudar a ter uma ideia clara de como fazer um relatrio excelente. O passo seguinte ler o material sobre o qual vai fazer o relatrio. Seja um livro, um captulo, um site, outro relatrio, no interessa. necessrio ler uma ou duas vezes e ir tirando notas medida que avana da pesquisa. Quanto mais notas tirar, melhor. Mais tarde pode sempre apagar as que estiverem a mais. Por exemplo, se for um livro anote os personagens principais, a histria e os pormenores importantes, como fatos histricos relevantes. V fazendo o relatrio dividido por pargrafos para que fique com um aspecto mais limpo. Faa uma limpeza geral e imprima o relatrio final. Se tiver mais do que 4 ou 5 pginas, faa o encadernamento do relatrio para ficar mais bonito e profissional. Se for um relatrio pequeno, basta agrafar no topo esquerdo para que no se percam pginas. obrigatrio fazer um ttulo simples para a primeira pgina. Tem de ter o ttulo do relatrio e a sua identificao (nome, turma, departamento). Se for um relatrio com muitas fontes de informao, faa uma bibliografia, para demonstrar as fontes de onde retirou a informao. Outro aspecto importante num relatrio utilizar as fontes normais, para manter o relatrio limpo de bonecos, caracteres estranhos e cores esquisitas. Deixe bastante espao em branco para dar um ar mais limpo ao relatrio. Relativamente informao que vai estar no relatrio, no existe forma de explicar como fazer. Tem de meter mos obra e dedicar-se a fazer um excelente trabalho para fazer um relatrio escrito.

COMO ELABORAR UM BOM RELATRIO TCNICO CIENTFICO


Um relatrio consiste na exposio escrita na qual se descrevem fatos verificados mediante pesquisas ou se relata a execuo de servios ou de experincias. Normalmente acompanhado de documentos demonstrativos tais como tabelas, grficos e outros. Um relatrio tcnico cientfico um documento pelo qual se faz a difuso da informao corrente, sendo ainda um registro das informaes obtidas. elaborado principalmente para descrever experincias, investigaes, processos, mtodos e anlises. Os relatrios so compostos dos seguintes elementos:

1- Capa: a cobertura externa de papel ou outro material, abrangendo os cadernos que constituem o relatrio. A capa deve conter as seguintes informaes: nome da organizao (universidade); ttulo; subttulo (se houver); local; ano. 2Folha de Guarda: aquela no impressa que une a capa ao volume.

3 - Falsa Folha de Rosto: a que precede a folha de rosto, deve conter apenas o ttulo do relatrio. 4 - Errata: consiste de uma lista de erros tipogrficos ou de outra natureza com as devidas correes e indicaes das pginas e linhas em que aparecem. 5 - Folha de Rosto: a principal fonte de identificao do relatrio, devendo conter as seguintes informaes: nome da organizao (universidade); ttulo (prtica); subttulo (disciplina); nome (s) do (s) responsvel (is) pela elaborao do relatrio; local; data. 6Equipe Tcnica: a relao dos participantes no projeto que deu origem ao relatrio.

7 - Sumrio: consiste da relao dos captulos e sees do trabalho na ordem em que aparecem no relatrio. desnecessrio em obras pouco extensas ou pouco divididas. O sumrio pode ser apresentado conforme O seguintes prescries: - Localizado aps a folha de rosto e equipe tcnica. - Apresenta para cada captulo ou seo os seguintes dados: a) Ttulo do captulo ou seo com mesmo fraseado; b) Nmero da pgina inicial do captulo ou seo ligado ao ttulo por uma linha.

Um sumrio mostrado no exemplo abaixo:


8 - Listas de Tabelas, Ilustraes, Abreviaturas, Siglas e Smbolos. As listas de tabelas e ilustraes ou figuras so as relaes das tabelas e figuras na ordem em que aparecem no texto. A lista de abreviaturas, siglas e smbolos consistem na relao alfabtica das abreviaturas, siglas e smbolos empregados no trabalho, seguidos dos significados correspondentes. As listas tm apresentao similar descrita no item do sumrio. 9 - Resumo: a apresentao concisa do texto, destacando os aspectos de maior interesse e importncia. O resumo consiste de uma sntese e o contedo apresentado em forma de texto reduzido. 10 Texto: formado pelos seguintes itens:

10.1 - Objetivos: descrito de modo simples e objetivo e de preferncia na forma de itens que devem relacionar as etapas de realizao do projeto ou experimento. 10.2 - Introduo: deve conter informaes tericas sobre o assunto do projeto explorando vrias literaturas que devem ser citadas a medida em que so usadas no texto atravs de nmeros ou por nome dos autores e relacionadas no item Referncias Bibliogrficas. Uma boa introduo dever localizar o assunto do projeto (ou experimento) de modo amplo, primeiramente, enfatizando sua importncia e justificando o trabalho. Em uma segunda etapa, a introduo dever ser mais especfica com relao aos experimentos e mtodos utilizados. 10.3 - Experimental: pode ser dividido em: 1 Material e Reagentes: lista dos materiais e reagentes usados.

2 Procedimento: procedimento utilizado em cada etapa do processo, dever ser especificado atravs de subttulos. 10.4 - Resultados e Discusso. A apresentao dos resultados mais adequada dever seguir a seqncia da abordagem usada nos objetivos e procedimento experimental. Os resultados podem ser apresentados em forma de tabelas ou grficos, sendo numerados seqencialmente e discutidos antes de serem colocados. Uma boa discusso necessita de bases tericas (pode-se utilizar referncias bibliogrficas) e devem ser relacionadas aos resultados obtidos avaliando a prtica com relao aos objetivos propostos. Quando possvel os resultados experimentais obtidos devem ser comparados com dados de literatura e suas diferenas (quando houver) discutidas. 10.5 - Concluso: apropriado elaborar a concluso de modo claro e sucinto e de preferncia em itens. Os resultados devem ser relacionados aos objetivos propostos como tambm teoria, ou mesmo concluses prprias, desde que haja embasamento tcnico cientfico para isto. 10.6 - Tabelas e Figuras. As tabelas e figuras devem ser inseridas no texto mais prximas possvel do trecho as citam. As figuras devero ser limitadas a uma nica pgina, evitando material "dobrvel". As tabelas nunca so fechadas por linhas laterais e seu ttulo deve ser apresentado acima desta. No caso das figuras, o ttulo deve ser relacionado abaixo de cada uma. Quando for o caso, mencionar nas legendas das tabelas e figuras a fonte de onde foram tirados os dados. Quando muito numerosas, as tabelas e figuras devem ser colocadas em anexo, para no sobrecarregarem o texto. 11 - Anexo. Anexo (ou apndice) consiste de um elemento que compe a estrutura, como dados estatsticos, grficos, etc, que se acrescenta a um relatrio como resultados complementares de esclarecimento ou documentao do mesmo. Os anexos so numerados com algarismos arbicos seguidos do ttulo. Ver exemplo abaixo: Anexo 1: Curvas de Titulao Anexo 2: Fotografias A paginao dos anexos deve continuar a do texto. Sua localizao no final da obra, antes do glossrio, quando houver. 12 - Glossrio. O glossrio apresenta a relao de palavras de uso restrito e especfico, acompanhada das respectivas definies, que deve ser includa aps o texto, com o objetivo de esclarecer o leitor sobre o significado dos termos empregados no relatrio. A apresentao deve ser realizada em ordem alfabtica aps os anexos. 13 - Referncias Bibliogrficas. Podem ser utilizadas ao longo do texto de introduo, experimental, resultados e discusso ou mesmo em figuras necessrias para ilustrar algumas informaes. As referncias bibliogrficas devem ser citadas no texto por nmeros ou por nomes dos autores e possuem uma norma para sua apresentao, sendo que ao iniciar a segunda linha do texto, esta deve estar imediatamente abaixo da terceira letra da primeira linha. A seguir apresentamos alguns exemplos de apresentao de referncias bibliogrficas: [1] ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Apresentao de relatrios tcnico - cientficos, NBR 10719. Rio de Janeiro, 1989.

[2] IBGE. Normas tcnicas para apresentao tabular da estatstica brasileira (revistas e atualizadas). O Trimestre, v.2, n.4, p.1-19, out./dez. 1979. [3] GOTTIEB, O. R.; Kaplan, M. A. " Amaznia: Tesouro qumico a preservar." Cincia Hoje, Editora Abril, 1990, v.11, n.61, p.19-21. 14 - ndice. ndice apresenta os tpicos mais relevantes contidos no texto em ordem alfabtica, cronolgica ou sistemtica enumerados. O ndice pode ser organizado escolhendo-se palavras ou grupo de palavras significativas que iro determinar a ordem alfabtica do ndice. Para termos anlogos deve-se usar a expresso "ver tambm". A localizao do termo dever ser feita indicando-se a 1 e ltimas pg., se a informao for contnua.

Вам также может понравиться