Вы находитесь на странице: 1из 4

PARTICULARIDADES DOS CLIMATIZADORES PASSAT E GOLF Esta matria foi desenvolvida com o objetivo de transmitir, aos leitores, as informaes

sobre as caractersticas construtivas e de funcionamento deste sistema, visando assegurar seu perfeito entendimento para garantir a realizao de diagnsticos e reparos precisos. Segurana, conforto, convenincia e facilidade de manuteno so os principais atributos tecnolgicos dos sistemas de climatizadores eletrnicos. So caractersticas em constante desenvolvimento que, atravs dos seus sistemas especficos, ao serem implementado ou atualizados, buscam a satisfao e o atendimento das necessidades e expectativas dos clientes da marca. O sistema CLIMAtronic de climatizao veicular representa bem esta nossa filosofia de trabalho. Seu estgio avanado de aprimoramento permite, atravs de um sistema de gerenciamento eletrnico, que a temperatura de conforto desejada pelos usurios no habitculo seja obtida automaticamente de acordo com a programao realizada, otimizando a qualidade da personalizao do clima no interior do veculo. Este sistema utiliza como referncia a programao de temperatura feita pelo usurio e proporcionar o resultado desejado, atravs de uma estratgia de gerenciamento eletrnico que monitora as condies de trabalho utilizando sensores distribudos pelo veculo. Com estes parmetros de trabalho, a unidade de gerenciamento processa e comanda os atuadores com o objetivo de controlar a dosagem dos fluxos aerodinmicos pelo habitculo, controlando os "flap" (portinholas) regulveis da caixa de ar. Assim obtmse a mescla ideal entre ar fresco, ar aquecido e ar refrigerado para ser distribudo no habitculo. Esta inteligente estratgia de trabalho a razo para a terminologia CLIMAtronic.Trata-se de um sistema de Climatizao do habitculo, obtido atravs de um sistema de gerenciamento eletrnico que monitora diversas temperaturas de trabalho, incidncia de irradiao solar, fluxo de entrada de ar fresco, volumes, bem como, sua distribuio.

SISTEMA DE AERAO E CLIMATIZAO Os novos Volkswagen Golf e Passat podem estar equipados com os seguintes tipos de sistemas de aerao e de climatizao do habitculo. Com ventilao forada e aquecimento interno (somente Golf). Condicionador de ar e ar quente convencional de acionamento manual; Climatizador eletrnico (CLIMAtronic). Vamos conhec-los:

VENTILAO FORADA E AQUECIMENTO Neste sistema de aerao do novo Golf, o controle da entrada de ar fresco e recrculo so feitos atravs de uma portinhola comandada atravs de um atuador eltrico. O comando das outras portinholas ou "flap", que tem a funo de permitir a distribuio do ar e sua dosagem entre ar quente e ar fresco, feita atravs de cabos "Bowden" comandados manualmente atravs dos botes rotativos.

Caixa de ar Esta vista demonstra a localizao dos componentes do CLIMAtronic na caixa de ar: G89 - Sensor de temperatura do ar de entrada (ar fresco) G192 - Sensor de temperatura do ar de sada para os ps J126 - Unidade de comando do motor do ventilador V2 - Motor do ventilador de aerao (turbina) V68 - Servo-motor da portinhola de aquecimento V70 - Servo-motor da portinhola-central V71 - Servo-motor da portinhola da ventilao forada ou do recrculo V85 - Servo-motor da portinhola de direcionamento para os ps e desembaador

PAINEL DE COMANDO ELETRNICO DO CLIMATRONIC

CLIMATIZADOR CONVENCIONAL Neste sistema a climatizao depende diretamente dos comandos e adequaes feitas pelos usurios no interior do veculo. Como na ventilao forada o comando da portinhola do recrculo e da entrada de ar fresco tambm feito atravs de um atuador eltrico. Neste caso tambm haver a desativao mecnica do recrculo ao selecionar a funo desembaadora do pra-brisa.

CLIMATRONIC Este sistema de climatizao veicular se caracteriza por controlar automaticamente e manter constante o clima no interior do veculo mediante a programao feita pelo usurio independente da necessidade de novas programaes ao se desligar e ligar o veculo ou de mudanas climticas. A nova caixa de distribuio do ar do sistema CLIMAtronic comanda as aberturas e fechamentos. parciais ou totais. das portinholas de distribuio do ar atravs de servo-motores eltricos que possuem sensores de Posio (potencimetros) monitorados pelo sistema de gerenciamento eletrnico. O sistema CLIMAtronic possui uma estratgia de autodiagnsticos atravs dos VAG J551 ou, 1552 que acessado pelo Cdigo 08.

CIRCUITO DE REFRIGERAO Esta vista geral demonstra a localizao dos componentes do circuito de refrigerao do sistema CLIMAtronic:

1 - Compressor 2 - Condensador 3 - Filtro secador 4 - Vlvula de expanso ou tubo de orifcio fixo F14 - Interruptor termosttico do lquido de arrefecimento (situaes de superaquecimento) F129 - Pressostato on/off

G 17 - Sensor de temperatura do ar externo G56 - Sensor de temperatura do habitculo G89 - Sensor de temperatura do ar de entrada G107 - Foto-sensor de irradiao solar J255 - Unidade de comando do CLIMAtronic J293 - Unidade de comando do sistema de arrefecimento N25 - Embreagem eletromagntica do compressor (G65)* - Sensor de alta presso (somente nos sistemas sem F129 pressostato on/off)

"Urgente no a mesma coisa que prioritrio. O primeiro exige sua ateno, o segundo determina a importncia." (Joubert)

OBS: As informaes aqui pesquisadas podem ser modificadas sem prvio aviso dos fabricantes.

Adriano de Oliveira Gomes Dpto. Tcnico Royce Informaes e pesquisas dos fabricantes, tais como: BEHR, DENSO, VALEO e VOLKSVAGEN DO BRASIL.

Вам также может понравиться