Вы находитесь на странице: 1из 5

PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/ME N 598, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2012 DOU DE 21/12/2012

PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/ME N 598, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2012 - DOU DE 21/12/2012

Dispe sobre a concesso e manuteno, pelo Instituto Nacional do Seguro Social INSS, do auxlio especial mensal aos jogadores das selees campes do mundo em 1958, 1962 e 1970, de que tratam os arts. 37 a 47 da Lei n 12.663, de 5 de junho de 2012.

O MINISTRO DE ESTADO DA PREVIDNCIA SOCIAL e o MINISTRO DE ESTADO DO ESPORTE, no uso da atribuio que lhes confere o art. 87, pargrafo nico, inciso II, da Constituio, e tendo em vista o disposto nos arts. 37 a 47 da Lei n 12.663, de 5 de junho de 2012, que estabelecem a concesso e a manuteno, pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, do auxlio especial mensal aos jogadores das selees campes do mundo em 1958, 1962 e 1970, resolvem:

Art. 1 O auxlio especial mensal, devido aos jogadores titulares e reservas das selees brasileiras campes das copas mundiais masculinas da Fdration Internationale de Football Association - FIFA nos anos de 1958, 1962 e 1970, sem recursos ou com recursos limitados, corresponde diferena apurada entre a renda mensal do beneficirio e o valor mximo do salrio-de-benefcio do Regime Geral de Previdncia Social - RGPS, podendo ter valor mensal inferior ao de um salrio mnimo.

1 Para fins do disposto no caput, considera-se renda mensal 1/12 (um doze avos) do valor total de rendimentos tributveis, sujeitos tributao exclusiva ou definitiva, no tributveis e isentos, informados na respectiva Declarao de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Fsica. 2 A Declarao de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Fsica, de que trata o 1, corresponde do exerccio anterior ao ano do requerimento do auxlio especial mensal. 3 Caso o jogador no esteja obrigado a apresentar a Declarao de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Fsica, a renda mensal de que trata o 1o corresponder ao valor de 1/12 (um doze avos) do rendimento anual decorrente de trabalho, ainda que informal, e/ou de benefcio recebido do RGPS ou de Regime Prprio de Previdncia Social - RPPS, bem como de qualquer renda auferida, declarada em formulrio prprio definido pelo INSS.

Art. 2 O auxlio especial mensal estar sujeito incidncia de Imposto sobre a Renda, nos termos da legislao especfica, mas no ao desconto de contribuio previdenciria.

Pargrafo nico. O auxlio especial mensal no estar sujeito a consignaes derivadas de emprstimos, financiamentos e operaes de arrendamento mercantil contratados junto a instituies financeiras e sociedades de arrendamento mercantil na forma da Lei n 10.820, de 17 de dezembro de 2003.

Art. 3 A gratificao natalina (dcimo terceiro salrio) no ser devida ao beneficirio do auxlio especial mensal de que trata esta Portaria.

Art. 4 O auxlio especial mensal no poder ser acumulado com o benefcio de prestao continuada nos termos do 4 do art. 20 da Lei n 8.742, de 7 de dezembro de 1993, ressalvado o direito de opo pelo mais vantajoso e observado o disposto no 3 do art. 6 desta Portaria.

1 Para apurao do valor do auxlio especial mensal, na hiptese prevista no caput, no ser considerado o rendimento decorrente do benefcio cessado. 2 Se o jogador receber benefcios de carter assistencial ou indenizatrio, dever ser verificada a legislao de cada benefcio quanto possibilidade ou no de acumulao com o benefcio de que trata esta Portaria.

Art. 5 No caso de falecimento do jogador, o auxlio especial mensal ser pago esposa ou companheira(o) e aos filhos menores de 21 (vinte um) anos de idade ou invlidos, desde que a invalidez, reconhecida pela percia mdica do INSS, seja anterior data em que completaram 21 (vinte um) anos.

1 Aplica-se o disposto no caput ao cnjuge divorciado, ou separado judicialmente ou de fato, ou ex-companheira(o), que recebam penso de alimentos, e ao equiparado a filho. 2 Equiparam-se aos filhos nas condies do caput, comprovada a dependncia econmica, o enteado e o menor que esteja sob sua tutela, mediante apresentao de termo, e desde que no possua bens suficientes para o prprio sustento e educao. 3 Considera-se companheira ou companheiro a pessoa que mantenha unio estvel com o jogador. 4 Para comprovao do vnculo referido no pargrafo anterior, conforme o caso, devero ser apresentados, no mnimo, trs dos seguintes documentos:

I - certido de nascimento de filho havido em comum; II - certido de casamento religioso; III - declarao do imposto de renda do jogador, em que conste o interessado como seu dependente;

IV - disposies testamentrias; V- declarao especial feita perante tabelio; VI - prova de mesmo domiclio; VII - prova de encargos domsticos evidentes e existncia de sociedade ou comunho nos atos da vida civil; VIII - procurao ou fiana reciprocamente outorgada; IX - conta bancria conjunta; X - registro em associao de qualquer natureza, onde conste o interessado como dependente do jogador; XI - anotao constante de ficha ou livro de registro de empregados; XII - aplice de seguro da qual conste o jogador como instituidor do seguro e a pessoa interessada como sua beneficiria; XIII - ficha de tratamento em instituio de assistncia mdica, da qual conste o jogador como responsvel; XIV - escritura de compra e venda de imvel pelo jogador em nome de dependente; ou XV - quaisquer outros que possam levar convico do fato a comprovar.

5 Na impossibilidade de apresentao de trs documentos para comprovao do vnculo de unio estvel ou dependncia econmica poder ser processada Justificao Administrativa, na forma disciplinada pelo INSS.

Art. 6 Na hiptese da existncia de apenas um beneficirio, o auxlio especial mensal corresponder diferena apurada entre a renda mensal do beneficirio e o valor mximo do salrio-de-benefcio do RGPS, podendo ter valor mensal inferior ao de um salrio mnimo, observados os 1 a 3 do art. 1 desta Portaria.

1 Havendo mais de um beneficirio, o valor do auxlio especial mensal corresponder a 100% (cem por cento) da diferena apurada entre a renda do ncleo familiar e o valor mximo do salrio- de-benefcio do RGPS e ser rateado em cotas iguais entre todos os beneficirios, efetivos ou apenas potenciais devido renda, observados os 1 a 3 do art. 1 desta Portaria. 2 Para fins do disposto no caput, considera-se:

I - membros do ncleo familiar, todos os dependentes, efetivos ou potenciais devido renda, citados no art. 5o desta Portaria, independentemente de sua renda individual ou de coabitao no mesmo lar; e

II - renda do ncleo familiar, 1/12 (um doze avos) da soma dos rendimentos de todos os membros do ncleo familiar, observado o disposto nos 1 a 3 do art. 1 desta Portaria.

3 No ser revertida aos demais a cota do dependente cujo direito ao auxlio cessar, inclusive por renncia do beneficirio. 4 O auxlio de que trata este artigo somente ser recalculado, quando da habilitao posterior que implique incluso de beneficirio(s) e produzir efeitos a partir da data do requerimento, considerando-se a renda do novo beneficirio. 5 O requerimento do auxlio especial mensal ser indeferido caso a soma da renda dos beneficirios que se habilitarem ao benefcio seja igual ou superior ao limite mximo do salriode-benefcio do RGPS, sem prejuzo da apresentao de novo requerimento na hiptese de enquadramento da renda do ncleo familiar aos critrios dispostos nesta Portaria.

Art. 7 Atendidos os requisitos, o auxlio especial mensal ter incio na data de entrada do requerimento do interessado no INSS.

Art. 8 A concesso do auxlio especial no ser protelada pela falta de habilitao de outros possveis dependentes.

Art. 9 Compete ao INSS administrar os requerimentos, os pagamentos e demais medidas necessrias operacionalizao do auxlio especial mensal e ao Ministrio do Esporte informar a relao dos jogadores.

Pargrafo nico. Para fins do disposto no caput, o Ministrio do Esporte dever enviar ao INSS, at 31 de dezembro de 2012, relao nominal com os dados pessoais dos jogadores, constando, obrigatoriamente, nome completo do jogador, filiao e data de nascimento.

Art. 10. As despesas decorrentes desta Portaria correro conta do Tesouro Nacional devendo constar de programao oramentria especfica do Ministrio da Previdncia Social.

Art. 11. O INSS e a Empresa de Tecnologia e Informaes da Previdncia Social - DATAPREV adotaro as providncias necessrias ao cumprimento do disposto nesta Portaria.

Art. 12. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao, produzindo efeitos a partir de 1 de janeiro de 2013.

GARIBALDI ALVES FILHO Ministro de Estado da Previdncia Social

ALDO REBELO Ministro de Estado do Esporte

Вам также может понравиться