Вы находитесь на странице: 1из 5

Histria a cincia que estuda o passado, compreendendo o ontem, o que passou. Estria: Fico. Narrativa que fruto da imaginao.

o. Histria: Narrao do passado com rigor cientfico, provas, sinais, vestgios concretos vindos dele. No h fico. A partir de evidncias concretas. A histria no pode ser inventada. Suas afirmaes devem ser comprovadas. Da a histria ser entendia como uma cincia e no como mera fico. A histria s pode ser escrita com base em provas que comprovem suas informaes. Fontes Primrias: As provas e vestgios vindos do passado. Tudo aquilo que foi elaborado num tempo anterior ao presente. a partir dessas marcas que o historiador guia a sua pesquisa em busca da compreenso do que ocorreu. O historiador torna-se tal qual um detetive, que sai cata de provas que lhe forneam elementos para interpretar o passado. como um legtimo investigador que tenta se aproximar do passado embora seja este um momento perdido para sempre. A histria, no entanto, no uma cincia exata. A histria possui um fato decisivo que a interpretao. Envolve muita interpretao e subjetividade. Ao mesmo tempo em que o historiador tem o rigor cientfico de se amparar em provas (as fontes primrias) para entender como foi o passado no inventado nada de sua prpria imaginao ele as interpreta de formas diferentes. Como um policial que estando sobre a cena de um crime levanta diferentes interpretaes sobre como poderia ter acontecido uma morte. O passado o mesmo, no muda; o que muda so interpretaes sobre esse passado. Processualidade: Entender os motivos dos fatos. As datas so meras referncias. Entender o processo histrico. Aspectos polticos, econmicos, sociais, culturais, religiosos etc. As datas s entram como coadjuvantes ou mesmo figurantes para mera orientao. Entender a histria entender o processo histrico. Ver a histria como um processo perceber que tudo faz parte da histria. A histria dividida em perodos:

Critrios para essa diviso: (Essa diviso surgiu no sculo XIX). Na verdade no houve um perodo antes (pr) da histria. A razo para tal terminologia devese ao fato de que, no momento em que houve essa diviso, acreditava-se que a histria s poderia ser conhecida a partir de documentos, fontes escritas ou seja, s a partir de 3.000 antes de Cristo que haveria a possibilidade de se conhecer o passado. Antes desse perodo seria impossvel pelo fato de a escrita, de relatos ou fontes escritas no existirem. (Essa ideia j est mais do que ultrapassada).

Algumas curiosidades: A ideia da formulao de um calendrio muito complexa e traz muitas sutilezas. Ano zero: No houve um ano zero. A contagem dos anos iniciou com o um, no como o zero. Assim como no temos um dedo zero na mo, no temos um ano zero. Clculo do sculo: O clculo do tempo segue uma configurao bsica. Para descobrir a que sculo pertence determinado ano devemos efetuar o seguinte clculo: Ano (dois primeiros dgitos) + 1 = sculo correspondente. Do contrrio, para descobrir quais anos englobam determinado sculo basta calcular: Sculo + 1 = ano correspondente. Esses clculos so vlidos desde que o ano no termine em zero. Quando o ano tem como terminao zero no necessrio clculo: os dois primeiros dgitos correspondem ao sculo. Exemplo: O ano de 2000 de qual sculo? Sculo 20 (XX).

Como entender a data do nascimento de Cristo: A igreja determinou no sculo VI a data do Natal (nascimento de Cristo) e a criao no calendrio de uma nova era a partir do nascimento do Messias a Era Crist (sinalizada nas datas d.C., depois de Cristo, ou a.D., anno Domini, ano do Senhor em latim; antes desse perodo sinaliza-se com a.C., antes de Cristo). Tal determinao ocorreu devido a clculos inspirados em calendrios anteriores que situavam o nascimento de Cristo em dezembro do ano de 753 da era romana (os romanos contavam o tempo tendo como marco a fundao de Roma). De acordo com os estudos histricos mais recentes, a data de nascimento de Cristo teria ocorrido aproximadamente em 4 a.C. Segundo a lgica do calendrio, Cristo nasceu quatro anos antes dele mesmo! A diviso da histria em quatro perodos no busca traar uma evoluo geral da humanidade como pode parecer num primeiro momento. Na verdade, se olharmos com mais ateno, uma diviso que tenta priorizar o papel do Ocidente (principalmente a Europa) no desenvolvimento mundial. A Idade Antiga seria o local das razes da Europa (Grcia e Roma); a Idade Mdia o local surgimento das naes europeias; etc. Esse esquema no pretende mostrar a evoluo da humanidade em escala mundial e sim na histria do progresso na Europa. Como se a marcha do mundo mostrasse a ascenso europeia e ocidental sobre o mundo. Uma prova disso que geralmente no aprendemos a histria de outros povos como os chineses, ou mesmo os reinos africanos. Sem que tenhamos conscincia, aprendemos a histria da conquista europeia disfarada de histria da humanidade.

Como vimos, esse nome vem do perodo referente ao passado humano, antes da escrita. Antigamente, se acreditava que a histria s passou a existir aps o surgimento da escrita (ela s poderia ser contada se houvesse documentos). Sabemos que no se acredita mais nisso. Chamamos de pr-histria o perodo que abrange todo o passado humano antes da escrita (aproximadamente de trs milhes de anos at 3.000 a.C.), momento no qual o homem deixou de ser mais um animal entre outros e passou, progressivamente, a ter uma posio de destaque na natureza pois passou a domin-la, a modifica-la. Da a importncia de estudarmos essa poca,

pois, dessa maneira, vamos entender como os nossos ancestrais mais longnquos conseguiam viver na natureza. Quais seriam as marcas que a pr-histria deixou? Quais as fontes que informam sobre isso? Como no existia a escrita naquela poca o acesso ao passado pr-histrico se faz por meio dos vestgios materiais daqueles homens (o que chamamos de cultura material em associao ao homem). A busca e anlise de tais vestgios so feitas atravs da arqueologia cincia que estuda as sociedades por intermdio dos vestgios materiais produzidos por elas. Artefatos: So os materiais produzidos ou utilizados pelo homem. Todo o estudo s faz sentido se o pesquisador encontra tudo articulado, dando indcio que o local seria uma habitao humana. O local onde os pesquisadores fazem esse trabalho chama-se stio arqueolgico. Ter rigor cientfico no quer dizer encontrar sempre a verdade. Cronologia: A maior parte do passado humano ocorreu na pr-histria. Quando se tentou elaborar uma cronologia para a pr-histria levou-se em considerao a relao entre o homem e as suas ferramentas. Assim esse perodo estava dividido em trs fases principais: 1. Paleoltico: (ou idade da Pedra Lascada). Do surgimento dos homindeos at por volta de 10000 a.C. Aqui o homem teria como artefatos instrumentos de pedra (lticos) obtidos com o lascamento de pedras. 2. Mesoltico: perodo de transio. Um perodo no qual aquela sociedade encontrava-se em transio, com mudanas para uma nova etapa; 3. Neoltico: (ou idade da Pedra Polida). De 8000 at o surgimento da escrita, 3000 a.C. Nesse momento, o homem teria artefatos lticos que no seriam s lascados, mas polidos evidenciando um considervel avano tecnolgico para a poca. Ao longo do tempo, a nossa espcie sofreu o que se chama de processo de hominizao. Por intermdio dos achados e da pesquisa arqueolgica o homem no surgiu pronto. Antes dos homindeos havia vrias espcies a caminho da humanizao (Australopithecus, Pithecantropos, Sinantropus). Algumas teorias tentam explicar o fenmeno da transformao biolgica do ser humano. Citamos algumas delas:

Paleoltico: 500 000 a 10 000 a.C. Foi perodo inicial da pr-histria que teve como maio importncia o fato de ser nele que o homem se constitui naquilo que hoje (biologicamente falando). So caractersticas desse perodo:

Mesoltico: Foi um perodo de transio entre o Paleoltico e o Neoltico em que se nota uma mudana social ainda em transio. Nesse perodo surgem os micrlitos lascas de pedra minsculas e extremamente afiadas, com funo cortante. Neoltico: Perodo que corresponde ao final da pr-histria (por volta de 8000 a 3000 a.C.). Teve como principal destaque o incio da Revoluo Agropastoril (Revoluo Neoltica): momento no qual o homem teve maior controle das fontes geradoras de recursos. Isto , foi quando o homem comeou a cultivar as plantas por meio da agricultura e os animais com o pastoreio. Caractersticas desse perodo: Formao de uma economia produtora de subsistncia; Sedentarismo; surgimento das primeiras aldeias (aldeias neolticas). O homem passou a habit-las e foi deixando as cavernas processualmente.

Excedente produtivo: Houve um aumento da quantidade de produtos agrcolas produzidos. Esses produtos a mais passaram a ser estocados, garantindo a alimentao durante pocas de ano difceis.

Idade dos Metais: Perodo que corresponde ao perodo final do neoltico. Foram encontrados instrumentos feitos de metal (cobre, bronze e ferro). Sabe-se que foi o maior domnio do fogo que possibilitou a fundio desses materiais ao invs de instrumentos lticos (feitos de pedra). Caractersticas desse perodo: Metalurgia: Cobre, bronze e ferro. Desenvolvimento das foras produtivas: o objetivo das comunidades dessa poca era o de manter a sobrevivncia de seus membros. A sobra (excedente) era armazenada para os perodos de longos invernos ou intensas secas. Revoluo urbana: Passagem das sociedades agrcolas autossuficientes s sociedades urbanas. As primeiras cidades datam de 3 500 a.C., poca em que as atividades humanas j eram bem variadas. Eram pequenas aldeias que com o passar do tempo tornaram-se mais complexas. As tarefas deixaram de ser unicamente divididas entre homens e mulheres, adultos e jovens e se tornaram especializadas; alguns cultivavam o solo, outros faziam armas ou roupas, outros criavam animais e utenslios domsticos.

Вам также может понравиться