Вы находитесь на странице: 1из 4

A condio do homem civilizado partir do filme Instinto

Ethan Powell (Anthony Hopkins) um antroplogo que foi pra Uganda pesquisar a vida dos gorilas e l passou um tempo vivendo como um integrante aceito no grupo desses antropides. Mas acontece uma trama onde Ethan acusado de crimes ambientais e acaba sendo extraditado para os EUA. Nos EUA ele encarcerado em uma priso famosa por abrigar criminosos psicopatas do mais alto potencial. Na priso, o mdico Theo Caulder (Cuba Gooding Jr.) v em Ethan um grande material para desenvolver uma pesquisa para se consagrar enquanto psiquiatra. Nesse nterim as coisas tomam rumos bem diferentes, onde cliente e terapeuta fazem parte de um papel s. Essa mais ou menos a sinopse do filme Instinto (Instinct, 1999); insossa como costumam ser as sinopses de livros e filmes. Antes do que vir, uma nota: quero deixar claro que as pontuaes abaixo no pretendem fazer parte daquelas crticas de cinema que querem enquadrar o filme em verdades, como se fosse possvel dizer que um filme isso ou aquilo, seno o que se apresenta aos olhos do espectador de acordo com sua viso de mundo. Pretendo apontar algumas consideraes de acordo com a minha perspectiva sobre o filme em um dado momento. Para alm de apontar crticas ou elogios sobre enredos, atores, tramas e desenvolvimento, sero pontuadas algumas questes para reflexo sobre o homem, a civilizao e os animais. Outra pontuao sobre a imagem que optei nesse post, ao invs de utilizar simplesmente a ilustrao do filme em cartaz. Sei que a foto chocante, pensei muito antes de utiliz-la, mas tambm no uma montagem, uma triste realidade, que talvez sirva para tirar o mundo dos trilhos e nos levar a (re)pens-lo; em um momento onde vemos a tcnica (o mundo da tecnologia e da racionalizao - da instrumentalizao), ser cultuada, talvez, como nunca antes; e a vida se perde dando lugar ao que os produtos da tcnica criaram: a vida se torna enquadrada antes no que a tcnica dita. Instinto um daqueles filmes que podem colocar nossos pensamentos em chamas, onde ficamos paralisados, aps o trmino, acompanhados dos crditos que passam despercebidos como se fosse pano de fundo. A questo filosfica central gira em torno da antpoda civilizao x selvagem com aspas para sinalizar que selvagem no est empregado no sentido pejorativo como costuma ser usado pelos civilizados. Powell acabou se encantando com suas observaes sobre os gorilas, uma espcie que continua sendo brutalmente caada pelo homem. Todos os dias ele contemplava um grupo desses smios na Uganda e retornava sua cabana. Mas isso acabou no sendo o suficiente, o encanto de Powell necessitava de algo mais.

Sem planejar, avisar a famlia e a guarda florestal de Uganda, Powell largou tudo e passou a viver integrado no grupo dos gorilas, pois percebeu que ele era aceito: os gorilas aceitaramme, no como um membro da espcie, mas como um diferente. Da surge algo que impressionou Powell: os gorilas aceitaram uma espcie diferente, coisa que ele no encontrava entre os humanos que costumam no aceitar nem os seus semelhantes. Convivendo com os gorilas o antroplogo se v longe daquela necessidade de sempre querer mais alm do necessrio o acmulo de riquezas -; alm do extermnio intra e inter espcie algo que s os humanos fazem. A civilizao doente e terrivelmente meftica quando Powell se v diante de uma paz na vida selvagem com os gorilas que ele pontua e enfatiza: uma paz que os humanos no so capazes. Se antes Powell havia partido com a inteno de elaborar estudos tericos sobre os gorilas, um material que serviria cincia, em meio ao grupo ele abdicou da civilizao. O mundo sustentado pelas palavras e teorias inventadas pelo homem se esvaeceu por completo, restando somente a contemplao, o encanto, o mistrio: a vida vivida e no explicada. Algo que Heidegger pontuava como a clareira do ser. Essa condio no se trata de misticismo, mas um modo de existir do homem para alm do mundo desencantado pela tcnica e racionalizao, aquele que s visto atravs de conceitos, ideias, palavras e dados empricos. O encantamento do homem diante do mundo o encontro do sentir com o inefvel onde nenhuma palavra capaz de sustentar aquele modo de existir. Isso no significa uma oposio cincia, mas compreende esta como apenas um meio que poderia ser utilizado para intensificar o viver, sabendo-se que so meras iluses, desautorizando-a enquanto palavra de verdade, pois o mundo legtimo em seus enigmas e conflitos insolveis. A cincia destronada do trono que ela ocupou aps destronar Deus, pois o existencialismo entende que o homem est sobre um abismo sem fundo e sob um cu vazio: lanado ao nada. E esse nada no aquele niilista, uma condio humana reconhecida e que, justamente a partir dela, do nada ser, que o homem pode inventar infinitos sentidos para a vida. Powell, com os gorilas, vivia sobre um abismo sem fundo e sob um cu vazio, experimentava a vida de uma forma como nunca havia antes, contemplava o existir tal como ele se apresenta, estava diante do encantamento do mundo: sem palavras e sem ideias, sem civilizao. O viver era vivido e sentido, despreocupado com o explicar. Mas uma trama armada pelos policiais florestais de Uganda acaba fazendo com que Powell se torne um criminoso psicopata. Essa parte uma das mais chocantes do filme e ser preservada de revelaes. Extraditado para os EUA, Powell no emitia uma palavra, uma expresso humana e se apresentava como um selvagem, ningum, nem mesmo a filha, conseguia sensibilizar Powell para estabelecimento de comunicao: estava na civilizao, mas havia abdicado dela, seu esprito estava l na selva, junto com os gorilas.

Powell foi encarcerado em uma priso para psicopatas potenciais, sob a vigilncia constante, pois era temido visto que aprendeu com os gorilas a fora e a luta, o que fazia necessrio vrios homens para par-lo. Na priso, os mtodos eram aqueles clssicos que consagrou a psiquiatria, em seus primrdios, como cincia de correo absolutamente em conluio com os meios de poder. Tortura, sedao atravs de altas dosagens de psicotrpicos e brutalidade eram os meios utilizados por policiais e pelo psiquiatra da priso. Algo que infelizmente ainda subsiste na mentalidade, principalmente, dos rgos governamentais. L, Theo, viu em Powell um excelente caso para estudar e se consagrar como psiquiatra, pois at ento, nenhum mdico conseguiu arrancar uma palavra do antroplogo. Inicialmente Theo se mostrava como um desses novatos que receberam o diploma e acreditam que os mtodos cientficos revelariam facilmente os segredos da vida. Aps algumas sesses e com muita dificuldade, Powell usou-se da civilizao para se comunicar com o civilizado Theo. Ao longo desse relacionamento o jovem psiquiatra compreendeu a situao de Powell e se deparou com o desmoronamento da cincia; percebeu que somente os meios e tcnicas cientficas eram insuficientes e por vezes caducos diante da complexa realidade; o promissor psiquiatra passou a no mais querer buscar a verdade em Powell para ser revelada em uma tese cientfica e passou a viver uma relao cliente-terapeuta e no cliente e terapeuta. A separao objeto e observador deixou de existir entre os dois e ambos passaram a se relacionar como seres humanos, onde um afetado pelo outro. Theo e Powell faziam um para o outro, o papel de cliente e terapeuta juntos. Theo conseguiu realizar algumas mudanas na priso. Criou mtodos mais justos e que no implicava em violncia, o que acabou por desagradar as autoridades governamentais que iriam acarretar uma srie obstculos, por vezes sujos, para o psiquiatra e os detentos. Mas Theo havia conseguido mudar a mentalidade dos detentos e do psiquiatra local, que passaram a ver no respeito e na compreenso, elementos para substituir a violncia algo que at ento era o exemplar. Durante a trama, Powell, o civilizado que compreendeu os selvagens, agora compreendia ambos os lados; e o lado soturno para ele era o dos civilizados, os verdadeiros selvagens no sentido pejorativo. Conseguiu expor suas ideias a Theo, estabeleceram um vnculo favorecedor e tinham momentos juntos livres da vigilncia, onde o antroplogo muito temido chegava at a ser liberado das algemas. Theo conseguiu uma audincia para que Powell pudesse expor as injrias e toda trama que o colocaram na condio de um criminoso psicopata. Mas os obstculos eram muitos. O diretor da priso era autoritrio. Alguns policiais provocavam Powell e os presos para que situaes fossem criadas onde eles pudessem usar violncia e culpabilizar os detentos algo no muito diferente do que muitas escolas e outras instncias governamentais, ainda hoje, costumam fazer.

Da em diante, s mesmo assistindo ao filme que se mostra muito instigador para refletir sobre o homem civilizado que inventou o papel de superior para si mesmo diante dos selvagens que vivem na natureza e que tambm, pelo homem, foram colocados na condio de inferiores. Powell traz em tona o quanto os homens no compreendem os selvagens e o quanto a vida civilizada deturpada em seus significados. Powell encontrou no meio dos gorilas e na vida selvagem uma vida autntica, longe dos jogos perigosos que se armam na civilizao. Os humanos correm todos pela paz, mas suas aes causam conflitos, um quer se sobressair diante do outro. A paz, to desejada pelos humanos, sentimento colocado no altar, quem diria, est entre os selvagens e no entre ns civilizados, diz-nos a mensagem de Powell. Longe de ser um filme romntico e moralista, o filme mostra os obstculos que iro surgir caso a civilizao queira abandonar a si prpria e desejar o selvagem, como o prprio Powell experimentou. Tambm no um filme que ir apontar deveres dos homens, no aponta que os homens devem voltar a andar sobre quatro patas, como diria a critica de Voltaire obra de Rousseau. O filme suscita o pensar sobre o extermnio dos animais pelo homem, do homem pelo homem, dos problemas que a civilizao tambm cria entre outras questes, deixando em aberto um vasto horizonte para o animal homem pensar a sua prpria condio. Powell, o selvagem, ensinou o civilizado Theo, e este ensinou o selvagem, que por fim, parece ter compreendido que uma vez nascendo no seio da civilizao no seria uma simples questo de escolha optar pela vida na selva; mas nem por isso se rendeu civilizao: encontrou-se com a clareira do ser heideggeriano.

Вам также может понравиться