Вы находитесь на странице: 1из 3

I.

Nervo Olfatrio constitudo por feixes nervosos que se originam na parte olfatria da mucosa das fossas nasais, atravessam a lmina crivosa do osso etmoide e terminam no bulbo olfatrio. um nervo exclusivamente sensitivo, responsvel pela conduo dos impulsos olfatrios, sendo ento classificado como Aferente Visceral Especial. II. Nervo ptico Constitui-se por feixes de fibras nervosas originadas na regio da retina que penetram no crnio atravs do canal ptico. Os dois nervos pticos unem-se no quiasma ptico, onde h um parcial cruzamento de suas fibras, que continuam no trato ptico at o corpo geniculado lateral. um nervo totalmente sensitivo, classificando-se como Aferente Somtico Especial. III. Nervo culo motor / IV. Nervo Troclear / VI. Nervo Abducente So Nervos responsveis pela inervao dos msculos extrnsecos do Olho, que so os seguintes: Msculo Elevador da Plpebra Superior, Msculo Reto Superior, Msculo Reto Inferior, Msculo Reto Lateral, Msculo Reto Medial, Msculo Oblquo Superior, Msculo Oblquo Inferior. Todos esses msculos so inervados pelo Nervo culo motor, excetuando-se o Msculo Reto Lateral (Inervado pelo Nervo Abducente) e o Msculo Oblquo Superior (Inervado pelo Nervo Troclear). As fibras destes trs Pares de Nervos so classificadas como Eferentes Somticas. V. Nervo Trigmeo Possui uma raiz Sensitiva, consideravelmente maior, e uma raiz motora, sendo ento considerado um nervo misto. Os Trs Ramos ou Razes do Nervo Trigmeo, responsveis pela sensibilidade somtica geral de grande parte da cabea, so: V.1 Nervo Oftlmico: Responsvel pela sensibilidade da cavidade orbital e seu contedo. Possui trs ramos terminais: nasociliar, frontal e lacrimal. V.2 Nervo Maxilar: Inerva as partes moles compreendidas entre a plpebra inferior, nariz e lbio superior. V.3 Nervo Mandibular: bastante ramificado, tendo como principais ramos o Nervo Lingual, que proporciona a sensibilidade geral dos 2/3 anteriores da lngua, e o Nervo Alveolar Inferior, que percorre o interior do osso Mandibular. Estas ramificaes do Nervo Trigmeo conduzem tanto impulsos exteroceptivos (temperatura, presso, dor, tato), como proprioceptivos (originados em receptores localizados nos msculos da mastigao e na ATM).

A Raiz motora deste nervo acompanha o nervo mandibular, distribuindo-se aos msculos da mastigao e classificando-se com Eferentes Viscerais Especiais. VII. Nervo Facial Este Nervo emerge do sulco bulbopontino atravs de dois componentes: uma raiz motora e uma raiz sensitiva e visceral. Aps um percurso pelo meato acstico interno, o Nervo Facial emerge do Crnio pelo forame estilomastideo, possuindo cinco componentes funcionais. Desses cinco componentes, os trs mais importantes so: VII. 1 Fibras Aferentes Viscerais Especiais: Para os Msculos Mmicos, Msculo Estilo-Hiideo, e ventre posterior do Msculo Digstrico. VII. 2 - Fibras Eferentes Viscerais Gerais: Responsveis pela inervao prganglionar das glndulas lacrimal, submandibular e sublingual. VII. 3 Fibras Aferentes Viscerais Especiais: Recebem impulsos gustativos provenientes dos 2/3 anteriores da lngua. VIII. Nervo Vestbulo-Coclear Trata-se de um nervo exclusivamente sensitivo que ocupa, juntamente com os nervos Facial e Intermdio, o meato acstico interno. Compe-se de uma parte vestibular e uma parte coclear, que, apesar de unidas em um tronco comum, possuem origens, funes e conexes centrais diferentes. A parte vestibular formada por fibras sensitivas que se originam dos neurnios sensitivos do gnglio vestibular, estando relacionada com a manuteno do Equilbrio do corpo. J a parte coclear constituda por fibras originadas nos neurnios sensitivos do gnglio espiral, estando relacionada com a audio. As fibras desse nervo classificam-se como Aferentes Somticas Especiais. IX. Nervo Glossofarngeo um nervo misto, formado por filamentos que se renem para formar o tronco do Nervo Glossofarngeo, que sai do crnio atravs do forame jugular. Apresenta dois gnglios: superior (jugular) e inferior (petroso), formados por neurnios sensitivos. Seus componentes funcionais assemelham-se aos do Nervo Facial, sendo o mais importante aquele composto por fibras aferentes viscerais gerais, responsveis pela sensibilidade geral do tero posterior da lngua, faringe, vula, tonsilas, tuba auditiva, seio e corpos carotdeos. Esse Nervo tambm responsvel pela inervao da glndula Partida atravs de fibras eferentes viscerais gerais. X. Nervo Vago o maior de todos os Nervos Cranianos, sendo misto, mas principalmente visceral. Emerge do crnio pelo forame jugular, atravessa o pescoo e o trax, terminando no

Abdome. No Seu longo trajeto o Vago d origem a vrios ramos que inervam a laringe e a faringe, entrando na formao dos plexos viscerais que promovem a inervao autnoma das vsceras torcicas e abdominais. Assim como os Nervos Facial e Glossofarngeo, o Nervo Vago apresenta cinco componentes funcionais, dos quais se destacam trs principais: X. 1 Fibras Aferentes Viscerais Gerais: muito numerosas, conduzem impulsos aferentes originados na faringe, laringe, traqueia, esfago, vsceras do trax e abdome. X. 2 Fibras Eferentes Viscerais Gerais: responsveis pela inervao parassimptica das vsceras torcicas e abdominais. X. 3 Fibras Eferentes Viscerais Especiais: Inervavam os msculos da faringe e da laringe. O mais importante nervo motor o nervo larngeo recorrente. XI. Nervo Acessrio um nervo formado por uma raiz craniana e uma raiz espinhal. Esta ltima raiz formada por filamentos radiculares que constituem um tronco comum que penetra no crnio pelo forame magno. Este tronco une-se com os filamentos da raiz craniana e depois se divide em um ramo interno, que acompanha o vago, e um ramo externo, que inerva os Msculos Trapzio e Esternocleidomastideo. As fibras que se originam da raiz craniana e que se unem ao vago so de dois tipos: XI. 1 Fibras Eferentes Viscerais Especiais: Inervam msculos da laringe atravs do larngeo recorrente. XI. 2 Fibras Eferentes Viscerais Gerais: Inervam vsceras torcicas juntamente com fibras vagais. J as fibras da raiz espinhal so Eferentes Viscerais Especiais. XII. Nervo Hipoglosso um nervo sobremaneira motor que emerge do sulco lateral anterior do bulbo sob a forma de filamentos radiculares que se unem para formar seu tronco. Distribui-se aos msculos intrnsecos e extrnsecos da lngua. Suas Fibras so consideradas Eferentes Somticas.

Вам также может понравиться