Вы находитесь на странице: 1из 5

PROCESSO N TST-AIRR-1478-47.2010.5.03.0143 A C R D O AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA. PROCESSO ELETRNICO MINUTOS QUE ANTECEDEM E SUCEDEM A JORNADA DE TRABALHO.

HO. DECISO EM CONSONNCIA COM A SMULA 366 DO TST. SMULA 333 DO TST E ART. 896, 4, DA CLT O- MO . Nega-se provimento ao PE UA L T M Agravo de Instrumento que no logra desconstituir os fundamentos do despacho que denegou seguimento ao Recurso de Revista. Agravo de Instrumento a que se nega provimento. 4st.Ci eMERCED E e - BsE Nue DO B R A S I L S . A . ,v TT R V7aI 1s A d R n e 7 i 4 R e S A 8 S t Z c e u a e

A Reclamada interpe Agravo de Instrumento (fls. 360/368) contra o despacho de fls. 358/359, do TRT da 3 Regio, por meio do qual foi denegado seguimento ao seu Recurso de Revista. No houve apresentao de contraminuta, consoante certido de fls. 372. Dispensada a remessa dos autos ao Ministrio Pblico do Trabalho, de acordo com o artigo 83, 2, do RITST. o relatrio. V 1 - CONHECIMENTO Conheo do Agravo de Instrumento porque atendidos os pressupostos legais de admissibilidade. 2 MRITO 2.1 - MINUTOS QUE ANTECEDEM E SUCEDEM A JORNADA DE TRABALHO

Firmado por assinatura digital em 18/12/2012 pelo sistema AssineJus da Justia do Trabalho, nos termos da Lei n 11.419/2006, que instituiu a Infra-Estrutura de Chaves Pblicas Brasileira.

O Regional denegou seguimento ao Recurso de Revista com fulcro na Smula 333 do TST e no artigo 896, "c" e 4, da CLT. A Reclamada reitera o inconformismo com a condenao ao pagamento de horas extras relativas ao tempo destinado ao caf da manh e ginstica laboral, sustentando que referido perodo no pode ser caracterizado como tempo disposio do empregador, pois durante essas atividades o empregado ainda no est recebendo ordens ou aguardando instrues do empregador. Aduz que deve ser aplicado o disposto nas normas coletivas. Alega que o Autor no se desincumbiu de seu nus probatrio. Renova a alegao de violao dos arts. 7, XXVI, da Constituio Federal, e 4 e 818, da CLT e de divergncia jurisprudencial. Sem razo. O Regional, quanto ao tema, limitou-se a consignar: "In casu, o autor declarou que durante o perodo no registrado tambm arrumava suas ferramentas na mesa, donde se infere que no h confisso desfavorvel pretenso exordial. Sendo assim, concessa maxima venia, entendo que os minutos excedentes devem ser deferidos como extras em funo da presuno que governa a situao concreta: perodo registrado em carto de ponto perodo disposio do empregador para efetiva prestao de servios. Vale lembrar, a propsito, o teor do precedente n. TRT-00669-2009036-03-00-1-RO (publicado em 24.02.10): O cotejo de tais depoimentos evidencia que os minutos anteriores e posteriores jornada contratual de trabalho, a despeito de desconsiderados pela r como tempo de servio, constituem verdadeiro tempo disposio da empregadora, pois nada autoriza a r a desconsider-los, pois a ela incumbe a efetiva fiscalizao das normas internas no tocante ao controle de jornada. Presumir a burla por parte dos empregados, neste caso, a melhor forma de locupletar-se ilicitamente (destaquei). Assim sendo, provejo o apelo para deferir ao autor o pagamento dos minutos residuais postulados na exordial". (fls. 328/329)

fls.3

PROCESSO N TST-AIRR-1478-47.2010.5.03.0143 E, ao julgar os Embargos de Declarao (fls. 341/342), o Regional no consignou qualquer aspecto ftico relevante para o deslinde da controvrsia. Sobre a matria, esta Corte pacificou entendimento, consubstanciado na Orientao Jurisprudencial 372 da SBDI-1, no sentido da invalidade de clusula normativa que elastece o limite de 5 minutos que antecedem e sucedem a jornada de trabalho para fins de apurao das horas extras a partir da vigncia da Lei n 10.243/01, que acrescentou o 1 ao art. 58 da CLT. Ora, o referido dispositivo prescreve que: "Art. 58. () 1. No sero descontadas nem computadas como jornada extraordinria as variaes de horrio no registro de ponto no excedentes de cinco minutos, observado o limite mximo de dez minutos dirios". Ademais, a Smula 366 do TST cristalizou o entendimento de que "No sero descontadas nem computadas como jornada extraordinria as variaes de horrio do registro de ponto no excedentes de cinco minutos, observado o limite mximo de dez minutos dirios. Se ultrapassado esse limite, ser considerada como extra a totalidade do tempo que exceder a jornada normal". Desta forma, em relao aos minutos residuais excedentes do limite dirio, verifica-se que a deciso recorrida est em consonncia com a atual jurisprudncia desta Corte, de sorte que no h de se falar em afronta direta e literal Constituio Federal, tampouco em divergncia jurisprudencial vlida, nos termos do art. 896, 4, da CLT e da Smula 333 do TST. Por fim, destaque-se que a alterao do julgado, nos termos em que pretendido pela Agravante, demandaria o Revolvimento da prova dos autos, procedimento incabvel nesta instncia extraordinria, nos termos da Smula 126 do TST. Nego provimento. 2.2 - MULTA

POR EM BA R G OS DE D E CL A R AO S OTELATR PR

Firmado por assinatura digital em 18/12/2012 pelo sistema AssineJus da Justia do Trabalho, nos termos da Lei n 11.419/2006, que instituiu a Infra-Estrutura de Chaves Pblicas Brasileira.

O Regional denegou seguimento ao Recurso de Revista com fulcro no artigo 896, "c", da CLT. A Reclamada insurge-se contra a deciso que a condenou ao pagamento da multa de 1% prevista no art. 538, pargrafo nico, do CPC. Sustenta que os Embargos de Declarao no detinham carter protelatrio, pois visavam a sanar omisso existente no acrdo. Aponta violao do art. 5, LV, da Constituio Federal e transcreve aresto para confronto de teses. Sem razo. O Regional, quanto ao tema, consignou: "A fragilidade dos argumentos revela o intuito meramente protelatrio da r, que, por isso, fica apenada na forma do pargrafo nico do art. 538,do CPC, no percentil de 1% sobre o valor da causa, em prol do ex-adverso". (fls. 342) O Regional aplicou a multa Reclamada por oposio de Embargos de Declarao procrastinatrios, com fulcro na inexistncia qualquer vcio na deciso que justificasse a oposio do apelo. Desse modo, no se verifica violao do art. 5, LV, da Constituio Federal, na medida em que a aplicao da multa por Embargos de Declarao protelatrios matria interpretativa, inserida no mbito do poder discricionrio do Juiz (artigos 130 e 131 do CPC) que, no caso, convenceu-se do intuito procrastinatrio da medida, consignando especialmente a fragilidade da fundamentao do apelo. Tambm no prospera a citada divergncia jurisprudencial, uma vez que o aresto transcrito oriundo do mesmo Regional prolator da deciso, inservvel, portanto, para comprovar o dissenso de teses nos termos do art. 896, "a", da CLT. Nego provimento. IT PO S AOu dsm I Rn Ctt er ne o .

fls.5

PROCESSO N TST-AIRR-1478-47.2010.5.03.0143 Braslia, 18 de dezembro de 2012.


Firmado por assinatura digital (Lei n 11.419/2006)

MRCIO EURICO VITRAL AMARO


Ministro Relator

Firmado por assinatura digital em 18/12/2012 pelo sistema AssineJus da Justia do Trabalho, nos termos da Lei n 11.419/2006, que instituiu a Infra-Estrutura de Chaves Pblicas Brasileira.

Вам также может понравиться