Вы находитесь на странице: 1из 21

COLONIZAO DO BRASIL

Segundo relatos histricos, a colonizao do Brasil iniciou quando os portugueses, liderados por Pedro lvares Cabral, aportaram na terra que hoje chamamos de Brasil. A terra era povoada por ndios e recebeu os seguintes nomes antes de se tornar Brasil: Ilha de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz, Mundus Novos (Novo mundo), Terra Papagalli (Terra dos pagapagios). A nova terra chamou ateno dos portugueses pela exuberncia em fauna e flora.

O principal interesse dos europeus em realizar as expedies martimas era aumentar a variedade de produtos comercializveis. No incio, o nico produto encontrado foi o paubrasil, rvore nativa que produzia corante vermelho e madeira de qualidade.

Devido a inmeras tentativas de invaso por piratas a servio do estado de outros pases como Holanda, Frana e Inglaterra, o rei de Portugal ordenou que colonizasse as novas terras.

INCIO DA COLONIZAO
partir da dcada de 30 do sculo XVI que Portugal se preocupou em colonizar o Brasil. Martim Afonso de Souza trouxe os primeiros portugueses para residirem na regio. Trouxeram as primeiras mudas de cana de acar que era um produto de alto valor na poca. Assim, os primeiros colonos fundaram a primeira cidade, denominada de Vila de So Vicente, hoje a cidade de So Paulo.

ADMINISTRAO COLONIAL: CAPITANIAS HEREDITRIAS


Portugal dividiu o territrio brasileiro em lotes que ficaram conhecidos como capitanias hereditrias. Estas terras se tornavam heranas que passavam de pais para filhos. Os nobres, que receberam as terras, era chamados de donatrios. Doaram partes delas para outras pessoas que eram chamados de sesmarias. O documento que estabelecia esta regra era a Carta de Doao que salientava direitos e deveres dos donatrios. Devido a inmeros problemas somente So Vicente e Pernambuco tiveram sucesso por causa da cana de acar.

ADMINISTRAO COLONIAL: GOVERNO GERAL


Devido ao fracasso com as capitanias hereditrias, Portugal resolveu centralizar as administraes de colnias por intermdio de governador geral. O primeiro governador foi Tome de Souza em 1549 que foi sucedido por Duarte da Costa em 1553 e Mem de S, em 1558. Mesmo com grandes dificuldades para administrar as novas terras, surgiram as cmaras municipais que favoreciam o desenvolvimento das vilas e cidades.

ECONOMIA: CANA DE ACAR


1 - O CICLO DO ACAR Sc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE). Litoral. Solo e clima favorveis. Experincia de cultivo (Aores, Cabo Verde e Madeira). Mercado consumidor. Alto valor na Europa. Participao de capital holands: financiamento da produo, transporte, refino e distribuio na Europa.

Sociedade aucareira:
Senhores; Escravos; Patriarcalismo; Ruralismo.

Outros produtos:
Suporte para a lavoura canavieira. GADO (explorao do interior, couro, trao, carne, leite, pecuria extensiva, trabalho livre). FUMO (troca por escravos na frica). DROGAS DO SERTO: produtos extrados da floresta amaznica com relativo valor na Europa, tais como anil, guaran, salsa, corantes, e sobretudo o cacau. Agricultura de subsistncia.

Unio Ibrica e as invases holandesas


Unio Ibrica (1580 1640): Perodo em que POR e ESP foram governados pelos mesmos reis. POR foi dominada pela ESP. D. Sebastio (POR) morre em 1578 sem deixar sucessores. D. Henrique, seu tio j idoso assume o trono e falece em 1580, tambm sem sucessores. Felipe II, rei da ESP invade o pas e impe governo conjunto. Possesses portuguesas passam a ser da ESP.

Acordo com nobreza portuguesa determina manuteno de rgos administrativos portugueses nas colnias, portanto, internamente no houve alteraes no Brasil. Tratado de Tordesilhas comea a ser ultrapassado. Inimigos da ESP na Europa invadem o BRA em represlia ao governo espanhol. HOL, um dos inimigos da ESP impedida de fazer comrcio em qualquer possesso espanhola. Comrcio do acar no BRA que tinha participao holandesa atingido. Holandeses invadem o BRA tentando romper o bloqueio espanhol ao comrcio de acar. Criao da Companhia das ndias Ocidentais empresa holandesa responsvel por viabilizar recursos para invadir novamente o Brasil.

Maurcio de Nassau governante holands responsvel pelo controle de PE e estabelecer um clima amistoso com os brasileiros. Modernizao e urbanizao. Embelezamento de cidades (com a vinda de artistas holandeses). Financiamento para donos de engenho. Liberdade de culto. Demitido em 1644 pela CIA. das ndias Ocidentais.

Insurreio Pernambucana (1645 54): movimento luso-brasileiro que expulsou os holandeses do BRA. Consequncia da expulso dos holandeses: incio da crise do ciclo do acar pois os holandeses ao sarem do BRA instalam-se nas Antilhas (Amrica Central), produzindo l um acar mais barato e de melhor qualidade que o nosso.

ECONOMIA MINERADORA SCULO XVIII


Caractersticas
INICIO: FIM DO SC. XVII, TENDO O AUGE EM MEADOS DO SC. XVIII. MUDANA DO EIXO ECONMICO DO NORDESTE PARA O SUDESTE; OURO: PORTUGAL /INGLATERRA POSSIBILIDADE DE ENRIQUECIMENTO.

Consequncias
SURTO DEMOGRFICO (Populao interna e externa 300 mil hab/1700; 3 milhes/1800); CRESCIMENTO DO TRABALHO LIVRE; FORMAO DO MERCADO CONSUMIDOR INTERNO E CRESCIMENTO DO COMRCIO INTERNO; OCORRNCIA DA MOBILIDADE SOCIAL; CRESCIMENTO DA CAMADA MEDIA (COMERCIANTES, MILITARES, PROFISSIONAIS LIBERAIS, ARTESOS, BUROCRATAS)

Expanso do territrio brasileiro

SCULO XVII E XVIII: Sertanistas, Pecuaristas, Mineradores, Coletores de Drogas do Serto,, ocuparam o territrio a oeste de Tordesilhas.

Вам также может понравиться