Вы находитесь на странице: 1из 11

Teoria 8

8.1 Introduo:

Retificadores Controlados Monofsicos

Historicamente, a retificao controlada de potncia apareceu com o desenvolvimento da vlvula a gs e posteriormente com o desenvolvimento dos semicondutores de potncia. O elemento mais representativo da famlia dos semicondutores controlados de potncia o tiristor (SCR). Os circuitos retificadores controlados constituem a principal aplicao dos tiristores em conversores estticos. Esses circuitos possuem uma vasta aplicao industrial, com grande gama de especificaes na alimentao de dispositivos de baixa at mdio-alta potncia, como por exemplo, no acionamento de motores de corrente contnua, em estaes retificadoras para alimentao de redes de transmisso CC (VHDC), no acionamento de locomotivas, etc. Retificadores montados com tiristores permitem a manipulao da tenso em sua sada (VCMED) em funo do ngulo de disparo. Varia-se o ngulo de disparo de tiristores, deslocando no tempo o pulso de disparo enviado ao gate. Analisaremos brevemente pontes retificadoras monofsicas, nas quais o funcionamento da retificao controlada mais facilmente explicado, com representaes mais simples e mais visveis do que em retificadores controlados trifsicos ou polifsicos, embora o estudo das pontes trifsicas no seja substancialmente diferente. Entretanto esses ltimos so os que ocorrem em um maior nmero de aplicaes da eletrnica industrial de maior potncia (iguais ou superiores a 10KVA). 8.2 Retificadores Monofsicos Semicontrolados:

Os retificadores monofsicos controlados podem ser compostos de 4 tiristores (denominado Totalmente Controlado) ou de um arranjo adequado 2 diodos e 2 tiristores (denominado Semi-Controlado). Quanto aos elementos retificadores trata-se de um circuito retificador hbrido, pois parte do retificador constitudo de tiristores (elemento controlado) e parte do retificador constitudo de diodos (elemento no-controlado). A motivao para seu uso puramente de custos, uma vez que reduz o nmero de tiristores pela metade (um tiristor de custo mais elevado do que um simples diodo), sendo indicadas quando o fluxo de energia ser apenas da fonte para a carga. Cada tiristor disparado no momento angular radianos aps o instante referencial de incio (momento em que seu anodo torna-se positivo em relao ao seu catodo). O conceito de semicontrolados pode ser aplicado tanto a retificadores monofsicos como trifsicos, mas seja qual for o caso, estes retificadores sero em ponte. Nos retificadores monofsicos semicontrolados a sua ponte pode ser montada em Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina 88
ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" NAI
CEP: 05311-020 - So Paulo - SP Fone/Fax: (011)3641-0024 E-Mail: nai106@sp.senai.br

SENAI

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

dois diferentes arranjos:


Balanceada (ou simtrica); Desbalanceada (ou assimtrica).

Na ponte monofsica semicontrolada balanceada (ou simtrica) tem-se tiristores apenas do lado positivo do retificador.

VCMED A B

Na ponte monofsica semicontrolada desbalanceada (ou assimtrica) tem-se, num ramo, um tiristor do lado positivo do retificador e no outro ramo, um outro tiristor do lado negativo do retificador, sendo que cada tiristor participa da conduo de semiciclos da CA distintos.

VCMED A B

Seja uma ponte monofsica semicontrolada simtrica ou uma ponte monofsica semicontrolada assimtrica, a corrente que flui pela carga (IRC), para ambos os semiciclos, ter que passar por um elemento retificador controlado (tiristor) e por um elemento retificador no controlado (diodo), ou ento por um diodo. A corrente mdia nos tiristores igual metade da corrente mdia na carga, e isso porque cada tiristor conduz a metade do perodo. Deve-se levar isso em considerao no momento de especificar os tiristores para um retificador: Corrente na carga Corrente por ramo do retificador
SENAI

IRC = ICMED =

VCMED RC

ITMAX =

IRC 2
Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina

89

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" NAI

CEP: 05311-020 - So Paulo - SP Fone/Fax: (011)3641-0024 E-Mail: nai106@sp.senai.br

8.3

Operao Bsica de uma Ponte Monofsica Semicontrolada:

Durante o semiciclo positivo, o ponto A est positivo e o ponto B est negativo, assim estamos dando condio para que possa fluir corrente pelo caminho D1-Carga-T1 na ponte semicontrolada assimtrica (ou T1-carga-D1 na ponte semicontrolada simtrica). No entanto a conduo de corrente por esse caminho somente poder haver efetivamente aps o tiristor T1 ser disparado, por receber um pulso em seu gate. O tiristor T1 ser disparado no momento radianos, com podendo assumir qualquer valor desde 0 at radianos (de 0 a 180), ou seja, durante a ocorrncia do respectivo semiciclo em que o ponto A est positivo em relao ao ponto B. J durante o semiciclo negativo, o ponto B que est positivo e o ponto A que est negativo, assim estamos dando condio para que possa fluir corrente pelo caminho T2Carga-D2. No entanto a conduo de corrente por esse caminho somente poder haver efetivamente aps o tiristor T2 ser disparado, por receber um pulso em seu gate. Para uma situao de carga constante, conveniente que o valor de tanto para T1 quanto para T2 seja o mesmo, ou seja, que tenhamos um nico valor de ngulo de disparo para ambos os ramos do retificador, ngulo este variando de 0 at radianos. 8.4 A Tenso Contnua Mdia (VCMED) de Pontes Monofsicas Semicontroladas:

Para cargas puramente resistivas, o valor da tenso contnua mdia para qualquer valor de ngulo de disparo entre 0 e radianos pode ser determinado pela frmula:

VCMED =

VPICO

(1 + COS )

Isso vale igualmente para pontes monofsicas semicontroladas tanto simtricas quanto assimtricas. Variando-se o ngulo de disparo estaremos variando a tenso contnua mdia na sada do retificador, e, como pode variar de 0 at radianos, ento, num retificador monofsico semicontrolado temos que: para = 0 para = 180

VCMED =

2 VPICO

(Valor Mximo) (Valor Mnimo)

VCMED = 0

radianos, estaremos fazendo 2 com que os tiristores deixem de conduzir durante a primeira metade de seus respectivos semiciclos e passem ao estado de conduo exatamente a partir da metade daqueles semiciclos.
SENAI Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina

Se fizermos, por exemplo, = 90 , ou seja, =

90

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" NAI

CEP: 05311-020 - So Paulo - SP Fone/Fax: (011)3641-0024 E-Mail: nai106@sp.senai.br

Tal situao nos leva a crer que a tenso de sada do retificador deva ter tambm um valor reduzido metade se comparado situao na qual o mesmo tipo de retificador seja construdo apenas com diodos. Note que numa ponte retificadora com apenas diodos, por no haver como controlar o incio da conduo, os mesmos entram em conduo espontnea, sempre, automaticamente, em = 0. O comportamento da tenso na sada do retificador o mesmo seja a ponte simtrica ou assimtrica. 8.5 Formas de Onda das Pontes Semicontroladas (Para Carga Resistiva):

Na seqncia apresentaremos diagramas contendo as formas de onda relacionadas a esses tipos de retificadores. Estes diagramas sero elaborados considerando que a carga na sada do retificador seja estritamente resistiva, pois caso considerssemos a carga indutiva, como um motor CC, por exemplo, devido ao efeito reativo deste tipo de carga (que causa alisamento da corrente e atraso desta em relao tenso) as formas de onda de tenso e corrente na sada seriam diferentes daquilo que ser mostrado a seguir. Olhando a figura da prxima pgina, repare que para a representao deste diagrama, considerou-se arbitrariamente =120. Observe tambm que as formas de onda das correntes dos tiristores (IT1 e IT2) ocorrem em semiciclos alternados, e que, a corrente de sada ICMED formada da somatria das correntes IT1 e IT2. No que diz respeito conformao, a forma de onda de ICMED pode perfeitamente representar tambm VCMED, tendo em vista que, como j dissemos a carga estritamente resistiva. Observe tambm as formas de onda das tenses nos tiristores (VT1 e VT2) para o caso da ponte semicontrolada simtrica e compare estas formas de onda com suas respectivas, para o caso da ponte semicontrolada assimtrica (mais uma pagina adiante). Repare que na conformao da poro positiva, comparando os casos, estas formas de onda se apresentam idnticas. No entanto se compararmos ambos os casos as conformaes das pores negativas das formas de onda de VT1 e VT2, estas se apresentam diferentes entre si:

No caso da ponte simtrica no h tenso reversa a ser bloqueada pelo tiristor de um ramo do retificador enquanto o tiristor do outro ramo no for disparado, ou seja, a tenso reversa em um tiristor existe somente a partir do momento que ocorra o disparo do outro tiristor. J no caso da ponte assimtrica, as formas de onda de VT1 e VT2 apresentam o semiciclo negativo completo, indicando que o tiristor est em bloqueio, sob tenso reversa, durante todo o intervalo que dura o semiciclo reverso;

SENAI

Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina

91

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" NAI

CEP: 05311-020 - So Paulo - SP Fone/Fax: (011)3641-0024 E-Mail: nai106@sp.senai.br

8.5.1

Formas de Onda da Ponte Semicontrolada Simtrica:

= 120

Tiristor Bloqueado s/ Tenso Reversa

Tiristor Tiristor No Conduzindo disparado

Tiristor Bloqueado c/ Tenso Reversa

SENAI

Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina

92

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" NAI

CEP: 05311-020 - So Paulo - SP Fone/Fax: (011)3641-0024 E-Mail: nai106@sp.senai.br

8.5.2

Formas de Onda da Ponte Semicontrolada Assimtrica:

= 120

Tiristor Bloqueado c/ Tenso Reversa

Tiristor No Tiristor disparado Conduzindo

SENAI

Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina

93

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" NAI

CEP: 05311-020 - So Paulo - SP Fone/Fax: (011)3641-0024 E-Mail: nai106@sp.senai.br

8.6

Retificador Monofsico Totalmente Controlado:

Neste caso o controle dos elementos retificadores da ponte total, ou seja todos os quatro elementos retificadores so tiristores.

A B

Os pares de tiristores sejam T1 e T4 ou T2 e T3 devem ser disparados simultaneamente, a fim de garantir um caminho para a corrente atravs da fonte. Tais disparos simultneos devem ocorrer em um momento angular , sincronizados com seus respectivos semi-ciclos, No caso carga puramente resistiva a corrente pulsante, ou seja, a corrente na carga vai a zero ao final de cada um dos semiciclos da rede. Isso faz com que os tiristores se desliguem automaticamente devido ao fato de a corrente cair abaixo do valor mnimo da corrente de manuteno. Para cargas resistivas, a expresso para determinao da tenso mdia contnua na sada do retificador (VCMED) a mesma usada para as pontes semicontroladas.

VCMED =

VPICO

(1 + COS )

As formas de onda, para cargas puramente resistivas, so como as que sero mostradas a seguir, diferindo das formas de onda das pontes semicontrolada balanceada e desbalanceada, apenas no que diz respeito tenso reversa dos tiristores:

SENAI

Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina

94

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" NAI

CEP: 05311-020 - So Paulo - SP Fone/Fax: (011)3641-0024 E-Mail: nai106@sp.senai.br

SENAI

Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina

95

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" NAI

CEP: 05311-020 - So Paulo - SP Fone/Fax: (011)3641-0024 E-Mail: nai106@sp.senai.br

Observe que na conformao da poro positiva das formas de onda VT1, VT2 e VT3, VT4: durante o intervalo de tempo em que o tiristor ainda no tiver sido disparado, ou seja, de 0 a , a tenso sustentada sobre cada um dos tiristores corresponde metade da tenso da CA, pois a outra metade est sendo sustentada sobre o outro tiristor, o qual trabalha conjuntamente (em srie). Repare no grfico que a tenso VT atinge no pico apenas 50% daquilo que seria o pico da CA. Na conformao da poro negativa destas formas de onda (bloqueio reverso): De 0 at do semiciclo reverso, cada um dos tiristores polarizados reversamente sustenta uma tenso que corresponde metade da tenso da CA. Na soma, os dois tiristores que trabalham conjuntamente esto sustentando a tenso total da CA de entrada. A partir de , os outros tiristores so disparados, e, efeito semelhante ao que acontece na ponte semicontrolada balanceada, ocorre um imediato acrscimo na tenso que est sendo bloqueada pelos tiristores que esto polarizados reversos, pois o catodo do tiristor que est do lado positivo do retificador (onde at ento havia zero volt) recebe neste instante tenso positiva enquanto que, simultaneamente, o anodo do tiristor que se encontra do lado negativo do retificador, onde tambm havia zero volt, passa a receber tenso negativa.

8.7

Mdulos - Tiristor / Diodo: VRRM VDRM V


600-1600 1200-1600 400-1800 400-2200 400-1800 800-2200 800-2200 800-2200 800-2200 600-1600 400-2200 800-2200 1200-1600 1200-2200 1800-2200

Type

ITRMS ITAV ITSM Tc IFRMS IFAV I C FSM A A A


24 60 90 140 175 310 410 600 1100 24 140 310 600 930 2000 15 26 45 80 100 160 260 380 700 15 80 160 380 600 82 93 86 87 85 95 85 100 100 82 87 95 100 100 320 550 700 2000 2500 6000

Tvj C

Rth (j-c) cont. K/W


2 1 0,6 0,4 0,35 0,18 0,14 0,11 0,06 2 0,4 0,18 0,11 0,07 0,04

Circuit

SEMIPACK
SKKD 15 SKKD 26 SKKD 46 SKKD 81 SKKD 100 SKKD 162 SKKD 260 SKKD 380 SKKD 700 SKKE 15 SKKE 81 SKKE 162 SKKE 380 SKKE 600 SKKE 1200 - 40 ... + 125 - 40 ... + 125 - 40 ... + 125 - 40 ... + 125 - 40 ... + 125 - 40 ... + 135

11000 - 40 ... + 130 11000 - 40 ... + 150 25000 - 40 ... + 150 320 2000 6000 - 40 ... + 125 - 40 ... + 125 - 40 ... + 135

11000 - 40 ... + 150 22000 - 40 ... + 150 45000 - 40 ... + 160

1180 100

SENAI

Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina

96

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" NAI

CEP: 05311-020 - So Paulo - SP Fone/Fax: (011)3641-0024 E-Mail: nai106@sp.senai.br

SKMD 100

400-1800

175

100

85

2500

- 40 ... + 125

0,35

SKKH 15 SKKH 27 SKKH 42 SKKH 57 SKKH 72 SKKH 92 SKKH 106 SKKH 122 SKKH 132 SKKH 162 SKKH 213 SKKH 250 SKKH 253 SKKH 280 SKKH 330 SKKH 430 SKKH 500 SKKH 132 H4

600-1600 800-1800 800-1800 800-2200 800-2200 800-1800 800-1800 800-1800 800-1800 800-1800 800-1800 800-1800 800-1800 2000-2200 800-1800 1600-2200 800-1800 2000-2200

24 50 75 95 125 150 180 195 220 250 370 420 420 440 510 700 920 220 250

15 27 40 55 70 95 106 122 130 160 213 250 253 280 330 430 500 132 162

75 82 85 80 85 85 85 88 87 83 90 85 85 79 80 86 89 84 77

320 550 1000 1500 1600 2000 2250 3600 4700 5400 8500 9000 9000 8500 9500

- 40 ... + 125 - 40 ... + 125 - 40 ... + 125 - 40 ... + 125 - 40 ... + 125 - 40 ... + 125 - 40 ... + 130 - 40 ... + 125 - 40 ... + 125 - 40 ... + 125 - 40 ... + 130 - 40 ... + 130 - 40 ... + 130 - 40 ... + 125 - 40 ... + 130

1,6 0,9 0,65 0,57 0,35 0,28 0,28 0,2 0,18 0,17 0,11 0,14 0,11 0,11 0,11 0,06 0,06 0,17 0,16

15000 - 40 ... + 125 17000 - 40 ... + 130 4500 5200 - 40 ... + 125 - 40 ... + 125

SKKH 162 H4 2000-2200

SKKL 92

800-1800

150

95

85

2000

- 40 ... + 125

0,28

SKKT 15 SKKT 20 SKKT 27 SKKT 42 SKKT 57 SKKT 72 SKKT 92 SKKT 106 SKKT 122 SKKT 132 SKKT 162 SKKT 213
SENAI

600-1600 800-1600 800-1800 800-1800 800-2200 800-2200 800-1800 800-1800 800-1800 800-1800 800-1800 800-1800

24 40 50 75 95 125 150 180 195 220 250 370

15 20 27 40 55 70 95 106 122 130 160 213

75 80 82 85 80 85 85 85 88 87 83 90

320 320 550 1000 1500 1600 2000 2250 3600 4700 5400 8500

- 40 ... + 125 - 40 ... + 125 - 40 ... + 125 - 40 ... + 125 - 40 ... + 125 - 40 ... + 125 - 40 ... + 125 - 40 ... + 130 - 40 ... + 125 - 40 ... + 125 - 40 ... + 125 - 40 ... + 130

1,6 1,2 0,9 0,65 0,57 0,35 0,28 0,28 0,2 0,18 0,17 0,11

Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina

97

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" NAI

CEP: 05311-020 - So Paulo - SP Fone/Fax: (011)3641-0024 E-Mail: nai106@sp.senai.br

SKKT 250 SKKT 253 SKKT 280 SKKT 330 SKKT 430 SKKT 500 SKKT 162 H4 SKKT 106B SKKT 20B SKKT 27B SKKT 42B SKKT 57B SKKT 72B SKKT 92B

800-1800 800-1800 2000-2200 800-1800 1600-2200 800-1800 2000-2200 800-1800 800-1600 800-1800 800-1800 800-2200 800-2200 800-1800

420 420 440 510 700 920 220 250 180 40 50 75 95 125 150

250 253 280 330 430 500 132 162 106 20 27 40 55 70 95

85 85 79 80 86 89 84 77 85 80 82 85 80 85 85

9000 9000 8500 9500

- 40 ... + 130 - 40 ... + 130 - 40 ... + 125 - 40 ... + 130

0,14 0,11 0,11 0,11 0,06 0,06 0,17 0,16 0,28 1,2 0,9 0,65 0,57 0,35 0,28

15000 - 40 ... + 125 17000 - 40 ... + 130 4500 5200 2250 320 550 1000 1500 1600 2000 - 40 ... + 125 - 40 ... + 125 - 40 ... + 130 - 40 ... + 125 - 40 ... + 125 - 40 ... + 125 - 40 ... + 125 - 40 ... + 125 - 40 ... + 125

SKKT 132 H4 2000-2200

SKMT 92

800-1800

150

95

85

2000

- 40 ... + 125

0,28

SKET 330 SKET 400 SKET 740 SKET 800 SKNH 56 SKNH 91 SKNH 132

800-2200 800-1800 1800-2200 1400-1800 1200-1800 1200-1800 800-1800

600 700 1500 1500 95 150 220

330 400 740 805 50 95 130

78 84 81 85 85 85 87

9000

- 40 ... + 130

0,09 0,09 0,04 0,04 0,57 0,28 0,18

14000 - 40 ... + 130 38000 - 40 ... + 125 40000 - 40 ... + 130 1500 2000 4700 - 40 ... + 125 - 40 ... + 125 - 40 ... + 125

SENAI

Andr Luis Lenz 2002/2006 andrellenz@estadao.com.br Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina 98
ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" NAI
CEP: 05311-020 - So Paulo - SP Fone/Fax: (011)3641-0024 E-Mail: nai106@sp.senai.br

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

Вам также может понравиться