Вы находитесь на странице: 1из 7

29/01/13

LFG: Prescrio e Decadncia

Prescrio e Decadncia
Texto de : Patrcia A. de Souza

Data de pub licao: 26/02/2011

OAB Nacional 2010.2

Resoluo da questo 21 Direito Civil

21. A respeito das diferenas e semelhanas entre prescrio e decadncia, no Cdigo Civil, correto afirmar que: (A) a prescrio acarreta a extino do direito potestativo, enquanto a decadncia gera a extino do direito subjetivo. (B) os prazos prescricionais podem ser suspensos e interrompidos, enquanto os prazos decadenciais legais no se suspendem ou interrompem, com exceo da hiptese de titular de direito absolutamente incapaz, contra o qual no corre nem prazo prescricional nem decadencial. (C) no se pode renunciar decadncia legal nem prescrio, mesmo aps consumadas. (D) a prescrio exceo que deve ser alegada pela parte a quem beneficia, enquanto a decadncia pode ser declarada de ofcio pelo juiz.

NOTAS DA REDAO

Inicialmente convm trazer um conceito sobre cada um dos institutos:


ww3.lfg.com.br/public_html/article.php?story=20110225120027626&mode=print 1/7

29/01/13

LFG: Prescrio e Decadncia

- Prescrio a perda de uma pretenso de exigir de algum um determinado comportamento; a perda do direito pretenso em razo do decurso do tempo.

- Decadncia a perda de um direito que no foi exercido pelo seu titular no prazo previsto em lei; a perda do direito em si, em razo do decurso do tempo.

Importante:

A prescrio s de direitos subjetivos patrimoniais e relativos, ou seja, nem todo direito subjetivo prescreve. No prescrevem os direitos subjetivos extrapatrimoniais e absolutos.

Toda decadncia um direito potestativo, mas nem todo direito potestativo submete-se decadncia, porque aqueles que no possuem prazo prescrito em lei no podem decair.

Caractersticas:

Prescrio - a prescrio um instituto de interesse privado; - renuncivel, tcita ou expressamente; - os prazos prescricionais no podem ser modificados pela vontade das partes; - pode ser alegada em qualquer grau de jurisdio, pela parte a quem aproveita; - admissibilidade de suspenso e interrupo do prazo prescricional; - pode ser conhecida pelo juiz de ofcio.

Decadncia - de interesse pblico; - no admite renncia; - pode ser conhecida a qualquer tempo ou grau de jurisdio; - os prazos decadenciais no admitem suspenso e interrupo; - o juiz deve conhecer de oficio.

(A) a prescrio acarreta a extino do direito potestativo, enquanto a decadncia gera a extino do direito subjetivo. Incorreta.
ww3.lfg.com.br/public_html/article.php?story=20110225120027626&mode=print 2/7

29/01/13

LFG: Prescrio e Decadncia

Como mencionado acima, o raciocnio inverso.

Esclarecemos que, direitos potestativos so aqueles que conferem ao titular o poder de fazer produzir efeitos pela simples manifestao de vontade. Aqui todos os efeitos decorrem da manifestao de vontade do titular. Por s depender do titular ele no pode ser violado. O direito potestativo sempre de interesse pblico.

Alguns direito potestativos possuem prazo para o seu exerccio, outros no. Alguns exigem chancela estatal para o seu exerccio e outros no (homologao).

J direito subjetivo aquele que confere ao titular a possibilidade de exigir de algum um comportamento. Caso esse comportamento for isolado, surge para o titular uma pretenso de exigir judicialmente esse comportamento ou a reparao do dano correspondente.

O direito subjetivo desprovido de pretenso no passa de uma mera faculdade jurdica, isto porque o direito subjetivo caracterizado pela pretenso e sem pretenso ele no passa de uma mera faculdade jurdica.

(B) os prazos prescricionais podem ser suspensos e interrompidos, enquanto os prazos decadenciais legais no se suspendem ou interrompem, com exceo da hiptese de titular de direito absolutamente incapaz, contra o qual no corre nem prazo prescricional nem decadencial. Correto.

Sobre esse tema, transcrevemos os artigos mais importantes do Cdigo Civil:

Seo II Das Causas que Impedem ou Suspendem a Prescrio

Art. 197. No corre a prescrio:

I - entre os cnjuges, na constncia da sociedade conjugal; II - entre ascendentes e descendentes, durante o poder familiar;
ww3.lfg.com.br/public_html/article.php?story=20110225120027626&mode=print 3/7

29/01/13

LFG: Prescrio e Decadncia

III - entre tutelados ou curatelados e seus tutores ou curadores, durante a tutela ou curatela.

Art. 198. Tambm no corre a prescrio:

I - contra os incapazes de que trata o art. 3o; II - contra os ausentes do Pas em servio pblico da Unio, dos Estados ou dos Municpios; III - contra os que se acharem servindo nas Foras Armadas, em tempo de guerra.

Art. 199. No corre igualmente a prescrio:

I - pendendo condio suspensiva; II - no estando vencido o prazo; III - pendendo ao de evico.

Art. 200. Quando a ao se originar de fato que deva ser apurado no juzo criminal, no correr a prescrio antes da respectiva sentena definitiva.

Art. 201. Suspensa a prescrio em favor de um dos credores solidrios, s aproveitam os outros se a obrigao for indivisvel.

Seo III Das Causas que Interrompem a Prescrio

Art. 202. A interrupo da prescrio, que somente poder ocorrer uma vez, dar-se-:

I - por despacho do juiz, mesmo incompetente, que ordenar a citao, se o interessado a


ww3.lfg.com.br/public_html/article.php?story=20110225120027626&mode=print 4/7

29/01/13

LFG: Prescrio e Decadncia

promover no prazo e na forma da lei processual; II - por protesto, nas condies do inciso antecedente; III - por protesto cambial; IV - pela apresentao do ttulo de crdito em juzo de inventrio ou em concurso de credores; V - por qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor; VI - por qualquer ato inequvoco, ainda que extrajudicial, que importe reconhecimento do direito pelo devedor.

Pargrafo nico. A prescrio interrompida recomea a correr da data do ato que a interrompeu, ou do ltimo ato do processo para a interromper.

Art. 203. A prescrio pode ser interrompida por qualquer interessado.

Art. 204. A interrupo da prescrio por um credor no aproveita aos outros; semelhantemente, a interrupo operada contra o co-devedor, ou seu herdeiro, no prejudica aos demais coobrigados.

1 A interrupo por um dos credores solidrios aproveita aos outros; assim como a interrupo efetuada contra o devedor solidrio envolve os demais e seus herdeiros.

2 A interrupo operada contra um dos herdeiros do devedor solidrio no prejudica os outros herdeiros ou devedores, seno quando se trate de obrigaes e direitos indivisveis.

3 A interrupo produzida contra o principal devedor prejudica o fiador.

CAPTULO II Da Decadncia

Art. 207. Salvo disposio legal em contrrio, no se aplicam decadncia as normas


ww3.lfg.com.br/public_html/article.php?story=20110225120027626&mode=print 5/7

29/01/13

LFG: Prescrio e Decadncia

que impedem, suspendem ou interrompem a prescrio.

(C) no se pode renunciar decadncia legal nem prescrio, mesmo aps consumadas. Incorreta.

Os dispositivos que tratam deste tema no Cdigo Civil so os artigos:

Art. 191. A renncia da prescrio pode ser expressa ou tcita, e s valer, sendo feita, sem prejuzo de terceiro, depois que a prescrio se consumar; tcita a renncia quando se presume de fatos do interessado, incompatveis com a prescrio.

Art. 209. nula a renncia decadncia fixada em lei.

(D) a prescrio exceo que deve ser alegada pela parte a quem beneficia, enquanto a decadncia pode ser declarada de ofcio pelo juiz. Incorreta.

Por fim, o Cdigo Civil expresso ao trazer as regras e excees sobre este tema.

Art. 193. A prescrio pode ser alegada em qualquer grau de jurisdio, pela parte a quem aproveita.

Art. 210. Deve o juiz, de ofcio, conhecer da decadncia, quando estabelecida por lei.

Art. 211. Se a decadncia for convencional, a parte a quem aproveita pode aleg-la em qualquer grau de jurisdio, mas o juiz no pode suprir a alegao.

Rede de Ensino Luiz Flvio Gomes - 2005, LFG. Todos os direitos reservados.
ww3.lfg.com.br/public_html/article.php?story=20110225120027626&mode=print 6/7

29/01/13

LFG: Prescrio e Decadncia

Imprimir

Cancelar

ww3.lfg.com.br/public_html/article.php?story=20110225120027626&mode=print

7/7

Вам также может понравиться