Вы находитесь на странице: 1из 2

INSTITUTO FEDERAL DO PIAU IFPI CURSO: Tecnologia em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas DISCIPLINA: Sistemas de Informao PROFESSOR: Otlio Aluno:

: Rafael Lopes dos Santos MATRIZ ANSOFF


Conhecida domo Matriz de Escolhas de Ansoff que foi fundamentada no estudo Estratgias para Diversificao, Autoria de H. Igor Ansoff(1918) e publicado pela Harvard Bussines Review. Sobre Ansoff: Nasceu em 1918 na Rssia; Foi professor e consultor nos Estados Unidos; Em 1965 escreveu a obre clssica Estratgia Corporativa publicada em 1972, considerada o primeiro livro de gerenciamento estratgico influenciado por Alfred Chandler; Conhecido como Pai da Gesto Estratgica.

Profissionais de marketing usam muito a Matriz Ansoff como modelo de desenho de planejamentos estratgicos, onde ao elaborar uma matriz graficamente tem que se ter em mente que pontos so os principais a ser avaliado no estudo. Logo no adianta conhecer a matriz e no saber o que fazer com ela pois ela tem como caracterstica avaliar e determinar o momentos oportuno de crescimento das unidades de negcios, para assim deixar claro que as estratgias da organizao tero um impacto significante nas aes tomadas, e que, quando bem estudadas e elaboradas, sero o fator determinante para um sucesso mais prximo e focado. Com base nesta matriz as decises tomadas se preocupam principalmente com a escolha dos produtos produzidos pelas empresas e os mercados em que so comercializadas. Isso previamente que especifica o crescimento e a direo dos negcios e o futuro das empresas, apresentando assim essas quatro alternativas:

1. Penetrao de Mercado: que tem como seu principal objetivo a fidelizao de seus clientes, e por consequncia elevar seu potencial de mercado com os produtos j existentes, utilizando-se de uma maior exposio de seus produtos, propaganda incisiva e promoes, promovendo assim uma maior frequncia e consumo de seus produtos. 2. Desenvolvimento de Mercado: base na ampliao geogrfica de suas possibilidades de mercados para seus atuais produtos, fortificando sua marca, difundindo fsica ou virtualmente, expandindo e se colocando como opo aos consumidores. 3. Desenvolvimento de Produtos: procurando ser atualizada no mercado afim de tornar concorrente obsoleto, desenvolvendo novos produtos aos seus clientes j existentes, assim neste processo se faz necessrio levar em conta o risco da falta de adaptao de clientes as novidades correndo o risco de complicar ao invs de ajudar 4. Diversificao Pura: diversificao Pura pode ser de um risco elevado, mas com grande potencial de inovao e criatividade, que so fundamentais, pois trata-se de novos produtos para novos mercados, onde o uso da credibilidade da marca, torna-se imprescindvel, porem quando a credibilidade questionvel se faz necessria um desligamentos total e desconsiderar qualquer referncia a marca origem.

Concluso
Conclui que A Matriz Ansoff alm de uma ferramenta indispensvel em meio interno de uma organizao que precisa de planejamento e estratgia para poder evoluir e dominar mercados, seja com produtos novos ou com venda sendo reforada dos produtos j existentes. Ela essencial para evoluo e ampliao de uma organizao.

Referncias: http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos1/Matriz_de_Ansoff_em_Marketing.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Matriz_de_Ansoff https://www.google.com/search?q=matriz+ansoff&hl=pt&tbo=u&biw=1280&bih=603&tb m=isch&source=univ&sa=X&ei=PTsVUa_4A4TY9ASsqYDoAQ&ved=0CCsQsAQ http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/matriz_ansoff.htm http://pt.scribd.com/doc/37410540/Matriz-de-Ansoff-Matriz-BCG-Matriz-GE

Teresina/PI, 07/02/2013

Вам также может понравиться