Вы находитесь на странице: 1из 5

outside

I 56 I

art concept

Desafio em curvas
Arquitetura residencial multifamiliar vertical une conforto, praticidade e coerncia
O projeto desse empreendimento da Construtora Canopus partiu de vrias premissas, especialmente a que criava diretrizes especiais de implantao, como limite de altimetria, em funo do terreno estar situado no Conjunto Urbano Tombado da Praa da Liberdade, no bairro de Lourdes em Curitiba. Alm das limitaes impostas pelo formato do terreno, o grande desafio era criar um projeto inteligente, com linhas contemporneas e arrojadas, apelo esttico e, obviamente, soluo de projeto com diferenciais para seu sucesso comercial, uma vez que o Monte Carlo Residence um edifcio residencial de alto luxo, com apartamentos de 333 a 345m 2 , sendo 13 pavimentos, uma unidade por andar e uma cobertura duplex.
art concept

I 57 I

outside

As diretrizes para a rea previam altimetria mxima de 1Om. Esta limitao fez com que o trreo/ pilotis do edifcio fosse proposto em p direito nico, porm maior que dos apartamentos. "Nosso trabalho foi argumentar e comprovar que o edifcio proposto no interferiria nas visadas a partir da Praa da Liberdade; onde criamos vrias referncias de demonstrao de vistas a partir da mesma, at o terreno", explica Bernardo Farkasvolgyi, um dos arquitetos responsveis pelo projeto, salientando que investiram no conceito de projeto diferenciado, ao propor salas com vistas para duas referncias, reforando a inteno de valorizao da " esquina" do projeto, induzida a partir das linhas arredondadas das varandas, dispostas em duas fachadas, com movimentos alternados e distintos, e em diferentes dimenses.

I 58 I

art concept

A idia de valorizao do desenho , das linhas sinuosas, do conceito, norteou a escolha do revestimento das varandas em alumn io composto, reforando a proposta de contemporaneidade. Nos demais planos de fachada foram propostos revestimentos em granito e elementos verticais de vidro bronze, que conjugados s esquadrias com vidros duplos e venezianas integradas, e s varandas com alumnio composto, em tons de champagne, compem a proposta. Amplos h ali e salo de festas, sala de ginstica, piscina e raia de 25 metros, espao gourmet, dentrE outros, compem as reas comuns do edifcio. Vedaes em alvenaria e esquadrias de alumnio anodizado definem os ambientes internos; e um brise horizontal em alumnio caracteriza o gradil junto rua de acesso, marcando a entrada principal do edifcio . Dois subsolos foram destinados ao estacionamento de veculos, com o mnimo de 4 vagas por unidade . A proposta de se criar um edifcio marcante, com forte personalidade, porm sutil, leve, que determinou o uso do alumnio composto nas varandas. Foram utilizadas 230 placas de ACM Projeto Composite , nas dimenses de 1,5 x 5 metros, 4 milmetros de espessura; que totalizaram 1. 700 m 2 "As chapas passaram por processo de usinagem e calandragem, que permitiu o formato ondulado e sua f ixao na subestrutura de alumnio, atravs de parafusos de ao inoxidvel e juntas de silicone", acrescenta, contando que este foi um dos ltimos trabalhos de autoria conjunta dos arquitetos lstvn e Bernardo Farkasvilgyi, scios da Farkasvilgyi Arquitetura poca. " lstvn (falecido no incio de 2007) costumava dizer que esse projeto representava um novo conceito de arquitetura residencial multifamiliar vertical, unindo conforto, praticidade e coerncia na distribuio das unidades, com o desenho do edifcio; expressando, portanto, a prpria arquitetura, no seu mais amplo conceito".
art concept

I 59 I

Вам также может понравиться