Вы находитесь на странице: 1из 7

MEGATENDNCIAS Sntese de Megatrends - John Naisbit New York, Warner Books Inc.

, 1982 Em 1982, o futurlogo John Naisbit publicou Megatrends. Um livro que fala das tendncias para os anos vindouros. Este livro se tornou um bestseller, e uma fonte obrigatria para se conhecer os novos rumos para o mundo nos prximos 20 anos. Uma das teses de Naisbitt a de que a melhor maneira de antecipar o futuro entendendo o presente. Ele descreve o que considera as dez maiores transformaes que surgiriam em nossa sociedade. Eis a sntese de seu pensamento. 1. De uma sociedade Industrial para uma sociedade de informao A era industrial est no fim. Em 1956, pela primeira vez, os trabalhadores White collar que so ligados ao gerencialmente, rea mais filosfica e tcnica, superaram os trabalhadores blue collar na histria. Desde ento, a maioria tem trabalhado com informao, mais do que em produzir bens. O socilogo Daniel Bell cunhou a expresso era ps-industrial. A maioria dos trabalhadores atualmente est engajada na criao, processamento e distribuio de informaes. Em 1950, apenas 17% dos trabalhadores no Japo estavam em reas de informao. Atualmente, 65% trabalham como programadores, secretrios, contabilidade, gerncia, seguro, burocracia, advocacia e rea tcnica. A maioria dos americanos gasta seu tempo criando, processando ou distribuindo informaes. Em Maio de 1983, apenas 12% da fora de trabalho americana estava envolvida em trabalhos relacionados ao manufaturamento. J em 1979, a ocupao nmero 1 da Amrica era de secretaria, que substituiu o trabalhador, que por sua vez substitura o trabalhador da zona rural. Analisar estas profisses, segundo ele analisar a prpria histria da Amrica: Fazendeiro---Trabalhador---Secretaria. No inicio do sc. XX, os fazendeiros eram cerca de 30%, hoje so 3%. Mais pessoas trabalham tempo integral nas universidades atualmente que nas fazendas. O segundo maior grupo de trabalhadores especializados, onde o conhecimento um ingrediente fundamental advogados, engenheiros, programadores, analistas, mdicos, arquitetos, bibliotecrios, enfermeiros, etc. Mesmo trabalhadores tcnicos precisam hoje de grande quantidade de informaes. A Intel Corp., fundada por Roberto Noyce & Gordn Morre tinha em 1968, 2.5 milhes de capital, em 1982 seu capital de giro era em 900 milhes. O brain power: conhecimento e tecnologia que foram importantes para a expanso to significativa desta empresa.. O recurso estratgico e a informao, pesquisa e educao (brain intensive industry). fizeram os USA explodirem. O novo recurso no o dinheiro na mo de poucos, mas

informao nas mos de muitos. Conhecimento pode ser criado e destrudo sinergtico (o todo maior que a soma das partes). Um exemplo simples para nossa realidade a exploso da agricultura do Brasil (tecnologia), que s comeou a surgir em torno do ano 2000. Mas o que fez a diferena em produtividade e competio foi a tecnologia. Naisbitt sugere que temos que criar uma teoria do valor do conhecimento, para repor a teoria marxista do valor do trabalho. O que se vende hoje know-how, habilidade administrativa e informao. Edward Denlson (US Dpto of commerce) diz que este foi o fator que mais contribuiu para o crescimento da economia americana de 1948-1973. Dois teros vieram do aumento da educao e pesquisa. Hoje no se vendem manufaturados, mas idias (e so caras). Cerca de 7000 artigos so escritos diariamente, informaes tcnicas e cientificas aumentam 13% ao ano, e dobram 5.5 anos e meio, podendo aumentar em 40% por causa dos novos sistemas de comunicao. Indstria de biologia, biotecnologia, robtica e novas energias sero o novo boom mundial. 2. Da sociedade do Poder para a sociedade High tech-high touch High tech (tecnologia), que precisa contrabalanar com High touch (interao humana) a grande exigncia do momento. A alienao que a Era Industrial gerou nos seres humanos agora vista com mais prudncia. Existe uma tendncia de valorizar o valor pessoal para compensar a natureza impessoal da tecnologia. O resultado: Novo movimento de auto-ajuda e de crescimento pessoal- Fala-se muito do potencial humano de suas possibilidades.

Precisamos equilibrar tecnologia e demandas espirituais. Naisbitt afirma que o movimento da terapia de grupo foi introduzido na era da TV, bem como os movimento espiritualistas: Yoga, zen, esoterismo so muito preocupados com bem estar humano. A ordem humanizar a tecnologia. Bancos tornando-se mais pessoais, apesar das transferncias serem eletrnicas, tem sido uma grande chamada para o momento de nossa economia. Naisbitt pergunta por que as pessoas vo continuar indo ao cinema, mesmo com todo o conforto dos sofisticados aparelhos que podem ser trazidos para casa? Sua explicao que precisamos ver os outros, tocar, trocar olhares, dialogar, etc.

Muitos trabalhos poderiam hoje ser feitos em casa, mas as pessoas ainda querem escritores, querem estar com os outros. TELECONFERNCIAS jamais substituiro reunies pessoais.

Por que a energia nuclear ainda tem sido questionada? Quanto mais tecnologia tivermos mais vamos precisar de toque humano. 3. Da economia local para uma economia mundial o autor faz um balano da supremacia americana at 1970 demonstrando que esta supremacia est acabando. A ordem do momento "Pense globalmente, aja localmente". A nova onda do momento a economia global. O autor chama a ateno para pases de 3o mundo. A previso e que no ano 2000, 30% dos produtos manufaturados saiam do 3o mundo. Destaques:

A globalizao da indstria automotiva Produo compartilhada: partes de um todo vem de diferentes partes do mundo (eg pg,. 67) Economia global - investimentos globais Para sermos bem sucedidos precisamos conhecer 3 lnguas; ingls;espanhol e computador.

4. Do curto para o longo prazo A grande questo: em que negcio voc est envolvido? Quando o contexto dos negcios muda, companhias e organizaes devem reconceituar seus propsitos luz de um mundo em transformao. Agora com o fato das coisas mudarem constantemente, precisamos estar reinterpretando rapidamente os novos fenmenos. Instituies, como pessoas, no gostam de mudanas. Voc no pode mudar a menos que voc repense o que est fazendo. Poder econmico muda assim como mercados e tecnologia mudam. A capacidade de prever as mudanas de mercado muito importante. Dinheiro informao em movimento. Por que a energia nuclear questionada: O que fazer com seu lixo atmico dentro de cem anos...Sua energia responde nossas necessidades apenas no momento. Duas pistas: a)- Reconceitue em que tipo de business voc se encontra. b)- Reavalie que tipo de business poderia ser til para voc pensar nele. A palavra processo precisa ser enfatizada. Naisbitt sugere algumas linhas de ao:

Plano estratgico sem valor algum, a menos que voc primeiramente tenha uma viso estratgica. Uma viso estratgica uma viso clara do que queremos alcanar. Quando nos organizamos numa direo, passamos a lutar em cada etapa para alcanarmos aquele alvo. A viso estratgica traz a viso magntica para toda organizao. Se queremos mudar uma instituio para uma nova direo, as pessoas daquela instituio devero compartilhar o mesmo sentido. As pessoas precisam ter um senso de que fazem parte daquele projeto ou daquele sonho (ownership). Muitas companhias e instituies so como dinossauros, esperando o tempo para melhorarem. O tempo no vai mudar. O que precisamos reconceituar nossas regras. O Conceito de curto prazo para longo prazo transformar a forma como veremos a educao e o trabalho. Esteja certo que as companhias com as quais vocs estaro envolvidos tem uma viso de longo prazo. Habilidades para pensar a longo prazo sero extremamente valiosas. 5. Da centralizao para a descentralizao estruturas centralizadores esto morrendo. Na medida em que isto acontece, a nfase recai nas diferenas e no nas similaridades. No existem mais instituies homogneas. Thomas Jefferson: "Menos governo, melhor". O estilo de liderana que mantm todas as coisas sob seu domnio tende a desaparecer. O modelo de igreja da universal interessante: Envolver liderados, dando-lhes senso de que fazem parte de um sonho. A estrutura sacerdotal muito forte pode ser um problema na vida da igreja local. O que a igreja nacional est fazendo pouco interessa a maioria de nossas igrejas. Solues locais so resistentes as intervenes federais. Descentralizao cria mais centros, isto significa maiores poderes e possibilidade de escolhas para indivduos. Traz poder para pequenos grupos e criam novos desafios num nvel local. O poder poltico tende a se descentralizar cada vez mais. E isto e um grande facilitador de mudanas sociais. Um exemplo claro disto nossa Educao Teolgica que tem sido cada vez mais descentralizada. Seminrios tem se dividido na esperana de que haja uma Educao mais Regional, que atenda melhor s necessidades de grupos locais. 6. Da Ajuda institucional para a auto-ajuda - Durante anos, muitas pessoas confiavam nas suas instituies, agora esto mais confiantes na sua prpria capacitao e descoberta. Membros de igreja perdem o senso de institucionalismo, optam por serem "Believers but not belongers". Em quem podemos confiar alm de ns mesmos? auto ajuda significa grupos comunitrios agindo para prevenir crimes, fortalecer a vizinhana, reconstruir casas, sem que isto passe pela assistncia governamental. Pessoas estavam muito interessadas em um emprego federal, hoje em serem donas de seu prprio negcio. Autonomia a palavra da ordem, No so as grandes companhias que so responsveis pela grande quantidade de trabalhadores, mas pequenas companhias familiares.

Auto-ajuda pessoal e comunitria: As pessoas buscam livros, conselhos de grupos, gente com problemas comuns tem se assentado para tentar encontrar soluo, no depender do governo. Na sade, a mesma coisa - quem espera do governo...Os gupos de auto ajuda surgem como uma tentativa de elaborao e de encontro de respostas mais efetivas e geis. Mesmo a nvel de segurana isto tem acontecido. Um exemplo simples disto que no esperamos mais o estado para cuidar dos carros da igreja, dos nossos bens, e de nossas casas. 7. Da democracia representativa para a democracia participativa A tica da participao tem se tornado mais presente. As pessoas querem mais poder de falar, de articular. Procom surgiu como uma necessidade nacional, e outros rgos vo surgir em defesa do consumidor. Pessoas cujas vidas so afetadas por uma deciso, devem ser parte do processo de chegar ate aquela deciso. A tica participativa outra necessidade sentida. No campo Poltico, observa-se o desejo das pessoas de participarem: Nada de eleies indiretas para presidentes, elas querem escolher seus prprios representantes. No campo Eclesistico: Outrora, os presbitrios tinham um poder quase que absoluto. As igrejas eram muitas vezes marginalizadas na escolha de seus pastores. Hoje esta situao quase impensvel. Mudanas ocorrem na confluncia de mudanas de valores e necessidades econmicas. Quando valores pessoas e econmicos so alinhados, mudanas sociais so institudas. O novo lder um facilitador, no aquele que d ordem. 8. Da Hierarquia para o Network (redes de contatos). Por sculos, a estrutura piramidal era organizada e dava ordens as pessoas: Da igreja Catlica ao Exrcito Romano, General Motors e IBM. Mas um novo estilo de gerenciamento tem sido apresentado, desde a teoria Y at a Z. A economia industrial da Amrica, nos anos 60 caiu em grande problema, e chegou concluso que um de seus problemas era o estilo de liderana que estava fora do tom. Numa sociedade de informao, hierarquias rgidas caem muito facilmente. Uma das razes do crescimento das fbricas japonesas foi a descentralizao. Eles criaram grupos descentralizados que recebiam estmulos por produo. Sentiram a necessidade de mais interao na medida em que traziam mais tecnologia para a sociedade. Profissionais mais educados e jovens comearam a ocupar o espao de trabalho com uma filosofia nova de trabalho. Embora as hierarquias permaneam, sua eficcia est desaparecendo. A falncia delas fora pessoas a falarem umas com as outras, e a se inicia as redes de contacto. O que uma rede de contacto? (Network) De forma simples, so pessoas falando com outras pessoas, compartilhando idias, informaes e recursos. Network um verbo, no um substantivo. Network no o alvo final, mas o processo para se atingir alvos.

Network oferece o que a burocracia no pode dar contactos horizontais. Instituies se parecem com esquemas grficos, e so impessoais. Apenas nmeros. Network surge quando pessoas esto pensando em mudar a sociedade. Mesmo grandes organizaes tm se questionado se elas podero alcanar seus alvos. Muitos tm descoberto que o mtodo antigo e hierrquico tem perdido o flego. O que est envolvido aqui o estilo de liderana. 9. Do Norte para o Sul Este tpico no muito aplicvel nossa realidade, porque trata da questo americana. Em 1980 pela primeira vez, segundo o Censo daquele pas, mais americanos estavam vivendo no Sul e no Oeste, (118 milhes) que no Leste e no Norte (108 milhes). Isto certamente marca uma tendncia que tem a ver com a geografia de um pas e pode determinar os rumos dos investimentos. Talvez a tendncia de nosso pas seja do Sul para o Norte, uma tendncia inversa. Exemplo disto o Estado de Gois, que j tem o 5o. Melhor IDH (ndice de Desenvolvimento Humano do Brasil), e que tem apresentado os maiores ndices de crescimento do PIB (Dados de 2004). 10. Deste ou daquele para as mltiplas opes O autor aponta para o fato que, aps a segunda guerra, o padro normal da famlia americana era: os pais vo para o trabalho, as mes mantm as casas. Poucas decises eram tomadas, o padro era este/ou aquele. Era uma sociedade homogeneizada com poucas opes de escolha. O padro atual de uma diversidade sem precedentes. Num perodo de tempo muito pequeno, nossa sociedade fracionou em diferentes valores e sabores. Em 1982 existiam 752 modelos de carros e caminhes vendidos nos Estados Unidos, sem considerar as cores. Em Manhattam existe uma loja chamada bulbs, que tem 2.500 tipos de lmpadas. Isto reflete o nvel de opes de nossa sociedade. Existe uma variedade imensa de escolhas. As escolhas definidas no mais norteiam a forma de ser da famlia onde surgem novos estilos e situaes e penetrando em diferentes e importantes reas de nossa vida: Religio, Msica, comida, entretenimento. Famlia: Uma nova definio. O paradigma da famlia nuclear foi quebrado, hoje existem modelos familiares de formas e cores diferenciadas. O bloco bsico da sociedade esta mudando da famlia para o individuo. Mais do que nunca as pessoas vivem ss. Solteiros, idosos, divorciados. Famlias com apenas o pai trabalhando 14%. (43% em 1960)

Mulheres contribuiro com 40% do oramento domstico (atualmente 25%). Mais de um tero dos casais casados em 1970 divorciaram. Famlias com duas pessoas trabalhando impactam o recrutamento de funcionrios, regras de trabalho e produtividade, alm de serem mais difceis de serem relocadas. O cuidado com os filhos tambm quem deve cuidar?

Religio: Uma avivamento nacional Outro ponto que o autor considera o fato de que as pessoas esto cada vez mais interessadas em questes espirituais. Apesar disto ser um fato constatvel, entre as religies tradicionais, em 1980 apenas os Batistas do Sul estavam crescendo, os demais grupos histricos estavam tendo uma diminuio no nmero de membros por duas dcadas. O novo interesse em religio a mltipla opo. As igrejas mais restritas crescem, enquanto as mais liberais declinam. Explicao: durante tempos turbulentos, pessoas precisam de estrutura, no de ambigidade em suas vidas. De algo que possa sustent-los, no algo para ser objeto de debate. Por esta razo existe uma grande veia que so os movimentos radicais e as religies nativas e fundamentalistas. Igrejas independentes e movimentos orientais tm ganho espao. Publicaes evanglicas eram em 1982, 1/3 de todos os livros vendidos na Amrica. O autor acredita que esta atrao religiosa que ele chama de "avivamento" iria continuar crescendo porque em pocas de transio, as pessoas precisam de estrutura interna para suport-las. Alimentao alternativa: A mesma coisa se d com comida. possvel encontrar uma dzia de mostardas, com diferentes gostos, bolachas, batatas fritas, leo, face, comidas tnicas, etc. Existe tambm uma diversidade de pes e produtos exticos nas prateleiras dos supermercados. Os gostos podem ser usados de forma alternativa. Entretenimento: TV a cabo. Revistas especializadas Esportes. Muitas de nossas mltiplas escolhas so endereadas para nossa prpria individualidade, temos mais e mais espaos para a expresso individual, em educao, religio, artes, trabalho bem como no mercado.

Вам также может понравиться