Вы находитесь на странице: 1из 2

O Dolo Art. 18 Diz-se o crime: (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) Crime doloso(Includo pela Lei n 7.

.209, de 11.7.1984) I doloso, quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo;(Includo pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) Dolo vontade, mas vontade livre e consciente. A culpabilidade e a imputabilidade constituram objeto do dolo. A conscincia h de abranger a ao ou a omisso do agente, devendo igualmente compreender o resultado, e o nexo causal entre este e a atividade desenvolvida pelo sujeito ativo. Age, pois, dolosamente quem pratica a ao ( em sentido amplo ) consciente e voluntariamente. Espcies de Dolo: Existem algumas formas de dolo, a ver : dolo direto ; Quando o evento corresponde vontade do sujeito ativo, quando o agente quer o resultado. - dolo indireto; Quando , apesar de querer o resultado, a vontade no se manifesta de modo nico e seguro em direo a ele. O Dolo indireto subdivide-se em: Dolo alternativo: Quando o agente quer um dos eventos que sua ao pode causar . Exemplo : atirar para matar ou ferir. Dolo eventual: O sujeito ativo prev o resultado e, embora no seja este a razo de sua conduta, aceita-o .

A Culpa Art. 18 Diz-se o crime: (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) Crime culposo(Includo pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) II culposo, quando o agente deu causa ao resultado por imprudncia, negligncia ou impercia. (Includo pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) Pode ser definida como a voluntria omisso de diligncia em calcular as consequncias possveis e previsveis do prprio fato. A essncia da culpa esta toda nela prevista. A previsibilidade H previsibilidade quando o indivduo, nas circunstncias em que se encontrava, podia ter-se representado como possvel a conseqncia de sua ao. Distingui-se da previso, porque esta a contm. O previsto sempre previsvel. A previso o desenvolvimento natural da previsibilidade. Espcies de Culpa

Culpa consciente, ou com previso, o sujeito ativo prev o resultado, porm espera que no se efetive. Culpa inconsciente, ou sem previso, o sujeito ativo no prev o resultado, por isso no pode esperar que se efetive. Culpa imprpria, de evento voluntrio. O agente quer o evento, porm sua vontade est lastreada por erro de fato vencvel ou inescusvel. O Preterdolo No caso em que uma pessoa desfere em outra um soco, com inteno de machuc-la, se ela cair e, batendo com a cabea na guia da calada, fratura a base do crnio, vindo a falecer. Conseqentemente, no crime preterdoloso, h dolo no antecedente e culpa no conseqente. H dolo porque h m f do agente passivo. H culpa porque h previsibilidade do efeito mais grave. A Excepcionalidade do Crime Culposo O delito culposo h de ser expressamente declarado na lei; no silncio desta, quanto ao elemento subjetivo, a punio s se verifica a ttulo de dolo. A incriminao do fato culposo tem por fundamento sua gravidade com os crimes contra a pessoa, ou sua relao direta com a proteo da coletividade.

Вам также может понравиться