Вы находитесь на странице: 1из 26

A PRODUO DO ESPAO E DO TERRITRIO: AS RELAES DE TRABALHO SUBORDINADAS AO MODO DE PRODUO CAPITALISTA1

LA PRODUCCIN DEL ESPACIO Y DEL TERRITORIO: LAS RELACIONES DE TRABAJO SUBORDINADAS AL MODO DE PRODUCCIN CAPITALISTA THE PRODUCTION OF THE SPACE AND OF THE TERRITORY: THE RELATIONS OF WORK SUBORDINATED TO THE WAY OF CAPITALIST PRODUCTION
Rodrigo Simo Camacho Mestrando em Geografia da UFMS Trs Lagoas (MS). E-mail: simaocamacho_ufms@yahoo.com.br
Resumo: por meio das relaes de trabalho que o ser humano se relaciona com a natureza, se apropriando dela e a transformando. Ocorre, ento, o processo de humanizao da natureza que se torna segunda natureza. E nessa relao sociedade produz o espao. O trabalho surgiu para atender as necessidades mais bsicas do ser humano como, primordialmente, se alimentar. Mas sob o modo de produo capitalista o trabalho se tornou condio para a produo/reproduo e acumulao de capital. Neste sentido, o processo de produo/reproduo do espao se transforma em uma expresso espacializada do processo de produo/reproduo do capital. A subordinao das relaes de trabalho ao capital gera a alienao. O conceito de alienao foi criado por Marx para explicar que no modo de produo capitalista o produto do trabalho no pertence ao trabalhador, sendo apropriado pela burguesia. neste contexto, tambm, que temos que entender a produo do territrio pela sociedade, ou seja, a lgica dialtica de desenvolvimento das foras produtivas que do a configurao histrica especfica ao territrio.
1

Este texto parte integrante da dissertao de mestrado sob orientao da Profa. Dra. Rosemeire A. de Almeida, sendo que para sua publicao como artigo sofreu alteraes em relao ao original.

Entre-Lugar, Dourados, MS, ano 1, n. 1, p. 73-98, 1 semestre de 2010.

Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave: espao; territrio; trabalho; capitalismo; sociedade-natureza. Resumen: Es por medio de las relaciones de trabajo que el ser humano se relaciona con la naturaleza, se apropiando de ella y la transformando. Se produce entonces el proceso de humanizacin de la naturaleza que se convierte en segunda naturaleza. Y en esta relacione, la sociedad produce el espacio. El trabajo apareci para satisfacer las necesidades ms bsicas de los seres humanos como, primordialmente, alimentarse. Con todo, en el marco del modo de produccin capitalista el trabajo se convirti en la condicin de la produccin / reproduccin y la acumulacin de capital. En este sentido, el proceso de produccin / reproduccin del espacio se transforma en una expresin espacializada del proceso de produccin / reproduccin del capital. La subordinacin das relaciones del trabajo al capital produce la alienacin. El concepto de alienacin fue creado por Marx para explicar que en el modo de produccin capitalista el producto del trabajo no pertenece al trabajador siendo apropiado por la burguesa. Es en este contexto, tambin, que debemos entender la produccin del territorio por parte de la sociedad, porque es la lgica dialctica del desarrollo de las fuerzas productivas que dan la configuracin histrica especfica al territorio. Palabras clave: espacio; territorio; trabajo; capitalismo; sociedad-naturaleza. Abstract: It is through the relations of work that the human being is connected with the nature, appropriating of her and her transforming. It occurs, then, the process of humanization of the nature that if becomes second nature. And in this relation to the society it produces the space. The work appeared to attend the most basic necessities of the human being like, primordially, to be fed. But under the system of capitalist production the work became a condition for the production / reproduction and accumulation of capital. In this sense, the process of production / reproduction of the space is transformed into an espacealized expression of the process of production / reproduction of the capital. The subordination of the relations of work to the capital produces the alienation. The concept of alienation was created by Marx to explain that in the way of capitalist production the product of the work does not belong to a worker, being appropriated by the bourgeoisie. It is in this context, also, that we have to understand the production of the territory for the society, in other words, it is the dialectic logic of development of the productive strength that give the historical specific configuration to the territory. Key words: space; territory; work, capitalism; society-nature.

74

Entre-Lugar, Dourados, MS, ano 1, n. 1, 1 semestre de 2010

Universidade Federal da Grande Dourados

INTRODUO A geografia uma cincia que, da mesma forma que as outras cincias sociais, tm como objeto de estudo a sociedade. Todavia, a geografia a estuda por meio de suas categorias de anlise como espao, territrio, paisagem, regio e lugar, ou seja, a geografia apresenta um modo particular de estudar a sociedade. O espao geogrfico uma totalidade dinmica e contraditria produzida historicamente na relao entre sociedade e natureza mediada pelas relaes de trabalho, ou seja, o que temos no processo de produo espacial a natureza primitiva transformada em segunda natureza, este o processo de historicizao/humanizao/socializao da natureza. Todavia, partindo do pressuposto que as relaes de trabalho se encontram subordinadas ao modo de produo capitalista, o processo de produo do espao se faz condicionado, tambm, ao capitalismo que tem como caractersticas inerentes a sua lgica a produo/ reproduo e acumulao do capital fruto da explorao do trabalho, gerando como consequncias: as desigualdades, as contradies e a luta de classes. Acumulao de capital esta que, atualmente, est relacionada internacionalizao da economia, ou seja, ao processo desigual e combinado do capitalismo globalizado. Logo, trabalho um conceito chave para entendermos o processo de produo do espao e do territrio. Para Marx e Engels (1977) por meio do trabalho que o ser humano constri suas relaes sociais. O trabalho desempenha a funo primordial de propiciar que o ser humano se relacione com a natureza para suprir as suas necessidades de sobrevivncia. Ou seja, o ser humano ao sentir fome, sede e frio passa a intervir na natureza a fim de suprir essas necessidades. Todavia, sob o modo de produo capitalista o trabalho se tornou, primordialmente, produtor de mercadorias e mais-valia gerando a alienao/coisificao/desumanizao. Pois, a produo no capitalismo no apropriada pela classe que a produziu, assim, contraditoriamente, quanto mais se produz, mais aumentam as disparidades sociais. Ento, se aumenta a acumulao de poucos e a excluso de muitos. O trabalho e o produto do trabalho no pertencem mais ao trabalhador, pertencem agora ao capitalista que vive da explorao do
Entre-Lugar, Dourados, MS, ano 1, n. 1, 1 semestre de 2010

75

Universidade Federal da Grande Dourados

trabalho alheio e tem como renda o capital. Tambm, com a coisificao das relaes, aumenta-se a valorizao das mercadorias e diminui-se, proporcionalmente, a valorizao do ser humano. Esse processo , segundo Marx, a inverso de valorizao do mundo dos homens, pelo mundo das coisas. Dessa maneira, se as relaes de trabalho no capitalismo ocorrem visando lucro, ento, a natureza se transforma em mercadoria, logo, a destruio da natureza parte integrante desse processo que se intensifica na medida em que o capital se internacionaliza. O territrio como resultado da espacializao que a sociedade desenvolve tem como caracterstica principal seu processo dialtico de construo. A produo do territrio deve ser entendida a partir da subordinao ao modo de produo vigente e, portanto, sua produo influenciada, principalmente, pelo atrelamento entre o poder poltico e o poder econmico. Neste sentido, so os sujeitos que constroem o territrio, no seu processo de reproduo material e simblica, historicamente, por meio da luta de classes e condicionados pela lgica dinmica e contraditria do modo de produo capitalista. Territrio e espao no so sinnimos, por isso vamos entender esses conceitos a partir de alguns autores que produziram reflexes tericas acerca dessas categorias de anlise geogrfica a partir de uma posio poltica emancipatria. Sendo que para compreendermos o conceito de territrio discutiremos, principalmente, a partir das construes tericas de Raffestin (1993) Oliveira (2004) e Haesbaert (2006) e para compreendermos o conceito de espao analis-lo-emos a partir, principalmente, das reflexes tericas de Moreira (1994) e Corra (1986). PRODUO DO ESPAO SOCIAL/GEOGRFICO E DAS RELAES SOCIOESPACIAIS: RELAES DE TRABALHO SOCIEDADE/NATUREZA Conceber o espao como totalidade entender o espao geogrfico como um elemento hbrido formado por sistema de objetos e sistema de aes (SANTOS, 1997). Ou seja, objetos naturais e objetos sociais em relao dinmica com a sociedade. Corroborando nesse sentido Straforini (2004, p. 175) afirma que a cincia geogrfica:
76
Entre-Lugar, Dourados, MS, ano 1, n. 1, 1 semestre de 2010

Universidade Federal da Grande Dourados

[...] deve buscar a compreenso do espao geogrfico, esse entendido como um sistema indissocivel de sistema de objetos e sistema de aes. Para que os objetos e aes permaneam indissociveis o espao no pode perder o sentido de totalidademundo.

Como o espao geogrfico uma totalidade que envolve sociedade e natureza, funo da cincia geogrfica interpretar a produo do espao pela sociedade capitalista, com suas desigualdades, contradies e luta de classes. Alm do que devemos entender o processo de apropriao da natureza pela sociedade por meio do trabalho sob o modo de produo capitalista. Nas palavras de Oliveira (1994, p.142) o espao:
[...] uma totalidade que envolve sociedade e natureza. Cabe geografia levar a compreender o espao produzido pela sociedade em que vivemos hoje, suas desigualdades e contradies, as relaes de produo que nela se desenvolvem e a apropriao que essa sociedade faz da natureza.

Segundo Moreira (1985, p.68) [...] a essncia da aparncia estar ditada pelo carter histrico que o trabalho adquire em cada sociedade. Por isso, temos que entender a relao de trabalho como um dos temas centrais da geografia para se entender a produo do espao social/geogrfico ou das relaes socioespaciais, pois sociedade e espao social so dimenses gmeas (HAESBAERT, 2006). Neste sentido, a [...] relao do homem-meio uma relao de trabalho. Logo o que se tem na forma da organizao espacial a prpria sociedade (MOREIRA, 1985, p. 68). Podemos explicar essa relao, segundo Moreira (1985), da seguinte forma: a existncia do ser humano garantida por meio das relaes de trabalho. Isso quer dizer que por meio do trabalho que o ser humano transforma a natureza em objetos que satisfaam suas necessidades e garantam a sua reproduo. Da a relao homem-meio ser uma relao de trabalho que propicia a produo das relaes socioespaciais. Em suas palavras:
A configurao da geografia como mundo circundante decorre do fato de que a existncia humana garantida pelo trabalho dos homens.
Entre-Lugar, Dourados, MS, ano 1, n. 1, 1 semestre de 2010

77

Universidade Federal da Grande Dourados

Pelo seu trabalho os homens transformam a natureza em objetos para consumo e para lhes aumentar a sua capacidade de trabalho. A natureza fornece o material, que o trabalho do homem transformar nos objetos com os quais satisfar a suas necessidades variadas. (MOREIRA, 1985, p. 68).

Por isso, concordamos com Marx e Engels que o trabalho criou o prprio ser humano. Sendo assim, ele responsvel por atribuir valor as coisas e, assim, criar mercadorias por meio da transformao da natureza, produzindo toda a riqueza existente. Mas, no apenas isso, concebemos que o trabalho tem uma importncia maior, a ponto de podermos afirmar que o trabalho a condio de existncia da vida humana, ou seja, a essncia que garante a nossa reproduo enquanto seres sociais. Nas palavras de Marx e Engels (1977, p. 63):
O trabalho a fonte de toda riqueza, afirmam os economistas. Assim , com efeito, ao lado da natureza, encarregada de fornecer os materiais que ele converte em riqueza. O trabalho, porm, muitssimo mais do que isso. a condio bsica e fundamental de toda a vida humana. E em tal grau que, at certo ponto, podemos afirmar que o trabalho criou o prprio homem.

Nesta perspectiva, Marx e Engels vo explicar que essa relao foi um processo que nasceu simples, visando apenas atender as necessidades bsicas de sobrevivncia do ser humano, e se transforma em um processo complexo com o passar do tempo. O trabalho surgiu para atender as necessidades mais bsicas do ser humano, sobretudo, de alimentao, por meio, primordialmente, da caa e da pesca e, mais tarde, da agricultura e da pecuria. Entretanto, com o passar do tempo, e com o desenvolvimento de todo o corpo do ser humano, fomos aprendendo operaes mais complexas, visando atingir, cada vez mais, objetivos mais difceis. Ento, cria-se o comrcio, a navegao, a cincia e a arte. As tribos se transformam em naes e com elas surgem o Estado, o direito e a poltica. At chegar ao pice da criao humana, a religio. Em suas palavras:
Graas cooperao da mo, dos rgos da linguagem e do crebro, no s em cada indivduo, mas tambm na sociedade, os homens foram 78
Entre-Lugar, Dourados, MS, ano 1, n. 1, 1 semestre de 2010

Universidade Federal da Grande Dourados

aprendendo a executar operaes cada vez mais complexas, a propor-se e alcanar objetivos cada vez mais elevados. O trabalho mesmo se diversificava e aperfeioava de gerao em gerao, estendendo-se cada vez a novas atividades. caa e pesca veio juntar-se a agricultura, e mais tarde a fiao e a tecelagem, a elaborao de metais, a olaria e a navegao. Ao lado do comrcio e dos ofcios apareceram, finalmente, as artes e as cincias; das tribos saram s naes e os Estados. Apareceram o direito e a poltica, e com eles o reflexo fantstico das coisas no crebro do homem: a religio. [...]. (MARX; ENGELS, 1977, p.69).

Entendemos que as relaes de trabalho se originam das prprias necessidades materiais humanas de sobrevivncia. Ou seja, o ser humano ao sentir fome, sede e frio passa a intervir na natureza a fim de suprir essas necessidades. Sendo assim, por meio do trabalho que os homens estabelecem relaes entre si e com a natureza, pois se faz necessrio definir socialmente o modo de produo e a forma de distribuio dessa produo. Da surge os sistemas socioeconmicos e as relaes socioespaciais.
A partir das necessidades do homem em termos de forme, sede e frio verifica-se uma ao de interveno na natureza. Do carter social, envolvendo um trabalho organizado coletivamente, implica uma certa diviso do trabalho e a definio do qu, quanto e como ser a produo. E ainda de que jeito reparti-la. Surgem ento relaes sociais que tm sua essncia na produo. no trabalho social que os homens estabelecem relaes entre si e, a partir destas, com a natureza. (CORRA, 1986, p. 54).

Logo, em sntese, o que temos nessa relao de trabalho a [...] natureza primitiva transformada em segunda natureza, para empregar uma expresso de Marx [...] a organizao espacial a segunda natureza, ou seja, a natureza primitiva transformada pelo trabalho social (CORRA, 1986, p. 54). A segunda natureza, portanto, seriam todas as formas espaciais ou os fixos e fluxos distribudos sobre a superfcie da terra. , portanto, toda a produo social da natureza, ou seja, todas as construes humanas, desde a nossa casa, a cidade que moramos, o camEntre-Lugar, Dourados, MS, ano 1, n. 1, 1 semestre de 2010

79

Universidade Federal da Grande Dourados

po onde produzimos a agricultura, as pontes, as estradas, etc. Tudo isso a segunda natureza, que organizada espacialmente pela sociedade. Dito de outra forma:
Os campos cultivados, os caminhos, os moinhos e as casas, entre outros, so exemplos de segunda natureza. Estes objetos fixos ou formas dispostas espacialmente (formas espaciais) esto distribudos e/ou organizados sobre a superfcie da Terra de acordo com alguma lgica. O conjunto de todas essas formas configura a organizao espacial da sociedade. (CORRA, 1986, p. 54, grifo nosso).

No interior dessa relao de trabalho est o espao social/ geogrfico, ou seja, se considerado no seu plano mais geral a geografia o que Karl Marx (1818-1883) disse sobre o processo do trabalho: historicizao da natureza e naturizao da histria [...]. (MOREIRA, 1985, p. 74). por meio desse processo que ocorre a fuso entre a histria dos homens e a histria natural. Dessa maneira, Diz Marx que, desde o aparecimento do homem na face da Terra a histria dos homens e histria da natureza confunde-se e se fundem em um s e mesmo plano (MOREIRA, 1985, p. 74). Neste processo de historicizao da natureza, por meio das relaes de trabalho, produzida a sociedade e o espao social. Assim podemos dizer que, da mesma forma que as outras cincias sociais, o: [...] objeto da geografia a sociedade, e no a paisagem, a regio, o espao ou outra coisa qualquer (CORRA, 1986, p. 52). Todavia, a geografia a estuda por meio de suas categorias como o espao, territrio, paisagem, regio e lugar, ou seja, [...] a geografia representa um modo particular de se estudar a sociedade (CORRA, 1986, p. 53). Sendo assim, [...] a organizao espacial a prpria sociedade espacializada (CORRA, 1986, p. 53, grifo nosso). A organizao espacial , para Corra, fruto da prpria necessidade de reproduo da sociedade, visto que o espao social/geogrfico2 formado pelos objetos produzidos pelo trabalho social, e estes, por sua vez, viabilizam a reproduo da sociedade. Dito de outra maneira:
2

Espao geogrfico para Corra e Moreira o espao j humanizado/historicizado/ geograficizado. Ele produzido e organizado pelo ser humano em sociedade, ou seja, no se trata do espao natural, anterior s aes humanas, o espao socializado.

80

Entre-Lugar, Dourados, MS, ano 1, n. 1, 1 semestre de 2010

Universidade Federal da Grande Dourados

A organizao espacial assim constituda pelo conjunto das inmeras cristalizaes criadas pelo trabalho social. A sociedade concreta cria seu espao geogrfico para nele se realizar e reproduzir, para ela prpria se repetir. Para isto, cria formas duradouras que se cristalizam sobre a superfcie da Terra. Caso contrrio, insistimos, a sociedade se extinguiria. (CORRA, 1986, p. 57, grifo nosso).

Para entendermos melhor porque a organizao espacial ou o espao social/geogrfico a sociedade espacializada, vamos transcrever uma metfora onde Ruy Moreira compara o espao a um ginsio esportivo polivalente, ou seja, onde se realizam inmeras atividades, cada qual com suas relaes produzidas pelos sujeitos que participam do jogo:
Imagine um ginsio esportivo polivalente. A quadra est organizada para ali realizarem-se jogos de vlei, basquete e futebol de salo. Para cada esporte (atividade), a quadra (superfcie da Terra) tem um zoneamento especfico (regies) [territrios], reas limitadas por linhas onde h regras (leis, cdigos morais) e um juiz (aparelho repressor). Cada jogador (agente realizador de uma atividade) tem uma posio dentro da quadra (localizao da atividade) e h caminhos a serem percorridos pelo jogador e a bola (fluxos, materiais ou no). Em outras palavras, para cada esporte existe uma organizao espacial especfica. (MOREIRA apud CORRA, 1986, p. 59).

O TRABALHO E A PRODUO/ORGANIZAO ESPACIAL NO MODO DE PRODUO CAPITALISTA: ESPAO DE REPRODUO DO CAPITAL Tendo em vista que [...] as sociedades produzem o espao, conforme seus interesses em determinados momentos histricos [...] (OLIVEIRA, 1994, p. 142), a produo/organizao espacial no se faz aleatoriamente, h fatores determinantes que devem ser enfatizados na construo espacial se estamos tecendo uma explicao baseada numa interpretao dialtica da realidade.
Entre-Lugar, Dourados, MS, ano 1, n. 1, 1 semestre de 2010

81

Universidade Federal da Grande Dourados

Neste sentido, se o trabalho humano o responsvel pela produo do espao social/geogrfico, logo, no podemos deixar de considerar que no modo de produo capitalista o trabalho acontece subordinado ao capital, ou seja, a burguesia quem dita as regras do trabalho: o que, como, para quem produzir. E os trabalhadores apenas obedecem s ordens3. Temos ainda o Estado capitalista que legitima as aes do capital. Sendo assim, o poder econmico e o poder jurdico-poltico so os principais agentes produtores/organizadores do espao social/geogrfico no modo de produo capitalista.
Organizao espacial o resultado do trabalho humano acumulado ao longo do tempo. No capitalismo, este trabalho realiza-se sob o comando do capital, quer dizer, dos diferentes proprietrios dos diversos tipos de capital. Tambm realizado atravs da ao do Estado capitalista. Isto quer dizer que o capital e seu Estado so os agentes da organizao do espao. Da falar-se em espao do capital. (CORRA, 1986, p. 61).

Deste modo, a [...] reproduo ampliada do espao uma expresso espacializada do processo da reproduo ampliada do capital (CORRA, 1986, p. 61). Portanto, no podemos pensar em produzir uma cincia que busca compreender essncia da realidade sem entender como as relaes socioespaciais so produzidas e, consequentemente, sem entender a subordinao dessas relaes ao modo capitalista de produo. Em uma sociedade de classes, o espao social/geogrfico refletir a natureza classista dessa sociedade, bem como sua forma de produo e o consumo dos bens materiais. Visto que o espao reflete as caractersticas do grupo que o criou. Dito de outra maneira:
[...] a organizao espacial , como j vimos, expresso da produo material do homem, resultado de seu trabalho social. Como tal, refletir as caractersticas do grupo que a criou. Em uma sociedade de classes, a organizao espacial refletir tanto a

No estamos aqui retirando a capacidade transformadora dos sujeitos, estamos apenas esclarecendo como as relaes ocorrem no capitalismo de cima para baixo, desde que no haja um processo de resistncia/mudana social.

82

Entre-Lugar, Dourados, MS, ano 1, n. 1, 1 semestre de 2010

Universidade Federal da Grande Dourados

natureza classista da produo e do consumo de bens materiais, como o controle exercido sobre as relaes entre as classes sociais que emergiram das relaes sociais ligadas produo. (CORRA, 1986, p. 56).

Devido a esse processo de produo/organizao do espao social/geogrfico pelo capitalismo, possumos uma realidade brasileira que marcada pela desigualdade e explorao, logo estes temas tm que ser pensados de maneira crtica, longe da neutralidade. Temos que compreender essas questes de maneira plena, num contexto de internacionalizao da economia num mundo capitalista globalizado. Entendemos que a nossa interpretao do espao social/geogrfico (ou do territrio para OLIVEIRA, 2004) se faz de forma a entender como que os processos contraditrios do capitalismo mundializado interferem nas relaes socioespaciais e, logo, na vida das pessoas. Nesta perspectiva, entendemos que, no Brasil, o fenmeno de internacionalizao da economia est no cerne das explicaes acerca da reproduo das desigualdades socioespaciais. Uma das causas dessas desigualdades est na prpria relao da elite com o Estado e na relao dos pases subdesenvolvidos com os pases desenvolvidos, pois os primeiros tm que pagar uma dvida impagvel para os segundos, agravando a desigualdade interna. Isso ocorre porque possumos um capital nacional explorador e unido ao capital internacional, alm de um Estado capitalista que legitima essas aes. Os grandes grupos econmicos, no campo ou na cidade, exploram a natureza e os trabalhadores que so, por sua vez, transformados em mercadoria em nome do desenvolvimento. Nessa lgica de internacionalizao da economia, uma questo que marca esse debate a produo nacional para o consumo internacional, ou seja, produzimos para as outras naes consumirem. Por isso, a produo agrcola se limita ao agronegcio exportador e produtor de gros e de biodiesel, marcando a diviso territorial, em escala mundial, do trabalho. Nas palavras de Oliveira:
A sociedade se move, se agita. Os grandes grupos econmicos vo implantando seus grandes projetos de explorao/expropriao das riquezas naturais do pas. E em nome do exportar o que importa, a riqueza produzida no Brasil no tem
Entre-Lugar, Dourados, MS, ano 1, n. 1, 1 semestre de 2010

83

Universidade Federal da Grande Dourados

conseguido pagar a impagvel dvida externa que estes mesmos trabalhadores no fizeram. O lugar do Brasil no contexto do capitalismo monopolista se redefiniu, redefinindo o lugar internacional do trabalho dos trabalhadores brasileiros. O pas produz para as naes avanadas consumirem. E objetivando produzir para exportar, o pas endividou-se e foi endividado. A lgica da dvida no e , ao mesmo tempo, nacional. A economia brasileira internacionalizou-se, mundializou-se no seio do capitalismo mundial. (OLIVEIRA, 1994, p. 136).

Tambm entendemos que inerentes a esse processo de produo/organizao do espao social/geogrfico pelo capitalismo, esto s questes ambientais, to importantes para o contexto histrico atual. Por isso, no podemos pensar este processo externo a relao capital-trabalho. Pois, se as relaes de trabalho no capitalismo ocorrem visando lucro, ento, a natureza se transforma em mercadoria, logo, a destruio da natureza parte integrante desse processo que se intensifica na medida em que o capital se internacionaliza. Dito de outra maneira:
[...] Como o processo de trabalho uma relao homem-meio apontada para o lucro pela via da produo de mercadorias de baixo custo, a relao de depredao. A destruio e degradao da natureza que realiza o trabalho capitalizado intensificam-se com o aprofundamento da diviso capitalista de trabalho e sua internacionalizao. (MOREIRA, 1985, p. 77).

A alienao, tambm, est inserida nessa relao de trabalho capitalista. Pois, a fim de aumentar a produtividade aumenta-se, ento, a explorao do homem e da natureza. Esta relao responsvel pelo processo de alienao do trabalho por meio da intensificao das dicotomias entre homem e natureza, entre produtores e produto, entre trabalho intelectual e trabalho manual. Sendo que o aumento da alienao significa, proporcionalmente, aumento do poder do capital. Nas palavras de Moreira (1985, p. 77-78):
Perseguindo a elevao da produtividade do trabalho como forma de elevao da taxa da explorao do trabalho e da natureza o capital dicotomiza a 84
Entre-Lugar, Dourados, MS, ano 1, n. 1, 1 semestre de 2010

Universidade Federal da Grande Dourados

sociedade ilimitadamente, e amplia a base da alienao do trabalho e da natureza: intensifica a separao entre o homem e a natureza, entre produtores e produtos, entre trabalho de direo intelectual e trabalho manual. [...] Quanto mais alienao integraliza-se na sociedade, maior o poder do capital sobre o conjunto da sociedade.

O conceito de alienao foi criado por Marx para explicar que, no modo de produo capitalista o produto do trabalho no pertence ao trabalhador, sendo apropriado pela burguesia, servindo apenas para reproduo do capital e, consequentemente, aumentando a desigualdade. O resultado o estranhamento entre o produtor e a sua obra produzida. Por isso, o trabalho perde seu carter emancipatrio e inerente ao ser humano e torna-se, ento, instrumento de reproduo do capital. Neste sentido, Neves (apud LOUREIRO, 2004, p. 95) afirma:
Alienao um conceito clssico utilizado por Marx e tendncias influenciadas por este, cuja formulao se baseia, inicialmente, nas implicaes decorrentes do fato de que no capitalismo o produto do trabalho torna-se um poder independente e estranho ao trabalhador. Em outras palavras, significa que os progressos obtidos nos ltimos sculos no favorecem a emancipao, mas ampliao do poder objetivo do capital sobre o trabalho, do ter sobre o ser. [...].

No capitalismo, o trabalho alm de alienar produtor das prprias contradies nas quais se encontra inserido. Ou seja, a produo no capitalismo no apropriada pela classe que a produziu, assim, contraditoriamente, quanto mais se produz, mais aumentam as disparidades sociais. Ento, se aumenta a acumulao de poucos e a excluso de muitos. Pois, a produo de mercadorias no possibilita a melhoria de acesso aos bens produzidos socialmente, pois estes so apropriados individualmente, aumentando ainda mais a distncia entre o produtor (trabalhador) e o dono da produo (capitalista). O prprio avano da cincia e da tecnologia no significa melhorias de vida para a populao, mas, sim, fontes de acumulao por parte dos detentores dos meios de produo, reproduzindo, e, at mesmo, intensificando a estratificao social. Logo, o trabalho alienado no capiEntre-Lugar, Dourados, MS, ano 1, n. 1, 1 semestre de 2010

85

Universidade Federal da Grande Dourados

talismo significa a coisificao das relaes sociais e o aumento das diferenas sociais. Dito de outra maneira:
[...] Assim, quanto mais se produz, mais as classes populares se vem privadas dos objetos necessrios sua sobrevivncia e mais se coisifica a vida e se reedifica a dimenso econmica na lgica do livre mercado. Quanto mais se desenvolve cientfica e tecnologicamente, mais se aprofundam a misria e a falta de acesso aos bens materiais que permitem objetivamente uma vida digna. [...]. (NEVES apud LOUREIRO, 2004, p. 95).

Nessa relao, segundo Marx, o trabalho e o trabalhador se transformam em mercadorias destinados a produzir outras mercadorias. Tendo em vista que com a coisificao das relaes, aumenta-se a valorizao das mercadorias e diminui-se, proporcionalmente, a valorizao do ser humano. a inverso dos valores do ter sobre o ser. Em suas palavras:
Com a valorizao do mundo das coisas, aumenta em proporo direta a desvalorizao do mundo dos homens. O trabalho no produz apenas mercadorias; produz-se tambm a si mesmo e ao trabalhador como uma mercadoria, e justamente na mesma proporo com que produz bens. (MARX apud LOUREIRO, 2004, p. 95).

Podemos refletir a respeito da deformao do sentido criador que o trabalho adquiriu sob o modo de produo capitalista, na cano Msica de trabalho, composta por Renato Russo. Por meio dela o compositor diz que apesar do ser humano necessitar do trabalho para conseguir a dignidade cobrada pela sociedade moderna, o mximo que o trabalhador consegue um emprego para ser explorado, seguindo de forma submissa as ordens do patro e ganhando o suficiente para, apenas, se reproduzir enquanto trabalhador, vivendo, por isso, na misria. Essa relao fruto de uma desigualdade que faz com que muitos no tenham nada, enquanto alguns, os detentores dos meios de produo, tenham mais do que precisam. Todavia, apesar de sabermos que isso o que acontece, no podemos aceitar, visto que no existe fatalidade nessa relao, pois as relaes so dinmicas e
86
Entre-Lugar, Dourados, MS, ano 1, n. 1, 1 semestre de 2010

Universidade Federal da Grande Dourados

mutveis. Por isso, partindo do princpio que o conhecimento, a educao, a cincia, a arte, a teologia, etc., no so neutras, devemos, pois, demonstrar a nossa posio frente realidade contraditria e desigual capitalista. Dessa maneira, como fez Renato Russo na sua composio, ns, professores e pesquisadores de geografia, temos que definir nossa posio poltica em nossa atuao intelectual. Em suas palavras:
Sem trabalho eu no sou nada No tenho dignidade No sinto o meu valor No tenho identidade Mas o que eu tenho s um emprego E um salrio miservel Eu tenho o meu ofcio Que me cansa de verdade Tem gente que no tem nada E outros que tm mais do que precisam... Eu sei o que acontece Se voc no segue as ordens Se voc no obedece E no suporta o sofrimento Est destinado misria Mas isso eu no aceito Eu sei o que acontece Mas isso eu no aceito Eu sei o que acontece4

Na mesma perspectiva, a banda Paralamas do Sucesso, e seu compositor Herbert Vianna, pensam e escrevem acerca de como atualmente os seres humanos se tornaram escravos do trabalho. Ou seja, devido a uma superexplorao por parte do capitalista, que no pode interromper a produo, a fim de manter o acmulo de capital, o trabalhador vive em prol do trabalho sem, no entanto, se apropriar do que fruto dele. Se transformando em mais uma mercadoria para o capitalista, til apenas enquanto mo-de-obra:

Legio Urbana. Msica: Msica de trabalho. lbum: A tempestade, 1996.

Entre-Lugar, Dourados, MS, ano 1, n. 1, 1 semestre de 2010

87

Universidade Federal da Grande Dourados

Eu s vezes fico a pensar Em outra vida ou lugar Estou cansado demais Eu no tenho tempo de ter O tempo livre de ser De nada ter que fazer quando eu me encontro perdido Nas coisas que eu criei E eu no sei Eu no vejo alm de fumaa O amor e as coisas livres, coloridas Nada poludas Ah, Eu acordo pr trabalhar Eu durmo pr trabalhar Eu corro pr trabalhar5

Se o emprego leva a explorao e subordinao, sua ausncia leva a perda da dignidade e a humilhao, em muitos casos. Para viver, muitos desempregados (ou integrantes do exrcito de reserva) necessitam fazer servios considerados informais, pois no possuem nenhuma forma de legalizao de seu trabalho, so: engraxates, coletores de materiais reciclveis, vigilantes de carros, flanelinhas, vendedores ambulantes de faris, camels, dentre outros. Sendo que esses servios, normalmente, so prestados pelos marginalizados do sistema a fim de atender as necessidades da classe que possui maior abastana em nossa sociedade. Quando no conseguem nem esse tipo de ocupao para fazer, so obrigados a pedir esmolas. nesta perspectiva, que a banda Plebe Rude fala a respeito escrevendo o seguinte:
...Posso Vigiar teu carro Te pedir trocados Engraxar seus sapatos...6

A excluso e o desemprego provocados pela lgica perversa do capitalismo conduzem proliferao de uma multido de miserveis, mendigos, pedintes, indigentes, etc. Termos usados para classificar os marginalizados/desumanizados pelo sistema, a eles negado
5 6

Paralamas do Sucesso. Msica: Capito de Indstria. Album: Nove Luas, 1998. Plebe Rude. Msica: At Quando Esperar. lbum: O concreto j rachou, 1985.
Entre-Lugar, Dourados, MS, ano 1, n. 1, 1 semestre de 2010

88

Universidade Federal da Grande Dourados

inclusive o acesso ao trabalho. Partindo do princpio que o trabalho criou o homem, o desemprego leva a desumanizao do ser humano. A banda Skank narra essa questo em sua msica esmola:
Uma esmola pelo amor de Deus Uma esmola, d, por caridade Uma esmola pro ceguinho, pro menino Em toda esquina, tem gente s pedindo Uma esmola pro desempregado Uma esmolinha pro preto pobre doente Uma esmola pro que resta do Brasil Pro mendigo, pro indigente... Eu t cansado, de dar esmola Essa quota miservel da avareza Se o pas no for pra cada um Pode estar certo No vai ser pra nenhum...7

O TERRITRIO COMO CATEGORIA DE ANLISE GEOGRFICA - A PRODUO DO TERRITRIO E DA TERRITORIALIZAO SOB O MODO DE PRODUO CAPITALISTA Da mesma maneira que as outras cincias sociais a sociedade o tema verdadeiro da geografia [...] (MOREIRA, 1984, p. 68). Entretanto, a geografia possui um modo particular de estudar a sociedade (CORRA, 1986), visto que a reproduo da sociedade analisada pela cincia geografia por meio de suas categorias de anlise que so: espao, paisagem, lugar, regio e territrio. Neste sentido, alguns pesquisadores da geografia entendem o territrio como tema central da investigao geogrfica, como o caso de Oliveira (2004, p. 40) que segue autores como Lefebvre, Raffestin, Quaini, Lacoste, entre outros. Diferentemente de alguns gegrafos, Raffestin faz distino entre o que o espao e o que o territrio explicando que: espao e territrio no so termos equivalentes. Por t-los usados sem critrio,

Msica: Esmola. lbum: Calango, 1994.

Entre-Lugar, Dourados, MS, ano 1, n. 1, 1 semestre de 2010

89

Universidade Federal da Grande Dourados

os gegrafos criaram grandes confuses em suas anlises, ao mesmo tempo em que, justamente por isso, se privavam de distines teis e necessrias [...]. (RAFFESTIN, 1993, p. 143). Segundo Raffestin (1993) o espao antecede ao territrio. a partir do espao que o territrio produzido, ou seja, o espao se transforma em territrio na medida em que ocorre a apropriao (material e/ou simblica) do espao pelos sujeitos. Este processo pode ser denominado de territorializao do espao. Neste caso, para Raffestin a humanizao da natureza no cria um espao geogrfico/ social ou uma organizao espacial e, sim, um territrio8. Vejamos em suas palavras:
essencial compreender bem que o espao anterior ao territrio. O territrio se forma a partir do espao, o resultado de uma ao conduzida por um ator sintagmtico (ator que realiza um programa) em qualquer nvel. Ao se apropriar de um espao, concreta ou abstratamente (por exemplo, pela representao), o ator territorializa o espao. [...]. (RAFFESTIN, 1993, p. 143).

Para Lefebvre (apud RAFFESTIN, 1993), a territorializao do espao ocorre na medida em que esse espao humanizado/ historicizado, ou seja, modificado pelas relaes de trabalho e contm, por isso, relaes de poder. Isto significa que as instalaes dos fixos e fluxos no espao, bem como todas as modificaes no processo de organizao espacial como a agricultura, pecuria, indstrias, rodovias, etc., so produes do trabalho humano que transformam o espao em territrio.
[...] Lefebvre mostra muito bem como o mecanismo para passar do espao ao territrio: A produo de um espao, o territrio nacional, espao

Da a diferena do conceito utilizado por Raffestin de territrio e o conceito de espao geogrfico utilizado por Ruy Moreira e Lobato Corra para denominarem o mesmo objeto de estudo, pois para esses ltimos o processo de humanizao da natureza cria a sociedade e sua espacializao o espao geogrfico, ou organizao espacial, que seria a forma geogrfica de estudar a sociedade. Essa organizao espacial para Raffestin j o territrio e no mais o espao, pois o espao desaparece com a ao humana. Para Moreira e Corra este espao que antecede uma ao humana no objeto de estudo da geografia, pois no possui relaes sociais.

90

Entre-Lugar, Dourados, MS, ano 1, n. 1, 1 semestre de 2010

Universidade Federal da Grande Dourados

fsico, balizado, modificado, transformado pelas redes, circuitos e fluxos a se instalam: rodovias, canais, estradas de ferro, circuitos comerciais e bancrios, auto-estradas e rotas areas etc.. O territrio, nessa perspectiva, um espao onde se projetou um trabalho, seja energia e informao, e que, por conseqncia, revela relaes marcadas pelo poder. [...]. (RAFFESTIN, 1993, p. 144).

O espao no entendimento de Raffestin (1993) como se fosse a natureza primitiva/natural, de que nos fala Marx. Essa natureza ao entrar em contato com o ser humano, por meio das relaes de trabalho, transforma-se de natureza ou espao natural em sociedade que, por sua vez, ao se apropriar deste espao o transforma em territrio. Neste caso, o territrio o processo de espacializao da sociedade. Vejamos suas explicaes:
Para um marxista, o espao no tem valor de troca, mas somente valor de uso, uma utilidade. O espao , portanto, anterior, preexistente a qualquer ao. O espao , de certa forma, dado como se fosse uma matria-prima. Preexiste a qualquer ao. Local de possibilidades a realidade material preexistente a qualquer conhecimento e a qualquer prtica dos quais ser o objeto a partir do momento em que um ator manifeste a inteno de dele se apoderar. Evidentemente, o territrio se apia no espao, mas no o espao. uma produo, a partir do espao. [...]. (RAFFESTIN, 1993, p. 144).

De forma geral, podemos dizer que [...] o territrio entendido como um espao constitudo de um conjunto de relaes entre os homens e entre os homens e seu ambiente material [...] (CREVOISIER, 2003). Portanto, podemos dizer que todas as relaes humanas acontecem no territrio, por isso entendemos a territorializao como uma relao inerente ao ser humano. Ou seja, dimenso espacial e a territorialidade so componentes indissociveis da condio humana (HAESBAERT, 2006, p. 16). Isso quer dizer que [...] o territrio no apenas o conjunto dos sistemas naturais e de sistemas de coisas superpostas [...] (SANTOS, [199?], p. 9). Para Santos9, o territrio o espao onde todas as
Entre-Lugar, Dourados, MS, ano 1, n. 1, 1 semestre de 2010

91

Universidade Federal da Grande Dourados

aes humanas acontecem, ou seja, o espao onde ocorre a reproduo material e simblica do ser humano. Dessa forma, [...] o Territrio o lugar em que se desembocam todas as aes, todas as paixes, todos os poderes, todas as foras, todas as fraquezas, isto , onde a histria do homem plenamente se realiza a partir das manifestaes da sua existncia. [...] (SANTOS, [199?], p. 9). Sendo assim, o espao de todas as produes humanas, o lugar de todos os homens, de todas as empresas e de todas as instituies (SANTOS, [199?]). Nesta concepo, o territrio entendido em todas as suas dimenses que envolvem desde a materialidade subjetividade humana. Pensando a partir desta concepo o territrio passa a ser uma categoria geogrfica que representa a totalidade, por isso as concepes acerca do territrio devem sempre ser integradoras, tentando [...] buscar superar a dicotomia material/ideal, o territrio envolvendo, ao mesmo tempo, a dimenso espacial material das relaes sociais e o conjunto de representaes sobre o espao ou o imaginrio geogrfico que no apenas move como integra ou parte indissocivel destas relaes (HAESBAERT, 2006, p. 42). Neste sentido, todas as relaes humanas fazem parte do territrio porque todos ns necessitamos nos territorializar, pois este processo envolve desde o domnio poltico-econmico apropriao simblico--cultural do espao pelos sujeitos. Por isso, segundo Haesbaert (2006, p. 16), podemos conceber a territorializao...
[...] como o processo de domnio (poltico-econmico) e/ou de apropriao (simblico-cultural) do espao pelos grupos humanos. Cada um de ns necessita, como um recurso bsico, territorializarse. No nos moldes de um espao vital darwinistaratzeliano, que impe o solo como um determinante da vida humana, mas num sentido
9

Temos que fazer algumas ponderaes ao uso do conceito de territrio produzido por Milton Santos, tendo em vista que nosso referencial principal o gegrafo Ariovaldo de Oliveira que discute o processo de construo/produo/apropriao do territrio pelos sujeitos, diferentemente da discusso de Santos cuja nfase est no uso do territrio. Em suas palavras: O territrio tem que ser entendido como o territrio usado, no o territrio em si. O territrio usado o cho mais a identidade. A identidade o sentimento de pertencer aquilo que nos pertence. O territrio o fundamento do trabalho, o lugar da residncia, das trocas materiais e espirituais e do exerccio da vida. (SANTOS, [199?], p. 10).

92

Entre-Lugar, Dourados, MS, ano 1, n. 1, 1 semestre de 2010

Universidade Federal da Grande Dourados

muito mais mltiplo e relacional, mergulhado na diversidade e na dinmica temporal do mundo.

Dessa forma, concebemos que no existe sociedade sem territrio, pois o ser humano, necessariamente, vive em um territrio onde realiza todas as suas relaes, por isso a sociedade est inserida em um territrio. Sendo assim, fundamentalmente, o conceito de sociedade implica em espacializao ou territorializao. Logo, espao social e sociedade formam uma totalidade indissocivel, tendo as mesmas caractersticas/qualidades, pois so frutos da mesma construo histrica. Sendo ao mesmo tempo a condio que possibilita essa construo e o resultado dessa construo. Nas palavras de Haesbaert (2006, p. 20):
A comear pelo simples fato de que o prprio conceito de sociedade implica, de qualquer modo, sua espacializao ou, num sentido mais restrito, sua territorializao. Sociedade e espao social so dimenses gmeas. No h como definir o indivduo, o grupo, a comunidade, a sociedade, sem ao mesmo tempo inseri-los num determinado contexto geogrfico, territorial.

Pensando o territrio nessa concepo, no devemos negligenciar a importncia dos sujeitos que o produzem, ou seja, [...] homens concretos (os homens em suas conformaes de classe social) travando relaes concretas (contradies de classes) (MOREIRA10, 1985, p. 70). Dessa forma, a construo do territrio se faz, em nosso perodo histrico, por uma sociedade sob o modo de produo capitalista. Logo, sociedade [...] no uma sociedade de homens iguais: uma sociedade de classes sociais. (MOREIRA, 1985, p. 68). Sendo assim, inerentes ao processo de territorializao est sociedade de classes. Sociedade esta marcada pela luta de classes, ou seja, uma sociedade estratificada/classista formada de quatro classes
10

Estamos utilizando Moreira, apesar de este autor trabalhar com o conceito de espao, e com a existncia de apenas duas classes antagnicas na sociedade capitalista, a saber: Burguesia e Proletariado, negando deste modo a existncia do campesinato. Em suas palavras: [...] uma parte dos homens somente possui sua prpria fora de trabalho (o proletariado) e a outra parte possui o conjunto das condies materiais do trabalho (a burguesia) [...]. (MOREIRA, 1985, p. 71). Entretanto, entendemos que existem mais duas classes sociais no capitalismo: os proprietrios de terra e os camponeses (ALMEIDA, 2006).
Entre-Lugar, Dourados, MS, ano 1, n. 1, 1 semestre de 2010

93

Universidade Federal da Grande Dourados

fundamentais: de um lado proletariado e campesinato, do outro lado, burguesia e proprietrios de terra. Cujo produto dessa sociedade um territrio construdo, conflituosamente, nessa luta mediada por um Estado capitalista. Neste sentido, o territrio uma totalidade dinmica/contraditria produzida no processo material de produo/ reproduo do capital mediada pela superestrutura, ou seja, os poderes simblicos, polticos, ideolgicos, jurdicos etc. Sendo assim, ao reproduzir sua existncia material, por meio das relaes de trabalho, a humanidade produz a sociedade. A sociedade classista ao reproduzir-se, produz o territrio. Nas palavras de Oliveira (2004, p. 40):
[...] o territrio deve ser apreendido como sntese contraditria, como totalidade concreta do modo de produo/distribuio/circulao/consumo e suas articulaes e mediaes supra-estruturais (polticas, ideolgicas, simblicas etc.), em que o Estado desempenha a funo de regulao. O territrio , assim, efeito material da luta de classes travadas pela sociedade na produo de sua existncia. Sociedade capitalista que est assentada em trs classes sociais fundamentais: proletariado, burguesia e proprietrios de terra11. (grifo nosso).

Dessa maneira, o territrio no existe em si, mas ele produzido historicamente pelas relaes sociais de produo no interior da lgica, dinmica e contraditria, do modo de produo vigente. Por isso, concordamos com Oliveira (2004, p. 40) que: [...] so as relaes sociais de produo e a lgica contnua/contraditria de desenvolvimento das foras produtivas que do a configurao histrica especfica ao territrio. Logo, o territrio no um prius ou um a priori, mas a contnua luta da socializao contnua da natureza. Dessa forma, passam a ser caractersticas inerentes ao territrio os processos dinmicos/dialticos simultneos de [...] construo/destruio/manuteno/transformao [...](OLIVEIRA, 2004, p. 40). Por conseguinte, o territrio tem por caracterstica essencial ser dinmico e contraditrio e, logo, em constante movimento. Sendo assim, podemos sintetizar o territrio como [...] a unidade dialtica,
11

Para Oliveira o campesinato uma frao da classe dos proprietrios de terra. Da sua afirmao de trs classes fundamentais do sistema capitalista.

94

Entre-Lugar, Dourados, MS, ano 1, n. 1, 1 semestre de 2010

Universidade Federal da Grande Dourados

portanto contraditria, da espacialidade que a sociedade tem e desenvolve [...] (OLIVEIRA, 2004, p. 40, grifo nosso). Podemos dizer, ainda, que o territrio configura-se como produto e condio da reproduo da sociedade, que sob o modo de produo capitalista pode significar reproduo ampliada do capital e da fora de trabalho, bem como reproduo simblica da cultura dos povos inserida na sua territorialidade. Visto que no existe subjetividade separada da materialidade, o territrio , pois, formado por essa totalidade de relaes humanas. Entendemos, ento, o espao geogrfico numa perspectiva territorial, como um produto relacional, ou seja, construdo na totalidade das relaes sociais que envolvem mltiplas formas de poder. Porm, de forma geral, h um predomnio do poder econmico e poltico como motor condicionante principal dessas relaes. Dessa maneira, apesar de sabermos que o poder est impregnado no tecido social, perpassando todas as relaes humanas, a conexo entre o poder econmico e o poltico a essncia da produo territorial sob o modo de produo capitalista. Nas palavras de Damiani (2002, p. 19):
Dividir o significado do poder pode significar dilulo. Sabemos da importncia de toda e qualquer vontade de poder; sabemos da existncia de uma multiplicidade de poderes - econmicos, polticos, sociais, que definem territorialidades. Mas a essncia do processo, que demarca todas as demais circunstncias, o atrelamento entre o poltico e o econmico [...].

CONSIDERAES FINAIS Independente das categorias de anlise geogrfica que vamos privilegiar em nossa anlise da realidade, espao ou territrio, no devemos nos esquecer que sua produo deve ser entendida como uma construo histrica por meio de uma sociedade de classes subordinada ao modo de produo capitalista. A alienao, a coisificao, a desumanizao, a desigualdade social, a violncia, a depredao ambiental, a destruio da sociobiodiversidade etc., causados por efeito, direto ou indireto, do processo de acumulao e concentrao do capital, demonstram a
Entre-Lugar, Dourados, MS, ano 1, n. 1, 1 semestre de 2010

95

Universidade Federal da Grande Dourados

clara necessidade de construo de uma outra realidade onde a relao sociedade e natureza no sejam mais sujeitadas ao capital. E, consequentemente, a produo do territrio se faa de maneira a privilegiar o ser humano e no mais o mercado. Que o mundo dos homens seja mais valorizado que o mundo das coisas. E, neste sentido, que o processo de produo territorial seja inerente ao processo de humanizao. O processo de subordinao das relaes sociais e, consequentemente, do trabalho e da produo do espao e do territrio ao capital, no uma relao fatalista, infinita ou estvel, pois as relaes sociais so dinmicas e mutveis. Como afirma Santos (2001): a realidade constituda no s do que existe hoje, mas do que pode vir a existir concretamente aqui, ali ou em qualquer parte. Por isso, partindo do princpio de que o processo de construo do conhecimento (a educao, a cincia, a arte, a teologia, a filosofia etc.) no neutro devemos demonstrar a nossa posio frente realidade contraditria e desigual capitalista, ou seja, temos que definir nossa opo poltica em nossa atuao intelectual. E nesse caso entendemos, assim como Oliveira (1999), que o conhecimento deve estar a servio da justia social. Neste sentido, nossa inteno de colaborar no s com o debate para auxiliar no desenvolvimento do conhecimento cientfico geogrfico, mas de estar contribuindo, tambm, para a construo de um outro projeto civilizacional, de um outro modelo socioeconmico e de uma outra lgica globalizante para a produo de um territrio emancipado do capital. A atuao dos movimentos sociais, em geral, e, mais especificamente, a construo da espacializao e da territorializao do MST12 (FERNANDES, 2000), demonstram a ntida possibilidade de construo de uma outra realidade tendo em vista que os sujeitos so capazes de produzirem suas parcelas territoriais, mesmo que ainda subordina12

Espacializao: marchas, ocupaes de prdios pblicos, obstrues de rodovias, acampamentos etc. Territorializao: construo do assentamento (FERNANDES, 2000). 13 [...] a territorialidade [...] reflete a multidimensionalidade do vivido territorial pelos membros de uma coletividade, pelas sociedades em geral. [...]. (RAFFESTIN, 1993, p. 158). [...] a vida tecida por relaes, e da a territorialidade pode ser definida como um conjunto de relaes que originam um sistema tridimensional sociedade espao tempo. (RAFFESTIN, 1993, p. 160).

96

Entre-Lugar, Dourados, MS, ano 1, n. 1, 1 semestre de 2010

Universidade Federal da Grande Dourados

dos ao capital, mas com a sua identidade. Sendo capazes de produzirem/reproduzirem suas terriorialidades13 na medida em que se reproduzem, material e simbolicamente, como sujeitos da mudana. REFERNCIAS
ALMEIDA, Rosemeire A. (Re) criao do campesinato, identidade e distino: a luta pela terra e o habitus de classe. So Paulo: UNESP, 2006a. CORRA, Roberto Lobato. Regio e organizao espacial. So Paulo: tica, 1986. (Princpios, 53). CREVOISIER, Oliver. A abordagem dos meios inovadores: avanos e perspectivas. Interaes: Revista internacional de desenvolvimento local, Campo Grande, v. 4, n. 7, p. 15-26, set. 2003. CAMACHO, Rodrigo Simo. O ensino da geografia e a questo agrria nas sries iniciais do ensino fundamental. 2008. Dissertao (Mestrado em Geografia) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Aquidauana-MS. FERNANDES, Bernardo M. A ocupao como forma de acesso terra. In: ______ (Org.). A formao do MST no Brasil. Petrpolis: Vozes, 2000. HAESBAERT, Rogrio. O mito da desterritorializao: do fim dos territrios a multiterritorialidade. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. LOUREIRO, Carlos Frederico B. Trajetrias e fundamentos da educao ambiental. So Paulo: Cortez, 2004. MARX, K.; ENGELS, F. Textos. So Paulo: Alfa-Omega, 1977. MOREIRA, Ruy. O que geografia. 5. ed. So Paulo: Brasiliense, 1985. (Primeiros Passos, 48). OLIVEIRA, Ariovaldo U. de. Educao e ensino de geografia na realidade brasileira. In: OLIVEIRA, A. U. de (Org.). Para onde vai o ensino da geografia? 4. ed. So Paulo: Pinski, 1994. p. 135-144. ______. Geografia agrria: perspectivas no incio do sculo XXI. In: OLIVEIRA, Ariovaldo U. de; MARQUES, Marta Ins Medeiros (Orgs.). O campo no sculo XXI: territrio de vida, de luta e de construo da justia social. So Paulo: Casa Amarela/Paz e Terra, 2004. p. 27-64. ______. A geografia agrria e as transformaes territoriais recentes no campo brasileiro. In: CARLOS, Ana F. A. (Org.). Novos caminhos da geografia. So Paulo: Contexto, 1999. p. 63-137.
Entre-Lugar, Dourados, MS, ano 1, n. 1, 1 semestre de 2010

97

Universidade Federal da Grande Dourados

RAFFESTIN, Claude. O que o territrio. In: ______ (Org.). Por uma geografia do poder. So Paulo: tica, 1993. p. 143-158. SANTOS, Milton. A transio em marcha. In: _____ (Org.) Por uma outra globalizao. 6. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001. p. 141-174. ______. O dinheiro e o territrio. [S.L: s.n.]: [199?]. p. 9-15. (mimeografado). STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas sries iniciais. 2. ed. So Paulo: Annablume, 2004.

Recebido em 07/10/2008. Aprovado para publicao em 12/04/2009

98

Entre-Lugar, Dourados, MS, ano 1, n. 1, 1 semestre de 2010

Вам также может понравиться