Вы находитесь на странице: 1из 5

Dirio electrnico de 2 a 6

Sexta - Feira, 24 de Agosto de 2012 - Edio 1162 - Ano VI

Previna se evite o SIDA

PONTO ERTO
Editor: Flix Arnaldo - Av, Dom Cardeal dos Santos, D.M. KaMavota, Bairro das MahotasRegisto: N033/GABINFO-DEC/2007 Cel: 825455565, 84 4407342 pontocerto@teledata.mz / pontocertoj@gmail.com - Maputo

Assinaturas mensais - Ordinria 650,00MT - Institucional 1.200,00MT - Embaixadas e ONGs estrangeiras 1.400,00MT

Para evitar o calapso do pas

Frelimo sempre primou pela renovao na continuidade


-Afrimou Armando Guebuza na abertura da VII Sesso Ordinria do CC
O Presidente da Republica de Moambique, Armando Guebuza, disse que a Frelimo sempre primou pela renovao na continuidade, sendo a face visvel dessa forma de ser e estar a experincia do xodo dos quadros que asseguravam o funcionamento das instituies entre o governo de transio e os primeiros anos da independncia, o que obrigou o partido a ter que se reinventar para superar esse desafio e evitar o colapso do pas. Armando Guebuza, igualmente Presidente da Frente de Libertao de Moambique (Frelimo), falava na abertura da stima sesso ordinria do comit central do partido que, de ontem at domingo, vai avaliar a situao socio-poltica e econmica do pas e preparar o X Congresso, que decorrer entre 23 e 28 de Setembro, em Cabo Delgado. No seu discurso, afirmou que aps a sada massiva dos portugueses de Moambique, a Frelimo, teve que comear do zero a vida econmica e social do pais, tendo sempre presente o principio da renovao na continuidade, capacitando-se para superar os desafios contemporneos, rumo materializao da viso de 25 de Junho de 1962, que preconiza um Moambique prospero, sempre unido e em paz e com crescente prestigio na comunidade internacional. Armando Guebuza defendeu a aplicao do princpio da renovao e continuao, que prev que 60 por cento dos actuais titulares dos rgos colegiais do partido sejam reeleitos para continuarem a ser membros dos rgos de direco, e que 40 por cento dos actuais titulares
(Cont. pg.2)

At meados de 2013

Rio Tinto vai treinar 60 maquinistas


A Rio Tinto Coal Moambique vai reforar o treino de maquinistas moambicanos para as suas operaes de transporte de carvo da mina de Benga para o Porto da Beira. At ao momento, j foram treinados 14 maquinistase 30 maquinistas assistentes, que asseguram o transporte de carvo a partir da Bacia de Moatize para o Porto da Beira. A companhia indica em comunicado Visabeira Moambique, a mCel, o enviado a nossa Redaccao que, at Entreposto Moambique, a LAM e a meados de 2013, este nmero vai Aeroportos de Moambique. crescer at um total de 60, sendo 30 Ao abrigo deste contrato, 12 maquinistas e 30 maquinistas maquinistas instrutores portugueses assistentes. Prev-se que alguns vo ministrar, ao longo de cerca de um dos maquinistas assistentes ano, para alm de contedos tericos, passem para o nvel de maquinista. uma formao prtica ao longo da linha O treino a arrancar brevemente vai frrea. ser feito atravs da contratao O treino dos maquinistas faz parte de daTRANSCOM Sociedade de um programa intensivo de formao e Formao, Consultoria e Auditoria treino de Moambicanos nas mais em Transportes e Comunicaes, diversas reas, levado a cabo pela Rio uma empresa privada de direito Tinto Coal Moambique. moambicano, que tem como Com efeito, para alm dos referidos (Cont. pg.3) accionistas a Fernave, a TDM, a

Publicidade

24/08/12
dos rgos do partido cedam lugar a novos dirigentes, implicando a renovao a vrios nveis partidrios. "Com a aplicao do princpio de constante renovao na continuidade crimos as condies em que todos ganhamos o sentido do que somos e podemos ser, a partir do que fomos, do que fizemos e do que queremos fazer", disse Armando Guebuza. "A renovao injecta sangue novo nos rgos e traz para o nosso seio novas formas de equacionar os destinos da Frelimo, sem alterar os seus ideais e valores fundamentais", disse, assinalando que atravs da continuidade assegura-se a permanncia nos rgos de uma percentagem de membros apurados atravs de um processo eleitoral interno, em voto secreto, e com regras claras e esclarecedoras. Acrescenta que os membros que fazem parte da continuidade assumem a misso de transmitir a histria do partido de muitas vitrias, honras e glrias, os ideais que defende e os valores que o caracterizam como uma fora poltica sempre imersa no povo.

PONTO ERTO Entre outros assuntos, a VII Sesso Ordinria do Comit Central da Frelimo vai analisar o relatrio do gabinete central de preparao do X Congresso, relatrio do comit de verificao do Comit Central, relatrio do CC ao X Congresso, propostas do regimento do Congresso, de reviso dos estatutos do partido e do programa do partido, proposta de agenda do X Congresso e informao sobre a directiva de eleies dos rgos centrais. O Comit Central do partido no poder composto por 188 membros efectivos e trs suplentes. (Flix Massuanganhe)

Itlia volta FACIM com mais de 70 empresas


A Itlia volta Feira Internacional de Maputo (FACIM) com mais de 70 empresas que constituiro o segmento italiano da exposio, organizado pela Embaixada da Itlia em Maputo e pela Agncia para a promoo e para a internacionalizao das empresas italianas (ICE) de Joanesburgo.
A FACIM, agora na sua 48 edio, decorrer de 27 de Agosto at ao prximo dia 2 de Setembro. A grande presena italiana um sinal de um interesse evidente do Sistema Itlia relativamente s oportunidades de investimento numa das economias mais promissoras da frica Subsaariana e, em geral, da vontade em reforar as relaes com Moambique. A participao italiana insere-se na rota traada pela recente visita a Maputo, no passado dia 4 de Maio, do Ministro italiano dos Negcios Estrangeiros Giulio Terzi, que, acompanhado por uma delegao de empresrios, reafirmou a determinao em fortalecer os laos tradicionais de amizade com Moambique, com enfse na sua dimenso econmica. As recentes e importantes descobertas de gs natural no norte do Pas reforam esta perspectiva. As empresas italianas que estaro presentes na FACIM operam em vrios sectores: infra-estruturas, turismo, agro-indstria, servios, energias renovveis, transportes. Algumas delas esto presentes no Pas h vrios anos mas a maior parte contactam pela primeira vez o Publicidade mercado moambicano. As empresas esto tm em comum a vontade de instaurar relaes de colaborao com parceiros moambicanos e, graas sua consolidada experincia e know-how, contribuir para o desenvolvimento do Pas. O programa das empresas italianas prev, entre outros, uma reunio com o Embaixador da Itlia em Maputo, Roberto Vellano, no dia 26 de Agosto e um evento de networking com as principais instituies econmicas moambicanas, durante o "Dia da Itlia" a ter lugar na FACIM na tarde de 28 de Agosto. (Redaco)

No primeiro semestre

Receitas da Kenmare aumentaram 95%


As receitas da Kenmare Resources aumentaram 95% para 109 milhes de dlares no primeiro semestre, tendo os resultados antes de juros, impostos e amortizaes crescido 182% em termos homlogos para 55,5 milhes de dlares, informou a empresa em comunicado quarta-feira divulgado. O principal activo da empresa irlandesa cotada nas bolsas de valores de Londres e de Dublin a explorao de depsitos de areias pesadas de Moma, na provncia de Nampula, em Moambique. Por seu turno, o lucro conseguido nos primeiros seis meses do ano cresceu para 55 milhes de dlares, um aumento de 218% relativamente aos 17,3 milhes de dlares conseguidos no perodo homlogo de 2011. O director geral Michael Carvill afirmou no comunicado que a melhoria dos resultados decorreu do aumento dos preos dos minerais extrados em Moma bem como do termo dos contratos mais antigos. A empresa, que procedeu a um aumento de capital no montante de 60 milhes de dlares, a ser basicamente utilizado na segunda fase do programa de expanso para aumentar a capacidade produtiva em 50%, previu ainda um aumento significativo da produo de ilmenite e zirco no decurso da segunda metade do ano. No primeiro semestre, a Kenmare Resources produziu 276 mil toneladas de ilmenite e 23 600 toneladas de zirco.

HELICPTEROS CAPITAL, LTD


A Helicpteros Capital tem vrios servios: voos charter, voos vip, viagens tursticas, fotografia e filmagens, contagem de animais e captura, partilha de segurana, fiscalizao area, entre outros.
Aeroporto Internacional de Maputo - Tel +258 21 466 100 Fax +258 21466099 Cel: 823976100 e-mail: helicapital@tvcabo.co.mz, www.capitalairsa.com

24/08/12

PONTO ERTO

Rio Tinto vai treinar 60 maquinistas


maquinistas formados na cidade da Beira, a Rio Tinto Coal Moambique j formou no seu centro de formao profissional, em Tete, mais de 2450 pessoas nas mais diversas reas, incluindo operao de equipamento pesado, serralharia, mecnica, engenharia elctrica. Um programa de ps-graduao tambm est sendo desenvolvido, tendo j sido formados em 2008-2010, dezassete gelogos.

Coal India consignou milhes de rupias para desenvolvimento de blocos carbonferos


O grupo estatal Coal India Ltd consignou 350 mil milhes de rupias (6,4 mil milhes de dlares) para aquisio de activos no estrangeiro e para o desenvolvimento dos dois blocos carbonferos que detm em Moambique, de acordo com a agncia Dow Jones Newswires.
O grupo, o maior produtor mundial de carvo, consignou ainda 254 mil milhes de rupias para no perodo de cinco anos at Maro de 2017 aumentar a produo nas minas de carvo na ndia e para criar infraestruturas de transporte para escoar essa produo. A Coal India Ltd tem estado procura de activos mineiros na frica do Sul, Austrlia e Indonsia desde 2010 mas at data no assinou qualquer contrato devido a demoras na obteno das necessrias autorizaes governamentais. Os nicos activos estrangeiros do grupo so dois blocos carbonferos em Moambique que obteve na sequncia de conversaes entre os governos da ndia e de Moambique a fim de promover o investimento estrangeiro neste ltimo pas. O grupo, que responsvel por mais de 80% da produo de carvo da ndia, informou recentemente que a procura de carvo no pas dever aumentar para 980 milhes de toneladas at Maro de 2017, contra 772 milhes no ano fiscal em curso.

ANE anuncia reabertura de Secacate


A Administrao Nacional de Estradas (ANE) acaba de anunciar a reabertura da ponte sobre o rio Limpopo na Estrada Nacional Nmero (EN 220) que liga as Vilas de Chibuto e Chissano, concretamente na localidade de Secacate, provncia de Gaza sem restries. Conforme a ANE, fruto da reconhecida e grata contribuio dos utentes da via, das instituies parceiras e da dedicao das equipas de trabalho no terreno, estas obras foram concludas com menos de trs semanas de antecipao. Por ltimo, a ANE, enderea, reiteradamete, uma palavra de apreo a todos quantos consetiram transtornos causados pelas limitaes causadas pela execuo das obras e apela a todos utentes para que faam a correcta utilizao desta infra-estrutura, para a valorizao dos investimentos nele feitos. (redaco)

Garrafa de 228 litros de whisk bate recorde mundial

Famous Groove patrocina quarta edio do MMA


Tal como inmeros recordes foram batidos este ms em Londres nos recentemente terminados Jogos Olmpicos, tambm um novo record foi estabelecido a norte da fronteira, na Esccia. O Famous Grouse apresentou uma garrafa de 228 litros do seu Whisky - a maior garrafa de do mundo. O whisky favorito da Esccia recebeu a distino Guiness World Record de um jri oficial, perante os seus fs durante as celebraes do 107 aniversrio da marca tendo ultrapassado a meta estabelecida de 200 litros. A garrafa possui 1,65m de altura e 53,5 cm de largura e tem uma capacidade equivalente a 9.120 drams (1 dram=37 ml) de whisky. Foram precisas trs horas para encher esta enorme garrafa, com a ajuda de vrios convidados VIP e fs. A garrafa ficar agora exposta em destaque na Famous Grouse Experience para que os visitantes da destilaria a possam ver. Glen Gribom, Administrador da Famous Grouse, comentou: " durante muito tempo estivemos a trabalhar para chegar a este momento to importante, foram tempos de extrema tenso. Estamos de facto muito satisfeitos por termos trazido para a casa este record e deixa-nos profundamente aliviados que tal facto j seja oficial - Temos a maior garrafa de whisky do Mundo!" Em Moambique o Famous Grouse ser tambm o patrocinador oficial da quarta edio do Mozambique Music Awards 2012. Esta aco est inclusa na poltica de promoo dos talentos e da msica local. (Redaco)

Publicidade

24/08/12

PONTO ERTO

Portugueses rendem-se ao boom da economia moambicana


Os empresrios portugueses esto rendidos ao "boom" da economia moambicana. Acreditam que possa vir a ser uma oportunidade consistente e uma alternativa aos mercados tradicionais visados pela economia portuguesa.
A economia moambicana apresenta uma grande pujana, uma dinmica aparentemente imparvel e, pelas grandes oportunidades que so noticiadas tem sido alvo de grande interesse por parte de grandes, mdios e pequenos investidores. Na verdade, o pas aparece cada vez mais na rota dos fluxos internacionais de capitais e palco de inmeras manifestaes de interesse que vo surgindo um pouco por todo o mundo. Segundo dados registados pelo Banco de Moambique, em 2011 o IDE (Investimento Directo Estrangeiro) atingiu os USD 2,1 mil milhes e o CPI - Centro de Promoo de Investimentos de Moambique, espera atrair nos prximos trs anos, investimentos na ordem dos USD 17 mil milhes. Moambique e a sua economia vivem hoje uma forte presso por parte dos grandes investimentos, impulsionados, sobretudo, pelos grandes "players" internacionais na rea da extraco de carvo, que preparam a explorao de grandes concesses de carvo mineral, designadamente a brasileira Vale, a anglo-australiana Rio Tinto / Riversdale, a indiana Jindal e dezenas de empresas chinesas, checas, japonesas, inglesas, etc. A Vale e a Rio Tinto j comearam a extrair e exportar carvo atravs do porto da Beira. A Jindal espera iniciar a exportao de carvo ainda este ano. A linha ferroviria do Sena, que liga Moatize (Tete) ao porto da Beira, dispor de uma capacidade mxima de 6,5 milhes de toneladas (t) por ano quando as obras de reconstruo ficarem Publicidade concludas. O porto da Beira deve ficar saturado aos 20 milhes de t (entre 5 a 10 anos). O escoamento do carvo , pois, um problema por resolver. O potencial de produo da bacia carbonfera do Zambeze enorme e h j estimativas que colocam, dentro de 10 anos, a fasquia nos 100 milhes de t por ano, o que exige grandes investimentos no sector dos transportes, nomeadamente caminhos-de-ferro e portos. Com financiamento da Vale, encontram-se j em fase de projecto os empreendimentos de ligao de Moatize linha frrea de Nacala, atravs do Malawi por onde podero, depois de modernizada a linha frrea, vir a ser escoados cerca de 40 milhes de toneladas por ano, o que implica a construo de um porto de guas profundas em Nacala. Quando o porto de carvo de Nacala atingir o seu mximo ser necessrio encontrar solues/investimento para escoar os restantes 40 milhes de t de carvo. Para garantir a colocao do carvo no mercado internacional, especialmente na China, ndia e Brasil, cuja tonelada est a ser transaccionada a cerca de USD 400 (h 4 anos oscilava pelos USD 90), estes grandes operadores esto dispostos a montar a logstica necessria atravs do financiamento de pesadas infraestruturas de transporte. Sem pretender antecipar tendncias, poder passar por a o financiamento das referidas solues o que, a verificar-se, abrir espao para o lanamento de grandes concursos e/ou convites, direccionados especialmente ao sector da engenharia e Obras Pblicas. Avaliados em mais de USD 2 mil milhes cada um, estes investimentos esto circunscritos escala de grandes multinacionais. No entanto, mais do que evidente o efeito multiplicador que estes projectos tm na economia do pas e da a criao de condies para o aparecimento de oportunidades para inmeras actividades paralelas e nalguns casos complementares, em que se destaca o cimento, o coque, o alumnio e as ferro-ligas. A dinmica que estas operaes esto a gerar na economia local pressiona fortemente a oferta de habitao, centros de sade, escolas e creches. Actividades complementares como a indstria hoteleira, o comrcio, os transportes pblicos a agricultura e a pecuria esto tambm sob forte presso. As cidades de Tete, Beira e Nacala tm, a curto prazo, de se transformar em plataformas logsticas eficientes onde no faltaro oportunidades de negcio nas reas das acessibilidades, equipamento urbano e sectores de apoio como consultoria, servios de informtica, transportes rodovirios e comunicaes. Os investimentos referidos e a futura dinmica de exportao de gs natural, carvo, energia elctrica e titnio sero determinantes no crescimento da economia e, seguramente alteraram j e viro a alterar muito mais a estrutura econmica deste pas j em evidente processo de transformao. (Redaco/Jornal de Negocios)

24/08/12

PONTO ERTO

PUB

Estamos mais perto de si visite-nos

JSSICA
ESCOLA DE CONDUO

HIV/Sida mata 2 mil funcionrios pblicos

JSSICA Av. Marien Nguambi 813 R/C Tel/Fax 21 310358 Cel 82 1283830 82 4836610

JECKA
ESCOLA DE CONDUO

JECKA Rua do jardim prximo da fbrica 2M Cell 821283830, 82 4836610

82 54 55 56 5 PAL 82 30 54 43 4
ESCOLA DE CONDUO

PAL Av. de Moambique n 14 Tel 21471137Cel 82 128 38 30 823008095 Benfica

Jacob Zuma instala comisso de inqurito sobre Marikana


O presidente sul-africano, Jacob Zuma instalou esta quinta-feira a comisso encarregue de investigar sobre a morte de 44 pessoas, das quais 34 mortas pela polcia a 16 de Agosto, na mina de Marikana (norte), onde uma parte dos perfuradores entraram em greve para reclamar melhores salrios.
A comisso "foi criada para estudar as questes de interesse pblico, nacional e internacional, levantadas pelos acontecimentos de Marikana que causaram 44 mortos, mais de 70 feridos e conduziu deteno de mais de 250 pessoas, declarou Zuma durante uma alocuo solene em Pretria. A polcia abriu fogo quinta-feira, 16 de Agosto, contra os grevistas armados de facas, barras de ferro e de armas de fogo, causando 34 mortos e 78 feridos, enquanto que 10 outras pessoas - dos quais dois agentes da polcia morreram nos dias anteriores. O inqurito deve determinar as responsabilidades da companhia mineira Lonmin que explora a mina de Marikana -, da polcia sul-africana, dos sindicatos rivais AMCU e NUM, de instituies governamentais no primeiro linha das quais o ministrio das Minas, e de todas as outras pessoas que fizeram parte das violncias, detalhou o presidente. A comisso, composta de trs magistrados, ser presidida pelo antigo juiz Ian Farlam e dever apresentar as suas concluses em cinco meses, precisou Jacob Zuma. "Devemos olhar como, trabalhando com os sindicatos e o patronato, ns podemos fazer para que as greves nesse sector (...) tenham lugar nos limites da lei", declarou Zuma quartafeira tarde, lembrando que a Constituio sul-africana reconhece o direito de manifestao "de modo pacfico e sem armas". "Temos visto muitas greves violentas esses ltimos anos, o que intil porque h bastantes instrumentos jurdicos disposio dos trabalhadores e dos empregadores para resolver os seus diferendos", acrescentou, algumas horas aps ter apelado os mineiros de Marikana calma. O presidente tambm evocou possveis "sanes" contra as companhias mineiras que no respeitam a directiva sobre a melhoria das condies de vida dos mineiros, sanes que podero ir at "anulao da sua licena de explorao".

Saif al-Islam foi acusado de corrupo, homicdio e violao

Filho de Khadafi ser julgado na Lba em Setembro


O filho de Mumammar Khadafi, Saij al-Islam Khadafi, que durante muito tempo foi considerado o brao direito do coronel que governou a Lbia durante mais de 40 anos, vai ser julgado em Setembro, anunciou nesta quinta-feira o porta-voz do procurador-geral lbio, Taha Nasser Baara. O julgamento ainda no tem data pelas autoridades lbias. interveno do TPI durante a marcada, mas foi anunciado que Vrios activistas tm alertado para a investigao e que a procuradoria tem comear na segunda quinzena do possibilidade de Saif al-Islam ser provas slidas para o julgar. prximo ms na cidade lbia de Zintan, condenado pena de morte na Lbia, (Fonte Publico PT) onde Saif al-Islam est detido. Sabemas as autoridades lbias mantm a se tambm que as audincias sero inteno de o julgar no seu pas. abertas comunicao social, e que o Um comit do gabinete do procuradorMercado Cambial Boletim N 165/12 - 23.08.12 filho de Muammar Khadafi, que foi geral j completou a sua investigao Taxa de cmbio mdia morto pelos rebeldes que se sobre os crimes cometidos por Saif alCmbio PAS MOEDA opuseram ao seu regime em Outubro Islam desde o incio da revoluo 28,53 Mt 28,73 Mt Dlar Estados Unidos do ano passado, vai responder por [contra o regime de Khadafi], a 15 de 3,45 Mt 3,43 Mt Rand frica do Sul acusaes de corrupo, homicdio e Fevereiro de 2011 e est preparada 3,45 Mt Lilanguenui 3,43 Mt Swazilndia violao. para a acusao, disse Taha Nasser 35,74 Mt 35,49 Mt Unio Europeia Euro Lbra Saif al-Islam Khadafi, de 40 anos, foi Baara, citado pela BBC. Inglaterra 45,02 Mt 45,33 Mt capturado no ano passado e j Nos prximos dias essa acusao Dlar Canad 29,92 Mt 28,71 Mt Coroa Noruega 4,87 Mt 4,83 Mt defendeu que deve ser julgado no dever ser aprovada pelo procurador, 4,77 Mt 4,80 Mt Coroa Dinamarca Tribunal Penal Internacional em Haia, que ento anunciar a data definitiva 4,26 Mt 4,29 Mt Coroa Sucia que emitiu um mandado de deteno para o incio do julgamento. Franco 29,56 Mt Suia 29,77 Mt contra ele por crimes contra a Capturado em Novembro do ano 106,33 Mt Kwacha Malawi 105,58 Mt humanidade. Este tribunal adiantou passado por rebeldes, Saif al-Islam Shilling 18,33 Mt Tanzania 18,21 Mt que j tomou conhecimento da Khadafi foi detido em Zintan, a cerca de Kwacha Zmbia 5,92 Mt 5,88 Mt realizao do julgamento mas 170 quilmetros da capital, Trpoli. Dlar 76,01 Mt Zimbabwe 75,48 Mt 362,66 Mt 360,14 Mt Iene Japo sublinhou que no foi contactado Baara adiantou que no houve Fonte: BM 5
COMPRA VENDA

Вам также может понравиться