Вы находитесь на странице: 1из 2

EXPERIMENTO - ESTADOS FISICOS DA MATERIA Objetivos Mostrar que, os materiais mudam de estado fsico com a variao da temperatura.

Introduo A troca de calor entre materiais, ou seja, propagao de energia trmica pode causar mudanas nos materiais que trocam energia. As principais mudanas que podem ocorrer num material devido a variaes de sua energia trmica so: variao da temperatura, variao de volume e mudana de estado fsico. Todos os materiais so formados por molculas (menor parte da matria que conserva as caractersticas de uma substncia), sendo que, a maioria dos materiais que encontramos na natureza so formados pela mistura de diferentes substncias. O efeito do aumento de energia trmica num material o aumento da velocidade com que as molculas se movem (vibram) no material. O aumento de temperatura nada mais que um indicativo da energia cintica com que as molculas esto vibrando. O estado fsico de um material, slido, lquido ou gasoso, devido interao existente entre as molculas das substncias de que formado o material. Com o aumento da energia trmica das molculas e conseqentemente a intensidade com que vibram as molculas, h energia suficiente para superar a interao molecular existente ocorrendo ento a mudana de estado. As molculas de um slido vibram em torno de uma posio fixa; na mudana para o estado lquido as molculas deixam de ter esta posio fixa de vibrao, e com isso podem se deslocar de um lugar para outro. Na mudana do estado lquido para o gasoso, as molculas deixam de ter interaes entre si e passam a se movimentar para qualquer direo, se movendo por todo o ambiente em que estiver o gs. A diminuio da quantidade de energia trmica simplesmente faz com que os mesmos fenmenos aconteam, s que em ordem contrria. Metodologia A idia usar parafina e provocar mudanas de estado: de slido para lquido, de lquido para slido e de lquido para gasoso. Primeiramente aquece-se um pedao parafina, que slido, at que ocorra a mudana para o seu estado lquido. Depois se deixa o lquido esfriar at que ele volte a ser slido. Posteriormente aquece-se a parafina slida at que haja a sua mudana para o estado lquido e, em seguida, gasoso.

Abordar todas as relaes de mudana de estado existente.

Montagem Retire com o estilete cerca de trs milmetros cbicos de parafina do lado da vela. Coloque na colher a parafina que foi retirada. Acenda a vela e a fixe em algum lugar. Segure a colher logo acima da chama da vela. Espere a parafina derreter. Retire a colher de cima da chama e espere a parafina esfriar at voltar para o seu estado slido. Volte a segurar a colher logo acima da chama da vela. Espere at que a parafina se decomponha, passando para o estado gasoso.

Вам также может понравиться