Вы находитесь на странице: 1из 19

EXMO. SR. DR.

JUIZ DE DIREITO DA VARA CVEL DA COMARCA DE DUQUE DE CAXIAS RJ

CLIA BERNARDES CHAGAS, brasileira, solteira, costureira, portadora da CI n 06764179-5 IFP e inscrita no CPF sob o n 844254827-00, residente e domiciliada na Rua Francisco Vassiman, n 13, apto 102, Parque Lafaiete, CEP: 25015-430, Duque de Caxias, RJ, tel. 3657-6837, vem, pela Defensora Pblica lotada junto ao Ncleo de Atendimento Cvel de Duque de Caxias, propor a presente:

AO DE OBRIGAO DE FAZER COM PEDIDO DE ANTECIPAO DE TUTELA C/C INDENIZAO POR DANOS MATERIAIS e MORAIS
em face de DANILO BERNARDES CHAGAS VIANA, brasileiro, casado, segurana, na Rua Francisco Vassiman, n 13, apto 102, Parque Lafaiete, CEP: 25015430,Duque de Caxias, pelos seguintes fatos e fundamentos que ora passa a expor:

DA GRATUIDADE DE JUSTIA

Inicialmente, afirma, a parte autora, sob as penas da lei, e de acordo com o art. 4 e seu 1 da Lei n 1.060/50, com a redao introduzida pela Lei n 7.510/87, ser juridicamente pobre, sem condies de arcar com as custas judiciais e honorrios advocatcios, sem prejuzo do prprio sustento e de sua famlia, sendo portanto, beneficiria da Gratuidade de Justia, indicando a Defensoria Pblica para o patrocnio de seus interesses.

DOS FATOS

A Autora possuidora do imvel situado na rua Francisco Vassiman, n 13, apto 102, Parque Lafaiete, Duque de Caxias, RJ. O terreno pertencia falecida me da Autora e no local, hoje, existem duas casas edificadas, sendo que uma casa pertence Autora e a outra tem como possuidor o sobrinho da Demandante - ora Ru, imvel este, por ele construdo.

Ocorre que, o imvel da parte R localiza-se acima do imvel da Autora e, em virtude de obra realizada pelo Ru, precisamente uma escada, a autora vem experimentando inmeros prejuzos, notadamente porque a construo foi realizada na parede ao lado do quarto da Demandante.

Com efeito, a obra trouxe prejuzos Autora na medida que impediu a visibilidade e iluminao no cmodo, alm do fato de que a construo da escada causou rachaduras e infiltraes na parede do imvel.

O imvel onde reside a autora mais antigo e existia no lote antes do imvel do demandado. A autora autorizou a construo sobre sua casa, entretanto, no concordou com a forma pela qual a escada foi edificada. Seu parente deveria criar acesso a sua casa sem causar tanto transtorno e danos ao imvel onde reside a demandante.

A Autora procurou a parte R no intuito de solucionar a questo amigavelmente, a fim de evitar uma ao judicial, porm sua tentativa restou infrutfera, uma vez que no houve acordo entre as partes. No bastasse o Ru negar-se a solucionar o problema, o mesmo ainda danificou com golpes de marreta a porta, uma mesa, e o aparelho de ar-condicionado pertencente Demandante.

A Autora, por sua vez, registrou o ocorrido na delegacia, conforme pode ser comprovado pelo Boletim de Ocorrncia em anexo, (RO n 003292/0059/05).

Assim, buscando soluo imediata para o seu problema, a Autora props ao perante o II Juizado Especial Criminal desta Comarca, (processo n

2005.802.006247-4). Neste a conciliao civil restou infrutfera, foi ento que o Ministrio Pblico formulou proposta de transao penal, a qual foi aceita pelo Ru.

Inconformada com os prejuzos causados em seu imvel, a Autora vem buscar a Tutela Jurisdicional na esfera cvel , com o objetivo de obter a necessria

indenizao por todos os prejuzos experimentados, os de ordem material e os de ordem moral.

Os danos materiais correspondem aos estragos causados na parede da casa da Demandante, a destruio da porta, de uma mesa, bem como do aparelho de arcondicionado, como se observa nas fotos anexas.

Com efeito, os fatos acima expostos, causaram parte autora grande sofrimento e abalo psicolgico, alm dos evidentes transtornos e aborrecimentos, pelo que, faz jus tambm indenizao por dano moral, em valor no inferior a vinte salrios mnimos.

Ressalte-se que para a parte demandante, restou apenas o socorrer-se da tutela jurisdicional, em razo da gravidade da situao narrada e com o fito de obrigar a parte R a proceder obra necessria, atravs de firma especializada, para edificar uma escada ou acesso que no cause prejuzo em seu imvel, bem com proceder a indenizao pelos danos materiais e morais, acima mencionados, tendo como fundamento, alm da responsabilidade civil prevista no artigo 186 da Lei 10406/02 (artigo 159 do Cdigo Civil de 1916), o indevido uso de sua propriedade, amparados pela norma contida no artigo 1277 da Lei 10406/02 (artigo 554 do Cdigo Civil de 1916), que estabelece direitos de vizinhana,

impondo restries ao uso da propriedade em prol da segurana, do sossego e da sade dos confinantes, esta ltima devendo ser interpretada de maneira ampla, compreendendo todas as atividades ou omisses dos vizinhos que levem ou ponham em risco o bem-estar fsico ou psquico das pessoas.

DO DIREITO

Ao tratar dos direitos da vizinhana o Cdigo Civil em seu artigo 1277, assim estabelece:
O proprietrio ou o possuidor do imvel ou de um prdio tem o direito de fazer cessar as interferncias prejudiciais segurana, ao sossego e sade dos que o habitam, provocadas pela utilizao de propriedade vizinha. Pargrafo nico. Probem-se as interferncias considerando-se a natureza da utilizao, a localizao do prdio, atendidas as normas que distribuem as edificaes em zonas, e os limites ordinrios de tolerncia dos moradores da vizinhana.

De fato, o proprietrio ou possuidor vivncia uma situao jurdica positiva que lhe permite usar, gozar e dispor daquilo que considera seu e reav-lo de quem quer que injustamente o possua. Entretanto, tanto na qualidade de proprietrio ou de possuidor est sujeito s restries de ordem pblica e de carter privado, necessitando cumprir os deveres prprios do direito de vizinhana, conforme determina o citado artigo 1277 do CC .

Por sua vez o artigo 159 do Cdigo Civil de 1916, correspondente ao atual artigo 186 do Novo Cdigo Civil, fundamentou a chamada Responsabilidade Civil, em nosso Sistema Jurdico.

O mencionado artigo 186 da Lei 10.406/02, assim dispe;


Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito ou causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito.

Cite-se ainda o artigo 927, do novel Cdigo:


Aquele que, por ato ilcito (art. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repar-lo. Pargrafo nico Haver obrigao de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano, implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.

Discorrendo sobre a Responsabilidade Civil Washington de Barros Monteiro (in Curso de Direito Civil, 5 Vol., SP, Ed. Saraiva, 1998, 30 Edio, pp. 396 e 397) assim se posiciona:
Desde que esses atos impliquem vulnerao de direito alheio, ou acarretem prejuzo a outrem, surge a obrigao de indenizar e pela qual civilmente responde o culpado. Segundo essa doutrina, a responsabilidade civil tem como extremos legais: a) a existncia de um dano contra um direito; b) a relao de causalidade entre esse dano e o fato imputvel ao agente; c) a culpa deste, isto , que o mesmo tenha obrado com dolo ou culpa (negligncia, imprudncia ou impercia).

De fato, a lei material responsabiliza o dono do prdio e o construtor (responsabilidade solidria) pelos danos causados por suas runas ou em virtude de obras realizadas que causarem danos ao vizinho. A jurisprudncia ptria acabou firmando-se que, em casos de danos ao imvel vizinho causados por imvel em runas ou construo, a responsabilidade dispensa a prova da culpa, ou seja trata-se de responsabilidade objetiva. Com efeito, ocorre obrigao de indenizar, a princpio, todas as leses ocasionadas vizinhana por obra que vem a prejudic-la.

Segundo a magnfica lio de Hely Lopes Meirelles em Direito de construir , 8ed, Malheiros Editores, 200, pp. 262-263), ainda atual:

A construo , por sua prpria natureza, e mesmo sem culpa de seus executores, comumentemente causa danos vizinhana, por recalques do terreno, vibraes do estaqueamento, queda de materiais e outros eventos comuns na

edificao. Tais danos ho de ser reparados por quem aufere proveitos da construo. Da a solidariedade do construtor e o proprietrio pela reparao civil de todas as leses patrimoniais causadas vizinho, pelo s fato da construo. um encargo da vizinhana expressamente previsto no artigo 572 do Cdigo Civil, que ao garantir ao proprietrio a faculdade de levantar em seu terreno as construes que lhe aprouver, assegurou aos vizinhos a incolumidade de seus bens e de suas pessoas e condicionou as obras ao atendimento das normas administrativas. Essa responsabilidade independe de culpa do proprietrio ou do construtor, uma vez que no se origina da ilicitude do ato de construir, mas, sim, da lesividade do fato da construo. um caso tpico de responsabilidade sem culpa,

consagrado pela lei civil, como exceo defensiva da segurana, da sade e do sossego dos vizinhos (art. 554). E sobejam razes para essa orientao legal , uma vez que no se h de exigir que o lesado em seus bens mais que a prova da leso e o do nexo de causalidade entre a construo vizinha e o dano. Estabelecido esse liame, surge a responsabilidade objetiva e solidria de quem ordenou e de quem executou a obra lesiva ao vizinho, sem necessidade de demonstrao de culpa na conduta do construtor ou proprietrio.

No h como negar que no caso em questo se fazem presentes os requisitos indispensveis para se configurar a necessidade de reparao pelos danos causados parte Autora, tanto por danos materiais, como por danos morais.

DA JURISPRUDNCIA

Nossos Tribunais, sensveis aos direitos de vizinhana, reconhecem em diversos julgados o uso nocivo da propriedade. Exemplifique-se com abaixo transcrito que menciona o julgado

a obrigao de indenizar os danos morais e

materiais decorrentes de infiltrao ou vazamento de um apartamento para o outro :


Havendo prova robusta de que o vazamento de gua e dejetos em prdios de

apartamentos proveio de unidade autnoma superior, tem a proprietria e moradora da unidade inferior, atingida de forma particularmente grave, direito a indenizao por danos material e moral. (2 TACSP-5 C.- Ap. 535.986-00/02 Rel. Dyrceu Cintra, j. 02.02.199 RT 764/266)

Quanto responsabilidade objetiva temos:


Segundo a orientao dominante na doutrina e na jurisprudncia , assentou-se que, na responsabilidade civil decorrente das relaes de vizinhana, predomina a concepo da responsabilidade objetiva, na qual dispensada a prova da culpa, porque decorre ela, exclusivamente, da nocividade do fato da construo. (RT 474/73)

A responsabilidade do proprietrio e do construtor direito de vizinhana, independendo

decorre da simples ofensa ao defeitos

de culpa, certo que havendo

preexistentes, a indenizao h de se limitar aos danos agravados. (2 TACSP- 2 C.AP .480278- Rel. Vianna Cotrin, j.26.5.97 , Bol. AASP2.034/3)

Mencionando ainda situaes de danos causado mencione-se:

imvel vizinhos

Comprovado pela percia que os danos suportados pelo prdio do autor decorreram da edificao vizinha realizada pelos requeridos, impe-se a procedncia da ao de indenizao. (2TACIVIL-5 C AC 536729 Relator Pereira Calas Julgamento em 09.12.98 Bol AASP 2.114/4)

A hiptese de deslizamento de rea de terreno vizinho, causando danos ao imvel do autor de responsabilidade extracontratual, pelo fato da coisa. Trata-se de aplicar a norma do artigo 1528 do CC, pois os danos decorreram do deslizamento de rea pertencente ao ru, situao esta que se equipara runa de edifcio ou construo. A responsabilidade , pois, do proprietrio do imvel. (1 TACSP-1 C- AP- Rel. Salles de Toledo, j.29.5.95- RT 724/326)

DA OBRIGAO DE FAZER

A Autora encontra-se apreensiva, temendo

que seu imvel continue

indefinidamente abalado com a escada edificada, que gera infiltrao e umidade em suas bases, e acabe se deteriorando ou at mesmo desabando .

Com efeito, se o demandado persistir em no realizar a necessria obra atravs de firma especializada, a situao se agravar podendo gerar at perigo na estrutura do imvel da autora.

Por esse motivo, vem tentando de todas as maneiras sensibilizar o ru, que seu sobrinho, possuidor e responsvel pela obra para que cumpra sua obrigao de regularizar a edificao da escada de acesso sua casa, contratando empresa

especializada para solucionar os problemas apontados, sendo, entretanto, todas as suas tentativas em vo.

De fato, tem o dever, atravs de profissional habilitado ou firma especializada, de corrigir a escada construda ou edificar novo acesso, ao imvel situado sobre o da autora.

Alm disso, deve proceder ao reforo estrutural das paredes danificadas no imvel da autora, ou reembols-la para realize a obra, pois a demora de tal conserto prejudicar ainda mais o estado de conservao do bem, que j se encontra abalado com a infiltrao.

DO PEDIDO DE ANTECIPAO DA TUTELA

A tutela antecipatria dos efeitos da sentena de mrito providncia que tem natureza jurdica mandamental, que se efetiva mediante execuo latu sensu, com o objetivo de entregar ao autor, total ou parcialmente, a prpria pretenso deduzida em juzo os seus efeitos. Trata-se de tutela satisfativa no plano dos fatos, realizando o prprio direito, dando ao requerente o bem da vida por ele pretendido com a ao de conhecimento.

Para o conceituado Luiz Guilherme Marinoni ensina que a antecipao, na tutela condenatria, consiste na produo antecipada do efeito executivo que torna vivel a antecipao da realizao forada do direito afirmado pelo autor. Na

antecipao, o direito afirmado pode ser total ou parcialmente realizado, podendo ser requerida nas aes declaratria e constitutiva.

O Cdigo de Processo Civil traz, em seus artigos 273 e 461, a possibilidade da antecipao dos efeitos jurisdicionais da tutela pretendida. Para tanto devem ser observados os requisitos do caput e dos incisos do referido artigo 273, que so: a verossimilhana das alegaes (caput) e fundado receio de dano irreparvel ou de difcil reparao (inciso I).

Em se tratando da verossimilhana das alegaes da Autora, tem-se que seu direito decorre de fatos comprovados de planos, atravs dos documentos acostados Petio Inicial.

Quanto ao receio de dano irreparvel ou de difcil reparao, dvidas no restam em relao ao perigo da demora na prestao jurisdicional, no tocante ao imvel pertencente Autora.

A demandante pretende medida que se consubstancia em uma prestao positiva da r, atravs de profissional habilitado que promova a necessria reviso e correo da escada que vem causando prejuzos em seu imvel. Destarte seu

caso se enquadra na hiptese do artigo 461, CPC, posto que se trata de um facere, uma obrigao de fazer.

A antecipao da tutela, neste caso, no deve ser negada, porquanto a medida no implicar em dano irreparvel ao demandado, pelo contrrio promover soluo tambm, de problema existente em seu imvel, facilmente constatado pelas fotos acostadas.

Ao revs, importar em prestao pecuniria somente se parte R no obedecer a deciso que antecipar os efeitos da tutela jurisdicional pretendida, continuando a se omitir na soluo do caso em tela, posto que isto acarretar o pagamento de multa diria, com fulcro no pargrafo 4 do artigo 461 do Cdigo de Processo Civil.

Corroborando este entendimento, tm-se as lies do jurista italiano Giuseppe Tarzia:


Admitir que o juiz no pode antecipar a tutela, quando a antecipao imprescindvel para evitar um prejuzo irreversvel ao direito do autor, o mesmo que afirmar que o legislador obrigou o juiz a correr o risco de provocar um dano irreversvel ao direito que justamente lhe parece mais provvel.

A tutela antecipatria ainda que fundada na urgncia, art. 273, I do CPC, tem por finalidade precpua adiantar os efeitos da tutela de mrito.

O artigo 273, I, que trata da antecipao da tutela fundada na urgncia, assim dispe:
O juiz poder, a requerimento da parte, antecipar, total ou parcialmente, os efeitos da tutela pretendida na inicial, desde que existindo prova inequvoca, se convena da verossimilhana da alegao e: I haja fundado receio de dano irreparvel ou de difcil reparao.

O artigo 461 do CPC por sua vez determina:

Na ao que tenha por objeto o cumprimento de obrigao de fazer ou no fazer, o juiz conceder a tutela especfica da obrigao, ou, se procedente o pedido, determinar providncias que assegurem o resultado prtico equivalente ao do adimplemento. .......................................................................................................................................... Par. 3 Sendo relevante o fundamento da demanda e havendo justificado receio e ineficcia do provimento final, lcito ao juiz conceder a tutela liminarmente, ou mediante justificao prvia, citado o ru. A medida liminar poder ser revogada e modificada, a qualquer tempo, em deciso fundamentada.

importante mencionar que a recente Lei 10.444/02, estabeleceu a regra da fungibilidade entre a tutela cautelar e a tutela antecipada ( 7), permitiu-se, assim, concesso da tutela antecipada quando um ou mais dos pedidos cumulados , ou parcela deles, mostra-se incontroverso ( 6) e para a efetivao da tutela antecipada, esta observar o disposto nos artigos 588 (responsabilidade objetiva), 461, pargrafos 4 e 5 e 461-A (obrigao de entrega da coisa).

Dessa forma, vem requerer a tutela antecipada para que determine o ru, atravs de profissional habilitado ou firma especializada a proceder a edificao de nova escada ou correo da antiga, alm de proceder ao reforo estrutural das paredes danificadas no imvel da autora , pois a demora na prestao jurisdicional prejudicar ainda mais o estado de conservao do bem, que j se encontra abalado com a infiltrao.

DO DANO MATERIAL

O dano material consiste, conforme fotografias em anexo, nos danos gerados pelas infiltraes e umidade nas bases de sua parede, estrago do aparelho de ar condicionado, avaliado em R$ 1.000,00 bem como a porta de entrada de sua casa e mesa de centro da sala, que foram danificadas pelo ru, no valor de R$ 250,00 e de R$ 100,00. Acredita que caso a obra requerida em seu imvel no seja executada pelo ru, necessitar de R$ 1000,00, para a tintura e correo da parede.

Assim, o total do dano material apontado de R$ 1.850,00 ( hum mil e oitocentos e cinqenta reais).

DOS DANOS MORAIS A Constituio da Repblica, apelidada de Constituio Cidad, consagrou inequivocamente o princpio da igualdade insculpido em seu artigo 5, caput , quando declara:
Art. 5 - Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes (...)

dentro deste contexto que o legislador constituinte aponta a reparao do dano moral como uma das garantias individuais mais importantes do ordenamento jurdico ptrio, consagrando-a como um direito fundamental:
V assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, alm da indenizao por dano material, moral ou imagem .;

Nesse sentido a orientao do renomado Mestre e Desembargador do Tribunal de Justia do Estado do Rio de Janeiro, Dr. Srgio Cavalieri Filho:
Nessa linha de princpio, s deve ser reputado como dano moral a dor, vexame, sofrimento ou humilhao que, fugindo normalidade, interfira intensamente no comportamento psicolgico do indivduo, causando-lhe aflies, angstias e desequilbrio em seu bem estar. Mero dissabor, aborrecimento, mgoa, irritao ou sensibilidade exacerbada esto fora da rbita do dano moral, porquanto, alm de fazerem parte da normalidade de nosso dia-a-dia, no trabalho, no trnsito, entre os amigos e at no ambiente familiar, tais situaes no so intensas e duradouras a ponto de romper o equilbrio psicolgico do indivduo. Se assim no se entender, acabaremos por banalizar o dano moral, ensejando aes judiciais em busca de indenizaes pelos mais triviais aborrecimentos. (Programa de Responsabilidade Civil, Editora Malheiros, 1997, So Paulo, pg. 76).

Buscando socorro, novamente, na lio do mestre Srgio Cavalieri Filho:


O dano moral aquele que atinge os bens da personalidade, tais como a honra, a liberdade, a sade, a integridade psicolgica, causando dor, sofrimento, tristeza, vexame e humilhao vtima. Tambm se incluem nos novos direitos das personalidade os aspectos de sua vida privada, entre eles a sua situao econmica, financeira (...).

O dano moral, como prtica que atenta os direitos da personalidade, traduz-se num sentimento de pesar ntimo da pessoa ofendida, gerando-lhe alteraes psquicas ou prejuzos parte social ou afetiva de seu patrimnio moral.

Como ensina o eminente civilista Caio Mrio da Silva Pereira, quando se cuida de dano moral, o fulcro do conceito ressarcitrio acha-se deslocado para a convergncia de duas foras:
carter punitivo', para que o causador do dano, pelo fato da condenao, se veja castigado pela ofensa que praticou; e o 'carter compensatrio' para a vtima, que receber uma soma que lhe proporcione prazeres como contrapartida do mal sofrido. (Responsabilidade Civil, Rio de Janeiro, Forense, 1.990, p. 62).

A "indenizao" representar uma compensao, uma tentativa de substituir o sofrimento por uma satisfao. Alm do aspecto retributivo, vislumbra-se o punitivo no tocante ao causador do dano, que subtrado no seu patrimnio, provavelmente refletir melhor sobre as conseqncias de seu ato.

DOS PEDIDOS

Ex positis, vem requerer a V. Exa, que se digne : 1 Concesso do benefcio de Gratuidade de Justia;

2 Concesso, inaudita altera pars, na forma do art. 273, I do CPC e 461 par. 3, a ANTECIPAO DOS EFEITOS DA TUTELA para determinar atravs de profissional habilitado ou firma especializada a correo ou construo da escada de acesso casa do demandado, situada sobre da demandante, alm de proceder ao reforo estrutural das paredes danificadas no imvel da autora, com a necessria pintura, pois a demora na prestao jurisdicional prejudicar ainda mais o estado de conservao do bem, que j se encontra abalado com a infiltrao, mau cheiro, sob pena de multa diria, a critrio deste R. Juzo. 3 Citao da parte R, a fim de contestar o presente feito, sob pena de revelia e confisso dos fatos nesta relatados; 4 a procedncia dos pedidos para condenar a parte r: 4.1 caso ainda no concedida a tutela antecipada, conforme o pedido contido no item 2 desta inicial, sob pena de pagamento de multa diria, no valor de 20 (vinte) UFIRS, para o caso de descumprimento do julgado a: determinar atravs de profissional habilitado ou firma especializada a reconstruo ou correo da escada edificada, alm de proceder ao reforo estrutural das paredes danificadas no imvel da autora, e pintura do imvel ou como pedido subsidirio a indenizao de R$ 1.000,00 para que possa promover o conserto.

4.2 ressarcir pelos danos materiais sofridos correspondentes aos objetos perdidos (mesa, porta e ar condicionado) no total de R$ 1350,00 e os danos

materiais em valor no inferior a cinqenta e cinco salrios mnimos, em face de todo o sofrimento experimentado.

Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em Direito admitidos, em especial documental, testemunhal, pericial, bem como pelo depoimento pessoal do Ru, pugnando, ainda, pela juntada de novos documentos, se necessrio.

D-se a presente o valor inicial de R$ 21. 100,00

Nesses termos, pede deferimento.

Duque de Caxias, 16 de maio de 2006.

Melnia de Jesus Pinto Sousa Matr: 24.878 / 04 Defensoria Pblica OAB n 137.430 - E

Rol de Testemunhas: 1. Solange Seixas Endereo: Rua Francisco Vassiman, n 13, casa n 02, Parque Lafaiete, CEP: 25015- 430 Duque de Caxias RJ.

2. Nely Seixas Endereo Rua Francisco Vassiman, n 13, casa n 04, Parque Lafaiete, CEP: 25015- 430, Duque de Caxias RJ. 3. Regina Seixas Endereo Rua Francisco Vassiman, n 13, casa n 03, Parque Lafaiete, CEP: 25015- 430, Duque de Caxias RJ.

Вам также может понравиться