Вы находитесь на странице: 1из 20

Conversores DC-DC Choppers

Captulo 9- Rashid

Introduo

Em muitas aplicaes industriais necessrio fazer converso DC-DC

Um Chopper pode ser considerado o equivalente ao transformador para DC, e da mesma maneira que um transformador pode ser utilizado para abaixar ou elevar tenso. Podem ser utilizados para controle de trao em motores, frenagem regenerativa, e reguladores de tenso.

O Ciclo de trabalho K pode ser controlado com freqncia constante PWM.


Ton k= T (duty cycle)

Operao abaixadora Step-Down

Exemplo1 - Um chopper abaixador do tipo apresentado tem uma carga de 10 ohms e tenso de entrada Vs=220V. A freqncia de operao de 1KHz, K=0.5, e a queda na chave de 2V. Determinar
A) A tenso mdia de sada. B) A Tenso eficaz de sada. C) A eficincia do chopper. D) A impedncia vista pela entrada.

Operao abaixadora Step-Down

Modo 1:chave On i=I1

Modo 2:Chave Off, i=I2

Chopper abaixador com carga RL

Um chopper do tipo apresentado anteriormente tem como parmetros Vs=220V;R=5;L=7,5mH;f=1Khz;k=0,5; E=0V.


A)Calcular as correntes mnima e mxima I1, I2 B) A ondulao de corrente de pico a pico. C) O valor mdio da corrente na carga. D)Supondo que a corrente cresa linearmente de I1 para I2 expresse a corrente i(t).

Chopper abaixador com carga RL

Um chopper pode ser utilizado para elevar a tenso em uma carga. Ao fechar a chave uma corrente grande circula no indutor armazenando energia, ao abrir a chave esta energia transferida carga atravs do diodo D1. Se um capacitor grande for conectado sada a tenso ser contnua.

Operao Elevadora Step-up

Classificao dos Choppers


Fonte Carga

DC

DC
Classe A Classe B Classe C,D,E

Potncia

Classificao

Atua tanto rebaixando a tenso como elevando. A potncia tanto pode fluir para a carga como reverter e ir para a fonte. Sistema pode ser utilizado para a frenagem regenerativa de motores DC.

Exemplo de Chopper Classe C

Os choppers podem ser utilizados como reguladores de tenso em variadas aplicaes: Fontes de potncia, cargas dinmicas. H um grande mercado de CIs que so reguladores de pequena potncia.

Reguladores

Reguladores Buck

Um regulador Buck tem uma tenso de entrada de 12V. A tenso requerida de sada de 5V e a ondulao de pico a pico de 20 mV. A frequencia de chaveamento de 25kHz, se a ondulao de corrente for limitada em 0,8 Ampere de pico a pico. Determinar: Ciclo de trabalho, a indutncia e a capacitncia de filtro.

Exemplo:Regulador Buck

Reguladores Boost

Um regulador Boost tem uma tenso de entrada de 5V. A tenso requerida de sada de 15V e a corrente mdia na carga de 0,5A. A freqncia de chaveamento de 25kHz, se L=150uH e C=220uF. Determinar: Ciclo de trabalho, a corrente mxima no indutor, e a ondulao no capacitor de filtro Vc.

Reguladores Boost

Pressupostos para a anlise do circuito

Fornece uma tenso de sada com polaridade contrria a fonte de entrada e que pode ter amplitude maior ou menor.

Circuito em regime Pequena variao de corrente e tenso sobre a carga A variao de corrente toda absorvida pelo capacitor

Regulador Buck-boost (inverter)

Regulador Buck-boost (inverter)

Exemplo: Construi-se um regulador BuckBoost com uma fonte Vs=12V;f=25kHz; L=150uH;C=220uF. Se o regulador esta operando com k=0,25 e corrente mdia de sada Ia=1,25Ampere determine:
A) A tenso mdia de sada Va B) A ondulao de tenso Vc C) A ondulao de corrente Ic D) A corrente mxima na chave

Acionamento com choppers so amplamente utilizados em aplicaes de trao. Um chopper conectado entre uma fonte de tenso fixa e um motor cc assim controla a tenso da armadura. Alm do controle do motor pode oferecer frenagem regenerativa das mquinas e devolver energia para a fonte. Esta caracterstica de economia de energia muito interessante em sistemas de transporte. Estes sistemas so muito utilizados em veculos baseados em baterias.

Acionamento de motores com choppers

O controle da velocidade do motor realizado pelo duty cycle do transstor

Acionamento de motores com choppers

Exemplo: Uma mquina CC com excitao separada alimentada por um chopper a partir de uma fonte de 600V. A resistncia de armadura Ra=0,05. A constante da mquina kv=1,527V.A/rad/s. A corrente mdia de armadura Ia=250A e de campo If=2,5A. A corrente de armadura tem ondulao desprezvel. Se K=0,6 calcular:
A) A potncia fornecida pela fonte. B) O torque desenvolvido. C) A velocidade da mquina D) A resistncia equivalente de entrada do acionamento com o chopper.

Вам также может понравиться