Вы находитесь на странице: 1из 17

Unidade de Ensino de Vitria da Conquista Coordenao de Engenharia Eltrica - COEEL

I Semana da Engenharia Eltrica


06 a 09/06/2006

MC3:
P r i n c p i o s d e A u t o m a o In d u s t r i a l com CLPs

Prof. Wesley de Almeida Souto

Mini-Curso: Automao Industrial com CLPs - Prof. Wesley de Almeida Souto

Sumrio

Automao .......................................................................................................................... 3 Controladores Lgicos Programveis ................................................................................. 4 Vantagens do Uso do CLP.................................................................................................. 4 O que so CLPs e como eles trabalham ?.......................................................................... 5 reas de aplicao do CLP ................................................................................................. 6 Estrutura bsica do CLP...................................................................................................... 7 Princpio de Funcionamento ............................................................................................... 9 Ciclo de Processamento de um CLP................................................................................... 9 Componentes de um CLP ................................................................................................. 11 Terminal de Programao ................................................................................................. 11 CPU................................................................................................................................... 11 Entradas e Sadas .............................................................................................................. 12 Ponto de Entrada ............................................................................................................... 12 Ponto de Sada................................................................................................................... 12 Conexo de Sensores a Pontos de Entrada ....................................................................... 13 Conexo de Atuadores a Pontos de Sada......................................................................... 13 Introduo a Programao ................................................................................................ 14 Programao em LADDER .............................................................................................. 15 Tabela de funcionamento de contatos da lgica LADDER .............................................. 16 Exemplos........................................................................................................................... 16 Exerccios.......................................................................................................................... 17 Bibliografia ....................................................................................................................... 17

2/17

Mini-Curso: Automao Industrial com CLPs - Prof. Wesley de Almeida Souto Automao

Em princpio, qualquer grandeza fsica pode ser controlada, isto , pode ter seu valor intencionalmente alterado. Obviamente, h limitaes prticas; uma das inevitveis a restrio da energia existente para afetar os fenmenos. Por exemplo, a maioria das variveis climatolgicas podem ser medidas, mas no controladas, por causa da ordem de grandeza da energia envolvida.

O controle manual implica em se ter um operador presente ao processo criador de uma varivel fsica e que, de acordo com alguma regra de seu conhecimento, opera um aparelho qualquer (vlvula, alavanca, chave etc.), que por sua vez produz alteraes naquela varivel.

No incio da industrializao, os processos industriais utilizavam o mximo da fora da mo-de-obra. A produo era composta por etapas ou estgios, nos quais as pessoas

desenvolviam sempre as mesmas funes, especializando-se em certa tarefa ou etapa da produo. Assim conhecido o princpio da produo seriada.

O mesmo ocorria com as mquinas de produo, que eram especficas para uma aplicao, o que impedia seu uso em outras etapas da produo, mesmo que tivesse caractersticas muito parecidas.

Com o passar do tempo e a valorizao do trabalhador, foi preciso fazer algumas alteraes nas mquinas e equipamentos, de forma a resguardar a mo-de-obra de algumas funes inadequadas estrutura fsica do homem. A mquina passou a fazer o trabalho mais pesado e o homem, a supervision-la.

Iniciou-se assim a automatizao, que se tornou muito mais vivel medida que a eletrnica avanava e passava a dispor de circuitos capazes de realizar funes lgicas e aritmticas com os sinais de entrada e gerar respectivos sinais de sada.

3/17

Mini-Curso: Automao Industrial com CLPs - Prof. Wesley de Almeida Souto Controladores Lgicos Programveis

Os primeiros sistemas de automao operavam por meio de sistemas eletromecnicos, com rels e contatores. Neste caso, os sinais acoplados mquina ou equipamento a ser automatizado acionam circuitos lgicos a rels que disparam as cargas e atuadores.

Os controladores programveis (CP) ou controladores lgico-programveis (CLP ou PLC, em ingls) surgiram praticamente dentro da indstria automobilstica americana, especificamente na Hydronic Division da General Motors, em 1968, sob a liderana do engenheiro Richard Morley.

O desenvolvimento dos CLPs originou-se devido a grande dificuldade de mudar a lgica de controle de painis de comando a cada mudana na linha de montagem. Os painis de controle a rels necessitavam de modificaes na fiao, o que muitas vezes era invivel, pois implicavam em altos gastos de tempo e dinheiro, tornando-se mais barato simplesmente substituir todo painel por um novo.

A grande vantagem dos controladores programveis a possibilidade de reprogramao. Portanto, os CLPs permitiram transferir as modificaes de hardware em modificaes no software.

Nascia assim um equipamento bastante verstil e de fcil utilizao, que vem se aprimorando constantemente, diversificando cada vez mais os setores industriais e suas aplicaes.

Vantagens do Uso do CLP

Ocupam menor espao; Requerem menor potncia eltrica e, conseqentemente, menor consumo; Podem ser reutilizados; So programveis, permitindo alterar os parmetros de controle; Apresentam maior confiabilidade; Manuteno mais fcil e rpida;

4/17

Mini-Curso: Automao Industrial com CLPs - Prof. Wesley de Almeida Souto Oferecem maior flexibilidade; Apresentam interface de comunicao com outros CLPs e computadores; Permitem maior rapidez na elaborao do projeto do sistema.

O que so CLPs e como eles trabalham ? Os CLPs so freqentemente definidos como miniaturas de computadores industriais que contem um hardware e um software que so utilizados para realizar as funes de controles. Um CLP consiste em duas sees bsicas: a unidade central de processamento (CPU central processing unit) e a interface de entradas e sadas do sistema. A CPU, que controla toda a atividade do CLP, pode ser dividida em processador e sistema de memria. O sistema de entradas e sadas so conectados fisicamente nos dispositivos de campo (interruptores, sensores, etc.) e provem tambm uma interface entre a CPU e o meio externo. Operacionalmente, a CPU l os dados de entradas dos dispositivos de campo atravs da interface de entrada, e ento executa, ou realiza os controles de programa que tinham sido armazenados na memria. Os programas so normalmente realizados na linguagem LADDER, a linguagem que mais se aproxima de um esquema eltrico baseado em rels, e so colocados na memria da CPU em forma de operaes. Finalmente, baseado no programa, o CLP escreve ou atualiza as sadas atuando nos dispositivos de campo. Este processo, tambm conhecido como um ciclo, continua na mesma seqncia sem interrupes, ou mudanas, apenas quando as mudanas so realizadas atravs de comandos de programa. Atualmente existem diferentes linguagens de programao e elevada capacidade de comunicao, programas mais rpidos, sistema de entradas e sadas mais compactos e interfaces especiais que permitem que aparelhos sejam conectados diretamente no CLP. Alm de comunicar-se com outros sistemas de controles, eles tambm podem realizar funes que indiquem suas prprias falhas, como tambm as falhas de mquinas ou do processo. O tamanho normalmente usado para caracterizar um CLP, e freqentemente uma indicao de caracterstica e tipo para a aplicao que ir acomodar. Pequenos, os CLPs sem mdulos (tambm conhecidos como CLPs de I/O fixos), geralmente tm menos memria e acomodam um nmero menor de entradas e sadas na configurao fixa. Os CLPs modular, possuem bases ou racks que permitem a instalao de mltiplos mdulos de entradas e sadas.

5/17

Mini-Curso: Automao Industrial com CLPs - Prof. Wesley de Almeida Souto reas de aplicao do CLP

Toda instalao ou mquina possui um controlador. De acordo com o tipo de tecnologia empregada, so classificados como controladores mecnicos, pneumticos, hidrulicos, eltricos ou eletrnicos. comum a utilizao de vrias tecnologias combinadas. Alm disto, diferencia-se entre controladores programveis por cabo (p. ex. fiao de componentes eletromecnicos ou eletrnicos) e controladores lgicos programveis. Os primeiros so utilizados especialmente em aplicaes cuja programao no pode ser alterada pelo usurio e quando a dimenso do lote justifica o desenvolvimento de um controle especial. Casos tpicos de aplicao de tais controladores podem ser encontrados em mquinas de lavar automticas, videocmaras, veculos de passeio, etc.

Caso o tamanho do lote no permita o desenvolvimento de um controlador especial ou em casos em que o prprio usurio precise fazer pequenas alteraes, ajustar temporizadores e contadores, aconselha-se o uso de um controlador universal, no qual o programa esteja armazenado em uma memria eletrnica. O CLP um tipo de controlador universal. Pode ser utilizado em diversas aplicaes e oferece ao usurio, alm do programa armazenado na memria, a possibilidade de alterar, ampliar e otimizar facilmente os processos de comando.

A funo original do CLP consiste em ligar entre si sinais de entrada de acordo com um programa pr-selecionado e ativar a sada correspondente quando for verdadeiro. A base matemtica para esta ligao a lgebra Booleana, a qual conhece apenas duas situaes definidas para uma varivel: 0 ou 1. Deste modo, uma sada s pode aceitar uma destas duas condies. Quando conectado a um CLP, um motor pode, por exemplo, ser ligado ou desligado, ou seja, controlado.

Esta funo influenciou o nome do CLP: controlador lgico programvel, ou seja, o comportamento de entrada/sada correspondente ao de controladores eletromagnticos de rel ou de controladores pneumticos de vlvulas comutadoras, sendo que o programa est armazenado em uma memria eletrnica. A diversidade de tarefas cresce rapidamente: executar funes de temporizao e contagem, ativar e reativar a memria e executar operaes aritmticas so algumas das aplicaes nas quais possvel utilizar CLPs nos dias de hoje.

6/17

Mini-Curso: Automao Industrial com CLPs - Prof. Wesley de Almeida Souto Devido sua rpida aceitao e ao desenvolvimento da tecnologia de automao, as exigncias em relao aos CLPs continuaram aumentando. A visualizao uma delas, ou seja, a possibilidade de representar no vdeo ou monitor as condies das mquinas ou do programa controlador que est rodando. Bem como o manejo, ou seja, a possibilidade de interferir nos processos de comando ou impossibilitar tais interferncias a pessoas no autorizadas. Logo tambm se tornou necessrio ajustar e conectar entre si instalaes individuais comandadas por CLP, utilizando a tecnologia de automao. Portanto, atravs de um computador principal, possvel transmitir comandos superiores a vrias instalaes de CLPs para o processamento de programas.

A conexo de vrios CLPs entre si ou de CLPs com um computador principal ocorre atravs de interfaces especiais de comunicao. Alm disto, vrios dos novos CLPs so compatveis com sistemas de bus abertos, normalizados, como p. ex. o Profibus, elaborado conforme a norma DIN 19 245. Devido constante melhoria da capacidade de desempenho dos modernos CLPs, podem at mesmo assumir tarefas de um computador principal.

No final dos anos 70, as entradas e sadas binrias foram finalmente ampliadas e tornaram-se entradas e sadas analgicas, uma vez que vrias aplicaes tcnicas exigem hoje em dia processamento analgico (medio de fora, ajustes de velocidade, sistemas de posicionamento servopneumtico). Ao mesmo tempo, com o reconhecimento ou emisso de sinais analgicos, tornou-se possvel comparar valores nominais com valores efetivos e, conseqentemente, executar tarefas tcnicas de ajuste, uma funo que vai muito mais alm do que a rea delimitada pelo seu nome (controlador lgico programvel).

Estrutura bsica do CLP Na norma IEC 1131, parte 1, o controlador lgico programvel definido da seguinte forma: Um sistema eletrnico digital a ser utilizado na indstria que contm uma memria programvel capaz de armazenar internamente instrues de comando orientadas ao usurio. Possibilitam a implementao de funes especficas, como p. ex. controles lgicos, controles seqenciais, funes de temporizaco, de contagem e aritmticas, visando o controle de diversos tipos de mquinas e processos atravs de sinais de entrada e sada digitais ou analgicos.

7/17

Mini-Curso: Automao Industrial com CLPs - Prof. Wesley de Almeida Souto O controlador lgico programvel e os perifricos correspondentes (sistema CLP) so concebidos de modo que possam se integrados facilmente em sistemas industriais de comando e serem aplicados em todas as funes a eles designadas.

Portanto, um controlador lgico programvel no deixa de ser apenas um computador programado especialmente para executar tarefas de comando.

A funo do mdulo de entrada converter os sinais externos em sinais que possam ser processados pelo CLP e envi-los unidade central. A ao contrria fica a cargo do mdulo de sada. Ele converte os sinais do CLP em sinais que possam ser captados pelos atuadores.

O verdadeiro processamento de sinais ocorre na unidade central de acordo com o programa armazenado na memria. A figura a seguir demonstra o diagrama de blocos de um CLP.

Entradas

CPU

Figura 1 - Diagrama de Blocos de um controlador lgico programvel

O programa de um CLP pode ser elaborado de diversas maneiras: atravs de comandos semelhantes aos do programa de montagem na linguagem estruturada, ou em linguagens de um nvel mais alto, mais especficas: p. ex., linguagem lista de instrues ou na forma de um plano de seqncia operacional como o representado pela linguagem LADDER (diagrama de contatos). Na Europa, os comandos so introduzidos na linguagem de function chart, amplamente difundida, e baseada nos planos funcionais com smbolos grficos. Os usurios americanos preferem trabalhar com a linguagem diagrama de contatos.

Os CLPs atuais possuem inmeras verses que tm tanto caractersticas modulares quanto compactas. Suas vantagens so o espao reduzido, flexibilidade e capacidade de expanso.

Sadas

8/17

Mini-Curso: Automao Industrial com CLPs - Prof. Wesley de Almeida Souto Controladores lgicos programveis so tecnicamente construdos para resistirem a ambientes industriais tpicos, levando em considerao o nvel de sinais, calor, umidade, irregularidades no fornecimento de energia e impactos mecnicos.

Princpio de Funcionamento

Os sinais de entrada e sada dos CLPs podem ser digitais ou analgicos. Os mdulos de entrada e sadas digitais so compostos de grupos de bits, associados em conjunto de 8 bits (1 byte) ou conjunto de 16 bits, de acordo com o tipo da CPU. As entradas analgicas so mdulos conversores A/D, que convertem um sinal de entrada em um valor digital, normalmente de 12 bits (4096 combinaes). As sadas analgicas so mdulos conversores D/A, ou seja, um valor binrio transformado em um sinal analgico. A lgica que avalia a condio dos pontos de entrada e dos estados anteriores do CLP, executando as funes desejadas e acionando as sadas, chamada de programa aplicativo ou simplesmente programa do CLP. Para isso, o CLP l ciclicamente as entradas, transferindo-as para uma memria imagem (que recebe em cada endereo correspondente a uma entrada o seu valor 0 ou 1 no caso de entradas digitais, ou um valor numrico no caso de entradas analgicas). ciclo de processamento de um CLP.

Ciclo de Processamento de um CLP

A operao do CLP relativamente simples. O sistema I/O (Entrada/Sada) conectado fisicamente aos terminais elementos usados num controle de processos. Esses elementos podem ser discretos ou analgicos, como por exemplo, uma chave limite, transdutor de presso, pushbuttons, vlvulas solenides, etc. A figura a seguir mostra a interface de entrada/sada.

9/17

Mini-Curso: Automao Industrial com CLPs - Prof. Wesley de Almeida Souto

Figura 2 Interface de Entrada e Sada

A interface de I/O faz a conexo entre a CPU e os sinais de entrada e os de sada, os atuadores. Durante essa operao a CPU completa trs processos: 1. Leitura;

2. Execuo; 3. Escrita ou Atualizao.

Figura 3 Ciclo de processamento de um CLP

10/17

Mini-Curso: Automao Industrial com CLPs - Prof. Wesley de Almeida Souto Componentes de um CLP

O diagrama de blocos a seguir mostra os componentes tpicos de um CLP:

Terminal de Programao

CPU

Entradas e Sadas Digitais e Analgicas

Figura 4 Diagrama de blocos de componentes de um CLP


Terminal de Programao O terminal de programao um dispositivo que, conectado temporariamente ao CLP, permite introduzir o programa aplicativo, fazendo com que esse se comporte conforme a necessidade de controle de processo do usurio. Alm disso, o terminal de programao permite, muitas vezes, monitorar o programa aplicativo, ou seja, visualizar em tempo real o programa sendo executado, ou ainda execut-lo passo a passo. Alguns CLPs permitem, inclusive, a simulao do programa aplicativo (sua execuo apenas no terminal de programao, com fins de depurao). Atualmente, o mais usual a utilizao de um microcomputador como terminal de programao (na verso desktop ou laptop, para programao em campo). Os fabricantes de CLPs disponibilizam os softwares de programao (que rodam sob DOS ou Windows) e cabos para conexo ao CLP (normalmente, pela porta serial do micro e, mais raramente, pela porta paralela).

CPU A CPU (unidade central de processamento) a responsvel pelo armazenamento do programa aplicativo e sua execuo. Ela recebe os dados de entrada, realiza as operaes lgicas baseada no programa armazenado e atualiza as sadas. Consta de um processador, memria de programa (no-voltil), memria de dados, relgio de tempo real (para disparo de eventos em datas e horrios determinados), fonte de alimentao e watch-dog timer (reinicializa o processador no caso do programa entrar em looping este circuito deve ser acionado em intervalos de tempo pr-determinados, caso no seja acionado, ele assume o controle do circuito sinalizando um falha geral).

11/17

Mini-Curso: Automao Industrial com CLPs - Prof. Wesley de Almeida Souto Entradas e Sadas

As Entradas e Sadas so mdulos responsveis pela interface do CLP com o ambiente externo, realizando a adaptao de nveis de tenso e corrente, filtragem dos sinais (rudo eltrico), e converso de sinais analgicos em digitais e vice-versa. Pequenos CLPs, como os abordados neste curso, possuem os mdulos de entradas e sadas integrados a CPU.

Ponto de Entrada

Considera-se cada sinal recebido pelo CLP a partir de dispositivos ou componentes externos (sensores) como um ponto de entrada. Os pontos de entrada podem ser digitais ou analgicos. Os pontos de entrada digitais, obviamente, reconhecem apenas dois estados: ligado ou desligado. J os pontos de entrada analgicos reconhecem mais de dois estados normalmente um nmero da potncia dois 2n (4, 8, 16, 32, 64, 128, 256, ...). O nmero de estados depende do nmero de bits usado pelo conversor A/D da entrada. Assim, um conversor A/D de 10 bits permite 1024 estados de entrada (210). Como exemplo de entradas digitais, podem-se citar sensores fim-de-curso (microchaves ou sensores indutivos), botoeiras, contatos secos (rels), etc. J entradas analgicas podem estar ligadas a termopares, sensores resistivos de posio, sinais 4 a 20mA ou 0 a 10V, tenso, corrente, etc.

Ponto de Sada

Cada sinal produzido pelo CLP para acionar dispositivos ou componentes do sistema de controle (atuadores) constitui um ponto de sada. Novamente, pode-se separar em sadas digitais ou analgicas. As sadas digitais possuem apenas dois estados, enquanto sadas analgicas possuem mais de dois estados (2n). O nmero de estados depende do nmero de bits usado pelo conversor D/A da sada. Assim, um conversor D/A de 8 bits permite 256 (28) estados de sada. Pontos de sada digitais podem ser implementados por rels, transistores, ou ainda por SCRs e TRIACs. So usados para acionar lmpadas, motores, solenides, vlvulas etc. J pontos de sada analgicos fornecem correntes de 4 a 20mA, ou tenses de 0 a 10 V. So usados para atuar vlvulas proporcionais, controlar velocidade de motores (via Inversor de Freqncia) etc. Nota: Embora normalmente SCRs e TRIACs sejam usados em sadas digitais (ligado ou desligado), possvel usar estes dispositivos como uma sada analgica (com mais de 2 estados),

12/17

Mini-Curso: Automao Industrial com CLPs - Prof. Wesley de Almeida Souto controlando a fase de disparo do dispositivo em relao rede eltrica. Este o princpio de funcionamento dos controles de iluminao residencial (dimmers).

Conexo de Sensores a Pontos de Entrada

A conexo de sensores e sinais externos ao CLP deve ser feita com certo cuidado, em especial no que tange a interferncia eltrica induzida por cabos de fora ou acionamento. Como os sinais de entrada, normalmente, tm nveis de tenso e corrente pequenos (mV, no caso de termopares), eles se tornam susceptveis a interferncias de campos eltricos e magnticos a sua volta, ou ainda a indues provenientes de telefones celulares, rdio transmissores, etc. Assim, os cabos de entradas (tanto analgicas quanto digitais) devem ser conduzidos dos sensores ao CLP via eletroduto ou calha especfica, de metal e aterrada. Alm disso, os cabos de entradas analgicas devem ter malha de blindagem. No se deve misturar os cabos de entrada com cabos de acionamento e, muito menos, com cabos de fora. No caso de cruzamento entre cabos de entrada e cabos de fora ou acionamento, fazer o cruzamento a 90, de forma a minimizar a possibilidade de interferncias. Deve-se evitar colocar cabos de entrada e cabos de fora correndo em paralelo em um eletroduto ou calha, pois o acoplamento indutivo e capacitivo entre eles ser maximizado. As entradas analgicas a corrente (4 a 20mA) costumam ser mais imunes a rudos eltricos do que entradas a tenso (0 a 10V), pois apresentam uma impedncia menor. As entradas digitais normalmente so dimensionadas para a tenso de alimentao do controlador (12 ou 24 VDC), e no devem ser ligadas diretamente a rede eltrica, a no ser que o manual do equipamento indique que isso permitido.

Conexo de Atuadores a Pontos de Sada

As sadas analgicas (4 a 20mA, 0 a 10V) so pontos de sada de baixa potncia e, por isso, devem ser isoladas de cabos de fora ou acionamento. Podem ser includas no eletroduto ou calha com os cabos de entrada ao CLP. J as sadas digitais, que acionam lmpadas, solenides, contatores etc, devem ser isoladas das entradas do CLP, pelos mesmos motivos expostos no item anterior.

13/17

Mini-Curso: Automao Industrial com CLPs - Prof. Wesley de Almeida Souto Introduo a Programao

A lgica binria possui apenas dois valores que so representados por: 0 e 1. A partir desses dois smbolos constri-se uma base numrica binria. A partir desses conceitos foram criadas as portas lgicas, que so circuitos utilizados para combinar nveis lgicos digitais de formas especficas.

Para facilitar a programao dos CLPs, foram desenvolvidas diversas Linguagens de Programao, que constituem-se em um conjunto de smbolos, comandos, blocos, figuras etc, com regras de sintaxe e semntica. A linguagem utilizada permite ao usurio representar o programa de automao, tanto em Diagrama de Contatos (DIC ou LADDER), em Diagrama Lgico (DIL) e como uma Lista de Instrues (LIS). Isso facilita o manejo da linguagem tanto na confeco quanto na modificao dos programas. Uma biblioteca dos denominados Blocos Funcionais Estandardizados, posta disposio dos usurios, um passo a mais na confeco racional de programas e reduo dos custos de software. Um circuito eltrico srie simples, composto de dois interruptores e uma lmpada, pode ser representado de diversas maneiras, conforme ilustrado a seguir:

Figura 5 Representaes de circuitos

14/17

Mini-Curso: Automao Industrial com CLPs - Prof. Wesley de Almeida Souto Programao em LADDER A lgica LADDER uma tcnica utilizada para desenhar lgica usando rels. Estes diagramas j eram utilizados para documentar antigos armrios de rels, antes da existncia dos CLPs. Sua notao bastante simples: Uma linha vertical esquerda representa um barramento energizado. Uma outra linha paralela direita representa uma barra de terra. Os elementos constitudos por contatos normalmente abertos de rels, contatos normalmente fechados e bobinas de rels, so dispostos na horizontal formando malhas seriais ou paralelas. A corrente eltrica sempre flui da esquerda para a direita. O diagrama final se parece com uma escada em que as laterais so as linhas de alimentao e os degraus representam a lgica. Cada contato est associado ao estado de uma varivel lgica. Se a varivel associada a um contato normalmente aberto (NA) est em TRUE ento o contato estar ativo e se fechar deixando fluir a energia. Se a varivel associada a um contato normalmente aberto (NA) est em FALSE, ento o contato estar aberto e o circuito ser interrompido. Se a varivel associada a um contato normalmente fechado (NF) est em TRUE ento o contato estar ativo e se abrir interrompendo o circuito. Caso contrrio o contato ficar fechado e a energia fluir. Quando todos os contatos de uma linha horizontal esto fechados, ento a corrente fluir at a bobina que o ltimo elemento da linha ou degrau. A bobina ser energizada e os contatos a ela associados, passaro para os seus estados ativos, aberto ou fechado dependendo da natureza destes contatos (NF ou NA).

Figura 6 Demonstrao de um programa LADDER

15/17

Mini-Curso: Automao Industrial com CLPs - Prof. Wesley de Almeida Souto Este diagrama equivalente ao seguinte trecho de programa em Texto estruturado: BombaDesligada := (DrenoFechado AND PortaFechada) OR Manual; Cada lgica associada a uma bobina denominada ladder rung ou degrau.

Tabela de funcionamento de contatos da lgica LADDER

Varivel Associada NA True/1/Ativa False/0/Passiva Fechado Aberto

Contatos NF Aberto Fechado

Exemplos 1. A lgica de rels ideal para representao dos circuitos das operaes bsicas combinacionais: AND e OR.

a) Operao AND Onde: E1, E2, E3 = Entradas S1 = Sada Numa programao estruturada seria: S1:= (E1 AND E2 AND E3); b) Operao OR E1, E2, E3, E4 = Entradas S1 = Sada Numa programao estruturada seria: S1:= (E1 OR E4 AND E2 AND E3);

E1 E2 E3

S1

E1 E2 E3 E4

S1

16/17

Mini-Curso: Automao Industrial com CLPs - Prof. Wesley de Almeida Souto Exerccios 1. Considere o circuito de um motor de induo que controlado por duas botoeiras independentes. Uma LIGA e outra DESLIGA. Levando em conta que os botoeiras so do tipo pushbutton elaborar um programa em LADDER com base nos estados das botoeiras.

2. O circuito equivalente ao comando de um alarme de incndio baseado em 3 sensores independentes sendo que o alarme somente ser acionado se pelo menos dois sensores forem acionados simultaneamente. Uma lmpada sinalizadora indicar a atuao de pelo menos um sensor. Se algum tentar desligar o alarme com os sensores acionados a sirene continuar ligada. Baseado na lgica acima elaborar um programa para o CLP.

Bibliografia

BRYAN, L. A. - BRYAN E. A. Programmable Controllers - Theory And Implementation, Second Edition, An Industrial Text Company Publication, Atlanta Georgia USA

SLVEIRA, Paulo Rogrio da, Winderson E. dos Santos. Automao e Controle Discreto. So Paulo, rica, 1998.

NATALE, Ferdinando. Automao Industrial. Edio revisada e atualizada conforme a norma IEC 1131-3. So Paulo, rica, 2000.

GEORGINI, Marcelo. Automao Aplicada Descrio e Implementao de Sistemas Seqenciais com PLCs, rica, 2000.

SOUTO, Wesley de . Apostila de Introduo ao CLP, Maio de 2005

17/17

Вам также может понравиться