Вы находитесь на странице: 1из 6

CALMA . Que costa que as ondas contam E se no pode encontrar Por mais naus que haja no mar?

? O que que as ondas encontram E nunca se v surgindo? Este som de o mar praiar Onde que est existindo? . Ilha prxima e remota, Que nos ouvidos persiste, Para a vista no existe. Que nau, que armada, que frota Pode encontrar o caminho praia onde o mar insiste, Se vista o mar sozinho? . Haver rasges no espao Que dem para outro lado, E que, um deles encontrado, Aqui, onde h s sargao, Surja uma ilha velada, O pas afortunado Que guarda o Rei desterrado Em sua vida encantada? .
Fernando Pessoa, Mensagem

. 1. De entre as afirmaes seguintes, identifique aquela que completa a frase, de acordo com o sentido global do texto. 1.1. Ao longo do poema, o sujeito potico a) tenta encontrar uma ilha perdida no nevoeiro. b) pressente a existncia de uma realidade para alm do visvel. c) recebe informaes sobre as novas terras descobertas anunciadas pelo som das ondas. d) sonha com uma ilha encantada e um rei adormecido. . 1.2. O poema apresenta

a) um sonho de um futuro possvel. b) um presente de estagnao e de possibilidade. c) um futuro possvel ligado ao mar. d) o mar como potenciador do regresso de um passado de glria. . 2. Aponte a relao que se estabelece entre o sujeito potico e as ondas do mar. . 3. Explique, no contexto do poema, a expressividade do oxmoro que inicia a segunda estrofe. . 4. Explique em que medida o achamento do "Rei desterrado" ultrapassa os limites fsicos do espao. . Grupo II 1. Identifique as afirmaes verdadeiras (V) e a: afirmaes falsas (F): A) Em "Que costa que as ondas contam / E se no pode encontrar" (w. 1-2), o pronome "se" reflexo. B) A palavra "praiar" (v. 6) formou-se pela aposio de um afixo derivacional. C) A frase "Ilha prxima e remota, / Que nos ouvidos persiste, / Para a vista no existe" c. (w. 8-10) contm uma orao subordinada relativa explicativa. D) Na frase Aqui, onde h s sargao" (v. 18) o enunciador utiliza um dectico temporal. E) Na expresso "uma ilha velada" (v. 19) o determinante artigo indefinido tem um valor genrico. F) Em "vida encantada" (v. 22), o adjectivo tem valor restritivo. G) As palavras "nau", "armada", "frota" integram o mesmo campo lexical. H) Na frase "(...) que frota / Pode encontrar o caminho / (.. .), / Se vista o mar sozinho" (w. 11-14), existe uma orao subordinada substantiva completiva. . 2. Explique a utilizao do demonstrativo "este" no penltimo verso da primeira estrofe. . 3. Justifique a utilizao do modo conjuntivo na ltima estrofe do poema. .
(In Exames Resolvidos de Portugus 12., Porto Editora)

Grupo III Num texto bem estruturado, com um mnimo de duzentas e um mximo de trezentas palavras, apresente uma reflexo sobre a importncia do sonho e do mito para o Homem. Para fundamentar o seu ponto de vista, recorra, no mnimo, a dois argumentos, ilustrando cada um deles com, pelo menos, um exemplo significativo. .

De modo a enriquecer o seu texto, utilize algumas citaes da Mensagem, como por exemplo: O mito o nada que tudo Sem loucura que o homem/Mais que a besta sadia,/ Cadver adiado que procria. Deus quer, o homem sonha, a obra nasce. O sonho buscar na linha fria do horizonte / A rvore, a praia, a flor, a ave, a fonte Os beijos merecidos da Verdade. Tudo vale a pena / Se a alma no pequena: Senhor, falta cumprir-se Portugal!

Texto A .
D. JOO, O PRIMEIRO . O homem e a hora so um s Quando Deus faz e a histria feita. O mais carne, cujo p A terra espreita. . Mestre, sem o saber, do Templo Que Portugal foi feito ser, Que houvesse a glria e deste o exemplo De o defender. . Teu nome, eleito em sua fama, , na ara(1) da nossa alma interna, A que repele, eterna chama, A sombra eterna. . (1) Altar; lugar de sacrifcios
Fernando Pessoa, Mensagem

. Texto B . 37() Tal Joanne, com outros escolhidos Dos seus, correndo acorre primeira ala: fortes companheiros, subidos Cavaleiros, a quem nenhum se iguala, Defendei vossas terras, que a esperana Da liberdade est na vossa lana! . 38 Vedes-me aqui, Rei vosso e companheiro, Que entre as lanas e setas e os arneses Dos inimigos corro, e vou primeiro; Pelejai, verdadeiros Portugueses!
Lus de Cames; Lusadas (Batalha de Aljubarrota)

. Depois de uma leitura atenta, responda, de forma clara e correcta, s questes. 1. Assinale, na folha da prova, a alnea que considera correcta.

. 1.1. O poema da Mensagem e a estncia de Os Lusadas fazem referncia a personagens: a) mticas. b) lendrias. c) histricas. d) histricas e mitificadas. . 1.2. D. Joo I um heri involuntrio, porque: a) instrumento da vontade divina. b) garantiu a independncia de Portugal. c) venceu a Batalha de Aljubarrota, apesar de ter um exrcito diminuto. d) Nuno lvares Pereira lhe facultou esse poder. . 1.3. Nos versos "Defendei vossas terras, que a esperana / Da liberdade est na vossa lana!", mostra-se que a liberdade: a) est relacionada com a dureza da guerra e indissocivel do patriotismo. b) indissocivel do patriotismo de um grupo de proprietrios Portugueses. c) s interessa aos patriotas Portugueses. d) uma questo fulcral na guerra. . 1.4. No poema de Fernando Pessoa, a palavra "Mestre" significa: a) guia militar do Homem, de Portugal, do Mundo e exemplo de defesa da ptria. b) guia mtico do Homem, de Portugal, do Mundo e exemplo de defesa da ptria. c) guia espiritual do Homem, de Portugal, do Mundo e exemplo de defesa da ptria. d) guia espiritual do Homem e de Portugal, bem como guia mtico do Mundo e exemplo de defesa da ptria. . 1.5. O sentido de "eterna chama" (v. 11) : a) o alento que conduz luz, ao sonho de defesa e glria de Portugal. b) o factor que leva os Portugueses a sonhar trilhar novos caminhos de vitria. c) a destruio do sonho portugus. d) o alumiar da epopeia martima. . 1.6. A expresso "sombra eterna" (v .12) simboliza: a) o real, o conhecimento e o apogeu. b) o irreal, o desconhecido e a verdade. c) que Deus quis que os portugueses se lanassem na saga martima. d) o irreal, o desconhecimento e o declnio. . 1.7. Os recursos estilsticos presentes nos versos " fortes companheiros, subidos / Cavaleiros" e "O Homem e a hora so um s" so: a) apstrofe, adjectivao e metfora. b) adjectivao, anttese e hiprbole. c) aliterao, apstrofe e anttese. d) metfora, eufemismo e hiprbole. .

1.8. O sujeito potico utiliza a maiusculao no verso 5 (Mensagem) para: a) conferir autonomia, certeza e legitimidade palavra. b) conferir autonomia, valor e legitimidade palavra.

c) conferir valor, confiana e legitimidade palavra. d) conferir legitimidade, certeza e confiana palavra. . 2. Reportando-se aos dois textos, apresente a imagem de heri neles contida. . 3. Integre o poema de Pessoa na estrutura da Mensagem e a estncia de Cames na estrutura de Os Lusadas. Justifique convenientemente a sua resposta, num texto de 100 a 120 palavras 120 palavras. . Grupo II Funcionamento da Lngua 1. De entre as afirmaes seguintes, escolha, identificando atravs da alnea respectiva, a hiptese que corresponde alternativa correcta. 1.1. O vocbulo "glria" morfologicamente: a) adjectivo; b) nome comum; c) nome abstracto; d) advrbio de modo. . 1.2. No verso "De o defender" (est. 2) a expresso destacada tem como referente: a) Mestre; b) Portugal; c) Templo; d) Glria. . 1.3. A forma verbal "houvesse" est no: a) Presente do Indicativo. b) Presente do Conjuntivo. c) Imperfeito do Conjuntivo. d) Pretrito Mais-Que-Perfeito. . 1.4. A funo sintctica desempenhada pela expresso sublinhada em "A que repele, eterna chama, / A sombra eterna" : a) sujeito; b) aposto; c) predicativo do sujeito; d) atributo. . 1.5. "sem" pertence classe morfolgica: a) dos adjectivos; b) das conjunes; c) dos advrbios; d) das preposies. . 1.6. Na expresso "Quando Deus faz a histria feita", a expresso sublinhada : a) uma orao subordinada adverbial final; b) uma orao subordinada adverbial temporal; c) uma orao relativa temporal; d) uma orao subordinante adverbial temporal. 2. Faa corresponder aos elementos da grupo A um elemento da grupo B, de modo a obter informaes verdadeiras.

A 1) "O Homem e a hora so um s. (v.1) 2) "eterna chama, / A sombra eterna" (vv. 11-12) 3) "a quem nenhum se iguala" 4) "Com ofertas, despois, e romarias" . B) a) O enunciador exprime uma ideia de afastamento espcio-temporal. b) O enunciador expressa uma ideia hiperblica. c) O enunciador exprime uma ideia de dvida. d O enunciador traduz uma ideia do fluir do tempo e) O enunciador expressa uma ideia antittica. f) O enunciador encara uma ideia de simultaneidade. O enunciador traduz uma ideia de exclusividade. h) O enunciador introduz uma enumerao em que todos os elementos tm estatuto semelhante. . 3. Identifique as afirmaes verdadeiras (V) e as afirmaes falsas (F), justificando as falsas. Afirmaes a) No verso "As graas deu a Quem lhe deu vitria", "Quem" um pronome relativo. b) A funo sintctica do elemento destacado em "O Homem e a hora so um s" predicativo do sujeito. c} No verso "Dos seus correndo acode", o vocbulo destacado um determinante possessivo. d) Portugal hipnimo de nao. e) Ora e "hora" so homgrafas

Вам также может понравиться