Вы находитесь на странице: 1из 8

1

Investigao sobre Estresses Eletromecnicos em Transformadores Causados pela Corrente de Energizao (Inrush)
R. Guimares 1, A. C. Delaiba1 , E. Saraiva1, A. J. J. Pereira Rosentino1, M. Lynce1 H. S. Bronzeado2 C. A. Silva3 1 Universidade Federal de Uberlndia UFU 2 Companhia Hidro Eltrica do So Francisco - CHESF 3 Universidade Federal de Campina Grande - UFCG Em relao aos valores de pico, as correntes de inrush se assemelham s correntes de curto-circuito passantes em um transformador. No entanto, as caractersticas dos estresses eletromecnicos nos enrolamentos causados por esses dois tipos de correntes so diferentes. Enquanto as correntes de curtos-circuitos passantes provocam foras envolvendo os vrios enrolamentos do transformador que alimenta o curto circuito, a corrente de inrush envolve somente o enrolamento que est sendo energizado. importante ressaltar, no entanto, que este enrolamento pode ser constitudo de mais de uma bobina. Na referncia [1], apresenta-se o resultado de investigaes sobre como as foras eletromecnicas produzidas pelas correntes de energizao do transformador se distribuem no interior dos enrolamentos. Estes resultados demonstram que, mesmo com picos 30% menores que os provocados pelas correntes de curto-circuito, as correntes de inrush podem produzir foras com amplitudes semelhantes s provocadas pela corrente de curto-circuito. Isto se justifica levando em conta o tempo de durao das correntes de energizao que, em geral, consideravelmente maior que o das correntes de curto-circuito. Outro fato a ser considerado que as correntes de inrush podem ocorrer com mais frequncia do que as correntes de curto-circuito, uma vez que a energizao de transformadores faz parte da operao normal de servio. Na ocorrncia de altas correntes de inrush o ncleo satura e sua permeabilidade efetiva reduzida, com as componentes produzidas pelo fluxo de disperso podendo ser negligenciadas, bem como as correntes no secundrio, caso existam. Assim, na investigao das foras sob condies de inrush, apenas as componentes de campo produzidas pelas correntes nos condutores do enrolamento primrio so consideradas [2]. Para atender os objetivos aqui propostos, o artigo abordar, fundamentalmente, os seguintes aspectos: Descrio dos diferentes tipos de estresses eletromecnicos que ocorrem em transformadores; Apresentao de uma metodologia analtica para o clculo das foras axiais e radiais em transformadores, bem como o estresse eletromecnico produzidas em conseqncia das elevadas correntes de inrush;

Resumo--As falhas internas em enrolamentos dos transformadores , em geral, causadas pelo enfraquecimento do isolamento dos seus condutores ocasionado por diversos fatores. Um deles pode ser o estresse gerado pelas foras eletromecnicas axiais e radiais produzidas pelas correntes de energizao. Mesmo sendo considerada uma manobra normal, a energizao de um transformador produz correntes de elevadas magnitudes podendo afetar, significativamente, a vida til do transformador. Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma investigao sobre o estresse eletromecnico em transformadores causados pelas correntes de inrush, atravs da anlise matemtica de uma unidade trifsica com dois enrolamentos concntricos de dupla camada. Tal investigao ser mostrada tanto pelo mtodo analtico quanto pelo mtodo de elementos finitos, utilizando-se o software Flux em sua verso 3D. Complementarmente, a validao da modelagem computacional ser realizada atravs da comparao dos valores obtidos das simulaes computacionais com aqueles oriundos dos ensaios experimentais e resultados analticos. Palavras-chave: Transformador trifsico, Estresses eletromecnicos, Deformaes em enrolamentos, Corrente de Inrush, Mtodo dos elementos finitos.

I. INTRODUO Sabe-se que as correntes de alta magnitude que ocorrem durante a energizao de transformadores so ocasionadas pela saturao de seu ncleo ferromagntico. Essas elevadas correntes de energizao, denominadas de correntes de inrush, podem provocar uma srie de efeitos danosos para o sistema eltrico supridor, como tambm para o prprio transformador. Exemplos desses efeitos so os afundamentos momentneos de tenso, sobretenses harmnicas temporrias, estresse eletromecnico nos enrolamentos dos transformadores, deteriorao da isolao, operaes errticas de rels diferenciais e de sobrecorrentes, etc. Ocorrncias desse tipo degradam a qualidade da energia eltrica fornecida pelo sistema eltrico e pode tambm reduzir a vida til do transformador.

Discusso dos resultados de simulaes computacionais no domnio do tempo, atravs de um pacote computacional de elementos finitos em 3D; Validao das modelagens e das simulaes, atravs da comparao dos resultados obtidos computacionalmente com queles oriundos de resultados experimentais. II. ABORDAGEM ANALTICA O clculo das foras eletromagnticas realizado de acordo com a Equao 1, fundamentada na fora de Lorentz [3].

As deformaes impostas pela fora radial so, basicamente, de dois tipos. Na Figura 2(a), a deformao registrada chamada de deformao forada, enquanto na Figura 2(b) ilustrado uma deformao livre. [7]

r r r f = J B

(1)
(a) (b) Figura 2: Enrolamento sob deformao (a) forada, (b) livre

Onde: f a densidade volumtrica de fora magntica em N/m2; J a densidade superficial de corrente em A/m2 e B a densidade de fluxo magntico de disperso em T. A. Clculo Analtico da Fora Radial As foras radiais produzidas pelas correntes de inrush produziro efeitos apenas no enrolamento que for energizado, provocando, em geral esforos de trao, ou seja, expanso do enrolamento. [1, 2, 4] A Figura 1 ilustra o sentido da fora no enrolamento externo de um transformador de dois enrolamentos (e duas bobinas), submetido energizao.

B. Clculo Analtico da Fora Axial A Figura 3 apresenta a caracterstica bsica da deformao produzida pela fora axial advinda da corrente de inrush, enquanto que, na figura 4 mostra-se a compresso axial produzida pela corrente de energizao do transformador.

Figura 3: Representao da compresso axial em um enrolamento do transformador sob corrente de inrush.

Figura 1: Fora radial em um transformador sob corrente de inrush.

A fora radial resultante pode ser estimada pela Equao 2. Dividindo-se esta equao pelo valor de , obtm-se a expresso que permite determinar o valor da fora radial mdia, conforme Equao 3 [4, 5].
2 2 ( n i0 max ) 2 Dm 7 10 [N ] h

Fr =

(2) (3)
Figura 4: Compresso axial dos enrolamentos causada pela corrente de energizao

Frmed

F 2 (n i0 max ) 2 Dm 7 = r = 10 [N ] h

onde Fr a fora radial resultante; Frmed a fora radial mdia; i0max o maior pico de corrente de inrush para um transformador monofsico; h a altura do enrolamento e Dm o dimetro mdio do enrolamento. A partir da fora radial mdia e das dimenses fsicas do condutor, o estresse de trao pode ser calculado de acordo com a Equao 4 [6].
medio (i ) 2 n Dm 7 N = 0 max 10 m2 h ac

Sabe-se que, a fora axial que ocorre devido ao campo radial nas extremidades das bobinas dirigida para o ponto mdio do enrolamento a ser energizado. Segundo [6], a soma das compresses axiais prximo ao ponto mdio em ambos os enrolamentos interno e externo definido pela Equao 5.

[ ]

(4)

2 2 (n iomx) Dmt 7 di + de FcTotal= 10 d0 + h2 3


2

(5)

onde d0 o espao entre os enrolamentos e di e de so as espessuras radiais dos enrolamentos interno e externo. Neste caso, como apenas uma bobina submetida corrente de inrush, a fora compressiva total dirigida apenas ao enrolamento energizado. Assim, a fora axial total nas extremidades do enrolamento pode ser avaliada pela expresso (6): 4 d2 (6) Fa = 1,25 0,366 q F log1 + 2 1 [N] w onde q o valor de ampre-espira no final da bobina ou da espira, w representa a dimenso axial do condutor, considerando a sua isolao, d1 a largura equivalente do

A Figura 6 mostra uma forma de onda tpica da corrente transitria de energizao de transformadores (corrente de inrush).

Figura 6: Forma de onda tpica da corrente transitria de energizao de transformadores (corrente de inrush).

ducto d + 1 (d + de ) do transformador e h a altura do 0 i

enrolamento. O valor de F na expresso (6) dada por:

F=

2 2 (n i0 max ) 2 Dmt [N] 10 7 h


III. CARACTERIZAO DA CORRENTE DE INRUSH

A. Estimativa da amplitude do primeiro pico da corrente de inrush Admitindo-se que os ncleos ferromagnticos empregados em transformadores tendem a saturar quando a densidade de fluxo (B) assume o valor de aproximadamente 2.0 [T], o fluxo magntico ( saturado) no ncleo pode ser calculado pela Equao 9. r r (9) = B.dS
saturado

Aplicando-se uma tenso senoidal, a densidade de fluxo tambm senoidal e a corrente de magnetizao apresenta vrios picos em sua forma de onda. Esta situao pode ser retratada matematicamente, tomando-se como base a Equao 7 [8]:

O mximo fluxo magntico de disperso ( escrito de acordo com a Equao 10 [4].

ar)

pode ser

ar = 0 H Am

ar = 2 mp + r saturado = 2 mp + r 2,0 Ancleo


Sendo

(10)

d (t ) V p sen(t + ) = i0 R1 + N1 m dt

(7)

corrente de magnetizao; m (t ) : o valor instantneo do fluxo magntico; R1 : a resistncia do enrolamento energizado e N1 : o nmero de espiras do enrolamento. A soluo obtida usando as condies iniciais t = 0, r. Assim, tem-se:
m=

onde V : valor de pico da tenso aplicada; : o ngulo p no qual a tenso aplicada; i0 : o valor instantneo da

Dm 2 a rea mdia enlaada por uma Am = 4 espira do enrolamento; Dm , neste caso, o dimetro mdio em [m] do enrolamento; mp o fluxo magntico mximo; r o fluxo residual (ou remanescente). Dentro desta perspectiva, pode-se estimar o primeiro pico da corrente de inrush no enrolamento de um transformador monofsico, com Nespiras espiras e altura henrolamento. Matematicamente, esta situao operacional, pode ser estimada pela equao 11, baseada na Lei Circuital de Ampre.

Para = 0 e fluxo residual de + r, a forma de onda do fluxo magntico mostrada na Figura 5.


o

m = ( mp cos r )e

R1 t L1

mp cos ( t + )

H=
Isto :

N espiras i 0 mx henrolamento
Hh enrolament o N espiras
mp

i 0 mx =

(8)

Hhenrolamento N espiras

(11)

i 0 mx =

i 0 mx =

(2

+ r 2,0 Ancleo ) henrolamento 0 Am N espiras

(12)

Figura 5: Comportamento do fluxo magntico durante a energizao de transformadores: fluxo remanescente positivo.

onde: i0mx o pico da corrente de inrush em [A]; H a intensidade de campo magntico em [A/m]; Nespiras o nmero de espiras do enrolamento energizado; henrolamento altura do enrolamento energizado em [m]. Para o clculo da corrente de inrush em transformadores trifsicos necessrio avaliar cada caso particularmente, em funo das conexes de seus enrolamentos [8]: Se o primrio do transformador ligado em delta, durante a energizao apenas uma fase ser submetida a uma

elevada corrente de inrush. Desta forma, a corrente de linha de energizao de um transformador trifsico, com primrio ligado em delta 0.577 (1/3) vezes a correspondente corrente inrush de um transformador monofsico [8]; Para um banco de transformadores, constitudo por trs unidades monofsicas, considerando que o primrio do banco esteja conectado em estrela e o secundrio em delta, a mxima corrente inrush ser, aproximadamente, o equivalente a 2/3 da corrente i0mx correspondente para um transformador monofsico [8]; Para um transformador trifsico de trs colunas, no qual as trs fases esto magneticamente interligadas, o fenmeno em decorrncia da corrente inrush pode ser tratado da mesma forma que banco de transformadores, constitudo por trs unidades monofsicas, similar ao caso anterior [8]. B. Estimativa da atenuao da amplitude da corrente de inrush A metodologia para estimar os picos da corrente inrush para os primeiros ciclos so desenvolvidos em [8]. Tais procedimentos so geralmente aplicveis para os ciclos iniciais. Dentro deste enfoque, apresenta-se neste item uma sntese do mtodo analtico para estimar a corrente inrush: Aps a saturao do ncleo, a corrente inrush limitada pela reatncia do ar, Xs, a qual pode ser calculada pela Equao 13:

De posse do valor de pico da corrente inrush do primeiro ciclo, a densidade de fluxo residual ao final do primeiro ciclo avaliada. Portanto, o novo valor para a densidade de fluxo residual para o prximo pico calculado pela expresso 17:

Br (novo) = Br (antigo) Bmp

K3 R [2(sen cos )] XS

[T]

(17)

onde: R: a soma da resistncia do enrolamento com a resistncia do sistema em [ohms] e K3: o fator de correo para atenuao do inrush, o qual igual a 2,26. Desta forma, repete-se a metodologia utilizada para o primeiro pico da corrente de inrush. IV. EXEMPLO DA METODOLOGIA ANALTICA DOS ESFOROS ELETROMECNICOS EM UM TRANSFORMADOR TRIFSICO SUBMETIDO A UMA CORRENTE DE INRUSH Este item tem por objetivo apresentar atravs de um exemplo, a metodologia analtica para o clculo da corrente de inrush, foras e estresses eletromecnicos. O transformador selecionado do tipo ncleo envolvido, trifsico, 15 kVA, 220/220 V, estrela/estrela com enrolamentos concntricos de dupla camada. As caractersticas eltricas, magnticas e geomtricas deste transformador esto indicadas na referncia [6]. A principal justificativa para o uso deste transformador de pequeno porte est alicerada na riqueza dos detalhes construtivos do equipamento disposio dos pesquisadores, atravs do acesso ao transformador, bem como ao seu projeto completo. No obstante a isto, outra justificativa, prende-se ao fato que possvel uma comparao entre os valores obtidos analiticamente e computacionalmente com aqueles oriundos dos ensaios experimentais, sendo esta etapa uma das contribuies deste trabalho. A tabela 1 traz algumas informaes sobre as caractersticas eltricas e geomtricas do transformador utilizado.
Tabela 1: Caractersticas do Transformador utilizado

XS =

0 N espiras Am
2

A seguir, o ngulo calculado pela Equao 14, o qual corresponde ao instante no qual o ncleo satura:

henrolamento

2 f

[]

(13)

Bs Bmp Br = K1 cos-1 [rad ] Bmp

(14)

Onde: K1 representa o fator de correo do ngulo de saturao e igual a 0,9[8]; O valor da induo magntica nominal de pico no ncleo do transformador calculada, tomando-se como base a equao 15.

Potncia do Transformador Tenso Tipo de Ligao Dimenses do fio de cobre Nmero de espiras rea aparente Fator de empilhamento Dens. de fluxo magntico Impedncia percentual

Bmp =

U 4,44 f N espiras Anucleo

[T]

(15)

Por outro lado, a densidade de fluxo de saturao (Bs) em [T] igual a 1,25xBmp e a densidade de fluxo residual( Br) em [T] igual a 0,8xBmp. [8] A partir dos parmetros obtidos anteriormente, pode-se, atravs da equao 16, calcular o primeiro pico da corrente inrush.

15 kVA Enr. ext. e int. Enr. ext. e int. Enr. ext. e int. Enr. ext. e int. Coluna Culatra Coluna e culatra Coluna Culatra 3,47 %

220 V Estrela 3,5x4,5 mm 66 0,0049996 m2 0,0052826 m2 0,95 1,55 Tesla 1,44 Tesla

A. Estimativa da corrente de Inrush no primeiro ciclo i0max = 1428 [A] Para o modelo de transformador trifsico utilizado corrente de inrush igual a 2/3 da corrente i0mx. iinrush 952 [A] B. Clculo das foras e estresses radiais => Fora radial total para enrolamento interno:

i0 max =

K2 U 2 (1 cos ) XS

[A]

(16)

onde U representa a tenso eficaz aplicada em [V]; K2 representa fator de correo do valor de pico e igual a 1,15. [8]

Fr-e = 10.137 [N] => Fora radial mdia para o enrolamento interno: Frmed-e = 3.227 [N] => Estresse mdio para o enrolamento interno: med-e = 2,33x106 [N/m2] C. Clculo das foras axiais => Fora compressiva total no enrolamento interno: Fctotal = 1.447 [N] V. ENSAIO DE ENERGIZAO O equipamento utilizado para os ensaios foi um transformador trifsico de trs colunas (ncleo envolvido), com dois enrolamentos por fase (Figura 7). As informaes geomtricas, eltricas e magnticas do transformador utilizado so identificadas em [6].

fazendo com que o fluxo residual fosse igual ou prximo de zero. Posteriormente, a energizao foi feita atravs do fechamento de uma chave trifsica instalada entre a fonte de alimentao e o transformador, com os trs plos sendo fechados simultaneamente. Com a medio da tenso aps a chave foi possvel medir os ngulos da tenso, no momento da energizao do transformador. Dentro deste contexto, para se comparar os valores obtidos computacionalmente e experimentalmente, os ngulos medidos foram utilizados na simulao computacional, de forma a impor ao modelo exatamente o mesmo instante de tempo obtida durante os ensaios, uma vez que o valor da corrente de inrush depende do instante do fechamento da chave. A Tabela 2 mostra os valores dos ngulos da tenso para cada fase.
Tabela 2: ngulos de fase da tenso obtidos na energizao do transformador.

Fase A B C

[O] -147 -27 93

As formas de ondas das correntes (IA, IB e IC) obtidas neste ensaio laboratorial so mostradas na Figura 9, com os valores do primeiro pico em cada fase sendo apresentados na Tabela 3.
1200 1000 800 Correntes de Energizao [A] 600 400 200 0 -200 -400 -600 -800 -1000 -1200 0.04 0.045 0.05 Tempo [s] 0.055 0.06 0.065 Ia-Medido Ib-Medido Ic-Medido

Figura 7: Foto do transformador utilizado nos ensaios experimentais

Para a realizao dos ensaios de energizao do transformador, utilizou-se o arranjo laboratorial mostrado na Figura 8.

Figura 9: Correntes nas fases do transformador, sob ensaio de energizao. Tabela 3: Amplitude do primeiro pico das correntes de energizao IA [A] IB [A] IC [A] 403 237 -924

Figura 8: Arranjo laboratorial para os testes de energizao

Comparando-se o valor do primeiro pico da fase C obtido via medies (924 A) com o valor calculado (952 A), nota-se que a diferena entre eles pequena, indicando que a metodologia analtica desenvolvida atende aos objetivos propostos. VI. O TRANSFORMADOR SOB O ENFOQUE DO MTODO DE ELEMENTOS FINITOS Na etapa referente aos estudos computacionais deste trabalho, optou-se por utilizar um software baseado no mtodo de elementos finitos (MEF). Este mtodo foi escolhido por j ser consagrado pela comunidade de engenharia eltrica. Dentre os excelentes programas computacionais existentes no mercado que utilizam o mtodo supracitado, o programa escolhido para se realizar o estudo aqui proposto, foi o Flux

Neste sentido, durante o ensaio de energizao, a fonte foi ligada ao enrolamento interno conectado em estrela aterrado. Deve-se mencionar que a existncia de um possvel fluxo residual no ncleo do transformador poderia aumentar consideravelmente o valor da corrente de energizao [9]. Para garantir a no existncia deste fluxo no ncleo do equipamento, antes da realizao do ensaio de energizao, aplicou-se uma pequena tenso alternada nos terminais do enrolamento interno, a qual foi gradualmente reduzida,

(Cedrat). Este software alm de empregar o mtodo de elementos finitos realiza simulaes eletromagnticas e trmicas, tanto na verso 2D quanto em 3D. Os mdulos bsicos incluem o pr-processamento (modelagem, definio das propriedades fsicas, e confeco das malhas), processamento (resoluo de problemas) e ps-processamento (anlise dos resultados). Neste trabalho optou-se por trabalhar na verso 3D, uma vez que o foco principal deste trabalho, que o enrolamento do transformador, de difcil representao em 2D por ser de forma cilndrica. Como em qualquer software que emprega o mtodo de elementos finitos, para a obteno de resultados mais precisos necessrio conhecer, de forma bem detalhada, a geometria e propriedades fsicas do elemento em estudo, no caso o transformador. Desta forma, fundamental que tanto ncleo, quanto enrolamentos e tanque sejam representados o mais fielmente possvel no pacote computacional. O ncleo representado pela geometria, pela curva de magnetizao da chapa empregada na construo do mesmo, alm dos entreferros existentes nas junes entre colunas e culatras [10]. Para a representao dos enrolamentos tomou-se o cuidado de considerar cada espira, incluindo tambm a espessura do isolante entre as mesmas. Esta considerao, mesmo aumentando o tempo de processamento, permite uma visualizao mais fiel do enrolamento, bem como um estudo mais detalhado do estresse eletromecnico que ocorre em cada espira. O material utilizado no modelo da espira foi o cobre. O tanque foi representado basicamente atravs dos dados geomtricos, juntamente com uma espessura e material equivalente ao utilizado no transformador real. O leo e o isolante existentes no equipamento foram representados como sendo o ar, uma vez que, para o estudo magntico aqui apresentado, tais materiais se equivalem ao ar. A Figura 10 mostra a vista superior do transformador, detalhando os enrolamentos interno e externo, o ncleo magntico e algumas dimenses fsicas necessrias para a implementao computacional da modelagem do transformador no MEF-3D.

Figura 11: Vista frontal do ncleo do transformador (dimenses em milmetros), considerando os enrolamentos.

A. Modelagem do transformador trifsico utilizando o Mtodo dos Elementos Finitos em 3D A Figura 12 mostra a modelagem do transformador, tomando-se como base o mtodo dos elementos finitos em 3D (Flux3D). Deve-se notar que apenas do transformador foi inserido, uma vez que essa tcnica muito utilizada em aplicaes baseadas no mtodo de elementos finitos, pois diminui consideravelmente o tempo de processamento da simulao.

Figura 12: A geometria do transformador no MEF-3D (Flux3D)

Figura 10: Vista superior do transformador utilizado (dimenses em milmetros).

A Figura 11 mostra uma vista frontal do transformador, incluindo alguns detalhes dos enrolamentos.

Durante a simulao de energizao, realizada no Flux3D,foram impostas as mesmas condies de tenso obtidas durante as medies, ou seja, as fontes de tenso criadas no pacote computacional possuem os mesmos ngulos detectados durante os ensaios experimentais. Um aspecto que de extrema importncia, refere-se ao instante de chaveamento, que influencia diretamente no valor da corrente de energizao. Diante deste fato, na simulao representou o mesmo instante de chaveamento, obtido durante os testes laboratoriais. Na Figura 13, apresenta-se a forma de onda das correntes de energizao (inrush) para o transformador mencionado, obtidas atravs de simulaes a partir do MEF-3D.

1200 1000 800 600 Correntes de Energizao [A] 400 200 0 -200 -400 -600 -800 -1000 -1200 0.04 0.045 0.05 Tempo (s) 0.055 0.06 0.065 Ia-Simulado Ib-Simulado Ic-Simulado

Figura 13: Formas de onda das correntes inrush obtidas no MEF-3D

ocorre o maior pico de corrente, ou seja, no enrolamento interno da Fase C. A Tabela 5 mostra os resultados fornecidos pela metodologia analtica e computacional dos esforos eletromecnicos calculados para a condio de energizao. Novamente, constatou-se que os valores encontrados apresentaram uma boa aproximao para os esforos radiais. Verifica-se o maior erro em relao fora axial e estresse eletromecnico. Entretanto, devido complexidade do assunto ora estudado e a carncia de literatura especfica, os autores reconhecem a necessidade de uma investigao mais criteriosa para a utilizao da metodologia analtica para a estimativa dos esforos eletromecnicos.
Tabela 5: Comparao entre as foras radiais e axiais, e estresse eletromecnico para condio de energizao, no enrolamento interno. Parmetro Fora radial total [N] Fora radial mdia [N] Fora axial total [N] Estresse [N/m2] Calculado 10.137 3.227 1.447 2,33x106 Simulado 9.664 3.076 1.173 1,88x106 Erro [%] 4,7 4,7 23,4 19,1

A Tabela 4 mostra os valores do primeiro pico em cada fase e as diferenas percentuais quando comparados com os valores obtidos durante as medies.
Tabela 4: Valor do primeiro pico das correntes das trs fases do transformador IA [A] IB [A] IC [A] 403 237 -924 Medio 355 243 -1.119 Simulao 13,7 2,6 17,4 Erro [%]

VII. CONCLUSO As diferenas indicadas na tabela 4 podem ser justificadas pela dificuldade de se impor, na simulao computacional, o exato momento de chaveamento utilizado durante as medies. No obstante a essa considerao, outro ponto a ser observado o fluxo residual inicialmente, na simulao computacional o mesmo considerado igual a zero, enqaunto que nos ensaios o valor do fluxo residual pode ser ligeiramente diferente de zero.. Complementarmente, a Figura 14 mostra o ncleo do transformador o momento em que a corrente passa pelo seu valor de pico na fase C. Nesta condio operacional, nota-se que a induo magntica de aproximadamente 2,4 T. Este valor era esperado, pois o transformador opera na regio de saturao, o que corrobora com vrias referncias clssicas sobre o assunto. O presente trabalho contemplou um tema bastante complexo e ainda carente em termos de publicaes tanto nacionais quanto internacionais. Se por um lado, a literatura abaliza a forma de se estimar os primeiros picos da corrente de inrush em transformadores, por outro, para estudos das foras e estresses eletromagnticos o nmero de publicaes bastante limitado. Neste contexto, o artigo buscou contribuir para este tipo de investigao, de modo a propiciar aos interessados no tema, um meio atravs do qual possvel calcular e conhecer as ordens de grandeza das foras eletromagnticas impostas aos enrolamentos de um transformador pela corrente de inrush. A pesquisa foi realizada seguindo as seguintes etapas: Busca de uma metodologia analtica para estimar os primeiros picos da corrente de energizao; Estudo de uma metodologia analtica para a estimativa dos esforos eletromecnicos axiais e radiais; Execuo, em laboratrio, de medies das correntes de energizao de um transformador; Implementao de modelagem matemtica baseada na tcnica de elementos finitos em 3D, de um transformador existente no laboratrio da Universidade Federal de Uberlndia; Realizao de simulaes computacionais com o objetivo de conhecer os esforos radiais e axiais nos enrolamentos do transformador, causados pelas altas correntes de energizao. Os resultados encontrados para a corrente de inrush mostraram-se confiveis, uma vez que as dificuldades de chaveamento e a possvel presena de fluxo residual no transformador dificultam uma modelagem computacional com maior fidelidade. Como parmetro de validao para o clculo da corrente utilizou-se das grandezas medidas e simuladas.

Figura 14: Induo magntica no ncleo durante a energizao.

Aps a verificao, constatou-se que os resultados eltricos e magnticos obtidos durante as simulaes foram satisfatrios, passou-se a analisar as grandezas mecnicas tais como as foras axiais e radiais nos enrolamentos. Estas informaes so apresentadas, no instante de tempo em que

A aplicao da metodologia proposta indicou uma maior aproximao para a estimativa dos esforos radiais do que para os axiais, o que pode ser observado na tabela 5. Na representao do equipamento pelo mtodo de elementos finitos, buscou-se a mxima fidelidade possvel, tanto para ncleo quanto para os enrolamentos e tanque. Este rigor na modelagem propiciou uma maior confiabilidade nos resultados simulados. Finalmente, conveniente ressaltar que as disparidades encontradas em relao aos esforos eletromecnicos indicam a necessidade de uma investigao mais criteriosa quanto utilizao da metodologia analtica. Entretanto, a metodologia usada neste trabalho fornece ao projetista de transformadores um referencial dos esforos eletromecnicos em seus clculos iniciais.

Antnio Carlos Delaiba nasceu em Botucatu-SP e obteve o grau de Mestre em 1987 pela Universidade de So Paulo (USP - So Carlos-SP), e o ttulo de Doutor em 1997 pela Escola Politcnica da Universidade de So Paulo (USP-SP). Foi professor da Fundao Educacional de Barretos (1980-1986). Foi professor da UNESP-Ilha Solteira (1987 a 1989). Atualmente professor na Faculdade de Engenharia Eltrica da Universidade Federal de Uberlndia. reas de interesse: qualidade da energia eltrica, transformadores, eficincia energtica. Elise Saraiva nascida em Uberlndia, MG, Brasil em 19 de novembro de 1976. Obteve o Mestrado em Engenharia Eltrica na Faculdade de Engenharia Eltrica da Universidade Federal de Uberlndia (UFU) em Janeiro de 2004. A Graduao tambm foi obtida na mesma instituio em 2001. Atualmente aluna de doutorado pela Universidade Federal de Uberlndia. As suas reas de interesse so: Transformadores, Elementos Finitos, ATP/EMTP. Arnaldo Junior J. P. Rosentino nasceu em Uberlndia-MG. Formou-se em Engenharia Eltrica em 2008 pela Universidade Federal de Uberlndia. Obteve o Mestrado em Engenharia Eltrica pela mesma universidade em julho de 2010. Atualmente est trabalhando em seu doutorado pela Universidade Federal de Uberlndia. Sua rea de interesse estresse eletromecnico em transformadores e qualidade da energia eltrica.

VIII. REFERENCIA BIBLIOGRFICAS


[1] STEURER, M.; FROHLICH, K. The Impact of Inrush Currents on the Mechanical Stress of High Voltage Power Transformer Coils. IEEE Transactions on Power Delivery, v. 17, n. 1, p. 155-160, January 2002. [2] ADDLY, A. A. Computation of Inrush Current Forces on Transformer Windings. IEEE Transactions on Magnetics, v. 37, n. 4, p. 2855 2857, July 2001 [3] BASTOS, J. P. A. Eletromagnetismo e Clculo de Campos. 2. Ed. [S.1.]: UFSC, 1992. [4] APOLNIO, R.; CHAVES, M. L. R.; OLIVEIRA, J. C.; BROZEADO, H. S. Projeto Chesf de P&D (CHESF/FAU/UFU). Chaveamento Controlado de Transformadores. Relatrio 08/10. Estudos Computacionais das Energizaes da SE-Eunpolis. Uberlndia, 2004. [5] APOLNIO, R. Modelagem e Chaveamento Controlado de Transformadores: Anlise Computacional e Validao Experimental. Tese (Doutorado) Universidade Federal de Uberlndia, Dezembro 2004. [6] AZEVEDO, A. C. Estresse Eletromecnico em Transformadores Causado por Curtos-Circuitos Passantes e Correntes de Energizao. Tese (Doutorado) Universidade Federal de Uberlndia, Fevereiro, 2007. [7] Bjerkan, E. High Frequency Modeling of Power Transformers Stresses and Diagnostics. Tese (doutorado) Norwegian University of Science and Technology, Trondheim 2005. [8] KULKARNI, S. V.; KHAPARDE, S. A. Transformer Engineering Design and Practice. 1. ed. [S.l.]: Marcel Dekker, Inc, New York, 2004. [9] BRONZEADO, H. S.; SARAIVA, E. CHAVES, M. L. R.; OLIVEIRA, J. C. - A Comparative Investigation on Three-phase Transformers Modeling With and Without Magnetic Coupling Between Phases. IEEE PES Transmission and Distribution Conference and Exposition, 2008 (T&D) Bogota, Colombia - August, 2008 ID 317 [10] SARAIVA, E.; CHAVES, M. L. R.; CAMACHO, J. R.; - Three-Phase Transformer Representation Using FEMM, and a Methodology for Air Gap Calculation. Proceedings of the 2008 International Conference on Electrical Machines (ICEM 2008) Vilamoura (Algarve), Portugal, September 2008 - ID 1032

Marcelo Lynce Ribeiro Chaves nascido em Ituiutaba, MG, Brasil em 03 de outubro de 1951. Obteve o ttulo de Doutorado em 1995 pela Unicamp Campinas, SP. O ttulo de Mestrado foi obtido em 1985, na Universidade Federal de Uberlndia (UFU) e a Graduao em Engenharia Eltrica obtido em 1975, pela mesma universidade. Professor titular na Universidade Federal de Uberlndia. As suas reas de interesse so: Transitrios Eletromagnticos. Herivelto de Souza Bronzeado nascido em Remgio, PB, em 2 de abril de 1953. MSc (1993) University of Aberdeen, Esccia, e Graduao (1975) UFCG (antiga UFPB), Campina Grande, PB. Empresa: Companhia Hidro Eltrica do So Francisco CHESF desde 1975. Engenheiro da rea de qualidade da energia eltrica e gerente de Projetos de P&D da CHESF. Coordenador do Comit de Estudos C4 do Cigr-Brasil e do Captulo PES/IAS/PELS, Nordeste 1, do IEEE.

IX. BIOGRAFIAS
Ronaldo Guimares nasceu em So Joo Del-Rei, MG, Brasil em 03 de novembro de 1969. Obteve o Grau de Mestre em Engenharia Eltrica na Faculdade de Engenharia Eltrica da Universidade Federal de Uberlndia (UFU) em Janeiro de 2006. Atualmente aluno de doutorado pela Universidade Federal de Uberlndia. As suas reas de interesse so: Qualidade da energia eltrica, transformadores, Eficincia energtica, Estresse eletromecnico Clio A. Silva recebeu o ttulo de mestre em Engenharia Eltrica pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em 2008. Atualmente aluno de doutorado em Engenharia Eltrica na UFCG.

Вам также может понравиться