Вы находитесь на странице: 1из 2

Este texto est disponvel no site Shri Yoga Devi, http://www.shri-yoga-devi.

org

Ga apati Atharva r a Upani ad


Traduo para o portugus por Roberto de A. Martins
No se sabe com certeza a poca em que Ganesha apareceu, na cultura indiana. Embora nos Vedas aparea uma meno a Ganapati, a divindade com esse nome no parece ter as caractersticas atribudas posteriormente a Ganesha. As menes mais claras e antigas a Ganesha, com suas caractersticas atuais, aparecem na literatura indiana aproximadamente nos sculos IV e V da era crist. Sua popularidade aumentou rapidamente, e no sculo IX (poca em que viveu Shankara) ele j era considerado uma das cinco principais divindades, juntamente com Shiva, Vishnu, Devi (a Grande Deusa) e Surya (o Sol).

Durante esse perodo surgiu a seita dos Ganapatya, devotos que consideram Ganesha como a divindade suprema, uma representao do Absoluto (Brahman) revestido de caractersticas (Saguna Brahman), a divindade imanente, presente no universo. Na tradio Hindu, mesmo os
i

devotos de outras divindades costumam respeitar Ganesha e invoc-lo no incio de qualquer ritual, pedindo a remoo dos obstculos. As principais escrituras dedicadas a Ganesha so o Ganesha Purana, o Mudgala Purana, e a Ganapati Atharvashirsha Upanishad (tambm chamado de Ganapati Upanishad). Este ltimo texto, da tradio Ganapatya, apresenta claramente Ganesha como sendo a divindade suprema, o Absoluto, presente no universo que nos cerca e tambm dentro de ns, sob a forma do Eu supremo (Atman). um texto muito respeitado, embora parea relativamente recente. Pode ter sido composto aproximadamente no sculo XVI d.C. Apresentamos aqui uma traduo da Ganapati Atharvashirsha Upanishad, acompanhada pelo texto em snscrito, tanto com caracteres Devanagari quanto em transliterao. O texto em snscrito foi codificado em ITX por Sunder Hattangadi, e est disponvel neste endereo da Internet:

http://sanskritdocuments.org/doc_upanishhat/ganapati.itx

ii

Вам также может понравиться