Вы находитесь на странице: 1из 6

RF CRIMINOLOGIA LFG 02/08/12

A criminologia estuda o crime, criminoso, vtima, controle social, atravs do modo emprico. A Poltica Criminal, com base nos estudos das criminologias, sugere os caminhos/solues possveis. O Direito Penal, emto, coloca na norma penal, o que entende correto, mas no acata todas as sugestes da Poltica Penal. As 3 cincias tm vnculo entre si, no so isoladas.

PRISO DE CURTA DURAO

CRIMINOLOGIA: critica, pois concluiu que perniciosa, sendo as desvantagens superiores s vantagens. a) Contato com a massa carcerria.

POLTICA CRIMINAL: sugeriu dois caminhos: a) Despenalizao: evitar ou suavizar a pena de priso. b) Descriminalizar: retira o carter de crime (mais que tirar a pena. DIREITO PENAL: Existem algumas alternativas de despenalizao no Direito brasileiro: a) SURSI: primeiro instituto que acolheu a despenalizao sugerida pela Poltica Criminal fundada nos estudos da Criminologia; b) Penas Alternativas: penas substitutivas do art. 44 do CP (so 10); c) Regime Aberto: se dado de plano, para evitar a cadeia para pena curta; d) Juizado Criminal IMPO
e) SCP (Suspenso Condicional do processo).

PORTE DE DROGA PARA USO PESSOAL Crtica da Criminologia: diz que a priso, neste caso, s piora a situao. Vai alm, diz que problema de sade e no de polcia, de Direito Penal. Poltica Criminal: sugeriu a despenalizao e, em alguns pases (Europa toda, por exemplo), descriminalizaram. Alguns, ainda, tentam legalizar. DIREITO PENAL:

o Lei 6368/76: era crime. o Lei 11.343/06: despenalizou, deixando somente penas alternativas, mas no h mais priso para o usurio de drogas. o Reforma do CP: continua crime o uso em pblico. o Uruguai tenta legalizar.

Qual a diferena entre Poltica Criminal e Direito Penal? VON LISZT - Para ele, so duas cincias sem ligao nenhuma. - O Direito Penal a barreira intransponvel da Poltica Criminal. - As demandas razoveis impelidas pela Poltica Criminal so acatadas pelo Direito Penal, mas nem sempre atende o que pedido, por exemplo, a pena de morte que tem 56% de aceitao da sociedade. ROXIN (anos 70 XX) - As duas cincias devem ser estudadas conjuntamente. No h como separ-las. Esto mescladas.

TEORIAS SOCIOLGICAS 1) ESCOLA DE CHICAGO: o bero da moderna sociologia americana e um estudo sobre criminalidade nas grandes cidades. Incio do sculo XX. Esta Escola estudou porque as pessoas delinqem. Concluses: 1. Exploso demogrfica; 2. Industrializao; 3. Migraes; 4. Conflitos culturais; 5. Deteriorao da famlia; 6. Relaes superficiais; 7. Alta mobilidade; 8. Falta de razes; 9. Crise de valores; 10.Desorganizao Social Concluso da Escola: estes fatores, conjugados = alto risco de crime. A cidade produz crime, e quanto mais desorganizada, mais crime. Ex. Alagoas, Esprito Santo e Pernambuco so as que mais matam.

Resumindo a Escola: As cidades desorganizadas produzem crime. Estudou as gangues e disse que crescem por falta de controle social. Alm disso, zonas perifricas ocorre maior incidncia de gangues.

2) TEORIA FUNCIONALISTA DE DURKHEIN: francs, escreveu que o crime inevitvel, no tem nada a ver com as cidades desorganizadas. O crime normal, no sentido de ser freqente. Toda sociedade tem uma cota de crime. Teoria da inevitabilidade do crime. O que se pode discutir a quantidade. Ainda firmou os seguintes pontos:

Teoria da Ubiquidade: todo mundo delinqe, todas as classes sociais;

O crime no deriva de anomalias individuais;

O crime funcional (daqui o nome da teoria): no sentido de que ele integra a sociedade, que se une para castigar ou, ao menos, para pedir o castigo. O castigo refora os valores coletivos.

3) TEORIA DA ANOMIA (Merton): a crise ou a perda da efetividade das normas e dos valores. O crime decorre da anomia, da perda de valores, ou seja, se voc perdeu seus valores, vira um criminoso. Decorre, ento, da estrutura cultural, porque na anomia perdemos nossa conscincia coletiva.

4) TEORIAS SUBCULTURAIS: dcada de 50, nos EUA. Estudou as minorias marginalizadas, especialmente a delinqncia juvenil (gangues). A teoria diz que cada grupo ou subgrupo possui seu prprio cdigo de valores. Mas estes valores sustentados pela minoria no coincide com os valores dos grupos majoritrios. Para eles no a desorganizao da cidade/sociedade ou a inexistncia de valores que geram o crime, mas os valores/cultura sustentados por estes pequenos grupos. Ex. ndio que comeu a indiazinha de 13 anos, porque era o costume da aldeia. O ndio foi absolvido.

5) TEORIA DA ASSOCIAO DIFERENCIAL (Edwin Sutherland): dcada de 30, nos EUA. Estudou a criminalidade do colarinho branco (criminalidade profissional e econmica popularmente chamada de criminalidade dourada). Explica que o crime se aprende na interao com as pessoas, assim como se aprende condutas sadias. No decorre da desorganizao scia, muito pelo contrrio, os vagabundos conhecem tudo das organizaes.

6) LABELLING APPROACH (Especialmente Becker): antes dessa teoria, estudava-se crime e criminoso. Essa teoria firmou que deveria ser estudado

quem faz o controle. uma teoria crtica, destrutiva. Algumas concluses dessa teoria: A justia funciona seletivamente, e funciona mal com os poderosos; O crime, ontologicamente, no existe. fruto de um etiquetamento, por isso o nome. Tem natureza definitorial, isto , no que seja crime, mas definido como tal. Sustentam a teoria da ubiqidade (todas as classes delinqem). O que acontece que o tratamento do sistema penal discriminatrio. 7) TEORIA DO CONFLITO: a sociedade conflitiva, e no consensual. Porque de classes, e o conflito est em todos os segmentos sociais (relacionamentos pessoais e profissionais). Para essa teoria: A sociedade patolgica; O crime uma reao desigualdade, distribuio do poder e da riqueza; 8) TEORIAS MARXISTAS: quem sustentou foram as Criminologias Crticas (Radical ou Nova Criminologia ou ainda Criminologia Marxista). Nascem na dcada de 70. No estudam o crime, mas a criminalizao, ou seja, quem criminaliza, como e por qu. Ela coincide com a teoria do Labelling Aproach. O vnculo entre estas teorias est em que as teorias marxistas assumem todas as crticas do labelling approach, agregam:

O mtodo dialtico: que explica a contradio CAPITAL/TRABALHO: quem tem capital explora o trabalho.

O crime produto do capitalismo; O Direito Penal usado pela classe capitalista para massacrar os trabalhadores, porque a sociedade uma luta de classes. Trabalhador e marginal tem que ser absolvido, o Direito Penal deve condenar os ricos.

PREVENO DO CRIME A criminologia existe para explicar e prevenir o crime. Dois modelos de preveno:
1. TEORIA DA PREVENO DISSUASRIA: prevenose faz pela

ameaa do castigo.
2. PARA A CRIMINOLOGIA MODERNA: No acredita cegamente na

intimidao da pena. A preveno do crime muito mais complexa, exige muito mais do que editar uma lei. Separa em 3 os tipos de preveno:

a. PREVENO PRIMRIA: combate a causa do crime. Por isso se

fala em preveno etiolgica (origem). Postula melhor distribuio de renda, mais justia social. Porque na viso deles, melhor justia social, menos crime. Deve haver poltica de educao. Em suma uma sociedade ideal.
b. PREVENO SECUNDRIA: cria obstculos para o crime. No

trabalha as causas do crime. Todo ofendculo preveno secundria (arma de fogo em casa, co de guarda, etc). Trabalha com o cenrio do crime, com o plano urbanstico. Trabalha com a potencial vtima (Programas de Preveno Vitimria).
c. PREVENO TERCIRIA: Trabalhar o criminoso (preso) para

no reincidir. Programas de ressocializao.

MODELOS DE REAO AO CRIME


1. MODELO DISSUASRIO: o modelo mais antigo.

Trabalha com a intimidao por meio da pena; Prioriza o castigo; Funciona mediante a edio de leis (quanto mais dura a lei, menos crime);

Penas aplicadas rapidamente;

2. MODELO

RESSOCIALIZADOR:

modelo

humanista.

Sustenta

seguinte: A ressocializao do preso; Este modelo est desacreditado porque no h dinheiro para ressocializar; Pretende evitar o efeito estigmatizante da priso; Encontra-se com a preveno terciria recuperao das pessoas;
3. MODELO INTEGRADOR: tem como objetivo a reparao do dano.

Logo, destina-se prioritariamente vtima. Como? Por meio da conciliao ou do bom senso. No Brasil, um exemplo paradigmtico so os Juizados Especiais, nos quais no existe pena de priso, apenas alternativas, sendo prioridade a reparao do dano. Em outros pases existe a mediao (justia reparativa), mas no no Brasil.

4. MODELO DE SEGURANA CIDAD: populismo penal vingativo. O

crime s se vence com maior represso. Penas duras resolvem o problema. a poltica da mo dura. Atual poltica latino-americana. um modelo populista porque atende as demandas sociais (a sociedade quer penas mais duras). A mdia o epicentro desse modelo. Trabalha com a emoo. , hoje, a poltica brasileira. A ONU critica este modelo, por dois motivos: no cuida da preveno, somente da represso. preserva os poderosos raramente posiciona-se contra

Вам также может понравиться