Вы находитесь на странице: 1из 7

PROVA ESCRITA DE Durao da prova: 80 minutos Tolerncia: 10 minutos

GEOGRAFIA GEOGRAFIA
27 / fevereiro / 2012

11 ANO TURMA B 11 ANO TURMA B TESTE DE ETAPA

verso 2

NOTA PRVIA:

. Identifique claramente os grupos e os itens a que responde. . Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta azul ou preta. . interdito o uso de esferogrfica-lpis e de corretor. . As cotaes da prova encontram-se na pgina 7. . Pode utilizar rgua e mquina de calcular no alfanumrica. . Nos itens de resposta aberta com cotao igual a 20 pontos, cerca de 10% da cotao atribuda comunicao em lngua portuguesa.

. Nos grupos I, II, III e IV, em cada um dos itens, SELECIONE a alternativa CORRETA. . Na sua folha de respostas, indique claramente o NMERO do item e a LETRA da alternativa pela qual optou. . atribuda a cotao zero pontos aos itens em que apresente: - mais do que uma opo (ainda que nelas esteja includa a opo correta); - o nmero e/ou letra ilegveis. . Em caso de engano, este deve ser riscado e corrigido, frente, de modo bem legvel. . Nos grupos V e VI, nos itens em que pedido um nmero determinado de elementos: - se a resposta ultrapassar esse nmero, a classificao feita segundo a ordem pela qual esto apresentados; - a indicao de elementos contraditrios anula a classificao de igual nmero de elementos corretos.

Rui Pimenta

p. 1 de 7

GRUPO I 1. Considere os dois mapas que se seguem: acerca da Unio Europeia mapa 1 e do territrio portugus mapa 2.
Mapa 2

Mapa 1

1 O territrio portugus mapa 2


A. prolonga-se para o oceano Atlntico por dois arquiplagos, a partir do extremo oriental da Pennsula Ibrica. B. tem uma rea aproximada de 92.000 km, repartidos por uma parte continental e outra insular. C. apresenta a mais vasta Zona Econmica Exclusiva da Unio Europeia. D. Todas as afirmaes anteriores so opo.

2 O mapa 2 diz respeito


A. mais antiga diviso administrativa de Portugal. B. s NUTs, que constituem o instrumento comunitrio para recolha, tratamento e divulgao de estatsticas. C. totalidade do territrio portugus. D. diviso administrativa NUT III, que equivale ao nvel regional.

3 Se pretendssemos traduzir a localizao absoluta de Portugal continental, diramos


A. que o maior valor de longitude registado corresponde a uma ilha dos Aores, a que se situa mais a oeste e cujo valor ronda os 31 norte. B. que a sua superfcie est compreendida, quase na totalidade, entre os 7 e os 9 norte. C. que a quase totalidade do seu territrio se situa entre os paralelos dos 37 e 42 norte. D. Nenhuma das afirmaes anteriores opo.

4 O espao europeu representado no mapa 1


A. permitiu que, entre os pases-membros, fosse possvel a livre circulao de pessoas. B. levou a que Portugal ficasse impedido de aderir e/ou fazer parte de outras organizaes mundiais. C. tem, desde a adeso de Portugal em 1982, permitido intensificar as relaes econmicas e culturais com vrios pases da Europa. D. conduziu ao aumento da emigrao para pases africanos.

5 As vrias comunidades de portugueses e luso-descendentes espalhadas pelo mundo


A. enfrentam sempre muitas dificuldades, em especial no que toca Lngua do pas de destino. B. cumprem um importante papel na afirmao de Portugal no mundo. C. contribuem sempre de forma decisiva para o desenvolvimento dos pases onde se encontram. D. so pouco significativas e, por isso, a sua influncia no tem qualquer peso a nvel mundial.
Rui Pimenta p. 2 de 7

Grupo II
Considere as Figuras A e B.
Valores anuais da radiao solar global em Portugal continental Valores anuais da insolao em Portugal continental

1 Insolao significa
A. o nmero de horas de sol acima do horizonte em situaes de ausncia de precipitao. B. o nmero de horas de cu sem nuvens, nas 24 horas do dia. C. o nmero de horas de sol encoberto, acima do horizonte. D. o nmero de horas de cu descoberto com o sol acima do horizonte.

2 Segundo a Figura B, o valores anuais da radiao solar global revelam


A. um aumento de sul para norte. B. uma diminuio de noroeste para sudeste. C. um aumento de noroeste para sudeste. D. uma diminuio de oeste para este.

3 A regio do Tmega
A. segundo a Figura A, apresenta valores que se situam entre as 2400 e as 2500 horas de sol/ano. B. uma unidade territorial com elevado potencial ao nvel do aproveitamento da radiao solar. C. segundo a Figura B, apresenta valores inferiores a 1600 KWh/m2. D. Apenas duas das afirmaes anteriores so opo.

4 Relativamente insolao, Figura A, os fatores que melhor explicam a sua variao anual so
A. a latitude conjugada com a proximidade do mar. B. a latitude conjugada com a altitude. C. a proximidade do mar conjugada com a disposio dos alinhamentos montanhosos. D. a topografia conjugada com a latitude.

5 A nvel europeu, a excecionalidade dos valores que as Figuras A e B documentam


A. revela que o territrio portugus oferece excelentes condies para a prtica do surf. B. permite afirmar que a possibilidade de aproveitamento da radiao solar no nosso pas fraca. C. fazem com que a radiao solar seja em Portugal continental um recurso a desvalorizar. D. permite antever um futuro promissor para Portugal ao nvel da explorao da energia solar e do turismo, sobretudo o balnear.
Rui Pimenta p. 3 de 7

Grupo III
Considere a Figura 1 que

representa uma imagem de satlite da cidade de vora e da respetiva rea envolvente. 1 As reas assinaladas na
Figura 1 que correspondem, respetivamente, fase centrpeta e fase centrfuga do crescimento da cidade de vora so...

A. B e D. B. D e C. C. A e C. D. A e B.

A
Fonte: Google Earth.

2 As reas residenciais com as caractersticas da assinalada pela letra C surgem, em cidades como
vora, devido, em regra,...

A. ao desenvolvimento das atividades agrcolas e reduzida oferta habitacional no centro da cidade. B. melhoria da acessibilidade e reduzida oferta habitacional no centro da cidade. C. melhoria da acessibilidade e grande poluio industrial no centro da cidade. D. ao desenvolvimento das atividades agrcolas e grande poluio industrial no centro da cidade.

3 O aumento da rea de influncia da cidade de vora, como o registado nas ltimas dcadas,
relaciona-se, entre outros aspetos, com a oferta de...

A. escolas do primeiro ciclo e a existncia de corporao de bombeiros. B. ensino universitrio e a presena de comrcio de nvel mais raro. C. escolas do primeiro ciclo e a presena de comrcio de nvel mais raro. D. ensino universitrio e a existncia de corporao de bombeiros.

4 A criao de parques industriais em cidades como vora apresenta vantagens, tais como um...
A. aumento da importao de energia e uma melhoria das condies para a fixao de empresas. B. melhor ordenamento do espao e uma reduo dos movimentos pendulares no interior do concelho. C. aumento da importao de energia e uma reduo dos movimentos pendulares no interior do concelho. D. melhor ordenamento do espao e uma melhoria das condies para a fixao de empresas.

5 Cidades como vora desempenham um importante papel no equilbrio da rede urbana nacional, por
terem uma

A. dimenso mdia e uma importante atividade agrcola, ao nvel nacional. B. grande dimenso e uma importante atividade agrcola, ao nvel nacional. C. dimenso mdia e uma concentrao de comrcio e de servios mais raros, ao nvel regional. D. grande dimenso e uma concentrao de comrcio e de servios mais raros, ao nvel regional.
Rui Pimenta p. 4 de 7

Grupo IV
Leia com ateno o excerto da notcia divulgada pelo jornal HardMusica, no dia 26/02/2012. [] A tourne mundial da diva da pop tem incio em Telavive a 29 de maio, chega a Coimbra a 24 de junho e prolonga-se at incios de 2013. "M.D.N.A.", o novo lbum que estar nas bancas em maro, j atingiu o top de vendas no iTunes em diversos pases. Madonna Louise Veronica Ciccone, ou Madonna como mais conhecida, apresentou de forma surpreendente, o recentemente single Give Me All Your Luvin no intervalo do Super Bowle. Recorde-se que Madonna j esteve em Portugal em 2004, para dois concertos esgotados no Pavilho Atlntico, regressou em 2005 para atuar na entrega dos prmios europeus de msica da MTV e em 2008 o Parque da Bela Vista foi o palco escolhido para mais uma espetacular atuao. Em Coimbra espera-se que traga mais uma grande produo para um estdio que estar, certamente, esgotado. [] A centralidade de Coimbra relativamente a Lisboa e Porto e tambm a algumas cidades espanholas, foi outro fator a ter em conta para este concerto nico em Portugal. Para alm do concerto, iro decorrer atividades paralelas na cidade, nomeadamente na Praa da Cano, tal como aconteceu em 2010 com os irlandeses U2. O Estdio Cidade de Coimbra, recinto que j foi palco dos concertos de Rolling Stones, George Michael e U2, prepara-se agora para receber os 50000 fs de Madonna. []
Fonte: http://www.hardmusica.pt/noticia_detalhe.php?cd_noticia=11969

1 Por centralidade entende-se


A. a rea que envolve a cidade e se encontra sob a sua dependncia direta. B. o grau em que determinado centro urbano exerce funes centrais. C. a distncia limite a que as populaes se deslocam para obter um determinado bem. D. qualquer atividade que assegura o fornecimento de bens centrais.

2 O concerto da Madona em Coimbra pode considerar-se


A. uma funo central, j que assegura o fornecimento de bens centrais. B. um bem raro, porque se trata de um produto cuja utilizao pouco frequente. C. um bem vulgar, pois constitui um servio de utilizao frequente. D. uma funo vulgar, isto , uma atividade que pode ser associada a qualquer lugar central.

3 A realizao do concerto da Madona confere cidade de Coimbra


A. uma importncia que no contexto internacional sofre alterao significativa. B. a possibilidade de funcionar, embora temporariamente, como um plo repulsivo da populao. C. a possibilidade de expandir a sua rea de influncia. D. uma maior importncia, a qual, no entanto, no excede o espao geogrfico portugus.

4 Coimbra, atendendo tambm ao excerto da notcia, deve ser considerada uma cidade de
A. grande dimenso. C. mdia dimenso. B. pequena dimenso. D. impossvel de classificar quanto dimenso.

5 Uma das medidas conducentes ao reequilbrio da rede urbana portuguesa seria...


A. uma cada vez menor conetividade interurbana. B. o reforo da complementaridade entra os diferentes centros urbanos. C. o desenvolvimento das cidades e dos sistemas urbanos do litoral. D. o desenvolvimento dos centros de pequena e mdia dimenso, a partir de Lisboa e Porto.
Rui Pimenta p. 5 de 7

Grupo V
Considere a notcia divulgada no dia 20/02/2012 pelo Porto24, jornal online dedicado ao Grande Porto.

1 Diga o que significa rea metropolitana. 2 Refira o nome de dois municpios que integram a rea Metropolitana do Porto, excluindo a cidade do Porto. 3 Aponte um dos argumentos utilizados pelo presidente da Cmara de Paredes para justificar a integrao de Paredes na AMP. 4 Comente o excerto da frase sublinhada no ltimo pargrafo do texto.

Rui Pimenta

p. 6 de 7

Grupo VI
Considere a informao que se segue: a Figura 2 correspondente distribuio das principais cidades peninsulares e a rede viria texto. principal excerto e o de pequeno

A cooperao interurbana est largamente dependente da articulao da rede de transporte.


Fonte: Adaptado de PNPOT, MPOT, 2007.

1 Refira um fator que explique a crescente cooperao entre as cidades fronteirias. 2 Mencione duas caratersticas da rede urbana portuguesa evidenciadas na Figura 2. 3 Indique duas razes que justifiquem a fraca internacionalizao das cidades portuguesas. 4 Clarifique o papel das cidades de mdia dimenso na reorganizao da rede urbana portuguesa.

FIM

COTAES Grupo I 12345. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5 5 5 5 5 pontos Grupo II 12345. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5 5 5 5 5 pontos

25 pontos Grupo III 12345. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5 5 5 5 5 pontos Grupo IV 12345. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

25 pontos 5 5 5 5 5 pontos

25 pontos Grupo V 1234. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10 10 10 20 pontos Grupo VI 1234. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

25 pontos 10 10 10 20 pontos

50 pontos Total
Rui Pimenta

50 pontos 200 pontos

p. 7 de 7

Вам также может понравиться