Вы находитесь на странице: 1из 18

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica Curso de Engenharia Eltrica

GEE025 Instalaes Eltricas

LUS FERNANDO MACHADO FREITAS 11211EEL011

DISPOSITIVO DE PROTEO A CORRENTE DIFERENCIAL-RESIDUAL

Uberlndia 2013

LUS FERNANDO MACHADO FREITAS

DISPOSITIVO DE PROTEO A CORRENTE DIFERENCIAL-RESIDUAL

Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliao na disciplina Instalaes Eltricas da Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Uberlndia

Prof. Jlio Czar Coelho

Uberlndia 2013

SUMRIO
1 INTRODUO ..................................................................................................................................... 4 2 DESENVOLVIMENTO ......................................................................................................................... 6 3 CONCLUSES .................................................................................................................................... 8 4 REFERNCIAS .................................................................................................................................. 9 5 ANEXOS ... ........................................................................................................................................ 10

1 INTRODUO
DISPOSITIVO DE PROTEO A CORRENTE DIFERENCIAL-RESIDUAL PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO

O DR opera em funo do campo magntico resultante da circulao da corrente pelos condutores de alimentao dos circuitos eltricos. Em condies normais esse campo magntico praticamente nulo, mas, em caso de fuga associadas a choques eltricos ou defeitos de isolao, o seu valor deixa de ser nulo e assume um valor proporcional corrente que est fugindo (vazando pra terra) do circuito.

Assim sendo, foi concebido o DR, que possui internamente jogos de contatos, mecanismo de acionamento manual, um transformado de corrente com ncleo toroidal, um enrolamento de deteco, um sistema mecnico de disparo e outro de teste de funcionamento do prprio DR.

Como as correntes do circuito estaro sempre passando pelo transformado de corrente do DR, em caso de fuga (vazamento a terra), o campo magntico resultante diferente de zero e detectado pelo enrolamento de deteco que aciona o sistema de disparo responsvel pela abertura dos contatos eltricos, interrompendo assim o circuito monitorado pelo DR.

O sistema de teste do DR ao ser acionado, por intermdio de um boto existente ao prprio DR, provoca a circulao de uma corrente por fora dos condutores que passam dentro do ncleo toroidal, simulando realisticamente uma fuga e consequentemente a verificao do sistema de desligamento do prprio DR. Se alguma pessoa vier a tocar uma parte viva do circuito protegido: a poro de corrente que ira circula pelo corpo da pessoa provocar igualmente um desequilbrio na soma vetorial das correntes. A diferena, ento, detectada pelo dispositivo diferencial, tal como se fosse uma corrente de falta terra.

Quando essa diferena atinge um determinado valor ela ativa um rel. este rel ira provocar a abertura dos contatos principais do prprio dispositivo ou do dispositivo associado a ele (contator ou disjuntor ). O dispositivo DR composto basicamente, dos seguintes elementos: Um TC de deteco, toroidal, sobre o qual so enrolados cada um dos condutores e que acomoda tambm o enrolamento de deteco, responsvel pela medio das diferenas entre correntes dos condutores.

Um elemento de processamento do sinal e que acomoda o disparo do DR, geralmente designado rel reversvel.

Tipos de DR: Interruptores DR Disjuntores com proteo DR incorporada Tomadas com interruptor DR incorporado Blocos acoplveis a disjuntores caixa moldadas e modulares (minidisjuntores) Peas avulsas (rel DR e transformador toroidal) que so associados a um elemento de sinalizao ou alarme se eventualmente for apenas esta, e no um desligamento, que o objetivo da deteco DR.

2. DESENVOLVIMENTO
O objetivo deste relatrio demonstrar o principio de funcionamento de um DR diante de uma corrente de fuga. Foi realizado uma experincia na aula de instalaes eltricas onde foi ligado um sistema com duas fases um neutro, e com um disjuntor, um DR, 3 resistores, um interruptor e uma lmpada incandescente. A conexo foi feita da seguinte forma, saiu duas fases, ligando em um disjuntor termomagntico, do disjuntor ao DR, sendo os resistores ligados em paralelos com o interruptor em uma fase, e a outra conectada a lmpada, lembrando que os resistores foram ligados na fase e no neutro. A trs resistores, sendo cada um com uma resistncia diferente, com o primeiro com 12 k Ohms, com I=10,6 mA, o segundo com 8k2 Ohms ,com I=25,5 mA, o terceiro com 6k8 Ohms, com I= 18,7 mA, lembrando que esses resistores so para uma tenso de 127 V. O experimento foi feito com o primeiro resistor, como a corrente de fuga foi pequena o DR no desarmou. Logo a seguir foi feito o experimento com os dois resistores, com isso atingiu a tolerncia, desarmando o DR.

3 CONSIDERAES FINAIS
O elevado nmero de acidentes originados no sistema eltrico impe novos mtodos e dispositivos que permitem o uso seguro e adequado da eletricidade reduzindo o perigo s pessoas, alm de perdas de energia e danos s instalaes eltricas. A destruio de equipamentos e incndios muitas vezes causada por correntes de fuga terra em instalaes mal executadas, subdimensionadas, com m conservao ou envelhecimento. As correntes de fuga provocam riscos s pessoas, aumento de consumo de energia, aquecimento indevido, destruio da isolao, podendo at ocasionar incndios. Esses efeitos podem ser monitorados e interrompidos por meio de um Dispositivo DR, Mdulo DR ou Disjuntor DR. Os Dispositivos DR (diferencial residual) protegem contra os efeitos nocivos das correntes de fuga terra garantindo uma proteo eficaz tanto vida dos usurios quanto aos equipamentos. A relevncia dessa proteo faz com que a Norma Brasileira de Instalaes Eltricas ABNT NBR 5410 (uso obrigatrio em todo territrio nacional conforme lei 8078/90, art. 39 - VIII, art. 12, art. 14), defina claramente a proteo de pessoas contra os perigos dos choques eltricos que podem ser fatais, por meio do uso do Dispositivo DR de alta sensibilidade (= 30 mA).

4. REFERNCIAS
1. Disjuntor Diferencial, Wikipdia. Disponvel em: http://www.siemens.com.br/templates/coluna1.aspx?channel=9096, Janeiro de 2013. acessado em

2. SILVA, Srgio F. P. Instalaes Eltricas de Baixa Tenso. Instalaes Eltricas: Engenharia Eltrica. Uberlndia: Universidade Federal de Uberlndia, 2012-2. V. 3, 98p.

5. ANEXOS

Dispositivo A Corrente Diferencial Residual - DR

Proteo contra choques eltricos e incndios

Dispositivos DR
Proteo contra correntes de fuga terra em instalaes eltricas de baixa tenso

Fabricado no Brasil

Dispositivos DR, Mdulos DR, Disjuntores DR


Conceito de aplicao
O elevado nmero de acidentes originados no sistema eltrico impe novos mtodos e dispositivos que permitem o uso seguro e adequado da eletricidade reduzindo o perigo s pessoas, alm de perdas de energia e danos s instalaes eltricas. A destruio de equipamentos e incndios muitas vezes causada por correntes de fuga terra em instalaes mal executadas, subdimensionadas, com m conservao ou envelhecimento. As correntes de fuga provocam riscos s pessoas, aumento de consumo de energia, aquecimento indevido, destruio da isolao, podendo at ocasionar incndios. Esses efeitos podem ser monitorados e interrompidos por meio de um Dispositivo DR, Mdulo DR ou Disjuntor DR. Os Dispositivos DR (diferencial residual) protegem contra os efeitos nocivos das correntes de fuga terra garantindo uma proteo ecaz tanto vida dos usurios quanto aos equipamentos. A relevncia dessa proteo faz com que a Norma Brasileira de Instalaes Eltricas ABNT NBR 5410 (uso obrigatrio em todo territrio nacional conforme lei 8078/90, art. 39 - VIII, art. 12, art. 14), dena claramente a proteo de pessoas contra os perigos dos choques eltricos que podem ser fatais, por meio do uso do Dispositivo DR de alta sensibilidade ( 30mA).

Conceito de atuao
As correntes de fuga que provocam riscos s pessoas so causadas por duas circunstncias:
L1 N PE
L1 N PE B

1) Contato direto falha de isolao ou remoo das partes isolantes, com toque acidental da pessoa em parte energizada (fase / terra-PE).

2) Contato indireto atravs do contato da pessoa com a parte metlica (carcaa do aparelho), que estar energizada por falha de isolao, com interrupo ou inexistncia do condutor de proteo (terra-PE).

O Dispositivo DR protege a pessoa dos efeitos das circunstncias ao lado sendo que no caso do contato direto a nica forma de proteo.

Princpio de proteo das pessoas


Qualquer atividade biolgica no corpo humano seja ela glandular, nervosa ou muscular originada de impulsos de corrente eltrica. Se a essa corrente siolgica interna somar-se uma corrente de origem externa (corrente de fuga), devido a um contato eltrico, ocorrer no organismo humano uma alterao das funes vitais, que, dependendo da durao e da intensidade da corrente, poder provocar efeitos siolgicos graves, irreversveis ou at a morte da pessoa.

Grco com zonas tempo x corrente e os efeitos sobre as pessoas IEC 60479-1 (percurso mo esquerda ao p)
Zonas AC-1 AC-2 AC-3 Limites At 0,5 mA - Curva a 0,5 mA at curva b A partir da curva b para cima Efeitos Fisiolgicos Percepo possvel, mas geralmente no causa reao. Provvel percepo e contraes musculares involuntrias, porm sem causar efeitos siolgicos. Fortes contraes musculares involuntrias, diculdade respiratria e disfunes cardacas reversveis. Podem ocorrer imobilizaes e os efeitos aumentam com o crescimento da corrente eltrica, normalmente os efeitos prejudiciais podem ser revertidos. Efeitos patolgicos graves podem ocorrer inclusive paradas cardacas, paradas respiratrias e queimaduras ou outros danos nas clulas. A probabilidade de brilao ventricular aumenta com a intensidade da corrente e do tempo. AC-4.1 Probabilidade de brilao ventricular aumentada at aproximadamente 5% AC-4.2 Probabilidade de brilao ventricular de aproximadamente 50% AC-4.3 Probabilidade de brilao ventricular acima de 50%

AC-4

Acima da curva c1

c1-c2

c2-c3

Alm da curva c3

Conceito de funcionamento
A somatria vetorial das correntes que passam pelos condutores ativos no ncleo toroidal praticamente igual a zero (Lei de Kirchhoff). Existem correntes de fuga naturais no relevantes.
L1 N

Quando houver uma falha terra (corrente de fuga) a somatria ser diferente de zero, o que ir induzir no secundrio uma corrente residual que provocar, por eletromagnetismo, o disparo do Dispositivo DR (desligaL1 N

mento do circuito), desde que a fuga atinja a zona de disparo do Dispositivo DR (conforme norma ABNT NBR NM 61008 o Dispositivo DR deve operar entre 50% e 100% da corrente nominal residual - I n).

F1 Dispositivo DR de proteo contra a correntes de fuga terra


T

F1 L T

F1 L

T L

Transformador diferencial toroidal Disparador eletromagntico Carga Fuga terra por falha da isolao

IF
F

R A
R A R
F

Fluxo magntico da corrente residual Corrente secundria residual induzida

IF

Esquemas de ligaes bsicas


L1 L1 L2 N PE PE
1)

L1 L2

L1 L2

L1 L2 L3

L1 L2 L3 N

PE
2)

N PE

PEN

PE

1 N

1 N

1 3 5 N

DR1
2 N

DR1
2 N

DR2
2 4 6 N

1 3 5 N

1 3 5 N

1 3 5 N

DR2
2 4 6 N

DR2
2 4 6 N

DR2
2 4 6 N

R R
Aterramento da alimentao
2)

Mxima tenso de operao 220 VCA entre fases.

1)

1 3

5 N

2 4 6 N

2)

L1, L2, L3 Condutores Fases N Condutor Neutro PE Condutor de proteo ( terra )

DR1 Dispositivo DR bipolar DR2 Dispositivo DR tetrapolar R Carga

O boto de teste T, possibilita a vericao do correto funcionamento e instalao do dispositivo DR, gerando uma corrente de fuga interna entre dois terminais de conexo (acionar semestralmente, pois a garantia de funcionamento do Dispositivo DR). Portanto, em redes bifsica ou trifsica (L1+L2+N ou L1+L2+L3 sem N), verique o diagrama no frontal do dispositivo DR para proporcionar a correta energizao dos terminais utilizados por este teste. No exemplo foi interligado o terminal de conexo 3 ao terminal de conexo N para permitir a operao do boto de teste.

Esquemas de aterramento padronizado (norma ABNT NBR 5410 - item 4.2.2.2)


Seguem os esquemas de ligaes mais utilizados. Esquema TN-S
As funes do condutor Neutro (N) e do condutor de Proteo (PE) so distintos na rede.
L1 L2 L3 N PE
1 3 5 N

Esquema TN-C-S
Em parte do sistema as funes do condutor Neutro (N) e do condutor de Proteo (PE) so combinadas em um nico condutor (PEN).
L1 L2 L3 PEN
2)

Esquema TT
O esquema TT possui um ponto da alimentao diretamente aterrado, estando as massas da instalao ligadas a eletrodo(s) de aterramento eletricamente distinto(s) do eletrodo de aterramento da alimentao.
L1 L2 N PE L3 N PE
2)

1 3 5 N

1 3 5 N

1 3 5 N 1 3 5 N

1 3 5 N

2 4 6 N

2 4 6 N

2 4 6 N

2 4 6 N 2 4 6 N 2 4 6 N

Aterramento da alimentao

Aterramento da alimentao

R (TN-C)

R (TN-S)
Aterramento da alimentao

Notas: a) Em sistemas TN-C o dispositivo DR somente poder ser instalado se o circuito protegido for transformado em TN-S, caracterizando-se um sistema TN-C-S. b) Para sistemas IT, consultar ABNT NBR 5410.

Dispositivos DR, Mdulos DR, Disjuntores DR


Caractersticas bsicas
Os Dispositivos DR, Mdulos DR ou Disjuntores DR de corrente nominal residual (In) at 30mA, so destinados fundamentalmente proteo de pessoas, enquanto os de correntes nominais residuais (In) de 100mA, 300mA, 500mA, 1000mA ou ainda superiores a estas, so destinados apenas proteo patrimonial contra os efeitos causados pelas correntes de fuga terra, tais como: consumo excessivo de energia eltrica ou ainda incndios provocados pelas falhas de isolao.

Dispositivos DR
Dispositivo DR ou Interruptor DR
Dispositivo de seccionamento mecnico destinado a provocar a abertura dos prprios contatos quando ocorrer uma corrente de fuga terra. O circuito protegido por este dispositivo necessita ainda de uma proteo contra sobrecarga e curto circuito que pode ser realizada por disjuntor ou fusvel, devidamente coordenado com o Dispositivo DR.

Disjuntor DR
Dispositivo de seccionamento mecnico destinado a provocar a abertura dos prprios contatos quando ocorrer uma sobrecarga, curto circuito ou corrente de fuga terra. Recomendado nos casos onde existe a limitao de espao.

Mdulos DR
Dispositivo destinado a ser associado a um disjuntor termomagntico adicionando a este a proteo diferencial residual, ou seja, esta associao permite a atuao do disjuntor quando ocorrer uma sobrecarga, curto circuito ou corrente de fuga terra. Recomendado para instalaes onde a corrente de curto circuito for elevada.

Tipos de dispositivo DR (Tipo AC, A e B) Tipo AC Tipo A Tipo B


Detecta correntes residuais alternadas e so normalmente utilizados em instalaes eltricas residenciais, comerciais e prediais, como tambm em instalaes eltricas industriais de caractersticas similares. Detecta correntes residuais alternadas e contnuas pulsantes; este tipo de dispositivo aplicvel em circuitos que contenham recursos eletrnicos que alterem a forma de onda senoidal. Detecta correntes residuais alternadas, contnuas pulsantes e contnuas puras; este tipo de dispositivo aplicvel em circuitos de corrente alternada normalmente trifsicos que possuam, em sua forma de onda, partes senoidais, meia-onda ou ainda formas de ondas de corrente contnua, geradas por cargas como: equipamentos eletromdicos, entre outros.

Seletividade e coordenao
Para projetos tpicos com circuitos de entrada e de distribuio, podem ser utilizados os Dispositivos DR que atuam de forma seletiva, o que permite que seja desligada somente a parte da instalao que apresenta falha. O Dispositivo DR seletivo de caracterstica S so adequados para apli1 3 5 N

cao a montante, pois atuam com um retardo de disparo conforme prescrito pela norma NBR NM 61008. O Dispostivo DR com caractersitica de disparo instantneo e o Dispostivo DR com caracterstica K so utilizados a jusante do Dispostivo DR principal. O Dispostivo seletivo de carac-

terstica K fortemente resistente a correntes residuais transitrias na rede e tem seu disparo retardado em 10 ms acima dos valores normais de atuao, o que permite uma seletividade na. A tabela abaixo demonstra estes tempos de atuao de forma mais detalhada.
A jusante

Circuito de entrada

A montante Dispositivo DR Caracterstica S


2)

Dispositivo DR
caracterstica S
2 4 6 N T

Dispositivo DR Tempo de interrupo (at 5 x In) 50 a 150 ms 50 a 150 ms 50 a 150 ms 50 a 150 ms Corrente nominal residual In 10 ou 30 mA 10, 30 ou 100 mA 10, 30, 100 mA 300 mA

Instantneo Tempo de interrupo (at 5 x In) 40 ms 40 ms 40 ms 40 ms

Caracterstica K Tempo de interrupo (at 5 x In) 20 ... 40 ms 20 ... 40 ms 20 ... 40 ms 20 ... 40 ms

Circuitos de sada

Dispositivo DR
Instantneo ou caracterstica K

1 3 5 N

1 3 5 N

3)

2)

2 4 6 N T

2 4 6 N T

Corrente nominal residual In 100 mA 300 mA 500 mA 1000 mA

Dados tcnicos bsicos Norma para dispositivos DR ou interruptor DR: ABNT NBR NM 61008 Temperatura ambiente: 5 at + 45C Durabilidade mecnica / eltrica: 10.000 manobras Grau de proteo: IP 20 ( toque acidental )

Montagem: qualquer posio Fixao ( rpida por engate ): em trilho 35 x 7,5 mm Alimentao: superior ou inferior, desde que respeitada sempre a mesma ordem.

Tabela de escolha
Dispositivos DR
Diagrama Eltrico Execuo Corrente nominal residual In 10 mA 30 mA Corrente nominal In 16 A 25 A 40 A 63 A 80 A 100 A 125 A 25 A 40 A 63 A 80 A 100 A 125 A 25 A 40 A 63 A 80 A 100 A 125 A 25 A 40 A 63 A 80 A 125 A 25 A 40 A 63 A 40 A 63 A 125 A 25 A 40 A 63 A 80 A 125 A 40 A 63 A 125 A 25 A 40 A 63 A 125 A 125 A 63 A 25 A 40 A 63 A 25 A 40 A 63 A

Tipo AC
5SM1 111-0 5SM1 312-0 MB 5SM1 314-0 MB 5SM1 316-0 5SM1 317-0 5SM3 318-0KK 5SM3 315-0KK 5SM1 412-0 5SM1 414-0 5SM1 416-0 5SM1 417-0 5SM3 418-0KK 5SM3 415-0KK 5SM1 612-0 5SM1 614-0 5SM1 616-0 5SM1 617-0 5SM3 618-0KK 5SM3 615-0KK 5SM1 342-0 MB 5SM1 344-0 MB 5SM1 346-0 MB 5SM1 347-0 5SM3 345-0 5SM1 444-0 5SM1 446-0 5SM3 445-0 5SM1 642-0 5SM1 644-0 5SM1 646-0 5SM1 647-0 5SM3 645-0 5SM1 742-0 5SM1 744-0 5SM1 746-0 5SM3 745-0

Tipo A
5SM1 111-6 5SM1 312-6 5SM1 314-6 5SM1 316-6 5SM1 317-6 5SM3 318-6KK 5SM3 315-6KK 5SM1 412-6 5SM1 414-6 5SM1 416-6 5SM1 417-6 5SM3 418-6KK 5SM3 415-6KK 5SM1 612-6 5SM1 614-6 5SM1 616-6 5SM1 617-6 5SM3 618-6KK 5SM3 615-6KK 5SM1 342-6 5SM1 344-6 5SM1 346-6 5SM1 347-6 5SM3 345-6 5SM3 342-6KK01 5SM3 344-6KK01 5SM3 346-6KK01 5SM1 444-6 5SM1 446-6 5SM3 445-6 5SM1 642-6 5SM1 644-6 5SM1 646-6 5SM1 647-6 5SM3 645-6 5SM1 644-8 5SM1 646-8 5SM3 645-8 5SM1 742-6 5SM1 744-6 5SM1 746-6 5SM3 745-6 5SM3 745-8 5SM3 846-8 5SM1 352-6 5SM1 354-6 5SM1 356-6 5SM1 652-6 5SM1 654-6 5SM1 656-6

Proteo de curto circuito Fusveis 5) Disjuntor 63 A 63 A 63 A 100 A 100 A 125 A 125 A 63 A 63 A 100 A 100 A 125 A 125 A 63 A 63 A 100 A 100 A 125 A 125 A 100 A 100 A 100 A 100 A 125 A 100 A 100 A 100 A 100 A 100 A 125 A 100 A 100 A 100 A 100 A 125 A 100 A 100 A 125 A 100 A 100 A 100 A 125 A 125 A 100 A 63 A 63 A 63 A 63 A 63 A 63 A 16 A 25 A 40 A 63 A 80 A 100 A 125 A 25 A 40 A 63 A 80 A 100 A 125 A 25 A 40 A 63 A 80 A 100 A 125 A 25 A 40 A 63 A 80 A 125 A 25 A 40 A 63 A 40 A 63 A 125 A 25 A 40 A 63 A 80 A 125 A 40 A 63 A 125 A 25 A 40 A 63 A 125 A 125 A 63 A 25 A 40 A 63 A 25 A 40 A 63 A

Bipolar 1)
220V / 127 VCA (Fase e Neutro ou Fase e Fase)

100 mA

1 N

300 mA
2 N T
2)

Tetrapolar
220V / 127 VCA 380V / 220 VCA (3 Fases e Neutro) ou (2 Fases e Neutro) 4)

30 mA

30 mA K 6)

100 mA

300 mA
1 3 5 N

2 4 6 N

2)

300 mA S 7)
1 3 5 N

500 mA
2 4 6 N T
3)

500 mA S 7) 1000 mA S 7)

Tetrapolar
500 VCA 3 Fases e Neutro

30 mA

300 mA

Diagrama Eltrico

Execuo

Corrente nominal residual In 30 mA K 6)

Corrente nominal In 25 A 40 A 63 A 80 A 25 A 40 A 63 A 80 A 63 A 80 A

Tipo B
5SM3 342-4 5SM3 344-4 5SM3 346-4 5SM3 347-4 5SM3 642-4 5SM3 644-4 5SM3 646-4 5SM3 647-4 5SM3 646-5 5SM3 647-5

Proteo de curto circuito Fusveis 5) Disjuntor 100 A 100 A 100 A 100 A 100 A 100 A 100 A 100 A 100 A 100 A 25 A 40 A 63 A 80 A 25 A 40 A 63 A 80 A 63 A 80 A

Tetrapolar
220V / 127 VCA 380V / 220 VCA

300 mA K 6)

300 mA S 7) Seo mxima dos condutores para Dispositivos DR bipolares Cabo exvel com terminal: (1x) 16 mm2 para correntes nominais de 16 A, 25 A e 40 A Cabo exvel com terminal: (1x) 25 mm2 para correntes nominais de 63 A e 80 A

Seo mxima dos condutores para Dispositivos DR tetrapolares Cabo exvel com terminal: (1x) 25 mm2 p/ correntes nominais de 25 A, 40 A, 63 A e 80 A Cabo exvel com terminal: (1x) 50 mm2 para correntes nominais de 125 A

1) Vericar dimenses, pois a Siemens fabrica com largura de 36mm e 45mm. 2) Boto de teste para simular o disparo. 3) Boto de teste para simular o disparo, aplicvel ao 5SM3 de 125A. 4) Em redes de 2 ou 3 condutores, deve ser observado a ligao do boto de teste conforme diagramas eltricos (ver nota 2 e 3), para permitir o disparo por simulao da fuga pelo boto de teste. 5) Corrente mxima de interrupo at 10kA. 6) Com curto retardo de tempo no disparo (short-time delay) para atender transitrios de falha e seletividade. 7) Com retardo de tempo para atender a seletividade e coordenao da proteo (veja orientao para aplicao na pgina ao lado).

Mdulos DR (para acoplar ao disjuntor)


Com a utilizao dos Mdulos DR permite-se obter os valores das capacidades de interrupo mximas dos disjuntores acoplados.
Diagrama Eltrico Execuo Para acoplar ao disjuntor 5SY7 ou 5SY8 30 mA 5SP4 5SY7 ou 5SY8 5SY7 ou 5SY8 5SP4 5SP4 5SY7 ou 5SY8
j Mdulo DR
1 3 5 (N)

Corrente nominal residual In

Corrente nominal In 6 a 40 A 6 a 63 A 80 a 100 A 6 a 63 A 6 a 40 A 6 a 63 A 80 a 100 A 80 a 100 A 0,3 a 63 A 0,3 a 40 A 0,3 a 63 A 0,3 a 63 A 0,3 a 40 A 0,3 a 63 A 0,3 a 63 A 0,3 a 40 A 0,3 a 63 A 80 a 100 A 0,3 a 63 A 0,3 a 40 A 0,3 a 63 A 80 a 100 A 80 a 100 A 0,3 a 63 A 80 a 100 A

Tipo AC
5SM2 322-0 5SM2 325-0 5SM2 327-0 5SM2 622-0 5SM2 625-0 5SM2 627-0 5SM2 725-0 5SM2 332-0 5SM2 335-0 5SM2 632-0 5SM2 635-0 5SM2 735-0 5SM2 342-0 5SM2 345-0 5SM2 347-0 5SM2 642-0 5SM2 645-0 5SM2 647-0 5SM2 745-0

Tipo A
5SM2 322-6 5SM2 325-6 5SM2 327-6 5SM2 425-6 5SM2 622-6 5SM2 625-6 5SM2 627-6 5SM2 627-8 5SM2 725-6 5SM2 332-6 5SM2 335-6 5SM2 435-6 5SM2 632-6 5SM2 635-6 5SM2 735-6 5SM2 342-6 5SM2 345-6 5SM2 347-6 5SM2 445-6 5SM2 642-6 5SM2 645-6 5SM2 647-6 5SM2 647-8 5SM2 745-6 5SM2 847-8

Bipolar
j Mdulo DR
1 3 (N)

Fase e Neutro ou Fase e Fase

2)

100 mA 300 mA 300 mA S 7) 500 mA 30 mA 100 mA 300 mA 500 mA 30 mA

2 4 (N) 2/1 4/3 (N)

Tripolar
3 Fases ou 2 Fases e Neutro

5SY7 ou 5SY8 5SY7 ou 5SY8 5SY7 ou 5SY8 5SY7 ou 5SY8

2)

2 4 6 2/1 6/5 4/3

Tetrapolar

5SY7 ou 5SY8 5SP4 5SY7 ou 5SY8 5SY7 ou 5SY8 5SP4 5SP4 5SY7 ou 5SY8 5SP4

Disjuntor Mdulo DR
1 3 5 7 (N)

3 Fases e Neutro

100 mA 300 mA

2)

2 4 6 8 (N) 2/1 4/3 6/5 8/7 (N)

300 mA S 7) 500 mA 1000 mA S 7)

Disjuntores DR
Diagrama Eltrico Corrente nominal residual In Corrente nominal In 6A 10 A 13 A 16 A 20 A 25 A 32 A 40 A 6A 10 A 13 A 16 A 20 A 25 A 32 A 40 A 4,5 kA Monopolar 5SU1 353-1KK06 5SU1 353-1KK10 5SU1 353-1KK13 5SU1 353-1KK16 5SU1 353-1KK20 5SU1 353-1KK25 5SU1 353-1KK32 5SU1 353-1KK40 5SU1 653-1KK06 5SU1 653-1KK10 5SU1 653-1KK13 5SU1 653-1KK16 5SU1 653-1KK20 5SU1 653-1KK25 5SU1 653-1KK32 5SU1 653-1KK40

Tipo AC
6 kA Monopolar 5SU1 356-1KK06 5SU1 356-1KK10 5SU1 356-1KK13 5SU1 356-1KK16 5SU1 356-1KK20 5SU1 356-1KK25 5SU1 356-1KK32 5SU1 356-1KK40 5SU1 656-1KK06 5SU1 656-1KK10 5SU1 656-1KK13 5SU1 656-1KK16 5SU1 656-1KK20 5SU1 656-1KK25 5SU1 656-1KK32 5SU1 656-1KK40 10 kA Monopolar 5SU1 354-1KK06 5SU1 354-1KK10 5SU1 354-1KK13 5SU1 354-1KK16 5SU1 354-1KK20 5SU1 354-1KK25 5SU1 354-1KK32 5SU1 354-1KK40 5SU1 654-1KK06 5SU1 654-1KK10 5SU1 654-1KK13 5SU1 654-1KK16 5SU1 654-1KK20 5SU1 654-1KK25 5SU1 654-1KK32 5SU1 654-1KK40

Tipo A
10 kA Bipolar 5SU1 324-7FA06 5SU1 324-7FA10 5SU1 324-7FA13 5SU1 324-7FA16 5SU1 324-7FA20 5SU1 324-7FA25 5SU1 324-7FA32 5SU1 324-7FA40

Curva C - capacidade de interrupo em 380V / 220 VCA - Norma IEC 61009

Monopolar
Fase e Neutro

Bipolar
Fase e Neutro ou Fase e Fase

30 mA

300 mA
1 N 1 3

2)

2)

N T

4 T

Seo mxima dos condutores Cabo exvel com terminal: (1x) 25 mm2 para correntes nominais at 63 A

Cabo exvel com terminal: (1x) 50 mm2 para correntes nominais de 80 A e 100 A

Acessrios
Bloco de contato auxiliar a) 1NA + 1 NF 6 A p/ 5SM1 1NA + 1 NF 6 A p/ 5SM3 at 80 A 1NA + 1 NF 6 A p/ 5SM3 125 A b) 1NA + 1 NF 6 A p/ 5SU1...-KK e -FA Bloco de contato de alarme 1NA + 1 NF 6 A p/ 5SU1...-KK e -FA Barra de interligao Barra de interligao da manopla para 5SU1...-KK e -FA Tipo 5SW3 000 5SW3 300 5SW3 330 5ST3 010 + 5ST3 805-1 Tipo 5ST3 020 + 5ST3 805-1 Tipo 5ST3 805-1 a) Acresce 9 mm largura do Dispositivo DR ou Disjuntor DR b) Somente para execuo tetrapolar c) Trava de segurana para mdulos DR, consulte catlogo dos disjuntores 5SY e 5SP Trava de segurana c) Trava para alavanca p/ 5SM1, 5SM3 e 5SU1 na posio DESLIGADO, p/ cadeado 20 mm e chave Allen de 2 mm no inclusos Trava de segurana para 5SM1 at 80 A Trava de segurana para 5SM3 at 80 A Trava de segurana para 5SU1...-KK e -FA Tipo 5ST0 169-0 MB

5SW3 003 5SW3 303 5ST3 801-1

Procedimento para localizao de defeitos


Uma instalao eltrica projetada e executada de acordo com as normas, utilizando o Dispositivo DR e produtos de qualidade, funcionar corretamente garantindo segurana aos usurios e patrimnio. Se, contudo, ocorrer a atuao de um Dispositivo DR, a localizao do defeito poder ser feita com base ao uxograma ao lado. A primeira vericao ser constatar se aps o Dispositivo DR no houve interligao entre o condutor neutro ( N ) e o condutor de proteo ( PE ) e/ ou de condutores neutros ( N ) de dois ou mais Dispositivos DR. A atuao espordica poder ocorrer devido a sobretenses de descargas atmosfricas ou de manobras na rede da concessionria. Essa atuao pode ser evitada pela utilizao de dispositivos de proteo contra surtos e/ou Dispositivos DR de alta resistncia as sobretenses transitrias (caracterstica K ). Deve-se atentar que os protetores de surto sejam conectados terra a montante do Dispositivo DR, o que ir evitar uma atuao indevida do dispositivo DR quando ocorrer uma atuao do protetor de surto. Atuao indevida tambm poder ocorrer por um projeto incorreto, ou seja, em instalao de grande porte com elevado nmero de cargas onde a somatria das correntes de fuga normais ultrapasse o nvel de atuao do Dispositivo DR. Nestes casos, recomenda-se a diviso em circuitos menores, cada qual com seu respectivo Dispositivo DR. Com o dispositivo de medio de corrente de fuga pode-se analisar e conrmar o valor real da corrente de fuga ( mA ). Essa medio comprova na prtica sua eccia na busca de defeitos e do estado de isolao da instalao. Vale ressaltar que, muitas vezes, a atuao do Dispositivo DR ocorre devido existncia de equipamentos de baixa qualidade conectados ao circuito.
sim Dispositivo DR atuou Religar o Dispositivo DR, sem alterar o estado da instalao O Dispositivo DR pode ser religado? no

Defeito transitrio. Realizar uma vericao de isolao da instalao e das cargas. Inclusive N-PE.

Desligar todos os disjuntores aps o dispositivo DR.

sim

O Dispositivo DR pode ser religado?

no

Realizar o procedimento de desligar todos os disjuntores de sada e ligar e desligar cada disjuntor seqencialmente at que encontre um que ao ser ligado atue o Dispositivo DR, caso no seja encontrado este disjuntor (nico) signica que a atuo do Dispositivo DR est ocorrendo na somatria das cargas. Neste caso, a recomendao ser realizar uma medio ou dividir em circuitos menores, cada qual com seu respectivo DR. Quando for encontrado o circuito (nico) no qual o Dispositivo DR atue esse circuito tem um defeito de isolamento. Localizao do defeito: desligar ou retirar os plugues das tomadas de todas as cargas deste circuito.

Desconectar a ao do lado da sada do Dispositivo DR. ( inclusive condutor N )

O Dispositivo DR pode ser religado?

sim
Defeito de isolao entre o Dispositivo DR e os disjuntores ou defeito no condutor N.

no
Dispositivo DR com defeito.

O Dispositivo DR pode ser religado?

sim
Religar as cargas seqencialmente, ou reconectar as tomadas at que o Dispositivo DR atue. O circuito / carga com o qual o Dispositivo DR atuou est com defeito.

no
O defeito est nos condutores deste circuito. Localizao do defeito por medio de isolao e separao dos condutores nas caixas de derivao.

Dimenses
Dispositivos DR
bipolar 2 mdulos
O O 1 N

Disjuntores DR
tetrapolar 4 mdulos
O O O O 1 3 5 N
45 90 **88

bipolar 2,5 mdulos


O O 1 N

tetrapolar 4 mdulos
O O O O 1/L13/L2 5/L3 7/N
90

monopolar

bipolar

45
12_08412

T 2 O
36

T N O 2 O N O
45

2 O

4 O
72

T 6 O

N O
7

2/L1 4/L2 6/L3 8/N O O O O

45 87

5SM1 111 5SM1 312 5SM1 314 5SM1 612 5SM1 614

**5SM3 318 **5SM3 315 **5SM3 418 **5SM3 415 **5SM3 618 **5SM3 615

5SM1 316 5SM1 317 5SM1 416 5SM1 417 5SM1 616 5SM1 617

5SM1 342 5SM1 344 5SM1 346 5SM1 347 5SM1 444 5SM1 446 5SM1 642 *5SM3 346

5SM1 644 5SM1 646 5SM1 647 5SM1 742 5SM1 744 5SM1 746 5SM1 846 *5SM3 646

( (

44 55 *64 **65

36 72 6 44 65 68

54
7

44 70

5SM3 345 5SM3 445 5SM3 645 5SM3 745

5SU1 353 5SU1 653 5SU1 356 5SU1 656

5SU1 324-FA...

Mdulos DR
bipolar tripolar tetrapolar bipolar
63 I) Y1Y2 45 90

tetrapolar
90 I) Y1Y2 45 90

2 4 36 54

2 4 6 8 54 6.3 124

12_08434

2/1 4/3

2/1 4/3 6/5 8/7

135

160

10

71

106,5

44 64

12_6672C

44 64

5SM2 322 5SM2 325 5SM2 622 5SM2 625 5SM2 725

5SM2 332 5SM2 335 5SM2 632 5SM2 635 5SM2 735

5SM2 342 5SM2 345 5SM2 642 5SM2 645 5SM2 745

5SM2 327 5SM2 627

5SM2 347 5SM2 647 5SM2 847 I) Y1 / Y2 - contato para disparo remoto

*/** - conforme desenho de profundidade

90

Certicao
A Siemens o primeiro fabricante de Dispositivos DR no Brasil a obter de forma voluntria o certicado de conformidade INMETRO/UCIEE, atendendo todos os requisitos da norma ABNT NBR NM 61008. Vale ressaltar que a certicao INMETRO o mnimo necessrio que um fabricante deve atender para garantir ao consumidor nal que os dados que esto prescritos em seus catlogos sejam verdadeiros, o que obriga assegurar que o mesmo atue dentro das conformidades tcnicas e da lei. A Siemens, por sua tradicional liderana em tecnologia, aplica aos seus produtos bem mais que o mnimo exigido pelas normas, garantindo sempre alta qualidade e um desempenho superior ao exigido.

Liderana
A Siemens pioneira na comercializao do Dispositivo DR introduzindo este conceito de proteo no pas h mais de 30 anos. Por esta razo reconhecida pelos clientes como lder absoluta do mercado tambm para este produto.

A Siemens o primeiro fabricante de Dispositivos DR no Brasil a obter de forma voluntria o certicado de conformidade INMETRO/ UCIEE, atendendo todos os requisitos da norma ABNT NBR NM 61008.

Sede Central So Paulo Av. Mutinga, 3800 Pirituba 05110-902 Tel.: (55 11) 3908.2000 Fax: (55 11) 3908.2631 Central de Atendimento Tel.: 0800 541 7676 atendimento.br@siemens.com www.siemens.com.br

Siemens Ltda Industry

I BT ET 2417 Reimpresso em agosto/09

Siemens Ltda As informaes contidas nesse folheto correspondem ao estado atual da tcnica e esto sujeitas a alteraes.

www.siemens.com.br/protecao

Вам также может понравиться