Вы находитесь на странице: 1из 40

CONTRAESCAMBOS

2012

MATERIAL DE APOIO APRESENTADO JUNTO PROPOSTA SUBMETIDA AO EDITAL REDE NACIONAL FUNARTE 9a EDIO 2012

PROJETO

CONTRAESCAMBOS
PROPOSITORES / ORGANIZADORES LEANDRO CARDOSO & BETO SHWAFATY

PARTICIPANTES

MARIA BERROS LEANDRO CARDOSO DELENGUAAMANO SANTIAGO GARCIA NAVARRO SASHA HUBER RUNO LAGOMARSINO GILDA MANTILLA & RAIMOND CHAVES PEDRO MARIGHELLA PEDRO NEVES MARQUES BETO SHWAFATY PAULO TAVARES

INTRODUO

CONTRAESCAMBOS[1] uma proposta de mostra coletiva que aborda diversos aspectos da colonialidade do poder[2] como formas de explorao, crtica e reapropriao cultural. O intuito primeiro da mostra o de instaurar uma situao de reflexo sobre legados especficos, pertencentes a perodos diversos de uma histria colonial global, porem enfocando especificamente em certas particularidades dessa histria que afetam os diversos contextos do continente Latino-Americano e dos Trpicos.
A mostra ser organizada ao redor de obras que fundem algumas vertentes da prtica artstica contempornea, a saber, estratgias instalativas e documentais, proposies docu-ficcionais e aes performativas. As obras aqui reunidas so baseadas em pesquisas transversais, narrativas histricas e arquivos de diversas naturezas, e objetivam recuperar, problematizar e valorizar aquilo que permaneceu esquecido ou que ainda no ganhou visibilidade dentro do campo das artes visuais. Desse modo, o intuito de ativar perspectivas crticas sobre aspectos coloniais de nossas realidades, a partir da prtica artstica e da criao esttica, buscando reanimar algumas narrativas culturais e matrias histricas. Atravs da articulao formal e esttica das obras propostas, as quais utilizam-se de novos dispositivos visuais e sistemas docu-ficcionais, o projeto visa explorar aspectos polticos, histricos e socioculturais integrantes tanto de nossas histria(s) passadas, quanto de nossas realidades presentes e mais imediatas. Cruzando diversas vertentes de produes culturais, as direes traadas por este projeto (e pelas obras de arte nele reunidos) vo alm da crtica puramente esttica: tocam em diversos aspectos de nossa contemporaneidade. Sejam como raciocnios visuais, produo material ou como pesquisas que exploram as complexidades de saberes locais em seus constantes movimentos, contaminaes e alteraes, as prticas aqui reunidas exploram e utilizam sistemas de significao contemporneos para recuperar, problematizar e valorizar aquilo que permanece esquecido ou que ainda no ganhou visibilidade, e assim, no pde ser partilhado e refletido tanto social quanto culturalmente.

[1] O termo Escambo pode ser entendido como uma transao ou contrato em que cada uma das partes envolvidas fornece um bem ou servio para receber da outra parte algo em retorno, sem que um dos bens seja moeda. Na Histria do Brasil, o escambo teve papel importante na explorao da mo-de-obra indgena e das riquezas do novo territrio no perodo colonial, viabilizando o extrativismo e a explorao por meio de trocas de objetos de pouco valor (do ponto de vista do colonizador) mas com grande apreo por parte dos povos nativos (as naes indgenas e povos amerndios). Uma intrnseca conotao cultural, de miscigenao de costumes atravs de trocas de matria pode ser observada neste ato de escambo, quer esboa metaforicamente j as atuais conexes globais. produo de cultura - ento, ligada explorao material, territorial e iconogrfica - mesclam-se vetores de trocas, apropriaes e dilogos criando j uma de produo de valores tanto materiais, quanto simblicos e sociais. [2] o termo colonialidade do poder usado para marcar a diferena (sul) Americana frente a teoria ps-colonial de matriz inglesa-indiana (Spivak). Enquanto colonialismo refere-se a momentos histricos especficos, colonialidade refere-se a uma lgica de apropriao e violncia, muitas vezes ainda presente.

JUSTIFICATIVA

Se hoje os fluxos econmicos e socioculturais tanto materiais quanto imateriais atravessam todas as esferas da sociedade, inclusive as da cultura, parece ser importante refletir e abordar, neste cenrio, os possveis significados e genealogias do atual e crescente interesse no Brasil (e no continente Latino-Americano) por tantos atores externos e globais. Certamente no o caso de assumir nossa histria recente como apenas mais um ndice do movimento constante e linear em direo estados de falsas promessas ou de desejo estados imprecisos de perfeio (racial, cultural, social, poltica e etc). Na atual e avanada era de globalizao, o que se reflete normalmente no cruzamento entre narrativas oficiais e aes que ficaram suas margens so possibilidades de atualizar materialidades locais frente a discursos globais externos a estes. a partir desta perspectiva de embate que uma parcela significativa da recente produo artstica explora de forma questionadora e por vezes crtica caractersticas eurocntricas que se retm em discursos (ps) coloniais e multiculturais caractersticos de movimentos tanto libertrios quanto populistas, identificveis hoje nos quatro cantos do globo. Assim, a noo de Contra Escambos proposta aqui de modo metafrico e ampliado para refletir como podemos reavaliar e recuperar narrativas socioculturais, vetores polticos e relaes econmicas do passado, mas que ainda persistem no presente e se manifestam nos tecidos socioculturais atuais. Outro fator preponderante reside na constatao que estes aspectos citados vm tornando-se presentes inclusive nas esferas da arte e da cultura, assim como a observao que tais esferas passam a se sobrepor mais e mais aos campos da economia, da mdia e da poltica. Todas as obras que constituem esse projeto visam ento fornecer ao pblico ferramentas e contedos para repensar e redesenhar novos mapeamentos acerca de nossa(s) histria(s) e geografias recentes, assim como dar suporte a um debate sobre o (ps)colonialismo e o multiculturalismo, revelando-os como processos mais complexos do que a simples nomenclatura que os definem e que, de forma superficial, delimita as leituras sobre um continente baseado em diversas e dispares ondas histricas, de interesses e de miscigenaes.

BREVE MEMORIAL TCNICO DESCRITIVO

Este projeto de mostra composto por produes artstico-visuais conectadas s disciplinas da histria, geografia, da economia e da esttica e alinham-se ao campo de reflexes tericas que abordam diversos aspectos (ps)coloniais e multiculturais. Estas prticas utilizam-se de processos de pesquisa e estratgias de arquivo na produo e exibio de obras e projetos, os quais se desdobram e so formalizados atravs das seguintes modalidades:

. Produes bidimensionais, incluindo elementos textuais e iconograficos: impressos, emoldurados ou diretamente aplicados/desenhados em paredes museogrficas (seja manualmente ou produzidos por meio de outros recursos e tecnologias de comunicao visual); . Objetos e esculturas de mdia e pequena escala; . Mobilirios e displays expositivos utilizados para exibir elementos e conjuntos de arquivos ( vitrines, mesas, prateleiras, paredes museogrficas); . Vdeo projeo (registros de aes e trechos de obras em vdeo/filme).

O intuito do planejamento de um desenho museogrfico especfico por parte dos organizadores da mostra, e em dilogo com os participantes e instituies que abrigam o proejto, objetiva instaurar cruzamentos e linhas de fruio entre os projetos apresentados assim como estabelecer uma identidade espacial e ambiental a todo o conjunto, apoiando as ativades paralelas, conversas e discusses. Algumas estruturas expositivas (como painis museogrficos, vitrines, estruturas de projeo, mesas e outros mobilirios) sero produzidos com acabamentos especficos, para a melhor execuo e apresentao de cada obra/projeto de arte.

REGISTROS, IMAGENS E DESCRIES DOS PROJETOS A SEREM EXPOSTOS


PESQUISAS, PROJETOS E BIOGRAFIAS

RUMORES NO DOCUMENTADOS E ATOS DE DESAPARIO DO CHILE


2008 (EM PROGRESSO). MATERIAL ICONOGRFICO BIDIMENSIONAL E VIDEOGRFICO, TEXTOS E TRECHOS NARRATIVOS. (DOIS MONITORES COM FONES, VITRINE PARA MATERIAIS DOCUMENTAIS - LIVROS E IMAGENS).

10

Batman en Chile, parte do projeto-arquivo Undocumented Rumors and Disappearing Acts from Chile.

MARIA BERROS

Rumores No Documentados e Atos de Desapario do Chile (Undocumented Rumors and Disappearing Acts from Chile) uma pesquisa, ensaio textual e explorao visual que vasculha a histria alternativa chilena dos anos 70 e 80, incluindo casos como a materializao tardia do modernismo socialista utpico, festas em forma de jantares homenageando o ator de Tarzan Johnny Weissmuller, animais travestidos como militares, documentrios experimentais transformados em filmes western, entre muitos outros formatos diferentes de desobedincia cultural e poltica. Estes momentos aparentemente errticos compem um campo descontnuo de aes auto-irnicas e corrosivas sobre a esttica e a poltica, carregadas por humor neodadasta e certa dose de crtica esquerdista hertica. Um ensaio textual referente a uma seo do projeto foi publicada na revista inglesa de arte e teoria Afterall: http://www.afterall.org/journal/issue.21/almost.lost.but.still.tall.tales. undocumented.rumours.and.disappearing.acts.from.chile. Tambm h um relato crtico sobre uma oficina ministrada por Maria Berros em So Paulo em 2010, que pode ser acessada em http://www.forumpermanente.org/.event_pres/oficinas-de-curadoria/experienciasdialogicas-2010/relatos-1/a-escrita-em-campo-expandido#_ftnref16

Mara Berros, Chilena, vive e atua entre Santiago do Chile e Londres. Escritora independente e pesquisadora na rea de sociologia e visualidade contempornea, foi editora para a Amrica Latina da documenta12 magazines. Convidada e em colaborao com Lisette Lagnado Maria co-curou a exposio Desvios de la Deriva sobre os usos experimentais do espao pblico no Chile e no Brasil (Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofa, 2010). Ela membro fundadora, juntamente com os artistas Ignacio Gumucio and Francisca Snchez, e editor-chefe do coletivo Vaticanochico, uma instituio auto-estabelecida que visa restituir a curiosidade como um modo generalizado de relao com o mundo (atravs de expedies e pesquisas de campo, publicao de livros como tambm exposies de arte). Berros publicou extensivamente sobre arte e cultura latino-americana contempornea, e est atualmente trabalhando em seu PhD em Sociologia no Goldsmiths College, University of London, cujo foco de pesquisa recai sobre o humor conceitual e o desaparecimento como formas produtivas e culturais contemporneas.

11

ARQUIVO BANANA
2010/2012. INSTALAO E PERFORMANCE. MATERIAL ICONOGRFICO, OBJETOS E ESCULTURAS DE PEQUENO PORTE (INSTALADOS EM ESPAO CENOGRFICO); VIDEO PROJETOR, DVD PLAYER, EQUIPAMENTO DE AUDIO, MESA E LOUSA.

12

Arquivo Banana: objetos, videos e impresses diversas, 2010 (em progresso). Vista de Instalao / performance (17o Video Brasil) 2011.

LEANDRO CARDOSO NEREFUH

O Arquivo Banana rene uma coleo de representaes da banana pinadas histria da arte e cultura popular de Albert Eckhout a Andy Warhol. Invariavelmente, a banana aparece como um signo localizador do mundo natural e primitivo, em contraposio ao mundo moderno. A apresentao do arquivo em forma de instalao, trata de evidenciar esse choque entre diferentes concepes culturais e de mundo. Neste projeto, O Arquivo Banana ganhar uma nova espacializao e formalizao, apresentando novas sees que compem esse arquivo em expanso.

Leandro Cardoso Nerefuh, vive e atua em So Paulo. Graduado em Artes Visuais e Histria da Arte, com mestrado pela University of London, trabalha na interseco entre texto, evento e monumento. Apresentou trabalhos no 17o Festival Sesc VideoBrasil; Museu Reina Sofia, Madrid; Institute of Contemporary Arts, ICA Londres; Centro de Cultura Contempornea Barcelona, CCCB; e Centro Cultural So Paulo, entre outros. Integrou o grupo de pesquisa do Programa de Estudos Independentes do Museu de Arte Contempornea de Barcelona - PEI (2008) e recebeu o prmio Mostra no Exterior da Fundao Bienal de So Paulo. membrofundador do PPUB, Partido pela Utopia Brasileira. http://www.nerefuh.com.br

13

OMNVORO
2010. VIDEO PROJEO, COR, SOM, 10 MIN.

14

Imagens referentes ao projeto, 2010.

DELENGUAAMANO

O grupo Delenguaamano, constitudo pelos artistas Nstor Gutirrez, Santiago Reyes e Gilberto Mariotti contribu com Omnvoro, um trabalho em processo que se apropria de contedos simblicos e imagticos de cada novo espao em que apresentado. Omnvoro busca criar uma fico museogrfica onde narrativas histricas sobre a construo do Planetrio de Bogot e La Plaza de Toros de Santamaria so refletidos sob pontos de vista que se encontram, enquanto fragmentos de um empreendimento maior: o plano de divulgao cultural da prefeitura de Bogot. Consistindo de uma video-projeo em forma de um documentrio (mudo e apenas legendado), o vdeo registra o processo de formao de Omnvoro e a viagem dos objetos que compuseram o projeto. A esttica e os recursos narrativos desta pea videogrfica so apropriados do gnero de filmes de fico cientfica (fazendo referncia a filmes como Le Voyage Dans la Lune de Georges Mlis e 2001: Uma Odissia no Espao de Stanley Kubrick). Assim, o filme na verdade uma fico (cientfica) sobre o processo criativo de Omnvoro, intercalada com material de arquivo onde os atores principais - os membros da Delenguaamano - exploram os campos histricos, ficcionais e de linguagem que se entrecruzam naqueles contextos. Situando-se entre o documentrio e a fico, entre o registro altrusta e a narrativa dramatizada de um filme, esta nova formalizao de Omnvoro prioriza uma narrativa constituda de elementos dos lugares em que o projeto ocorreu anteriormente. O projeto evidncia suas escolhas e uma aproximao s abordagens e temas da mostra, ao mesmo tempo que enfoca aspectos da memria em dilogo com outras narrativas, tanto histricas quanto ficcionais.

Delenguaamano surgiu a partir de discusses sobre temas e questes relacionadas com os espaos de memria, armazenamento e circulao de obras de arte de interesse comum de trs artistas: Nestor Gutierrez, Gilberto Mariotti e Santiago Reyes. O grupo tem como objetivo abordar diferentes espaos institucionais a partir desses interesses e propor intervenes que funcionem como gatilho para perguntas sobre as funes e aparelhos ideolgicos da dinmica cultural e sua relao com outros dispositivos no abertamente culturais.

15

16

Marcel Breuer, Parador Ariston - Mar del Plata. Imagem superior realizada em 1947. Imagem inferior, estado atual da construo. Imagens fotogrficas integrantes do arquivo Final de Temporada. Textos, imagens e trechos de filmes, 2008 (em progresso).

FINAL DE TEMPORADA

MATERIAL ICONOGRFICO BIDIMENSIONAL, TEXTOS E TRECHOS NARRATIVOS, INSTALADOS EM PAREDE.

SANTIAGO GARCIA NAVARRO

O projeto Final de Temporada um arquivo em expanso, definido de forma ampla por Santiago Garcia Navarro como um ensaio visual, expositivo e literrio, baseado em observaes geogrficas, sociais e estticas cujo foco reside na explorao de certas iconografias (contraditrias) da cidade de Mar del Plata. Este arquivo-ensaio composto por uma srie de trechos e fragmentos de obras de diversos tipos, elementos iconogrficos populares e outros cedidos por artistas e fotgrafos, que apresentam um poder evocativo sobre aquela realidade especfica, mas sem constiturem nenhuma meno explcita ou dogmtica sobre a mesma. Santiago destaca que o projeto se desenvolve lentamente ao redor de seu interesse por diversos aspectos socioculturais daquele territrio, tendo como linha mestra assuntos e fatos que possuam como caracterstica uma espcie de qualidade extra de campo o que permite uma forma de ateno ao mesmo tempo ampla e reflexiva sobre aquele contexto, ativando diversos nveis de percepo sobre o mesmo. Aqui um link para relato crtico sobre uma palestra e apresentao deste projeto de Santiago Navarro - http://www.forumpermanente.org/.event_pres/exposicoes/29a-bienal-de-saopaulo/relatos-criticos/dobras-do-tempo-relato-do-encontro-de-santiago-navarro-e-carlazaccagnini/

Santiago Garcia Navarro Argentino, escritor, pesquisador, crtico e docente, vive e atua entre Buenos Aires, Rio de Janeiro e So Paulo. Durante anos, colaborou coma as revistas Exit, Inrockuptibles, ArteContexto, Frieze e Debate, entre outras. Foi redator especializado em arte contempornea do dirio La Nacin. Entre seus ltimos ensaios: 73 notas sobre la deriva (parcialmente publicado no Panorama da Arte Brasileira, Museu de Arte Moderna de So Paulo, 2011); Hacerse un cuerpo, para o livro monogrfico de Mnica Giron (Buenos Aires, El Ateneo), Manx, para o livro monogrfico de Adrin Villar Rojas (Pars, SAM ART Projects, 2011) e Ocultamientos y otras revelaciones, sobre a obra de Beto de Volder e a reinveno do corporal na arte argentina dos noventa (Buenos Aires, Adriana Hidalgo, 2011). Desde 2008 desenvolve um ensaio textual e visual de investigao sobre Mar del Plata, cuja primeira etapa foi apresentada no Teatro de Arena, So Paulo, durante a residncia de Capacete - programa da 29a Bienal de So Paulo. Desde 2010 ministra um seminrio de arte latino americana na Universidad Di Tella, e em 2011, foi docente na Escola de Artes Visuais Parque Lage, Rio de Janeiro, e no Centro Universitrio Maria Antonia, So Paulo. Foi membro dos coletivos Duplus (com o qual publicou o livro El pez, la bicicleta y la mquina de escribir, Fundacin Proa, 2006), Ensayos en vivo e El amor est raro.

17

18

Imagens fotogrficas e documentos integrantes do arquivo Final de Temporada.

FINAL DE TEMPORADA

SANTIAGO GARCIA NAVARRO

19

20
Agassiz: The Mixed Traces Series. 2010 Furnas de Agassiz (Floresta da Tijuca), Rio de Janeiro.

Postal Furnas de Agassiz na floresta da Tijuca, Rio de Janeiro, 1908.

LOUIS WHO?

2010. INSTALAO COMPOSTA DE VIDEO HD 3:50 MIN, FOTOGRAFIAS, CARTO POSTAL, MATERIAL IMPRESSO, LIVRO.

SASHA HUBER

A Praa Agassiz, est nos subrbios do Rio de Janeiro, cerca de uma hora de carro do centro da cidade. O local marcado nos mapas como um quadrado, mas na verdade um cruzamento perigoso, onde, segundo moradores locais, h um acidente de trnsito, em mdia, a cada dez dias ou mais. Uma semana antes de nossa visita, um nibus caiu atravs de uma garagem e demoliu uma casa inteira. Nenhum dos moradores tinha alguma idia de quem foi Agassiz ou de onde o nome da praa se originou. O projeto consistiu em uma performance / ao pblica realizada na cidade do Rio de Janeiro, na qual a artista chega a cavalo no largo Agassiz, instala um banner informativo sobre quem foi Louis Agassiz e pronuncia atravs de um megafone uma fala explicativa sobre a histria deste cientista, cujas teorias deram base s polticas que defendiam a separao por diferenas raciais. Sasha, que aprendeu o texto de sua fala em portugus para esta ao, endereava seu discurso aos poucos passantes e curiosos presentes na Praa. Mas de certo modo, o alvo final de seu discurso estava alm, partia daquele local especfico da cidade e expandia-se ao tecido social urbano e histrico que conforma aquele contexto assim como talvez partes de nossa memria publica e coletiva. Os registros em vdeo, textos e fotografias desta ao recuperam a memria perdida daquele nome, daquele lugar, que ironicamente fazem-se presentes no titulo da ao Louis who?

Sasha Huber, vive e atua na Finlndia. Tendo origem Europia e Haitiana, a artista alia-se com a dispora Caribenha. Huber descreve o ponto de partida para seu trabalho como um exame de suas raizes e de como isso afeta o processo de construo de sua identidade pessoal e artstica. A jornada comeou com Sasha ser perturbada pela injustia histrica do colonialismo. Como seu trabalho progrediu, no entanto, esta atitude foi gradualmente transformada em uma busca de compreenso e um dilogo mais interativo entre diferentes modos de interveno. Huber vem mostrando seu trabalho de forma colaborativa e em exposies individuais na Finlndia e no exterior desde 2003. Editou o livro Rentyhorn em 2010, e foi co-editora de Traos e Raas em Louis Agassiz: Fotografia, Corpo e Cincia - Ontem e Hoje, por ocasio da 29a Bienal de So Paulo em 2010, e recentemente realizou individual na Botkyrka Konsthall em Estocolmo. http://www.sashahuber.com

21

22

Louis Who? What you should know about Louis Agassiz. Interveno, Praa Agassiz - Rio de Janeiro. Vdeo registro da ao, 3:50 min.

LOUIS WHO?

SASHA HUBER

Rastros e Raas de Louis Agassiz: Fotografia, Corpo e Cincia, Ontem e Hoje. Editores: Maria Helena P. T. Machado e Sasha Huber. Colaboradores: Flvio dos Santos Gomes, Hans Fassler, John Monteiro, Maria Helena P. T. Machado, Sasha Huber & Petri Saarikko e Suzana Milevska. Editora: Capacete Entretenimentos em ocasio da 29a Bienal de So Paulo, 2010.

23

A CONQUEST MEANS NOT ONLY TAKING OVER (II)


2010/2011. INSTALAO, MATERIAIS E DIMENSES DIVERSAS (FOTOGRAFIAS, DESENHOS, PRATELEIRAS, PAPEL DE PAREDE E OBJETOS)

24

A Conquest Means Not Only Taking Over (II), 2010. Vista da Instalao 2011.

RUNO LAGOMARSINO

A Conquest Means Not Only Taking Over (II). As expedies de Francisco Pizarro, o conquistador espanhol que dominou o Imprio Inca no incio do sculo XVI em busca de ouro e glria, ocupa uma posio indisputvel em nosso livros de histria. Porm, um fato desconhecido que Pizarro no sabia ler e escrever: sua assinatura consistia de dois rabiscos, confirmada todas as vezes por um tabelio que assinava entre estes. Tal sinal abstrato, quase um desenho, a assinatura de poder que sancionava atos de violncia e opresso alterando o futuro de ambos o Novo e o Velho mundo. Os defensores da colonizao, uma vez defenderam seu dever dado por Deus de impor valores universais (neste caso atravs do catolicismo), a fim de salvar os povos nativos. Mais tarde, quando a liberdade, a democracia e a razo (tolerncia religiosa includa) foram introduzidos atravs do Iluminismo como valores primordiais da sociedade, um outro conjunto de jogos de poder e de destruio foi acionado. Formas distintas de explorao sem fim conduziram, at as sociedades de hoje, a problemas no resolvidos e que nos assombram como fantasmas do nosso passado. Observando esse movimento da histria, como ento possvel romper com o crculo vicioso das injustias repetitivas? Rever e analisar as experincias histricas, a fim de entender os objetivos e interesses que estavam por trs deles talvez seja um caminho. Outra, manter continuamente a pergunta quem somos ns? E o que ns de fato apoiamos? Atravs um intrincado arranjo de associaes, fragmentos simblicos e fatos histricos, Runo Lagomarsino traa uma relao ambgua entre modernidade e colonialismo, e suas conseqncias sobre nossos tempos. Runo Lagomarsino, Sueco, vive e atua entre Malm e So Paulo. Em seus trabalhos, investiga como situaes polticas e sociais se desenvolvem atravs de diferentes processos discursivos e histricos. O artista participou do Programa de Estudos Independentes do Whitney Museum em Nova York, 2007-08 e recebeu um MFA da Academia de Arte em Malm, em 2003. Mostras individuais: Violent Corners ar/ge kunst Galerie Museum, Bolzano (IT); There is always a day away, Galeria Luisa Strina (Espao projeto), So Paulo. Mostras coletivas: Speech Matters Danish Pavilion at the 54th Venice Biennale; Untitled (12th Istanbul Biennial); Istanbul, The Moderna Exhibition, Moderna Museet, Stockholm; 31o Panorama - Museu de Arte Moderna, So Paulo, OURS: Democracy in the Age of Branding, Parsons the New School for Design, New York. www.runolagomarsino.com

25

UM AF INCMODO
2011. VIDEO, 20 MIN. (LOOP). VIDEO MONITOR, DVD PLAYER,FONES, CADEIRAS E BASE DE SUPORTE PARA VIDEO MONITOR.

26

Stills de video Um Af Incomodo, video, 20 minutos, 2011.

GILDA MANTILLA & RAIMOND CHAVES

One fine day in the future, someone like us will open these books and brochures, these old magazines and newspapers, and will try to understand through the shadows and the lights, through signs hard to decode, what is all that coming from the past.

Um Af Incmodo consiste em um projeto em desenvolvimento a partir dos acervos da Biblioteca Amaznica de Iquitos, Peru. Esta pesquisa a mais recente colaborao desta dupla de artistas, e os materiais da Biblioteca Amaznica de Iquitos serviram como inspirao para criar a coleo de livros e imagens denominados Biblioteca Amaznica, no qual os artistas exploram diversos materiais, modos de registros e representaes desta vasta rea do continente Latino-Americano, que muitas vezes tida como impenetrvel mas que sempre sujeita a diversas incurses exploratrias e civilizatrias.

Gilda Mantilla (Los ngeles) e Raimond Chaves (Bogot) vivem em Lima e trabalham juntos desde 2001. Em seus projetos entrelaam-se interesses pelo desenho, pelo contexto latinoamericano e a investigao sobre memrias sociais e arquivos especficos. Entre 2005 y 2008 desenvolveram Dibujando Amrica, onde uniram desenho e viagem como ferramentas de conhecimento de contextos e territrios (exposto nas 27 Bienal de So Paulo, 2006). Outros trabalhos conjuntos so: Construyendo Puentes Entre Lenguas, msterdam 2001; Estacin Mvil Barrio Venecia, Bogot, 2003, Hangueando Peridico Con Patas, Puerto Rico, 2003, Talleres Mviles, Puerto Rico, 2004 e Gabinete de La Curiosidad; Lima 2006. Entre os anos de 2002 e 2008 foram parte do coletivo Espacio la Culpable em Lima. Tambm desenvolveram sesses e debates e conversas pblicas sob o nome de Crculo Quadrado de Lima e a srie editorial ligada a estes intitulada Manuales Machete. Suas obras se encontram em diversas colees internacionais como MoMA, 101 Collection y Bruce & Diana Halle (EUA), Museo de Arte de Lima MALI (Per), CGAC, Vista parcial da instalao, monitor de video. MUSAC y Fundacin ARCO (Espanha). http://mancha.org/

27

MATA
2011. DESENHO SOBRE PAREDE, DIMENSES VARIVEIS. (DESENHOS ADAPTADOS AOS CONTEXTOS ESPECFICOS DOS LOCAIS DE MOSTRAS)

28

Registro da Mostra / da Instalao Mata, 2010. Desenho (tcnicas diversas) sobre parede.

PEDRO MARIGHELLA

Que tipo de planta o mato? Ele ruim, daninho? Reunir tipos diferentes de plantas numa mesma nomenclatura normalmente oposta a elaboraes paisagsticas nobres, previsveis, conformadas, o ideal? Uma populao vigorosa, massiva... assusta. Temos medo de sermos engolidos pela mata e pelo intenso laboratrio da vida que ocorre em seu interior. Se mata o mato para a desacelerao de suas qualidades invasivas, muitas vezes sem se perceber o potencial e sofisticao de sua diversidade. Mato o nome de um tipo de vegetao ou a designao de uma circunstncia social entre seres vivos? ...Talvez a iminncia de uma invaso sutil e silenciosa.

Atualmente, a produo de Pedro Marighella tem como principais interesses, o olhar sobre processos culturais, sociais e histricos (o lugar e o tempo), com destaque para o potencial crtico da diverso. Normalmente, seus trabalhos so sintetizados atravs de desenhos e sonoridades que revelam aspectos de estranheza intrnsecos a esses temas. O resultado de seus projetos um lugar de trnsito atravs de analogias obscuras e posicionamento crtico. Pedro ir colaborar nesta mostra com sua obra grfica de grandes dimenses (wall drawings) e com trilhas sonoras nas quais mixa diversos ritmos, registros sonoros de ambientes e gneros da musicalidade popular brasileira.

Pedro Marighella Bacharel em Artes Plsticas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), desenvolve projetos em artes visuais, design e msica. Integra o coletivo GIA de 2003 a 2010. Principais projetos: 10 Bienal do Recncavo (2010); OCUPAO GRFICA, edital de Curadoria e Exposio Matilde Matos (FUNCEB - 2009/2011), Salvador / BA; MATA, Galeria ACBEU (2010)Salvador / BA; QG do GIA - Nam June Paik Award, WallrafRichartz Museum, Colnia / Alemanha (2008); SPA das Artes, Recife / PE (2005); FIAT MOSTRA BRASIL de Artes Visuais, coletiva junto ao grupo GIA, So Paulo / SP (2006); X Salo da Bahia, Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador / BA (2003). http://www.pedromarighella.com.br

29

30

Where to Sit at The Dinner Table, 2011/2012, Video HD 35 min., (stills de video).

WHERE TO SIT AT THE DINNER TABLE


2011/2012. VIDEO PROJEO HD, 35 MIN.

PEDRO NEVES MARQUES

Where to Sit at The Dinner Table uma obra comissionada pelo Centro Cultural Montehermoso, em Vtoria, Espanha. um filme de aproximadamente 35 minutos, filmado em HD no Brasile em Portugal. Com uma forma entre o documentrio e o cinema surrealista,este contm filmagens em localizaes variadas pelo Brasil, de entre as quais a seo de obras raras da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, pinturas da coleo da Pinacoteca de So Paulo, cenrios do Museu do ndio, etc.Uma segunda parte do filme filmada em Lisboa, Portugal, com atores e animais em estdio. O filme apresenta duas narrativas aparentemente paralelas. Numa das narrativas, material do sculo XVI referente ao encontro entre os Europeus e as tribos Amerndias (microfilmes de obras de Andr Thevet, Hans Staden, Jean de Lry ou mesmo Anchieta), pinturas e desenhos de fauna e flora (Viagem Filosfica de Alexandre R. Ferreira), outros materiais e todo um universo de antropofagia, servem de cenrio ambguo para uma breve histria da relao entre Ecologia e Economia, desde a dcada de 1940 aos nossos dias. Em outras palavras, uma abordagem sobre o modo como a teorias ecolgicas sempre se constituram em relao as teorias econmicas e de gesto, desde uma tendncia para o equilbrio da virada neoliberal abarcando at as teorias do caos, da criatividade individual e da competio.O filme assim um ensaio, ora terico ora abstrato ou absurdo, sobre a ambigidade da teoria e da sua apropriao e transformao por ideologias e campos de ao distintos. O projeto , de fato, um exerccio discursivo sobre predao e antropofagia, sobre ecologia e a predominncia da especulao econmica e dos modelos contemporneos de gesto sobre o pensamento e ao, sejam estes potencialmente revolucionrios ou no. Pedro Neves Marques Vive e trabalha atualmente entre Lisboa e So Paulo. Tem participado de vrias exposies desde 2007, incluindo a mostra individual Abridged Imagetics na Galeria Pedro Cera, Lisboa, 2008; e The Wandering Chief no Espao Avenida (Lisboa, 2009), bem como em mostras coletivas, como A river aint too much to love no Spike Island (Bristol, Reino Unido, 2008) e BES Revelation 2007 - prmio mostra de arte em Villa Serralves - Museu de Arte Contempornea (Porto, Portugal). Ele co-produziu vrios projetos em Lisboa, como a mostra Antes que a produo cesse (Espao Avenida) e Eurasia (Museu Anastcio Gonalves). Foi co-curador do programa Estados Gerais, um ciclo de quatro meses de mostras e eventos realizados na Arte Contempo e vrios outros lugares em Lisboa. http://o-declive.blogspot.com

31

REMEDIAES
2010 /2012. VIDEO INSTALAO: VIDEO (COR, 4:3, 10 MIN.), TV, DVD PLAYER, MOBILIRIOS DIVERSOS, BLOCOS DE CIMENTO, VITRINE, POSTER (COLOR-PRINT 80100 CM)

32

Poster Remediaes, 80x100cm, color print, 2011.

BETO SHWAFATY

Remediaes uma instalao que aborda diferentes relaes entre identidade nacional, progresso nacional e representaes miditica, sendo o resultado de uma pesquisa sobre certas dinmicas de transposio de projetos nacionais para a mdia, isto , uma explorao de como esses projetos se transformam em imagem/som/vdeo e, nesse movimento, formam e constituem seu contedo discursivo. Existe a inteno em explorar a qual distncia da realidade esses projetos se colocam quando se traduzem nesses suportes de representao, por este motivo, o foco desta video instalao aponta para projetos que se efetivam na presena fantasmtica da imagem e prescindem de serem executados, na medida em que se realizam na prpria imagem e evadem as contingncias da realidade. Os projetos observados so tanto aqueles que se tenta empreender hoje quanto os que j se tentou empreender no passado, o que permite avaliar a disputa entre idealizao (representao do desejo) e a documentao histrica, seja dos discursos dos projetos (muitas vezes propagandsticos), seja da crtica de oposio eles. Para tanto, a instalao conta com um vdeo que apresenta a sobreposio de falas, smbolos e imagens em multiplicidade e simultaneidade. importante atentar para o fato de que o vdeo apresentado em uma televiso e mobilirio especficos, que evocam as diferentes condies sociais de recepo e sugerem a ampla penetrao do material miditico. Assim, a instalao foi idealizada pelo artista para reforar o suporte de difuso e recepo desses projetos bem como suas dimenses simblicas, de modo a reencenar a ao miditica e incidncia social dos mesmos.
(A partir de texto de Roberto Whinter, para a mostra Sombra do Futuro, SP - 2010)

Beto Shwafaty, vive e trabalha em Campinas e So Paulo. Graduado em Artes Plsticas pela Unicamp e Mestre em Artes Visuais e Estudos Curatoriais pela NABA / Milo, foi recentemente artista visitante na Staedelschule - Frankfurt, sob orientao de Simon Starling, Seus interesses recaem sobre as intersees entre estudos espaciais, pesquisas histricovisuais, poltica e estratgias interventivas. Participou da residncia Other Possible Worlds, no Casino Luxemburgo (2011) e em 2012 realizara residncia pela plataforma RES-O, em Turin, Italia. Apresentou trabalhos no Rumos Ita Cultural 2005/06, 6o Salo de Gois, 31o SARP, Ribeiro Preto, Sala Coletiva Territrio So Paulo, 9a Bienal de Havana; Programa de Exposies 2008, CCSP; 4a Bienal de Arquitetura de Rotterdam - Squatt Section (2009), 3rd Utrecht Manifest, Holanda (2009); Sombra do Futuro, So Paulo (2010), When in Rome, Malta Contemporary (2011), Mitologias (Paris, 2011),entre outros. Dentre seus projetos curatoriais colaborativos recentes esto Juex Sans Frontiers (2009), CareOf Milo; Utopia For Sale, Kunstakademie / ABC Berlin (2009); e as recentes colaboraes com o espao e editora Archive Kabinett, Berlin; e com a revista No Order, Milo (ambos 2010). www.shwafaty.org
33

34

Vista da instalao, Mostra Mitologias, Cite des Arts, Paris 2011.

REMEDIAES

Remediaes, still de video, 2010/2012.

BETO SHWAFATY

35

NON-HUMAN RIGHTS
2012. VIDEO INSTALAO, 3 CANAIS, 20 MIN., COR, VRIOS FORMATOS. (3 MONITORES, SOM + MATERIAL DE ARQUIVO IMPRESSO E DOCUMENTAL.)

36

Non-Human Rights, video instalao, 3 monitores; material de arquivo impresso e documental.

PAULO TAVARES

Non-Human Rights. Escrito e aprovado em 2008, aps um perodo de uma dcada de

sucessivas convulses polticas, a nova Constituio do Equador o primeiro de seu tipo a incluir a natureza, juntamente com seres humanos, como um sujeito do direito. A animistas concepo deste texto legal, que garante direitos fundamentais para elementos tais como rochas, montanhas, deltas de rios e os mares, introduz uma mudana jurdico-epistmica radical que desafia as fronteiras rgidas que separam o mundo dos objetos do mundo dos sujeitos, o natural do social, e, portanto, apresenta uma posio crtica aos princpios centrais da constituio da modernidade. Non-Human Rights apresenta entrevistas de arquivo e documentos sobre o processo histrico que levou formulao dos direitos da natureza e reflete sobre as implicaes jurdicas, polticas e ticas de suas reivindicaes no sentido da comunho entre os seres humanos e no-humanos.

Paulo Tavares arquiteto e urbanista formado pela Unicamp, vive entre Londres e So Paulo. Ele lecionou na London Metropolitan University, departamento de Culturas Visuais e no Laboratrio de Teoria de Arte Contempornea - Goldsmiths (Prog. de Mestrado). Desde 2008 leciona no programa de mestrado do Centro de Pesquisa em Arquitetura - Goldsmiths College. Paralelamente a suas atividades como pesquisador / arquiteto, Tavares esteve envolvido com muitas prticas autnomas e de mdia desde final de 1990, e como resultado disso, seu trabalho explora, a arquitetura baseada em mdia narrativas e a escrita como modalidades interconectadas de leitura urbana, territorial e de condies scio-ecolgicas. Artigos de sua autoria apareceram em diversas publicaes, tais como: Nada (PT), Alfabeta2 e Abitare (IT), Cabinet (EUA) e Piseagrama (BR). Seu trabalho tem sido mostrado em exposies em instituies como Haus der Kulturen der Welt, Berlim (2012) e Portikus, Frankfurt (2012). http://www.paulotavares.net/

37

INSTITUIES COMPROMTIDAS EM RECEBER O PROJETO EM 2012

ESPAO FONTE
RECIFE - PE

Crsitiana Tejo Coordenadora-geral de Capacitao e Difuso Cientfico-Cultural da Fundao Joaquim Nabuco. Foi diretora do MAMAM, no Recife (2007-2008), e curadora do Rumos Artes Visuais do Ita Cultural (2005-2006). Curadora da sala especial Paulo Bruscky na Bienal de Havana (2009). Participou de diversos jris como Prmio Marcantnio Vilaa CNI-SESI (2006), Salo Arte Par (2007), Salo de Arte do MAM-BA (2007) e Salo de Gois (2006). curadora do Projeto Made in Mirrors (desde 2007) e membro do IKT Associao Internacional de Curadores de Arte Contempornea. Escreveu artigos para as revistas Artecontexto e Flash Art. mestre em comunicao pela UFPE. Vive e trabalha no Recife.

JA.CA
NOVA LIMA - MG

Francisca Caporali Diretora de Programao Francisca graduou-se em Comunicao Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo concludo Mster em Arte, pelo MECAD / ESDi, em Barcelona e em Fine Arts, pelo Hunter College de Nova Iorque. Exibiu suas obras em diversos festivais como (Break 2.4 Festival in Slovenia; VideoBrasil, Wide World Film festival em Toronto e o Flaherty Seminar em Hamilton); galerias e instituies internacionais (Goethe Institute, SCOPE and Orchard47 em NYC; UnionDoc em Brooklyn; Jeu de Paume em Paris; Gandy Gallery em Eslovakia). Participou de residncias como artista (LMCC, Tiltfactor em NY e OpenArt na Grcia), alm de ter organizado e curado exposies em NY (UHP, Electronic Social Club; the IMAterial Show).

CONTRAESCAMBOS 2012

Вам также может понравиться