Вы находитесь на странице: 1из 10

Certificao PMP

Project Management Professional


1. O que certificao PMP? PMP significa Project Management Professional (Profissional de Gerncia de Projetos), essa certificao um documento emitido pelo Project Management Institute (PMI), com base em um exame, visando o avano da profisso de Gerenciamento de Projetos e o reconhecimento das conquistas individuais nesta rea. A Certificao Project Management Professional (PMP) do PMI a credencial profissional mais reconhecida e respeitada mundialmente no que tange ao Gerenciamento de Projetos. No ano de 1999, o PMI foi pioneiro no reconhecimento de seu programa de certificao pela International Organization for Standardization (ISO) 9001. 2. O que PMI? uma organizao visionria e pioneira na formao de administradores e gerentes de projetos. Estabelecido no ano de 1969 e sediado na Filadlfia, Pensilvnia EUA, o Project Management Institute (PMI) a principal associao mundial sem fins lucrativos em Gerenciamento de Projetos, atualmente com mais de 250.000 associados em todo o mundo. Os associados do PMI so indivduos praticando e estudando o Gerenciamento de Projeto nas mais diversas reas, como aeroespacial, automobilstica, administrao, construo, engenharia, servios financeiros, tecnologia da informao, farmacutica e telecomunicaes. Concluso, o PMI prepara padro para indstrias, conduz pesquisas, promove educao, certificao e trocas de oportunidades profissionais fortalecendo e promovendo a estabilidade da profisso. 3. O que Gerenciamento de Projetos? Gerenciamento de Projetos ou Gesto de Projetos, ou ainda Administrao de Projetos, a aplicao de tcnicas, conhecimentos, habilidades e ferramentas na elaborao de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos prdefinidos.

4. O que os profissionais devem saber para atuar como gerente de projetos ou integrante de equipes de projetos? Os profissionais que desejam atuar como gerente de projetos ou integrar uma equipe de projetos devem compreender os processos bsicos do gerenciamento de projetos: Iniciao, Planejamento, Execuo, Controle e Encerramento; e todas as reas de conhecimento envolvidas: Gerenciamento da Integrao, do Escopo, do Tempo, dos Custos, da Qualidade, dos Recursos Humanos, da Comunicao, dos Riscos e das Aquisies do Projeto, que so comuns a todos os projetos.

5. Por que as organizaes utilizam Gerenciamento de Projetos? Porque assim obtm melhor comunicao entre os participantes do projeto e melhor compreenso sobre o projeto e seus objetivos; elevam a capacidade de definir e controlar o escopo do projeto; capacidade de identificar, monitorar e acompanhar os marcos do projeto; melhor avaliao e mitigao (reduo) dos riscos do projeto; identificao e comunicao das reas de problemas; esclarecimento e alinhamento com os objetivos da organizao e priorizao das atividades funcionais e do projeto. 6. Qual a importncia de capacitar-se como PMP? Atualmente, a carreira de Gerente de Projetos amplamente reconhecida e aceita, especialmente em algumas reas como: Sistema da Informao, Construo, Pesquisa e Desenvolvimento e Consultoria. No Brasil est sendo reconhecida como uma opo estratgica pela a qual as empresas podem atingir com sucesso seus objetivos estratgicos. Sendo assim, no surpresa alguma o fato das altas gerncias das organizaes estarem exigindo que os gerentes de projeto detenham determinadas competncias comprovadas, ou seja, a certificao est se tornando crtica para as pessoas que trabalham com gesto de projetos. Profissionais que possuem uma certificao formal, emitida por uma instituio reconhecida que comprova seus conhecimentos nas competncias exigidas, tm um forte diferencial competitivo no que se refere a "empregabilidade". 7. Quais os benefcios da certificao PMP para o profissional? Ampliao da empregabilidade, acelerao do crescimento profissional, grau de qualificao reconhecido internacionalmente e incremento do valor e reconhecimento dentro da organizao na qual trabalha ou possa vir a trabalhar.

8. Quais os benefcios da certificao PMP para a empresa? Possuir profissionais certificados demonstra alinhamento com as melhores prticas normatizadas e aceitas internacionalmente, a empresa ganha qualidade e efetividade do gerenciamento de projetos, agregao da credibilidade e valor aos prestadores de servio, motivao dos colaboradores para buscar o crescimento profissional e reduo dos custos decorrentes da melhor administrao da implantao dos projetos da empresa. 9. Para obter o certificado PMP necessrio ser associado do PMI? No, porm isso lhe garante um desconto na taxa do exame. interessante filiar-se ao PMI antes do preenchimento do formulrio de inscrio para o exame. 10. Quais os benefcios de ser associado ao PMI?

Criao de redes de relacionamento (networking); Participao em grupos de interesse comum; Troca de conhecimentos e experincias; Participao com descontos em Seminrios e Eventos; Participao com descontos em feiras especficas; Aquisio de livros especializados com descontos; Programas de premiao de trabalhos; Servios de emprego (oferta / procura) e Jornais e revistas especializados, como a PM Network, o PMI Today e o PM Journal.

11. Como me torno associado do PMI? Para se associar ao PMI basta preencher uma ficha de filiao no site do PMI (http://www.pmi.org). 12. O que acontece aps a minha associao ao PMI? Ao tornar associado do PMI, voc pode filiar-se a um Chapter, que o colocar em contato com profissionais de sua regio que trabalham no campo do Gerenciamento de Projetos. O primeiro Chapter do Brasil foi o de So Paulo. 13. Qual o custo para realizao do exame de certificao PMP?

Associados do PMI: US$ 405,00 No associados: US$ 555,00

14. O que necessrio para obter a certificao PMP? Para obter a certificao PMP, necessrio que o candidato tenha conhecimentos especficos de Gerenciamento de Projetos, e esteja apto a seguir um cdigo de conduta profissional. O ltimo passo para se tornar um PMP obter aprovao em um exame de mltipla escolha, concebido para medir o nvel de conhecimento em Gerenciamento de Projetos. Este exame, feito em computador, aplicado no mundo todo.

15. Quem pode se candidatar a certificao PMP? Os candidatos devem atender aos requisitos educacionais e de experincia separados em duas categorias. A lista com o guia de requisitos na ntegra pode ser acessada no site do PMI.

Categoria I (profissionais com 3 grau completo): a. 4.500 horas de experincia na rea de gerenciamento de projeto; b. 36 meses de experincia nos ltimos seis anos; c. Comprovao de pelo menos 35 horas/aula de treinamento formal em gerenciamento de projetos.

Categoria

II

(profissionais

com

grau

completo):

a. 7.500 horas de experincia na rea de gerenciamento de projeto; b. 60 meses de experincia nos ltimos oito anos; c. Comprovao de pelo menos 35 horas/aula de treinamento formal em gerenciamento de projetos. 16. Como posso saber se tenho de fato a quantidade de horas necessrias para me candidatar certificao PMP? Este um exerccio biogrfico de seus projetos nos ltimos oito anos. indispensvel que voc se recorde dos projetos em que trabalhou nesse perodo, para estimar o esforo que teve em cada um. Se a soma das horas de trabalho nestes projetos der as 4.500 horas requeridas (3o grau) ou as 7.500 horas (2o grau), e voc possuir os demais requerimentos, estar ento apto a se candidatar a certificao PMP. 17. preciso que eu tenha gerenciado projetos durante todo o perodo solicitado de 4500 horas pelo PMI, ou posso ter exercido apenas atividades de liderana de projetos (gerente, coordenador, supervisor)? O formulrio de inscrio determina as atividades que voc poderia ter atuado em cada grupo de processos, mas no preciso que tenha exercido todas as atividades, nem que tenha participado em todas as reas em todos os projetos. O PMI no exige que voc tenha sido "gerente de projeto" formalmente, todavia necessrio que tenha participao em atividades de liderana em todos os grupos de processos de gerenciamento. 18. Preciso ter participado de todos os processos do gerenciamento (Iniciao, Planejamento, Execuo/Controle e Encerramento) durante todas as fases dos projetos apresentados ao PMI? Na soma de sua experincia, voc deve ter horas assinaladas nas 5 fases, porm no necessariamente em um nico projeto.

19. Eu gerenciava projeto, mas no da forma que o PMI apresenta no PMBOK, vlido? Sim, o que se espera que aps a sua certificao, voc passe a utilizar as melhores prticas do PMI. 20. O que PMBOK? "A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBoK Guide)", um padro globalmente reconhecido para o Gerenciamento de Projetos nos mercados de hoje. O PMBoK Guide aprovado como um Padro Nacional Americano (ANS) pelo Instituto de Padres Nacional Americano (ANSI). A Tecnoponta possui uma srie de Treinamentos relacionados a Gesto de Projetos e PMP / PMI nas suas Unidades de Santos e So Paulo. Confira: http://www.tecnoponta.com.br/cursos/metodologia-pmi-pmp-gestao-de-projetos/

21. Como obter a Certificao PMP? Primeiramente necessrio preencher o formulrio de inscrio fornecendo seus dados pessoais, sua formao educacional (Formao acadmica e em Gerncia de Projetos) e sua experincia profissional em projetos. O formulrio deve ser preenchido online no site do PMI. Todas as informaes sobre o processo de certificao constam em um documento chamado "PMP Certification Handbook", que pode ser baixado do site do PMI (http://www.pmi.org). 22. Como funciona o processo de inscrio? a. Voc envia o formulrio de inscrio online; b. O PMI aceita a sua inscrio, enviando um email para voc, o que leva normalmente uma semana ou menos, autorizando voc a efetuar o pagamento com seu carto de crdito; c. Voc efetua o pagamento online com o carto de crdito; d. O PMI envia um email com um cdigo de Elegibilidade, autorizando voc a agendar o exame online de acordo no site da Prometric; e. Voc agenda a data e hora de seu exame (manh ou tarde, de 2 a 6 feira normalmente), usando o seu cdigo e f. Por ltimo, voc recebe a confirmao por e-mail do centro Prometric do agendamento de seu exame. 23. O que a Elegibilidade? um cdigo encaminhado via e-mail pelo PMI, esse cdigo lhe concede o direito de marcar a data de seu exame.

24. Preciso enviar documentos para o PMI quando eu fizer a inscrio pelo site? No, porm recomendvel que os tenha mo caso caia em auditoria, para que agilize o envio dos documentos. aconselhvel ainda que deixe avisados os seus contatos utilizados como referncia de sua experincia, pois tero que atestar a sua atuao caso seja necessrio. 25. Posso ser auditado? Sim, cerca de 10% dos candidatos so auditados, o que significa que voc ter que enviar documentos para o PMI que comprovam toda a informao que fornecida no formulrio de inscrio. Isto inclui cpias de seus diplomas e certificados de cursos e envelopes com declaraes assinadas das pessoas que voc indicou no seu formulrio como referncia para atestar a sua experincia profissional em projetos. Voc pode cair em auditoria at o momento que voc recebe o seu cdigo de Elegibilidade. Aps enviar todos os documentos e estes serem analisados pelo PMI, s ento voc recebe o seu cdigo de Elegibilidade para marcar seu exame. 26. Onde fazer o exame?

O exame realizado atravs do computador em um dos Centros de Teste Prometric localizados em todo o mundo. Abaixo esto alguns dos endereos dos Centros no Brasil:

Belo Horizonte Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU) Belo Horizonte, CEP: 30160-011

Braslia Casa Thomas Jefferson Setor de Grandes reas Norte (SGAN) Braslia, DF, 70840-060 Curitiba Educational end Business Center (EBC) Rua Maranho, 2088 Curitiba, CEP: 80610-001 Porto Alegre Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano Rua Riachuelo, 1257 Porto Alegre, CEP: 90010-271 Recife Associao Brasil Amrica (ABA) Avenida Rosa e Silva, 1510 Recife, CEP: 52020-220 Rio de Janeiro Instituto Brasil Esatdos Unidos (IBEU) Na: N.S.Copacabana, 690 Rio de Janeiro - CEP: 22.050-000 So Paulo Associao Alumni Prometic Test Center Rua Brasiliense, 65 So Paulo CEP: 04729-110

27. Como o exame de certificao PMP? O exame composto de 200 questes de mltipla escolha, com 4 opes cada, desenvolvidas e validadas por PMPs. 25 das 200 questes so experimentais e no contam para o resultado, porm voc no sabe quais questes so essas. Para ser aprovado, o candidato dever acertar pelo menos 106 das 175 questes restantes, ou seja, 61% da prova. Para no depender da sorte e se garantir, o melhor acertar no mnimo 65%. 28. Qual a distribuio das questes do exame?

Iniciao do Projeto: 11% Planejamento do Projeto: 23% Execuo do Projeto: 27% Monitoramento e Controle do Projeto: 21% Encerramento do Projeto: 9% Responsabilidade Profissional: 9%

29. O exame em ingls? Sim, mas voc pode escolher, no ato de sua inscrio para o exame, um segundo idioma para a traduo. Para isso existe um boto em cada tela de questo no exame, que abre outra janela com a traduo da pergunta e das alternativas.

30. O profissional que no passar no exame poder refazer o teste? Sim, ele poder enviar para o PMI um formulrio para refazer o exame (Reexamination Form) at um ano aps o ltimo exame realizado. 31. Existe Certificao para a empresa? No, apenas para pessoas fsicas. 32. Como saber se essa a certificao certa para mim? Responda as perguntas abaixo, se a resposta for "sim" a todas, possvel que a certificao seja adequada a voc: a. Voc tem bacharelado ou o equivalente global e 36 meses de experincia em gerenciamento de projetos profissional? Se no, voc tem um diploma secundrio ou o equivalente global e 60 meses de experincia em gerenciamento de projetos profissional? b. Voc tem pelo menos 35 horas de educao formal em gerenciamento de projetos (por exemplo, cursos ou programas oferecidos pelo PMI, universidades ou faculdades, empregadores ou empresas, cursos distncia ou empresas de treinamento)? c. Voc executa suas atividades sob superviso? d. Voc responsvel por todos os aspectos de um projeto ou da vida do projeto? e. Voc lidera ou dirige times multifuncionais para entregar projetos dentro das restries de cronograma, custo e escopo? . f. Voc demonstra conhecimento e experincia suficientes para apropriadamente aplicar uma metodologia para projetos que possuem requisitos e entregas razoavelmente bem definidos? . g. Voc conhece, e j leu, o PMBOK Guide? 33. Como manter a certificao? Os profissionais que obtiveram a certificao PMP devem demonstrar o seu comprometimento com a prtica do Gerenciamento de Projetos, satisfazendo as condies do Programa Contnuo de Requisitos de Certificao (Continuing Certification Requirements Program - CCR) do PMI. Este programa se baseia na acumulao de Unidades de Desenvolvimento Profissional - PDUs (Professional Development Units), onde um PDU tipicamente equivale a uma hora de aprendizado planejado e estruturado ou de atuao profissional no Gerenciamento de Projetos. Assim, para a manuteno da certificao so necessrios 60 PDUs a cada ciclo de trs anos do programa, alm do constante comprometimento com o cdigo de conduta profissional do PMI. 34. O que PDU? Professional Development Units (PDU) a unidade de medida utilizada para quantificar atividades aprovadas de servio profissional e aprendizagem. Essas atividades devem estar relacionadas a tpicos de Gerenciamento de Projetos substancialmente consistentes com as reas de conhecimento e os processos descritos no Guia do Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide) e envolver recursos especializados apropriados. Normalmente, uma Unidade de

Desenvolvimento Profissional (PDU) obtida para cada hora gasta em uma atividade ou experincia de aprendizagem estruturada e planejada. Esta atividade ou um grupo de atividades relacionadas deve ter um mnimo de uma hora completa para ser aceito, podendo ser reportadas fraes de 0,25 PDU a partir da primeira hora completa informada. So permitidos dez minutos de intervalo para cada hora em programas que excedam uma hora de durao. Excees: Nmeros especficos de PDUs tambm podem ser ganhos por servios profissionais e por atividades de ensino especificadas. 35. Como devem ser reportadas as atividades dos requisitos de continuidade da certificao? Os PMP so responsveis por reportar suas atividades conforme elas ocorram. O meio mais fcil para isso pelo site do PMI, em formulrio online especfico. O PMP pode tambm enviar via fax ou email. Deve-se fazer cpias do Professional Development Activities Reporting Form (que pode ser obtido no site do PMI), entrar com as informaes requeridas e enviar por fax ou e-mail o formulrio preenchido (apenas o formulrio) para PMI/CCR Records Office na Universidade de Oklahoma. As transcries das atividades sero enviadas para os PMPs anualmente, porm estes tambm podem visualizar suas transcries online no site do PMI. 36. Posso ser auditado mesmo sendo um PMP? Todos os PMPs devem manter um arquivo CCR pessoal, com toda a documentao que suporte as atividades reportadas para a manuteno da certificao. Um percentual de PMPs sero aleatoriamente selecionados e auditados a cada ano. Portanto, a documentao deve ser mantida por pelo menos 12 meses aps o final do Ciclo CCR. Para mais informaes, consulte o CCR Handbook, que pode ser acessado no site do PMI. 37. O que uma empresa Registered Education Provider do PMI? Para ser R.E.P. (Registered Education Provider) do PMI a empresa de treinamento submete ao PMI Global seus cursos de Gerenciamento de Projetos, metodologia de ensino, material didtico, currculo de professores e coordenador acadmico, dentre outros requisitos necessrios. Este material passa por uma anlise criteriosa de padres de qualidade. Uma vez atestada, a empresa pode usar uma logomarca especfica que indica ao mercado consumidor que a empresa segue os padres de qualidade do PMI e seus cursos garantem PDUs para o profissional j certificado pelo PMP. Um exemplo de REP a Tecnoponta Treinamentos que atua em So Paulo/SP e Santos/SP e certificada, garantindo a qualidade e excelncia dos seus treinamentos de Gerenciamento de Projetos. 38. Existem treinamentos/cursos que podem me ajudar a ser aprovado na certificao PMP? Sim, existem cursos voltados para a prtica do dia-a-dia de um gerente de projetos (Curso de Gesto de Projetos) e outros voltados para auxiliar o candidato a obter os conhecimentos necessrios para a certificao PMP (Curso preparatrio PMP). Cursos feitos em um centro R.E.P. valem PDUs para os participantes.

Вам также может понравиться