Вы находитесь на странице: 1из 13

ADMINISTRAO FINANCEIRA Aula 01 Introduo

Prof. Ricardo Almeida Gomes

O que so finanas? O que Administrao Financeira?


Gerente das prprias finanas?
2

O que so finanas?
A arte e a cincia de administrar fundos, segundo Gitman. Virtualmente, todos os indivduos e organizaes ganham ou captam e gastam ou investem dinheiro. As finanas preocupa-se com os processos, as instituies, os mercados e os instrumentos envolvidos na transferncia de dinheiro entre indivduos, empresas e rgos governamentais.

Principais reas de finanas*


De acordo com as oportunidades de carreiras:

Servios financeiros Administrao Financeira * Gitman


4

Principais reas de finanas*


Servios financeiros: rea de finanas voltada concepo e assessoria, tanto na entrega de produtos financeiros a indivduos, empresas e governo. Administrao Financeira: diz a respeito da responsabilidade do administrador financeiro dentro de uma empresa. * Gitman
5

Administrao financeira
Preocupa-se com as tarefas do administrador financeiro na empresa. Administrador financeiro gerenciam ativamente as questes financeiras. A maioria das decises de negcios so mensuradas em termos financeiros, o administrador financeiro tem um papel essencial na operao da empresa.
6

Papel do administrador financeiro

Devem gerir ativamente os assuntos financeiros de qualquer tipo de empresa: . Financeira e no financeira; . Privada e pblica; . Grande e pequena; . Com ou sem fins lucrativos.
7

Papel do administrador financeiro


Desempenham diversas tarefas financeiras, tais como: . Planejamento e oramentos; . Concesso de crdito a clientes; . Avaliao de projetos de investimentos; . Administrao de caixa; . Captao de fundos para financiar as operaes da empresa etc.

Funo da administrao financeira


Como a maioria das decises numa empresa avaliada em termos financeiros, a administrao financeira desempenha um papel essencial. Em todas as reas de responsabilidade, as pessoas tm necessidade de conhecimentos bsicos da funo de administrao financeira. A rea de finanas precisa estar em constante sintonia com as demais reas da entidade.

Funo da Administrao Financeira

Administrao Geral

Vendas

Contabilidade

Administrao Administrao Financeira Financeira

Marketing

Produo
10

Sistema de Informao

Oportunidades Profissionais
Analista financeiro
Responsvel pelo preparo dos planos financeiros e oramentrios. Incluem a previso financeira, a anlise financeira de desempenho e o trabalho em conjunto com a contabilidade.

Gerente de oramento de capital


Responsvel pela avaliao e recomendao de propostas de investimentos em ativos. Pode se envolver nos aspectos financeiros da implementao de investimentos aprovados.
11

Oportunidades Profissionais
Gerente de projetos de financiamento
Em grandes empresas, consegue o financiamento para investimentos em ativos. Coordena consultores, banqueiros de investimento e assessoria jurdica.

Gerente de caixa
Responsvel por manter e controlar os saldos dirios de caixa da empresa. Freqentemente, gerencia as atividades de cobrana e desembolso de caixa e investimentos a curto prazo, assim como coordena emprstimos a curto prazo e relaes com bancos.

12

Oportunidades Profissionais
Analista/gerente de crdito
Administra a poltica de crdito da empresa atravs da avaliao de solicitao de crdito, extenso de crdito, assim como monitoramento e cobrana de contas a receber.

Gerente de fundos de penso


Em grandes companhias, responsvel pela superviso geral e administrao de ativos e passivos do fundo de penso dos empregados.
13

Вам также может понравиться