Вы находитесь на странице: 1из 20

SECRETARIA DA FAZENDA

Governo do Estado do Cear

INDCE ANALTICO
1. Consideraes Gerais 2. Cadastramento no Ambiente Seguro 2.1 Criando Login e Senha 3. Acessando o Sistema da Nota Fiscal Avulsa - SINFA 4. Iniciando a solicitao da Nota Fiscal Avulsa 4.1 Campos de preenchimento da aba de DADOS 4.2 Campos de preenchimento da aba de REMETENTE 4.3 Campos de preenchimento da aba de DESTINATRIO 4.4 Campos de preenchimento da aba do PRODUTO 4.5 Campos de preenchimento da aba de VALORES 4.6 Campos de preenchimento da aba do TRANSPORTADOR 5. Validao da Nota Fiscal Avulsa - NFA 6. Acompanhar a Nota Fiscal Avulsa - NFA 7. Impresso do Documento de Arrecadao Estadual - DAE 8. Impresso da Nota Fiscal Avulsa - NFA 9. Declarao de Livre Trnsito de Bens- DLT 10. Endereo das Unidades da Sefaz 2 3 3 5 7 7 9 10 11 13 14 14 15 16 16 18 19

SECRETARIA DA FAZENDA
Governo do Estado do Cear

1. CONSIDERAES GERAIS
O Sistema de Nota Fiscal Avulsa SINFA, ( Decreto n 29.629 de 20 de janeiro de 2009), o sistema que permite, aps cadastramento no ambiente seguro, solicitar, atravs do site da Secretaria da Fazenda - www.sefaz.ce.gov.br a emisso dos seguintes documentos: Nota Fiscal Avulsa NFA, Declarao de livre trnsito de Bens DLT e o Documento de Arrecadao Estadual DAE. A nova funcionalidade integra uma srie de aes desenvolvidas pela SEFAZ, que tem como principal objetivo facilitar a vida do cidado ao colocar o maior nmero possvel de servios da Sefaz na internet. Com a otimizao do processo, em alguns casos, o contribuinte poder solicitar a NFA de sua residncia, sem a necessidade de se deslocar at uma Unidade da Secretaria da Fazenda. O servio de emisso da NFA poder ser solicitado por : Pessoa Fsica; Pessoa Jurdica sem Inscrio Estadual; Arteso cadastrado na CEART; Regime Outros sem bloco de nota fiscal; rgo Pblico com operaes de devoluo e conserto, Prestadoras de Servios com sede em outras unidades da federao, para retorno de bens de canteiros de obras; Microempreendedor Individual - MEI.

Ser permitida a solicitao de 4 notas fiscais avulsas pela internet, na quinta solicitao de NFA, o usurio ser bloqueado e dever se dirigir a uma Unidade da SEFAZ mais prxima para justificar a necessidade de uma nova solicitao. Obs: Para as NFAs de Arteso, Devoluo, Retorno, Conserto, de contribuinte de Regime Outros e MEI, esta regra no se aplica.

SECRETARIA DA FAZENDA
Governo do Estado do Cear

2. CADASTRAMENTO NO AMBIENTE SEGURO


Para ter acesso s funcionalidades do SINFA atravs da Internet, necessrio o cadastramento de um CPF solicitante ou de um CPF responsvel por um ou mais CNPJ na pgina da SEFAZ em Servios Online/Nota Fiscal Avulsa / Criar Senha. (figura 1,2 e 3)

2.1 CRIANDO LOGIN E SENHA

figura 1

Digitar o CPF e selecionar a opo - EMISSOR DE NOTAS FISCAIS AVULSAS

figura 2

SECRETARIA DA FAZENDA
Governo do Estado do Cear

Quando um CPF for representante de um ou mais CNPJ, preencher os campos com os CNPJs e levar documentao necessria ao CEXAT para comprovar o vnculo e efetuar o desbloqueio aos CNPJs cadastrados. (figura 3)

Ateno:

figura 3

SECRETARIA DA FAZENDA
Governo do Estado do Cear

3. ACESSANDO O SISTEMA DE NOTA FISCAL AVULSA - SINFA


Para acessar o SINFA, entrar no site da Sefaz selecionar a opo Servios Online / Nota Fiscal Avulsa / Solicitar NFA (figura 4)

figura 4

Informar no servio Ambiente Seguro o CPF, a senha cadastrada e selecionar a opo EMISSOR DE NOTAS FISCAIS AVULSAS e clicar no cone ENTRAR (figura 5)

figura 5

SECRETARIA DA FAZENDA
Governo do Estado do Cear

Clicar nas opes Sistema Nota Fiscal Avulsa e clique aqui (figuras 6 e 7)

figura 6

figura 7

SECRETARIA DA FAZENDA
Governo do Estado do Cear

Selecionar no menu a opo solicitar NFA para iniciar a emisso da nota (figura 8)

figura 8

4. INICIANDO A SOLICITAO DA NOTA FISCAL AVULSA


A NFA est dividida em 6 abas: Dados, Remetente, Destinatrio, Produtos, Valores e Transportador, que devero ser preenchidas na sequncia. (figura 9)

figura 9

4.1 CAMPOS DE PREENCHIMENTO DA ABA DE DADOS


As informaes do Local para Validao, Cdigo de Receita e Natureza da Operao so obrigatrias (figura 10)

SECRETARIA DA FAZENDA
Governo do Estado do Cear

Campo Dados Adicionais: este campo ser utilizado para informaes complementares quando necessrio. Local de validao: utilizado para selecionar o local onde a NFA ser enviada para anlise junto SEFAZ. Cdigo de Receita: selecionar o cdigo de receita de acordo com mercadoria, se tributada ou isenta, fazendo a pesquisa clicando na seta para visualizao dos cdigos. Obs: Nos caso de NFA de arteso, devoluo ou mercadorias isentas ou no tributadas, selecionar no cdigo de receita a opo - Dispensado o pagamento da TAXA Natureza da Operao (CFOP) : selecionar a natureza da operao de que decorrer a sada ou entrada, tais como: venda, transferncia, devoluo, podendo pesquisar clicando na seta para visualizao dos cdigos. Obs: Selecionar o CFOP comeando com 5 quando o destinatrio for do Estado do Cear e se o destinatrio for de outro Estado selecionar o CFOP iniciando com 6.

figura 10

SECRETARIA DA FAZENDA
Governo do Estado do Cear

Ateno: Nas notas fiscais com CFOP de devoluo e retorno de mercadoria, sero habilitados campos para preenchimento obrigatrio do nmero da nota fiscal de origem, data de emisso e o valor total. Nesses casos, necessrio o comparecimento ao rgo da SEFAZ selecionado para validao levando a nota fiscal de origem.

4.2 CAMPOS DE PREENCHIMENTO DA ABA DO REMETENTE


Os dados do remetente viro preenchidos automaticamente pelo sistema com as informaes que foram cadastradas no ambiente seguro. (figura 11)

figura 11

Ateno: Se o remetente for arteso, deve ser informado obrigatoriamente o nmero da carteira de Arteso para que o sistema reconhea o direito a iseno de ICMS na emisso da NFA. (figura 11) Obs: Caso o arteso tenha excedido o limite permitido por ms, no ser permitido que o mesmo solicite NFA com iseno de ICMS.

SECRETARIA DA FAZENDA
Governo do Estado do Cear

Se o CPF cadastrado for responsvel por um ou mais CNPJ, clicar na seta para visualizar o CPNJ para o qual deseja solicitar uma nota fiscal avulsa. (figura 12)

figura 12

4.3 CAMPOS DE PREENCHIMENTO DA ABA DO DESTINATRIO


Para o CPF, CNPJ e Inscrio Estadual que j estejam cadastrados no banco de dados da SEFAZ, o sistema vai preencher os dados de Razo Social / Nome, CNPJ, logradouro, nmero, complemento, bairro etc. Nos demais casos, ser necessrio o preenchimento de todos os campos. (figura 13)

figura 13

10

SECRETARIA DA FAZENDA
Governo do Estado do Cear

Obs: Quando a NFA for de mercadoria a negociar, sem destino certo, selecionar a Unidade da federao e marcar a opo Municpios diversos. (figura 13)

4.4 CAMPOS DE PREENCHIMENTO DA ABA DO PRODUTO


Neste local, ser informada a mercadoria, situao tributria, unidade, quantidade, valor unitrio, valor total, alquota, agregao, reduo, valor do IPI e desconto. (figura 14)

figura 14

a) Mercadorias relacionadas em Pauta Fiscal: Clicar na lupa para acessar as mercadorias que possuam valores mnimos de referncia (Pauta Fiscal) determinados pela Secretaria da Fazenda. Aps localizar a mercadoria desejada, clicar sobre a mesma e o sistema incluir automaticamente a descrio, alquota, unidade e valor unitrio, devendo o usurio informar a quantidade da mercadoria. b) Mercadorias sem Pauta Fiscal: Caso a mercadoria no esteja relacionada em Pauta Fiscal, o usurio dever preencher todos os campos necessrios, e, nesse caso, a NFA ser submetida anlise da Secretaria da Fazenda.

11

SECRETARIA DA FAZENDA
Governo do Estado do Cear

c) CAMPO SITUAO TRIBUTRIA: Clicar no cone interrogao e selecionar cdigo para informar se a mercadoria tributada ou isenta de pagamento de imposto. d) CAMPO UNIDADE: Informar se a mercadoria em quilo (kg), pea (p), unidade (unid). Metro cbico (m ), etc. e) CAMPO VALOR UNITRIO: Utilizado para informar o valor da mercadoria. f) Campo das Alquotas: Selecionar uma das alquotas abaixo conforme a operao. Operaes internas (dentro do Estado do Cear) 25% (vinte e cinco por cento), fogos de artifcio, jia, querosene para aeronave, leo diesel, lcool anidro e hidratado para fins combustveis. 17% (dezessete por cento), para as demais mercadorias. 12% (doze por cento) para as operaes realizadas com produtos da indstria de informtica de que trata o art. 641, contadores de lquido (NBM/SH 9028.20) e medidor digital de vazo (NBM/SH 9026.20.90); Operaes e prestaes interestaduais. 12% (doze por cento), para contribuintes do ICMS nas demais operaes e prestaes 17% (dezessete por cento), para no contribuintes do ICMS. 18% (dezoito por cento), para as NFAs de devoluo e retorno 19% (dezenove por cento), para as NFAs de devoluo e retorno g) Campos agregao, reduo e desconto; Estes campos s devem ser preenchidos quando necessrios.

Obs: Nas NFA de devolues, informar a mesma alquota da nota fiscal de origem.

12

SECRETARIA DA FAZENDA
Governo do Estado do Cear

Aps o preenchimento dos campos, clicar no boto Adicionar. (figura 14) Para incluir novos produtos, clicar no boto Novo para retornar a tela de cadastramento de produtos. (figura 15) Caso o usurio deseje excluir algum item, clicar na figura da lixeira para apagar os campos digitados. (figura 15)

figura 15

4.5 CAMPOS DE PREENCHIMENTO DA ABA DE VALORES


Para que o sistema verifique a existncia de ICMS a pagar, obrigatrio clicar no boto Calcular ICMS. (figura 16) Obs: Os campos frete, seguro, outras despesas acessrias, base de clculo do ICMS substituio s devero ser preenchidos quando necessrio.

figura 16

13

SECRETARIA DA FAZENDA
Governo do Estado do Cear

4.6 CAMPOS DE PREENCHIMENTO DA ABA DO TRANSPORTADOR


Caso haja transportador preencher os dados do responsvel pelo transporte da mercadoria, tais como: nome, placa do veculo, CNPJ, Inscrio Estadual, endereo, municpio, UF, frete se por conta do remetente ou destinatrio, quantidade, espcie (volume, caixa, saca, etc), marca, nmero, peso bruto e peso lquido (figura 17)

figura 17

Aps a incluso de todos os dados necessrios para emisso da NFA, clicar sobre o cone para finalizao do processo, a fim de gerar o nmero da NFA e DAE (se todos os produtos informados estiverem na pauta fiscal), ou a Nota ir para anlise na SEFAZ. (figura 16)

5. VALIDAO DA NOTA
Aps a solicitao, o usurio aguardar a anlise da NFA no prazo mximo de at 72 horas, onde a SEFAZ poder: Aprovar com emisso ou no de DAE; Indeferir justificando o motivo do indeferimento;

14

SECRETARIA DA FAZENDA
Governo do Estado do Cear

6. ACOMPANHAR A NFA
O menu Acompanhar NFA permite vrios tipos de consultas que podem ser feitas preenchendo um dos campos abaixo (figura 18), inclusive verificar o resultado da anlise da NFA feita pela SEFAZ.

figura 18

D acordo com o andamento da solicitao, a NFA vai apresentar um dos status abaixo (figura 14). Aguardando anlise: A NFA est sendo analisada pelo servidor fazendrio Aguardando pagamento: A NFA j foi validada e o DAE liberado para pagamento. Liberada para impresso: a NFA j pode ser impressa. Impressa: NFA j est impressa. Indeferida: Aps a anlise pelo servidor fazendrio, a NFA foi indeferida por algum motivo

15

SECRETARIA DA FAZENDA
Governo do Estado do Cear

7. IMPRESSO DO DAE
No menu Imprimir DAE esto relacionadas as NFAs que esto liberadas para impresso do respectivo DAE, selecionar a NFA que desejar e clicar no cone Imprimir DAE (figura 19)

figura 19

8. IMPRESSO DA NFA
No menu Imprimir NFA esto relacionadas as NFA liberadas para a impresso. Selecionar a NFA que deseja imprimir e depois clicar no cone Imprimir NFA. (figura 20)

16

SECRETARIA DA FAZENDA
Governo do Estado do Cear

figura 20

A liberao da NFA para impresso estar sujeita s seguintes condies: NFA com pagamento de ICMS, aps o pagamento do DAE NFA sem pagamento de ICMS aps validao, a NFA estar liberada para impresso. A NFA ser emitida em 3 vias e somente impressas a 1 e 3 1 via destinatrio 2 via Fisco (arquivo eletrnico) 3 via Fisco local / Fisco UF Caso ocorra alguma falha na impresso, sero permitidas at duas reimpresses da NFA. Para cada reimpresso, ser gerado um novo cdigo de autenticidade cancelando o anterior.

17

SECRETARIA DA FAZENDA
Governo do Estado do Cear

Ateno: A NFA que circular com o cdigo de autenticidade cancelado ser considerada inidnea e estar sujeita a penalidades.

9. DECLARAO DE LIVRE TRNSITO DE BENS - DLT


A DLT ser utilizada dentro do Estado do Cear nos casos onde dispensada a emisso de Nota Fiscal Avulsa. Exemplos: Transporte de objetos de uso pessoal usado, Bens de Pessoa Fsica ou Jurdica e o Trnsito de animais. Selecionar a opo Solicitar DLT para habilitar a tela abaixo (figura 21), preencher os campos necessrios e clicar no cone imprimir.

figura 21

18

SECRETARIA DA FAZENDA
Governo do Estado do Cear

10. ENDEREO DAS UNIDADES DA SEFAZ


Unidade Nuat Acara Cexat Aquiraz Nuat Aracati Cexat Barra do Cear Nuat Brejo Santo Nuat Camocim Nuat Campos Sales Nuat Canind Cexat Caucaia Cexat Centro Cexat Crates Cexat Crato Cexat Horizonte Nuat Ic Cexat Iguatu Nuat Ipu Cexat Itapipoca Cexat Joaquim Tvora Cexat Juazeiro do Norte Nuat Limoeiro do Norte Cexat Maracana Nuat Maranguape Cexat Messejana Cexat Parangaba Cexat Quixad Cexat Russas Cexat Sobral Nuat Tau Cexat Tiangu Endereo Rua Dep. Amadeu Gomes, S/N Rua Flvio Roque, 130 - Centro Rua Coronel Alexanzito, 696 Centro Av. Coronel Carvalho, 1368 - Barra do Cear Rua 26 de Agosto, 156 - Centro Rua Jos de Alencar, 54 / Altos - Centro Rua Julio Nores, 564 / Casa do Cidado - Centro Rua Augusto Rocha, S/N - Ed. Banco do Brasil - Centro Rua Jos da Rocha Sales, 142 - Centro Rua Senador Pompeu esq. com Rua Castro e Silva Rua Coronel Z, 1084 - Centro Praa da S, 614 - Centro BR 116, Km 09, N 3676 - Centro Av. Nogueira Acioly, 1342 - Centro Rua Dr. Joo Pessoa, S/N - Centro Rua Padre Correia, 1235 - Centro Av. Anastcio Braga, 971 - Centro Av. Visconde do Rio Branco, 2515 - Joaquim Tvora Rua So Pedro, 3060 - Santa Tereza Rua Sabino Roberto, 2546 - Centro Rua Dr. Mendel Steinbuch, S/N - CEASA - Pajuara Rua Jos Fernandes Vieira, S/N - Centro Rua Eduardo Porto, 42 - Messejana Rua do Giro, 50 - P Humberto Albano - Parangaba Rua Tabelio Enas, 400 - Centro Av. Dom Lino, 678 - Centro Rua Domingos Olmpio, 203 Rua Abgail Sidro de Oliveira, 289 - Colibri Rua Poeta Lauro Menezes, 660 / Altos - Centro Telefone (88) 3661.1155 3101.2819 (88) 3446.2602 3101.2627 (88) 3531.4839 (88) 3621.6481 (88) 3533.1088 3343.6818 3101.3365 3101.4994 (88) 3692.3500 (88) 3102.1201 3336.6167 (88) 3561.5555 (88) 3581.9464 (88) 3683.3915 (88) 3673.7044 3101.2684 (88) 3102.1113 (88) 3423.6971 3101.2961 3101.2811 3101.2058 3101.6110 (88) 3445.1037 (88) 3411.8552 (88) 3677.4703 (88) 3437.1620 (88) 3671.9326 Municpio Acara Aquiraz Aracati Fortaleza Brejo Santo Camocim Campos Sales Canind Caucaia Fortaleza Crates Crato Horizonte Ic Iguatu Ipu Itapipoca Fortaleza Juazeiro do Norte Limoeiro do Norte Maracana Maranguape Fortaleza Fortaleza Quixad Russas Sobral Tau Tiangu

19

SECRETARIA DA FAZENDA
Governo do Estado do Cear

PLANTO FISCAL 0800.7078585

E-MAIL sinfa@sefaz.ce.gov.br

SITE SEFAZ www.sefaz.ce.gov.br

20

Вам также может понравиться