Вы находитесь на странице: 1из 7

PROVA ESCRITA DE Durao da prova: 80 minutos Tolerncia: 10 minutos

GEOGRAFIA GEOGRAFIA
11 / junho / 2012

10 ANO TURMA B 10 ANO TURMA B TESTE DE ETAPA

verso 2

NOTA PRVIA:

. Identifique claramente os grupos e os itens a que responde. . Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta azul ou preta. . interdito o uso de esferogrfica-lpis e de corretor. . As cotaes da prova encontram-se na pgina 7. . Pode utilizar rgua e mquina de calcular no alfanumrica. . Nos itens de resposta aberta com cotao superior 20 pontos, cerca de 10% da cotao atribuda comunicao em lngua portuguesa.

. Nos grupos I, II, III e IV, em cada um dos itens, SELECIONE a alternativa CORRETA. . Na sua folha de respostas, indique claramente o NMERO do item e a LETRA da alternativa pela qual optou. . atribuda a cotao zero pontos aos itens em que apresente: - mais do que uma opo (ainda que nelas esteja includa a opo correta); - o nmero e/ou letra ilegveis. . Em caso de engano, este deve ser riscado e corrigido, frente, de modo bem legvel. . Nos grupos V e VI, nos itens em que pedido um nmero determinado de elementos: - se a resposta ultrapassar esse nmero, a classificao feita segundo a ordem pela qual esto apresentados; - a indicao de elementos contraditrios anula a classificao de igual nmero de elementos corretos.

Professor: Rui Pimenta

p. 1 de 7

Grupo I
Considere os dois mapas que se seguem mapas A e B , abrangendo a rea de Portugal continental.

1 Os mapas A e B correspondem,
8

respetivamente,
Y 7

Mapa B

A. diviso administrativa e estatstica do territrio portugus. B. organizao do espao conti-

nental em unidades territoriais: NUTs e distritos.


5

C. a uma simplificada e distorcida representao do territrio continental portugus. D. Nenhuma das afirmaes anterio-

4 3 2

res opo.

2 O lugar assinalado no mapa A com a


letra
Y

, revela uma localizao forma traduzir aproximada, da se seguinte

Mapa A
1

que,

de

poderia forma:

A. 42 N, 7 E. C. 41 N, 7 O.

B. 41 N, 9 O. D. 42 N, 9 E.

3 Os nmeros 1, 4, 6 e 7 assinalados no mapa B correspondem, respetivamente, aos distritos de


A. Algarve, Santarm, Porto e Bragana. C. Faro, Santarm, Aveiro e Bragana. B. Faro, Lisboa, Viseu e Guarda. D. Faro, vora, Coimbra e Bragana.

4 O territrio continental portugus, mapas A e B,


A. situa-se no extremo sudeste da Europa. B. ocupa toda a fachada ocidental (oeste) da Pennsula Ibrica. C. faz parte integrante que um conjunto que engloba uma regio ultraperifrica os dois arquiplagos atlnticos que se estendem para este do referido territrio. D. faz parte integrante que um conjunto que comporta tambm uma Zona Econmica Exclusiva (ZEE).

5 A presena de numerosas comunidades de portugueses e de luso-descendentes em todo o mundo


A. constitui um fator de irradicao da nossa cultura e da nossa lngua. B. representa um importante elo de ligao de Portugal aos pases de acolhimento dessas comunidades. C. tem como consequncia a dinamizao de fluxos financeiros atravs das chamadas remessas dos emigrantes, geralmente nas regies de destino dos emigrantes. D. foi reforada em 1986 com a constituio da CPLP, Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa, a qual veio reforar a cooperao entre os pases que a integram.

Professor: Rui Pimenta

p. 2 de 7

Grupo II Observe com ateno as figuras que se seguem.


Figura 2 Figura 3

1 O ciclo hidrolgico (Figura 1)

Figura 1

A. corresponde ao processo de circulao contnua da gua entre os oceanos, a atmosfera e os continentes, sem alterao do seu estado fsico. B. inicia-se com a energia solar, a qual provoca a condensao e consequente passagem da gua para a atmosfera sob o estado gasoso. C. permite que a gua existente no Planeta se mantenha constante. D. Apenas duas das afirmaes anteriores so opo.

2 Se o esquema da Figura 2 estivesse completo


A. as linhas assinaladas a branco indicariam um sentido de deslocamento do ar da periferia (isbara mais exterior) para o centro (isbara dos 1030 mb). B. corresponderia a uma representao de um centro de baixas presses, no hemisfrio sul. C. as linhas assinaladas a branco destinar-se-iam a mostrar a circulao vertical do ar, junto da superfcie terrestre. D. seria possvel prever o estado de tempo para a regio onde este centro de presso se situasse.

3 Os centros de presso representados pelas Figuras 2 e 3 correspondem, respetivamente,


A. a dois centros de altas presses: um no hemisfrio sul e o outro no hemisfrio norte. B. a um anticiclone e um centro de baixas presses. C. a uma depresso e um anticiclone. D. a dois centros de baixas presses: um no hemisfrio norte e o outro no hemisfrio sul.

4 Nos centros de baixas presses


A. formam-se condies atmosfricas que marcam os estados de tempo em Portugal, sobretudo nos meses de vero. B. o movimento do ar ocasiona uma diminuio da temperatura, a qual que responsvel pela passagem do vapor de gua ao estado lquido (evaporao), formando-se nuvens que provocam precipitao. C. a movimentao do ar predominantemente horizontal, no possibilitando a ocorrncia de precipitao. D. ar toma um sentido ascendente, convergindo junto da superfcie terrestre.

5 A distribuio da precipitao em Portugal revela irregularidades:


A. espacial, que se traduz num contraste evidente entre o norte e o sul, devido sobretudo influncia da latitude, pois a perturbao da frente polar afeta com menor frequncia o Sul do Pas. B. intra-anual, que nos coloca perante a existncia de meses mais secos, os correspondentes ao vero, sendo que os valores mais elevados de precipitao ocorrem no final do outono, durante o inverno e a primavera. C. interanual, ou seja, de ano para ano, acabam por se verificar diferenas pouco significativas nos valores da precipitao total anual. D. Todas as afirmaes anteriores constituem opo de resposta.
Professor: Rui Pimenta p. 3 de 7

Grupo III
Considere a seguinte frase: A pesca uma atividade historicamente importante em Portugal. Assiste-se, todavia, a um declnio contnuo da frota pesqueira, sendo que em 2004 esta representava menos de dois teros da frota de 1990. O mesmo se passa com a populao empregada na pesca.

1 A plataforma continental
A. corresponde superfcie submersa, fortemente inclinada, que nos permite o acesso zona abissal, para l dos 200 metros de profundidade. B. devido, entre outras razes, h grande agitao das guas, maior salinidade e maior penetrao da luz solar, apresenta uma grande riqueza biolgica (vida marinha). C. relativamente estreita ao longo de todo o litoral portugus, sendo esta tendncia apenas contrariada nas Regies Autnomas devido origem vulcnica dos dois arquiplagos. D. designa a superfcie submersa, levemente inclinada, constituindo um prolongamento da placa continental, com cerca de 200 metros de profundidade.

2 Upwelling significa o mesmo que


A. a subida superfcie de guas quentes na costa algarvia, provocada pela ocorrncia de ventos quentes provenientes do norte de frica. B. a deslocao de grandes massas de gua individualizadas pelas suas caratersticas de temperatura e densidade. C. a subida superfcie de guas frias, provocada pela ocorrncia de nortada, na costa oeste de Portugal Continental. D. a oscilao peridica do nvel do mar.

3 A pesca uma atividade historicamente importante em Portugal


A. Ainda assim, a produo nacional no chegue para satisfazer as necessidades do mercado interno, pelo que a balana comercial dos produtos de pesca negativa. B. j que o seu contributo para a economia nacional sempre foi muito relevante, nomeadamente pelo nmero muito assinalvel de indivduos que emprega. C. mesmo no que se refere a pesqueiros externos, a que os pescadores portugueses tiveram que rumar por causa dos condicionalismos naturais, como sejam o aumento dos stocks e a relativamente estreita plataforma continental de todo o litoral portugus. D. que sempre remeteu para segundo plano a aquicultura, alternativa pesca que em Portugal nunca foi vivel.

4 A frota de pesca portuguesa


A. apresenta algumas limitaes, em particular as que resultam da elevada idade mdia da frota e do elevado nmero de embarcaes de grandes dimenses. B. constituda maioritariamente por embarcaes de pequena dimenso. C. na sua maioria, detm condies de autonomia que permitem a permanncia no mar durante longos perodos de tempo. D. tem o carapau como a principal espcie capturada, no que toca pesca local e costeira.

5 A reduo da dependncia externa de Portugal em termos dos produtos da pesca passa


A. pela diminuio e diversificao da produo aqucola. B. pelo combate poluio das guas costeiras. C. pelo rejuvenescimento e qualificao da mo de obra. D. pela troca da pesca por outra atividade mais rentvel.
Professor: Rui Pimenta p. 4 de 7

Grupo IV
Considere o mapa ao lado, correspondente densidade populacional por municpio.
N

1 Densidade populacional o
A. nmero de habitantes, por unidade de superfcie. B. valor total da populao de um dado territrio. C. nmero de ativos de uma populao. D. nmero de residentes que exercem funes num mesmo municpio.

2 O mapa ilustra
A. mal, a tendncia atual da distribuio da populao portuguesa. B. bem, dois dos problemas da distribuio da populao portuguesa. C. mal, as concentraes demogrficas vulgarmente conhecidas por Grande Lisboa e Grande Porto. D. bem, as desigualdades que existem em Portugal ao nvel da evoluo da populao.
Fonte: Censos 2011 Resultados provisrios, INE.

3 Por litoralizao entende-se


A. toda e qualquer rea onde se registe elevada concentrao de populao. B. o intenso preenchimento do Litoral com atividades econmicas de grande poder aquisitivo. C. a perda progressiva de populao do Litoral para as reas rurais. D. a concentrao da populao e das atividades econmicas no Litoral.

4 O contnuo despovoamento do Interior simultaneamente causa e efeito de problemas como


A. o desordenamento do espao devido escassa construo de edifcios. B. a falta de mo de obra para a esmagadora maioria das atividades agrcolas. C. a fraca oferta de bens e servios. D. a degradao ambiental devido poluio atmosfrica.

5 De entre as possveis solues para a correo das assimetrias na distribuio da populao em Portugal,
destaca-se

A. a valorizao dos recursos naturais, quer para a produo de energia renovvel quer para a promoo de atividades de cultura e lazer. B. a criao de servios essenciais populao, como o recurso a incentivos financeiros e fiscais. C. a desqualificao social e humana, atravs de medidas de combate pobreza, marginalidade, insegurana, ao desemprego, etc. D. o desenvolvimento das atividades econmicas, para combater o desemprego e o dinamismo econmico e social do Interior.
Professor: Rui Pimenta p. 5 de 7

Grupo V
Considere a informao do quadro que se segue.
Fontes de energia 1990 Consumo 10 tep
3

Carvo 2706 3232 3583 3619

Petrleo 11 731 15 624 13 482 13 345

Gs natural ---698 3652 5711

Outras 1973 2309 2349 2505

Total 16 410 21 863 23 066 25 180


Fonte: DGGE, 2002.

1999 2005 2010

1 Descreva a evoluo do consumo de energia, no total e por cada uma das fontes apresentadas. 2 Indique as principais origens dos combustveis fsseis consumidos em Portugal. 3 Demonstre a pertinncia da afirmao: fundamental promover uma gesto energtica que, por um lado, valorize os recursos renovveis e, por outro, racionalize o consumo de energia tradicional.

Grupo VI
Observe com ateno os mapas, por pontos, da distribuio espacial da populao residente em Portugal Continental, respetivamente, em 1940 e em 2001. 1 Apresente, de acordo com os mapas, duas das alteraes registadas na distribuio espacial da populao residente em Portugal Continental, entre 1940 e 2001. 2 Mencione dois dos aspetos de natureza socioeconmica que justificam a distribuio da populao na faixa litoral a norte de Setbal, em 2001. 3 Explique de que forma se refletiram na evoluo numrica da populao portuguesa os movimentos migratrios externos registados: - na dcada de 60; - na dcada de 90.

FIM

Professor: Rui Pimenta

p. 6 de 7

COTAES Grupo I 12345. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5 5 5 5 5 pontos Grupo II 12345. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5 5 5 5 5 pontos

25 pontos Grupo III 12345. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5 5 5 5 5 pontos Grupo IV 12345. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

25 pontos 5 5 5 5 5 pontos

25 pontos Grupo V 123....... ....... ....... 15 15 20 pontos Grupo VI 123....... ....... .......

25 pontos 10 10 30 pontos

50 pontos Total

50 pontos 200 pontos

Professor: Rui Pimenta

p. 7 de 7

Вам также может понравиться