Вы находитесь на странице: 1из 4

CETAM

Centro de Educao Tecnolgica do Amazonas

CURSO TCNICO EM CONTABILIDADE


DISCIPLINA: Organizao e Tcnica Comercial MDULO : I EMENTA:
Da organizao: Noes gerais, princpios e aplicao da administrao, departamentalizao da empresa, estruturas organizativas, mudana, desenvolvimento organizacional. Da tcnica comercial: Conceito, organizao comercial, estrutura do comrcio, propaganda e publicidade, atendimento de qualidade ao cliente, comunicao, negociao e vendas, equipe de vendas, pesquisa e anlise de mercado, marketing e vendas, legislao, planejamento oramentrio, poltica comercial, canais de distribuio.

PROFESSOR (A): Dheymia Arajo de Lima PERODO: 20 a 28/05/10

CARGA HORRIA: 20 h

OBJETIVO GERAL:
O aluno dever estar capacitado a estruturar e organizar o seu trabalho de acordo com as normas tcnicas de administrao e ter domnio bsico das diversas formas de organizao. Dever ter tambm conhecimentos sobre as tcnicas comerciais para sobrevivncia no mercado.

OBJETIVOS ESPECFICOS: - Conhecer e aplicar os conceitos que envolvem a organizao e a tcnica comercial; - Conhecer e aplicar os conceitos que envolvem a teoria clssica da Administrao, a teoria
estruturalista da Administrao e a teoria do desenvolvimento organizacional;

- Compreender como se d o atendimento de qualidade ao cliente e conhecer sua


importncia; Saber como montar uma equipe de vendas e como realizar uma pesquisa e anlise de mercado; Saber identificar pblico alvo e como escolher o nome do negcio; Conhecer as tcnicas de elaborao de uma carta de apresentao, de divulgao de uma marca, de escolha de mdias alternativas, de como elaborar uma mala direta e um anncio; Saber como construir e manter a imagem de uma empresa; Compreender as opes de divulgao e marketing para empresas, autnomos e profissionais liberais; Conhecer a legislao que se aplica a marcas e patentes e os riscos na divulgao de um informal; metas de vendas, comisses e despesas de comercializao;

- Conhecer e aplicar o planejamento oramentrio referente a estoques, verba de marketing, - Compreender a poltica comercial atravs da proposta de venda, do gerenciamento de
vendas e do preo;

- Conhecer e diferenciar os canais de distribuio por meio de conceitos como franquias,


distribuidor e revendedor, ponto de venda, representao comercial;

- Dominar o conceito e as tcnicas de organizao de loja e layout.

CEP.: 69.053-000 MANAUS-AM, FONE (092) 622-5970

CETAM
Centro de Educao Tecnolgica do Amazonas

UNIDADES TEMTICAS

N DE AULAS

DESENVOLVIMENTO METODOLGICO (ESTRATGIAS)

AVALIAO

- Organizao: introduo, conceitos, fases e tipos; teoria da organizao e seus princpios: diviso do trabalho, autoridade e responsabilidade. - Especializao e funes administrativas; cpreciao crtica da teoria clssica; conceito de mudanas; desenvolvimento organizacional; centralizao e descentralizao; organizao como instituio; direo e comando. - Tcnica comercial: introduo e conceito; atendimento de qualidade ao cliente; comunicao, negociao e vendas; montando equipe de vendas; pesquisa e anlise de mercado. - Identificao de pblico alvo e nome do negcio. Marketing e vendas: carta de apresentao, divulgao de marca, mdias alternativas, mala direta, anncio, opes de divulgao. - Imagem da empresa, opes de divulgao e marketing para empresas, autnomos e profissionais liberais; legislao: marcas e patentes, riscos na divulgao; planejamento oramentrio: estoques, verba de marketing, metas de vendas, comisses, despesas de comercializao. - Poltica comercial: proposta de venda, gerenciamento de vendas, preo; canais de distribuio: franquias, distribuidor e revendedor, ponto de venda, selecionando canais de distribuio. - Representao comercial, organizao de loja, layout, como saber se uma franquia vale a pena.

03

Aula expositiva com o uso de projetor multimdia e dinmicas grupais para fixao da matria. Aula expositiva com o uso de projetor multimdia e apreciao de exemplos com casos reais.

03

Estudo de caso com questes para serem desenvolvidas com base na matria estudada.

03

Aula expositiva com o uso de projetor multimdia complementada com a apresentao dos grupos de seminrio programados. Aula expositiva com o uso de projetor multimdia complementada com a apresentao dos grupos de seminrio programados. Aula expositiva com o uso de projetor multimdia complementada com a apresentao dos grupos de seminrio programados.

03

03

Apresentao de seminrios com temas variados e baseados em histrias reais retiradas de programas de rdio da srie "A gente sabe, a gente faz - vendas" produzido pelo SEBRAE.

03

Aula expositiva com o uso de projetor multimdia, dinmicas grupais e atividades participativas para fixao da matria. Aula expositiva com o uso de projetor multimdia, dinmicas grupais e atividades participativas para fixao da matria.

02

Prova individual com questes abertas, questes de mltipla escolha e questes de avaliao de sentenas.

CEP.: 69.053-000 MANAUS-AM, FONE (092) 622-5970

CETAM
Centro de Educao Tecnolgica do Amazonas

REFERNCIAS BIBLIOGRAFIA BSICA


ORGANIZAO E TCNICA COMERCIAL: Curso Tcnico em Contabilidade. Manaus: CETAM, 2010. SILVA, Adelphino Teixeira da. Organizao e Tcnica Comercial. 20. ed. rev. e atualizada. So Paulo: Atlas, 1996.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALMEIDA, Srgio. Ah! Eu no acredito! Como cativar o cliente atravs de um fantstico atendimento. Salvador: Casa da Qualidade, 2001. CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administrao. 6.ed. rev. e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001-2002. 2v. FITZSIMMONS, James; FITZSIMMONS, Mona. Administrao de Servios: operaes, estratgia e tecnologia da informao. 4.ed. Traduzido por Jorge Ritter. Porto Alegre: Bookman, 2005. Traduo de: Service Management. GIANESI, Irineu; CORRA, Henrique. Administrao Estratgica de Servios: operaes para a satisfao do cliente. So Paulo: Atlas, 2007 KOTLER, Philip. Marketing para o sculo XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. Traduzido por Carlos Szlak. So Paulo: Ediouro, 2009. KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0. Traduzido por Ana Beatriz Rodrigues. Rio de janeiro: Elsevier, 2010. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administrao de Marketing. Traduzido por Mnica Rosenberg, Brasil Ramos Fernandes, Cludia Freire. 12. ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. NAVARRO, Leila. O que a universidade no ensina e o mercado de trabalho exige. So Paulo: Saraiva, 2006. NOES DE ORGANIZAO E TCNICA COMERCIAL, mdulo VII, INEDI, Curso de Formao de Tcnicos em Transaes Imobilirias, 5 Unidades. Braslia. Disponvel em: www.inedidf.com.br. 2006. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouas de. Sistemas, Organizao & Mtodos: uma abordagem gerencial. 18. ed. So Paulo: Atlas, 2009. PERFORMANCE RESEARCH ASSOCIATES. Atendimento nota 10. Traduzido por Cntia Braga. Rio de Janeiro: Sextante, 2008. Traduo de: Delivering knock your socks off service. PROGRAMA 12 COMO CONHECER O PERFIL DO CLIENTE NA REA DE INFLUNCIA. A gente sabe, a gente faz Vendas. Programa de rdio. Disponvel em: <http://www.facadiferente. sebrae.com.br/programas-de-radio/> Acesso em: 24 mai. 2010.

CEP.: 69.053-000 MANAUS-AM, FONE (092) 622-5970

CETAM
Centro de Educao Tecnolgica do Amazonas PROGRAMA 17 OBJETIVOS NA FORMAO DO PREO. A gente sabe, a gente faz Vendas. Programa de rdio. Disponvel em: <http://www.facadiferente.sebrae.com.br/programasde-radio/> Acesso em: 24 mai. 2010. PROGRAMA 20 PROMOO DE VENDAS E CANAIS DE SISTRIBUIO. A gente sabe, a gente faz Vendas. Programa de rdio. Disponvel em: <http://www.facadiferente.sebrae.com.br/ programas-de-radio/> Acesso em: 24 mai. 2010. PROGRAMA 33 ERROS E ACERTOS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA. A gente sabe, a gente faz Vendas. Programa de rdio. Disponvel em: <http://www.facadiferente.sebrae.com.br/ programas-de-radio/> Acesso em: 24 mai. 2010. PROGRAMA 35 MARKETING DIRETO, MALA DIRETA E TELEMARKETING. A gente sabe, a gente faz Vendas. Programa de rdio. Disponvel em: <http://www.facadiferente.sebrae.com.br/ programas-de-radio/> Acesso em: 24 mai. 2010. PROGRAMA 37 O REGISTRO DAS INFORMAES PERMITE O CONTROLE. A gente sabe, a gente faz Vendas. Programa de rdio. Disponvel em: <http://www.facadiferente.sebrae.com. br/programas-de-radio/> Acesso em: 24 mai. 2010.

CEP.: 69.053-000 MANAUS-AM, FONE (092) 622-5970

Вам также может понравиться