Вы находитесь на странице: 1из 9

CENTRO UNIVERSITRIO ANHANGUERA - UNIFIAN

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL FATORES QUE DIFICULTAM A COMUNICAO ORGANIZACIONAL

LEME 2012

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL FATORES QUE DIFICULTAM A COMUNICAO ORGANIZACIONAL

Trabalho de Pesquisa Cientfica Desenvolvida no curso de graduao de Medicina Veterinria da Unifian Campus Leme, disciplina Comportamento Organizacional Prof.

LEME 2012

SUMRIO

1 INTRODUO.....................................................................................................pag.05 2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................pag.06 3 CONCLUSO.......................................................................................................pag.09

4 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS..................................................................pag.10

1 INTRODUO

A comunicao tem quatro funes bsicas dentro de uma organizao, que so controle, motivao, expresso emocional e informao (ROBBINS; JUDGE; SOBRAL, 2010, p. 326). E pode ser defina como o [...] processo de transferir informao, significado e compreenso, de um emissor para um receptor.(CARAVANTES; CARAVANTES; KLOECKNES, 2009, p. 196, itlico do autor). Sendo assim a comunicao essencial nas organizaes, para que a produtividade seja adequada para aquela empresa.

2 DESENVOLVIMENTO

O trabalho a seguir apresentar cinco problemas que interferem na comunicao organizacional e suas respectivas solues:

Rede de rumores A rede de rumores a comunicao informal dentro de uma empresa (ROBBINS; JUDGE; SOBRAL, 2010, p. 333). Uma pesquisa mostra que 75 por cento dos funcionrios sabem primeiro das notcias pela rede de rumores do que por canais formais (ROBBINS; JUDGE; SOBRAL, 2010, p.333). A rede de rumores tem as principais caractersticas, no controlada pela direo da empresa, tida como mais confivel e fidedigna do que as informaes vindas da cpula da empresa e amplamente utilizada para servir os interesses pessoais dos que integram essa rede (ROBBINS; JUDGE; SOBRAL, 2010, p. 333). Para reduzir as consequncias negativas das redes de rumores pode-se fornecer informaes, em uma comunicao formal; explicar as decises e os comportamentos que podem parecer duvidosos, injustos ou misteriosos; abster-se de atingir o mensageiro, que responder aos rumores, que so fato natural em uma organizao, com calma respeito e racionalidade; e manter os canais de comunicao abertos, incentivando os funcionrios a se comunicar com seus lderes, demonstrando preocupaes, sugestes e ideias (ROBBINS; JUDGE; SOBRAL, 2010, p. 334).

Lderes que nunca esto presentes na empresa Os lderes so muito ocupados, mas a ausncia permanente na empresa causa falta de comunicao entre lderes e a equipe (MATOS, 2008). Os passeios informais pela empresa e conversas com os colaboradores, vo favorecer a construo de um ambiente orgnico que contenha comunicao e dilogo (MATOS, 2008).

Sobrecarga de informaes O funcionrio recebe muita informao e no consegue organizar e utiliza-las, tendo assim a perda de informao e uma comunicao ineficaz (ROBBINS; JUDGE; SOBRAL, 2010, p. 342 e 343). Deve-se ento limitar uma quantia de horas por dia em determinados dias na semana a sobrecarga de informao que vem principalmente da internet seguido pelos contatos pessoais, pois assim a pessoa pode se concentrar em seu servio, pensando de verdade no que tem que fazer, tendo uma maior eficincia (ROBBINS; JUDGE; SOBRAL, 2010, p. 339).

Medo de se comunicar Tem pessoas que tem medo de se comunicar, ou pode-se dizer que tem ansiedade social (ROBBINS; JUDGE; SOBRAL, 2010, p. 344). Estas pessoas ficam tensas quando precisam se comunicar oralmente, escrita ou ainda em ambas, ento acabam minimizando a necessidade de comunicao na empresa (ROBBINS; JUDGE; SOBRAL, 2010, p. 344). Para solucion-lo pode-se contratar um palestrante com o tema de como vencer o medo de se comunicar, ou ento fazer um treinamento para melhorar o dilogo, tambm pode-se fazer dinmicas de grupo.

Estado emocional O estado emocional pode interferir na forma de interpretar a mensagem que lhe foi passada, assim dificultando a comunicao (ROBBINS; JUDGE; SOBRAL, 2010, p. 343). A euforia e a depresso so os estados emocionais mais extremos, que se a pessoa estiver em algum destes estados, tem maior probabilidade de interpretar a mensagem de forma errnea e dificultar a comunicao (ROBBINS; JUDGE; SOBRAL, 2010, p. 343).

Quando se constata este tipo de problema, deve-se contratar uma pessoa para dar uma palestra explicando como se controlar emocionalmente, em como no deixar problemas pessoais interferirem ou pelo menos tentar com que no interfiram na comunicao com seus colegas e lderes, e que seu estado emocional no desvie a ateno que deve ser dada a comunicao.

3 CONCLUSO

Conclui-se que a falta de comunicao gerada por qualquer motivo vai gerar um aspecto negativo para a empresa, diminuindo a produtividade e a satisfao de seus colaboradores. No possvel atingir a comunicao perfeita. Mas mesmo assim consegue-se uma relao positiva entre a comunicao eficaz e a produtividade dos colaboradores (ROBBINS; JUDGE; SOBRAL, 2010, p. 349).

10

4 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CARAVANTES, Geraldo R.; CARAVANTES, Cludia B.; KLOECKNER, Mnica C.. Comunicao e comportamento organizacional. Porto Alegre, RS: ICDEP, 2009.

MATOS, comunicao

Gustavo e

de.

Situaes dilogo.

crticas 2008.

geradas

pela

falta

de em:

Disponvel

<http://comunicacaoempresarialjor.wordpress.com/2008/09/16/situacoes-criticasgeradas-pela-falta-de-comunicacao-e-dialogo/>. Acesso em: 17 nov. 2012.

ROBBINS,

Stephen

P.;

JUDGE,

Timothy

A.;

SOBRAL,

Filipe.

Comportamento organizacional. 14. ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

Вам также может понравиться