Вы находитесь на странице: 1из 41

Soldagem Difuso

(Diffusion Welding DFW)

& Brasagem por difuso


(Diffusion Brazing Welding DBW)

Curso: Tecnologia de Soldagem Disciplina: Processos e Aplicaes Especiais Prof: Valdir Weg Aluno: Ian Januska, 061521-8 Aluno: Everton Macedo da Silva, 061514-5 Aluno: Francisco Vermecha Lopes, 041517-0
Data: 09 de Abril de 2009

Tpicos da Apresentao
Difuso Atmica
Definio do Processo Tipos de processo

Variveis do processo
Equipamentos Materiais Aplicaes Controle de Qualidade

Vantagens e desvantagens
Concluso

Difuso Atmica
Durante o aumento de temperatura, enquanto os tomos vibram mais energicamente, uma pequena frao deles se recolocar no reticulado, a ocorrncia desse fenmeno chamada difuso atmica.

Variveis da Difuso Atmica


Alm da temperatura preciso levar em considerao outras variveis como:

Energia de ativao (cal/mol ou J/tomo)


Coeficiente de difuso (m/s)

Tipos de Difuso Atmica


Difuso intersticial Difuso susbtitucional

Exemplos de Difuso Atmica


Formao de martensita

Exemplos de Difuso Atmica


Tratamento Trmico - Cementao

Definio do Processo
A unio por difuso de materiais no estado slido um processo para tornar uma juno monoltica atravs da formao de uma ligao a nvel atmico, como um resultado da unio final de duas superfcies devido deformao plstica elevada temperatura que ajuda a interdifuso nas camadas da superfcie dos materiais que esto sendo unidos.

Bond line

50 m

Tipos de Processos

Soldagem por Difuso

Brasagem por Difuso

Variveis do Processo
Temperatura Tempo Presso Rugosidade Atmosfera

Temperatura
A Temperatura a varivel mais importante, pois processos termicamente ativados como difuso e fluncia variam exponencialmente com a temperatura. Todos mecanismos que esto presentes na difuso (deformao plstica, fluncia, transformao de fase), dependem da temperatura assim como as propriedades mecnicas e fsicas dos materiais. Geralmente a temperatura para a unio por difuso esta entre 50% 90 % do ponto de fuso do metal.

Tempo
O tempo de soldagem pode variar de minutos at vrias horas. Existe uma relao inversa entre tempo e temperatura: quando a temperatura de soldagem aumenta, o tempo de soldagem diminui, e vice-versa.

Presso
uma varivel de grande importncia para controlar a primeira etapa de estabelecimento de contato intimo entre as peas. Para evitar deformaes macroscpicas, a presso aplicada deve ser uma pequena frao do limite de escoamento do material na temperatura ambiente. Normalmente os sistemas de aplicao de presso so hidrulicos ou pneumticos.

Rugosidade
Como o processo de ligao finaliza no ltimo estgio, correspondente eliminao de vazios interfaciais, as condies iniciais de rugosidade superficial afetaro na qualidade da junta. O grau de rugosidade na pea pode impedir a unio das peas por difuso e no pode ser substitudo por nenhuma outra varivel a rugosidade recomendvel pode ser vista na figura abaixo. Ra

Rt

Atmosfera
A presena de gases na interface pode ocasionar uma reteno destes em cavidades dificultando o prosseguimento da juno. Se estes gases aprisionados apresentam pequeno raio atmico, podem se dissolver no cristal ou nos contornos de gro resultando em fragilizao. Para a soldagem por difuso so usadas atmosferas com proteo de gases como argnio e hlio porm a grande maioria das unies so feitas em cmaras de vcuo.

Equipamento
O equipamento usado na soldagem por difuso um forno a vcuo ou com proteo gasosa e um dispositivo para aplicao de presso. A aplicao de presso pode ser hidrulica ou pneumtica.

Forma construtiva do Equipamento

Materiais
Normalmente a soldagem por difuso feita em ligas de titnio, ligas de nquel e ligas de alumnio, alm de unir materiais dissimilares com diferentes caractersticas termofsicas, que no so possveis por meio de outros processos, podem ser realizadas pela ligao por difuso. Metais, ligas, cermicas e produtos sintetizados podem ser unidos pela ligao por difuso.

Materiais & Soldabilidade

Materiais com xido estvel


Materiais com xido estvel so aqueles cujo a temperatura de fuso do filme de xido so maiores que a temperatura de fuso do prprio metal , como o alumnio e o ao inoxidavel.

Exemplos de materiais
AlSiC metal matrix composite Aluminium (Al6082) Titanium alloy Stainless steel (316) Cobalt base superalloy Nickel base superalloy (Inconel) Nickel base single crystal superalloy

Nickel base single crystal superalloy

Aplicaes
Trocador de calor de placas

Aplicaes
Unio de componentes eletrnicos

Aplicaes
Unio de aletas de turbina

DB/SPF construction

Controle de Qualidade

Ensaios no destrutivos
Ultrasom: os equipamentos convencionais normalmente no conseguem detectar falhas na unio por difuso, por isso so necessrios equipamentos mais sofisticados de alta freqncia acima 30 MHz.

Ensaios no destrutivos
Radiografia: ensaios radiogrficos tambm s so possveis com equipamentos especiais para deteco de micro falhas esse equipamentos dispem de imagem digital.

Ensaios destrutivos
Os ensaios destrutivos so iguais aos utilizados na soldagem convencional, como trao, toro e impacto.

Ensaios destrutivos
Exemplo de ensaio de toro.

Bond line Bond line Necking point

Ensaios destrutivos
Exemplo de ensaio de trao.

Necking points

Bond line is in the centre of sample

Ensaios destrutivos
Exemplo de ensaio de toro e dobramento na unio entra titnio e alumnio.
Al 6082

Ti alloy

Vantagens
o Juntas produzidas com propriedades mecnicas e micro estrutura semelhantes ao metal base. o Unio e componentes com o mnimo de distoro e deformao, o que elimina trabalhos de acabamentos subseqente a soldagem o Soldagem de ligas dissimilares que em alguns casos no pode ser feita por nenhum outro processo.

o Unio simultnea de vrios materiais de diferentes espessuras e diferentes ligas.


o Unio de grandes juntas sem cuidados adicionas como tratamentos trmicos anterior ou posterior a soldagem.

Vantagens
o Descontinuidades normalmente associadas ao processo de soldagem por fuso no so encontradas na soldagem por difuso. o No produz ZTA.

Desvantagens
o O ciclo trmico normalmente muito longo em relao a soldagem convencional.
o Geralmente o investimento para aquisio do equipamento alto. o Geralmente o processo de soldagem por difuso no esta adaptado para alta produo. o Dificuldade de inspeo no s pela geometria da junta mais tambm pela necessidade de equipamentos especiais. o Cuidado na preparao da superfcie das peas.

Desvantagens
o Requer soldagem em atmosfera controlada, o que limita o tamanho do equipamento.

o preciso aplicar calor e alta compresso simultaneamente em um ambiente restrito a vcuo ou proteo gasosa, essa uma das maiores restries da soldagem por difuso.

Concluso
Cada processo tem sua aplicao, na soldagem por difuso a sua principal caracterstica a unio de ligas especiais com aplicao na industria aeroespacial, que tem envolvida alm de altos custos a relao com vidas humanas. Hoje timidamente esse processo vem sendo utilizado na industria.

Bibliografia
AWS Handbook, Volume 8, Chapter 12 Diffusion Welding and Diffusion Brazing, pg. 422 at pg. 448.
ASM Handbook, Volume 6, Welding Brazing and Soldering , pg. 2873. Dr Amir A. Shirzadi, University of Cambridge 2006. VAN VLACK, Lawrence H. Principio de Cincia e Tecnologia dos Materiais, 13 edio 567p. PAVLOVA, Natalya (2005). Aplicao do processo de soldagem por difuso na unio de componentes inoxidveis para uso espacial. Tese de mestrado Instituto Tecnolgico de Aeronutica, So Jos dos Campos. BRACARENSE, Alexandre Queiroz; MODENESI, Paulo Jos; MARQUES, Paulo Villani, Soldagem: Fundamentos e Tecnologia, Minas Gerais MG, 363p.

Internet
http://www.msm.cam.ac.uk/phase-trans/2005/Amir/bond.html

Duvidas...???

Obrigado

Вам также может понравиться